Tópico das Casas

Vamos ver, espero que não.

Espero e prevejo que haja um ligeiro ajuste de preços em baixa, apenas.

Continua a haver uma brutal procura nos arrendamentos que estão mais caros do que nunca e Portugal continua a ser um destino muito simpático para viver ou ter uma segunda casa para estrangeiros.

Há pessoas que pelo seu perfil estão na expectativa há 3 ou 4 anos e não atam nem desatam, Covis, moratórias, guerra, inflação, crise, etc.

Se a guerra não se resolver "amanhã", a crise energética continua a empurrar a inflação, os juros continuam a subir e não há como fugir ao que os analistas já dizem, Portugal será o 1º a rebentar a bolha imobiliária.

Se a procura diminuir, se a oferta aumentar, os preços descem. (pelos piores motivos) Óbvio que isto não se processo num semestre, nem num ano, mas digamos que nos próximos 5 anos o mercado imobiliário vai sofrer transformações.

Pois é...e sabes porquê? Porque não precisavam!!

Conseguiam fazer uma casa, ter um carro...imagine-se, sem recorrer a crédito. No limite os pais e familiares que podiam, emprestavam algum e iam pagando.

A insistência nessas comparações é de loucos. Veja-se quanto custava 1 pão face ao rendimento médio da altura e quanto custa hoje.

Nos anos 80-90 era preciso ser-se um vagabundo, não gostar de trabalhar, beber de manhã à noite para não ter ou ser nada (e houve muitos assim).

Pessoas honestas, humildes e trabalhadoras viviam 10x melhor do que hoje em dia a classe média vive.

Se não viveram lá, façam o exercício de observação aos vossos familiares que "fizeram vida" nessa época e vejam quantos não conseguiram construir casa, quantos não se casaram e fizeram festa de casamento a condizer, quantos andaram de burro ou a pé, etc...etc...etc...

Não sei se os indicadores mostram o que acabaste de descrever, mas a minha realidade diz-me a mesma coisa. Nos anos 90 vivia-se muito melhor, era mais fácil fazer uma extravagãncia.

Que tens de pedir. No meu caso (BST) a minha gestora andou aos papéis com aquilo e para me dar o valor da prestação pós-amortização.

Foram quase 3 semanas [:)]
Então e aquela Malta que dá um valor a amortizar todos os meses?
Ainda há pouco tempo vi um vídeo de um economista/youtuber que dizia: "querem pagar o vosso CH em metade do tempo? Simples. Pegam no valor que a prestação amortiza todos os meses, somam a taxa e entregam religiosamente ao banco todos os meses." Depois também apresentou outros cálculos que mostravam que era mais vantajoso entregar esses montantes 12x por ano, que acumular e entregar anualmente.
Eu contraí CH este ano, mas pareceu-me uma simples estratégia muito interessante e de pouco esforço - no meu caso particular - e que dá bons resultados a longo prazo. No entanto com as últimas notícias vou esperar por Janeiro para a implementar. Agora vamos lá ver como se vão desenrolar as burocracias com o banco.

Enviado do meu Pixel 3a através do Tapatalk

Conseguiam fazer uma casa, ter um carro...imagine-se, sem recorrer a crédito. No limite os pais e familiares que podiam, emprestavam algum e iam pagando.

Os números da PORDATA discordam de ti. Na década de 80 a taxa de habitação própria era sensivelmente metade da atual. O grande salto na aquisição de casa própria deu-se nos anos 90 com o acesso mais facilitado ao CH.

NNK6NBM.png

A insistência nessas comparações é de loucos. Veja-se quanto custava 1 pão face ao rendimento médio da altura e quanto custa hoje.

Nos anos 80-90 era preciso ser-se um vagabundo, não gostar de trabalhar, beber de manhã à noite para não ter ou ser nada (e houve muitos assim).

Pessoas honestas, humildes e trabalhadoras viviam 10x melhor do que hoje em dia a classe média vive.

Se não viveram lá, façam o exercício de observação aos vossos familiares que "fizeram vida" nessa época e vejam quantos não conseguiram construir casa, quantos não se casaram e fizeram festa de casamento a condizer, quantos andaram de burro ou a pé, etc...etc...etc...

