Tópico das Casas

Bom, a subida das taxas de juro já se faz sentir em casais meus amigos que compraram a casa “à justa”…

Por aqui, eu e a minha namorada (que somos dos que estamos melhor no meu grupo e no grupo dela, por uma margem bastante razoável), segunda metade dos 20s, com perto de 3k liquidos no total no “agregado” continuamos a adiar.

Eu sou o mais c*nas, acho que não temos posses nem para uma banal casa (nos dias de hoje) de 250k - não sei se era suposto isto ser affordable ou não, o que é que vem “nos livros”? :confused:

Sempre disse que só me mudo quando a renda da casa ocupar no máximo 15% do salário líquido do casal, para não estar a andar com a casa às costas e a panicar a cada notícia de aumento das Euribor.

Last edited:
A malta nao faz é contas ao tudo o resto e acessório à prestação da casa, por oposição a uma renda ...IMI (ainda hoje recebi para pagar, again), seguros, quotas de condomínio.... não é fácil, quando a prestação e custo de vida em geral aumenta, e muito.

Eu já fiz imensos ajustes (o meu pai chama-me tótó, face aos rendimentos e é unico crédito que tenho), mas eu tenho um filho para criar e os tempos não estão fáceis .

Parafraseando o nosso amigo Sócas, "isso é um buraco".

Mas é um bloco de apartamentos, do mesmo género daquela moradia para onde foi em Lisboa depois da prisão.

Uma construção nas traseiras das ruas principais onde antes só serviam para garagens, armazéns, etc.
Um edifício sem rua, acesso/passagem pelo interior de outro.

E chamar a localização disso Amoreiras é só estranho, mais perto da avenida da liberdade que das amoreiras.

Vou deixar aqui uma ilustração do meu caso, na renovação agora para o final do ano.

Tenho Euribor 12m, que foi bom até agora.

O banco onde tenho o crédito diz, até ver, que só faz com base na Euribor 12m, por isso está a ficar de lado e estou a ver alternativas.

O bankinter apresentou propostas com base na Euribor 3m, que acaba por ser a mais vantajosa neste momento.

As opções foram as seguintes.
Euribor 3m (de Setembro, 1,011%, quando se utilizar a de Outubro já deverá ficar maior....) e spread: 0,85%, nas várias hipóteses.
. Proposta variável: tan 1,861%, prestação de cerca 569€
. Com taxa fixa a 2 anos: tan 1,75%, prestação de cerca 560€nos 2 anos, depois taxa variável
. Taxa fixa a 5 anos: 2,25%, prestação de cerca 600€, depois taxa variável

Isto para o capital e juros.
Seguro mantendo o actual, "fora dos bancos".

A fixa a 2 anos é realmente tentadora nas fico a pensar se 5 anos não será também uma hipótese, visto não saber como vai ser os próximos tempos.
Só que a prestação é maior 40€, logo 960€ a mais em dois anos.

No entanto, se as coisas piorarem em dois anos, já deverá ser quase impossível renegociar para ter o valor da fixa de 5 anos obtida agora (assumindo que a prestação em variável vai ficar maior que os 600€ da fixa).

Até agora este foi o banco que apresentou propostas mais aliciantes.

Alguém anda a renegociar agora?

Também estou em negociações com eles.
Estou a pensar fixar a tx em 5 anos.
Eles estão com uma Tx de 2,25%.
Na taxas variáveis, temos spread a 1%. Sobram 1,25% para a euribor.
Nos próximos 5 anos, não acredito que nenhuma das 3 principais txs ( 12m, 6m e 3 m) venha para valores abaixo desses 1,25%.
Basta pensar que a tx a 3 meses já vai quase nos 1,5% e a tendencia vai ser subir ainda bastante mais.
Falaste em custo de transferência e seguros.
Custo de transferência, a mim disseram-me que eram suportados a 100% por eles.
Seguros é que é mais penalizador. Os seguros deles são mais caros que a concorrência.
Seguro da casa fica 10 euros/ano mais caro que o que tenho atualmente. Seguro de vida, fica em 50/mês em vez dos atuais 25.

Pois, aqui o segredo vai ser tentar adivinhar o futuro, para saber se compensa ou não maior período fixo.

Sim, os seguros por eles ficam um pouco mais caros.
No multirriscos tenho uma diferença de cerca de 3€ mensal.

Eles fazem isso com seguro de vida fora do banco ??

E custos do processo?
Foi o que me disse a agente lá na mesa.
Custos pagos contra reembolso (pago eu primeiro e devolverem com as faturas) e estão a permitir um dos seguros fora.
As fixas parecem bastante boas. Caso a transferência não implique qqs custos claro. Ainda por cima durante algum tempo, provavelmente a partir do inicio do ano, vais poder amortizar sem pagar os 2%.
Sim, custos pagos da parte deles.

Last edited:
Bom, a subida das taxas de juro já se faz sentir em casais meus amigos que compraram a casa “à justa”…

Por aqui, eu e a minha namorada (que somos dos que estamos melhor no meu grupo e no grupo dela, por uma margem bastante razoável), segunda metade dos 20s, com perto de 3k liquidos no total no “agregado” continuamos a adiar.

