jfangio
Suspenso
Saíam a ganhar o equivalente a 4000€/5000€ hoje? Em Portugal? Menos fantasia []
Bem, já foi explicado aí atrás como é que estes números se explicam. E Não é pela conversão directa obviamente.
Bons velhos anos 90.
Acompanhe o vídeo abaixo para ver como instalar o nosso website como uma aplicação web no seu ecrã inicial.
Nota: Esta funcionalidade pode não estar disponível em alguns navegadores.
Saíam a ganhar o equivalente a 4000€/5000€ hoje? Em Portugal? Menos fantasia []
Ao nível da inflação 300 contos em 1999 são rigorosamente o mesmo que 2200 euros hoje em dia.
O facto de 300 contos em 1999 serem 5 SMN e 2200 euros em 2021 serem 3 SMN, apenas significa que em 1999 quem ganhava o SMN andava literalmente metade do mês a comer côdeas de pão e passava 2 semanas sem tomar banho para poupar dinheiro da conta da água.
Felizmente isso mudou. Hoje em dia o SMN continua a ser muito baixo, mas felizmente já não implica miséria absoluta para quem o ganha.
Posso garantir-te que uma pessoa com o SMN em 1995 tinha uma qualidade de vida superior a uma pessoa com o SMN em 2022.
Naquela altura, um casal com 2 SMN conseguia pagar uma renda ou um CH, uma prestação do Carro e ainda dava para ir ao restaurante de quando em vez. Hoje não chega para a renda e combustível, quanto mais para um carro.
Fecha-se finalmente um grande buraco nessa zona
Acho que é ali desde a estação de metro/ edifício da Nos até ao pavilhao João Rocha.
Desculpa que te diga, mas acaba por ter razão..Estive a falar com um tio meu, que tem por volta de 50 anos de idade.
Diz ele que no tempo dele chegou a pagar juros acima dos 15 por cento e que sobreviveu. Depois de ter contado que desisti de comprar casa por causa da conjuntura atual, acusou-me logo de eu e a malta da minha idade não querermos passar por sacrifícios sacrifícios para uma vida melhor e blah blah blah.
Deixei-o a falar sozinho.
Anda por aí muita gente com umas belas palas a tapar a vista... Como se tudo agora fosse igual aos anos 80.
Enviado do meu HD1903 através do Tapatalk
As pessoas têm uma melacolia relativamente aos tempos da sua juventude (é normal) que isso acaba por lhes toldar a mente de tal forma que chega ao ponto de delirio.
O SMN nos anos 90 equivalia a 400 euros em 2021.
Pelas tuas palavras, com o equivalente a 800 euros em 2021 (dois membros de um casal a ganharem 400 euros cada) pagavam a renda, prestação do Carro e ainda iam ao restaurante. Se isto não é delirio, não sei o que será.
Agora podes é reformular isso para a verdade que é:
"Nos anos 90 um casal em que ambos ganhavam o SMN conseguiam pagar a renda do seu apartamento porque a renda estava congelada desde os anos 70 e conseguiam pagar a prestação do Fiat Uno que tinha sido adquirido em 5ª mão cheio de problemas. E ainda conseguiam ir comer umas tripas à tasca do Manel 1x por semana"
E não me parece que tenham confirmado a tua fantasia.Bem, já foi explicado aí atrás como é que estes números se explicam. E Não é pela conversão directa obviamente.
Bons velhos anos 90.

Tradução para leigo?Apenas uma dica...
Se no Contrato estiver previsto a execução específica com base no 830° do Código Civil...
Qualquer dos Outorgantes tem o direito de exigir a realização da Escritura Pública.
E não me parece que tenham confirmado a tua fantasia.![]()
As pessoas têm uma melacolia relativamente aos tempos da sua juventude (é normal) que isso acaba por lhes toldar a mente de tal forma que chega ao ponto de delirio.
Pelas tuas palavras, com o equivalente a 800 euros em 2021 (dois membros de um casal a ganharem 400 euros cada) pagavam a renda, prestação do Carro e ainda iam ao restaurante. Se isto não é delirio, não sei o que será.
"Nos anos 90 um casal em que ambos ganhavam o SMN conseguiam pagar a renda do seu apartamento porque a renda estava congelada desde os anos 70 e conseguiam pagar a prestação do Fiat Uno que tinha sido adquirido em 5ª mão cheio de problemas. E ainda conseguiam ir comer umas tripas à tasca do Manel 1x por semana"
Posso garantir-te que uma pessoa com o SMN em 1995 tinha uma qualidade de vida superior a uma pessoa com o SMN em 2022.
Naquela altura, um casal com 2 SMN conseguia pagar uma renda ou um CH, uma prestação do Carro e ainda dava para ir ao restaurante de quando em vez. Hoje não chega para a renda e combustível, quanto mais para um carro.
Os meus pais ganhavam pouco mais que o salário mínimo em 95, época a que o user se refere.As pessoas têm uma melacolia relativamente aos tempos da sua juventude (é normal) que isso acaba por lhes toldar a mente de tal forma que chega ao ponto de delirio.
2 contos?
As revistas custavam em média 100 escudos...
T4 mais baratinho 1.5M e em planta... É para a classe média![]()
Os meus pais ganhavam pouco mais que o salário mínimo em 95, época a que o user se refere.
A minha mãe creio que ganhava só o salário mínimo e era funcionária pública na câmara. O meu pai era pedreiro e sei que pouco mais ganhava, mas ele sempre dizia que tinha pouco, por isso talvez fosse um bom bocado mais. E foi precisamente em 95, a época que o user se refere que tivemos o primeiro carro na família, um Peugeot 106 semi novo comprado naquelas campanhas do concessionário de 6 meses e 10k kms. Não me lembro o preço mas sei que o novo eram 2k contos e o meu pai disse que não dava. Até lá tinha uma Yamaha dt50 comprada nova por 400 contos em que andámos muitas vezes os 3 ou eles e o meu irmão.
Pagavam CH de construção feita poucos anos antes em terreno cedido pelo meu avô, pescador que tinha uma casa dos anos 40 comprada em condições muito vantajosas através da mútua dos pescadores, e foi demolida para construir a nossa de 3 pisos, que custou 90K a construir. Facilidades de outros tempos e inexistentes hoje. Agora recordei-me de quantos bairros residenciais foram construidos por associações do gênero e empregadores. Por exemplo, na nossa região quem trabalhava para a Cimpor podia ter a sorte de ter moradia, e viver no bairro onde havia posto médico que servia toda a população, piscina, pavilhão polidesportivo, jardim e sede recreativa. Era o preço que o empresário decidiu pagar pela poeira constante no ar. Quantas mega empresas fazem isso nos dias de hoje? Pois... Mas isso é outra discussão, voltando aos meus pais:
Jantar fora creio que nem uma vez por mês, isso era um luxo caro que fazíamos poucas vezes ao ano. E nunca fomos de férias. Só fins de semana a casa de amigos por algumas partes do país, talvez nem uma vez por ano e nas férias de Agosto íamos a algum sítio de comboio só por um dia, como vários anos a Lisboa ao zoo e aquário Vasco da Gama. A primeira vez que saí de Portugal foi em trabalho e bem novo.
Mas isto seria possível com as profissões deles nos dias de hoje? Não. Fazíamos uma vida muito mais humilde, mas tínhamos bens que agora não se alcança em empregos precários.
Enviado do meu Pixel 3a através do Tapatalk