Presunção ou mais uma demonstração de total desconhecimento? :sh)

Não tinham um tlm de 1000€ a cada 2 anos, não iam à neve nem aos "city breaks", não tinham netflix nem spotify, não iam de férias ou qd iam ficavam a dormir num quarto numa casa partilhada... Hoje há muito mais oferta, há muito mais onde se gastar dinheiro, há muito mais informação (e desinformação!) ...

Estamos a comparar estilos de vida e épocas incomparáveis!

Eu acho que a classe média Portuguesa (e ocidental em geral) nunca viveu tão bem como nos últimos anos (até ao covid) ... paz, prosperidade económica, impressão de moeda sem fim, era todo um mundo cor de rosa...

Tenho opinião totalmente oposta .

Nos anos 80 as pessoas eram mais pobres do que hoje, a impossibilidade de recorrer ao crédito vincava de forma mais acentuada as diferentes classes sociais. Na altura era normal haverem agiotas (D.Branca`s), os famosos "banqueiros do povo", para quem precisasse de dinheiro para uma entrada ou outra emergência qualquer.

Apartir dos anos 2000 com a normalização dos créditos para tudo e mais um par de botas, a vida ficou muito mais facilitada.

Na altura tb era mais fácil criar poupança pk não havia um terço onde gastar o dinheiro do que existe hoje.

Na altura era normal haverem agiotas (D.Branca`s), os famosos "banqueiros do povo", para quem precisasse de dinheiro para uma entrada ou outra emergência qualquer.

Na minha zona era o dono da barbearia, quando ia tocar à porta de alguém era sinal de pagamento em atraso, sempre impecavelmente aprumado e pasta em couro debaixo do braço (andava recheada) [:D]

Não tinham um tlm de 1000€ a cada 2 anos, não iam à neve nem aos "city breaks", não tinham netflix nem spotify, não iam de férias ou qd iam ficavam a dormir num quarto numa casa partilhada... Hoje há muito mais oferta, há muito mais onde se gastar dinheiro, há muito mais informação (e desinformação!) ...

Eu acho que a classe média Portuguesa (e ocidental em geral) nunca viveu tão bem como nos últimos anos (até ao covid) ... paz, prosperidade económica, impressão de moeda sem fim, era todo um mundo cor de rosa...

Estilos de vida e valor de moeda, que com o escudo os bens e viagens ao estrangeiro eram luxos só acessíveis a poucos.

Esta "paridade" euro-dollar não tem qualquer relação com escudo-dollar nos anos 80.

Vinha aqui exatamente fazer um comentário identico. O modo de vida de hoje em nada se compara com aqueles tempos. Se fizessemos o mesmo estilo de vida sobra muito mais dinheiro hoje do que na altura.

Vejam a quantidade de gadjets que há hoje em dia, 'n' carros por familia, bicicletas a custarem o mesmo que uma mota para andar ao fds, subscrições (netflix, hbo, spotify, etc...) o conforto das casas que em nada tem a ver com as casas dessa época, acho que lista de coisas que nos consomem muito dinheiro por mês é interminável.

Sem falar na quantidade de miséria que se vivia na altura, hoje em dia, arrisco-me a dizer que a miséria existente tem mais dignidade que a miséria nessa altura.

Da lista só os telemóveis não existiam. O resto existia tudo aplicado à época.
netflix -clube de vídeo
spotify - loja de discos
férias - sempre existiu hotéis
city breaks - eram mais caros naquela altura, já existiam

Nos anos 80 (saídos da ditadura) ainda não se vivia bem, meados dos 90 estava-se bem em PT, dava para tudo.
Um licenciado em meados de 90 a sair da universidade com emprego na área nunca ganhava menos que 200 contos, hoje não ganha 1000€.

Não confies muito nas tuas percepções. O Ser Humano é mau quando se trata de ter noções exatas das coisas. Temos percepções muito enviesadas, desde logo pela nossa experiência pessoal (que tendemos a generalizar), pela "bolha" em que vivemos, por um incapacidade grande de perceber o passar do tempo, por uma tendência para romantizar o passado, etc. Em suma, perspectivas histórias gerais retiradas dos senso comum raramente estão corretas.

Da lista só os telemóveis não existiam. O resto existia tudo aplicado à época.
netflix -clube de vídeo
spotify - loja de discos
férias - sempre existiu hotéis
city breaks - eram mais caros naquela altura, já existiam

Nos anos 80 (saídos da ditadura) ainda não se vivia bem, meados dos 90 estava-se bem em PT, dava para tudo.
Um licenciado em meados de 90 a sair da universidade com emprego na área nunca ganhava menos que 200 contos, hoje não ganha 1000€.

Saía tanto naquela altura a ganhar 200 contos como sai hoje a ganhar 1000 €, depende das áreas de conhecimento e geográficas.

..

Vinha aqui exatamente fazer um comentário identico. O modo de vida de hoje em nada se compara com aqueles tempos. Se fizessemos o mesmo estilo de vida sobra muito mais dinheiro hoje do que na altura.

Vejam a quantidade de gadjets que há hoje em dia, 'n' carros por familia, bicicletas a custarem o mesmo que uma mota para andar ao fds, subscrições (netflix, hbo, spotify, etc...) o conforto das casas que em nada tem a ver com as casas dessa época, acho que lista de coisas que nos consomem muito dinheiro por mês é interminável.

Sem falar na quantidade de miséria que se vivia na altura, hoje em dia, arrisco-me a dizer que a miséria existente tem mais dignidade que a miséria nessa altura.

Se estás a falar de anos 80, sim. Anos 90 não.
O estilo de vida dos anos 90 (genericamente falando) não anda longe do actual, certas especificidades como só poder tirar 24 fotos nas férias em vez das 1000 de hoje...
Não tínhamos net, mas copravamos montes de revistas, fim de anos 90 já se comprava telemóveis a 100 contos, antes usava-se esse dinheiro para comprar um casaco de pele ou outra extravagancia pelo mesmo valor. Comparávamos CD's a 3 contos cada, calçado mais caro do que o que se compra actualmente. Iamos a festivais como hoje em dia, e nos carros também haviam extravagancias, como o 205GTI (para ser comedido). A levis estava na berra e custavam 15 contos um par.

Quanto às bicicletas que custam o mesmo que uma mota para andar ao fim de semana, tenho de vos contar a realidade.
Quem gosta, é o melhor investimento que pode fazer (investimento), gasta 3000€ numa bike para usar um par de anos, não faz ideia do dinheiro que poupa em tascos, exames ao colesterol e medicamentos.[;)]

Saía tanto naquela altura a ganhar 200 contos como sai hoje a ganhar 1000 €, depende das áreas de conhecimento e geográficas.

..

Só que 200 contos nos anos 90, depois de corrigidos à inflação, mais os impostos actuais deverão equivaler a 4000 ou 5000€ de hoje.... de resto é a mesma coisa.

Eu diria que só afecta os CH recentes (últimos 10 anos), porque os anteriores já estão noutra fase, com spreads baixíssimos e contratados com valores 1/2 dos actuais, deve dar para aguentar perfeitamente o embate.
Antes de 2008 (10 anos para trás) o desemprego também estava baixo e a inflação nunca disparou. O desemprego (problema) veio depois de 2008 (2010-2013).

Actualmente um créditoH considerado normalíssimo é de +- 200mil€. Com juros de 3% a prestação sobe qualquer coisa como 500€ todos os meses. Juntamos isto à tal variável nova (inflação) e temos a receita para o desastre (mesmo com desemprego controlado).

Falta o pormenor que eram normais créditos a 45 anos o prazo máximo nos últimos anos foi reduzido, este pormenor também tem muito impacto no variação da prestação.

Não me parece que as coisas fossem mais fáceis nos anos 90, não !

Como disse o Rasec, as pessoas tinham menos, faziam menos e satisfaziam-se com menos.

Hoje toda a gente quer mais e fica frustrada quando acha que não está como gostava.

Voltar
Superior