Eu sou o mais c*nas, acho que não temos posses nem para uma banal casa (nos dias de hoje) de 250k - não sei se era suposto isto ser affordable ou não, o que é que vem “nos livros”? :confused:

Sempre disse que só me mudo quando a renda da casa ocupar no máximo 15% do salário líquido do casal, para não estar a andar com a casa às costas e a panicar a cada notícia de aumento das Euribor.
Só tu saberás as posses que tens e o teu grau de conforto com dívidas.

Conheço muita gente que nunca quis ter propriedade em nome próprio e tudo o que tem em capital é para investir noutras coisas, não está errado...

O que importa é dormir bem à noite!

não sei se te irá compensar abater a 100%, é que vai abater ao IRS os juros do CH

ficas com o dinheiro e ainda recebes mais de IRS
Compensa do para não pagar os juros

Mas também é um plano a 5 anos, calma.

Mas a medida para isso creio que não avançou

Enviado do meu KB2003 através do Tapatalk

Só tu saberás as posses que tens e o teu grau de conforto com dívidas.

Conheço muita gente que nunca quis ter propriedade em nome próprio e tudo o que tem em capital é para investir noutras coisas, não está errado...

O que importa é dormir bem à noite!

Eu diria que racionalmente isso só faria sentido se o mercado do arrendamento não acompanhasse a especulação do preço de aquisição das casas.

Pagar 500€ ao banco por um bem que é nosso vs. pagar 800€ a fundo perdido parece-me não ter grande discussão possível.

Diferente seria uma casa cujo empréstimo tenha uma mensalidade de 500€ ser idêntica a uma que no mercado de arrendamento custe 200€.

Isto analisando do lado do inquilino, obviamente, porque também estou a analisar enquanto potencial comprador

É triste, mas isto está realmente muito difícil para os jovens que se estão iniciar-se agora na luta de compra de casa. :(
- As casas estão caras... não valem nem perto o que pedem por elas.
- Os juros estão se a colocar altos (spread + taxa) e com tendência a subir nos próximos meses.
- Os salários pouco crescem, e quando existe algum aumento o nosso amigo IRS encarrega-se de os colocar quase na mesma em termos líquidos.
- A alimentação, os combustíveis, a energia, enfim tudo está a aumentar bem.

Não me parece ser o melhor timing para avançar para uma compra com um compromisso elevado.

É triste, mas isto está realmente muito difícil para os jovens que se estão iniciar-se agora na luta de compra de casa. :(
- As casas estão caras... não valem nem perto o que pedem por elas.
- Os juros estão se a colocar altos (spread + taxa) e com tendência a subir nos próximos meses.
- Os salários pouco crescem, e quando existe algum aumento o nosso amigo IRS encarrega-se de os colocar quase na mesma em termos líquidos.
- A alimentação, os combustíveis, a energia, enfim tudo está a aumentar bem.

Não me parece ser o melhor timing para avançar para uma compra com um compromisso elevado.

Mas se lermos o tópico para trás, nunca ninguém afirmou que era o momento certo.

Normalmente essa percepção só vem à posterióri.

Mas para um casal que está a começar a sua vida a dois, também não faz sentido esperar, esperar agora, esperar depois, esperar quanto 1 ano ? 2 ? 3 ?

As pessoas têm que ir dando os seus passos prudentemente, mas andando, escolhe-se algo um pouco mais pequeno, algo um pouco mais periférico, para os próximos 4 ou 5 anos e depois logo se vê.

A maior parte dos meus amigos hoje vive numa segunda casa, em relação à que comprou quando se casou. Os que se divorciaram vivem até numa terceira.

Mas se lermos o tópico para trás, nunca ninguém afirmou que era o momento certo.

Normalmente essa percepção só vem à posterióri.

Mas para um casal que está a começar a sua vida a dois, também não faz sentido esperar, esperar agora, esperar depois, esperar quanto 1 ano ? 2 ? 3 ?

As pessoas têm que ir dando os seus passos prudentemente, mas andando, escolhe-se algo um pouco mais pequeno, algo um pouco mais periférico, para os próximos 4 ou 5 anos e depois logo se vê.

A maior parte dos meus amigos hoje vive numa segunda casa, em relação à que comprou quando se casou. Os que se divorciaram vivem até numa terceira.

Talvez esperar 2-3 anos sim. Juntar o máximo possível nesses 2-3 anos.
As casas da classe média-média/baixa terão tendência a baixar de preço. As vendas já estão a abrandar e os anúncios de baixa de preço a aumentar.

Quando comprei a minha 1ª casa ainda solteiro (casaria no ano a seguir) tinha acabado de fazer 28 anos à pouco tempo e a minha esposa tinha 27. Achamos que estávamos nessa altura confortáveis para o fazer, pedindo apenas ~60% em CH do preço da casa.

Talvez esperar 2-3 anos sim. Juntar o máximo possível nesses 2-3 anos.
As casas da classe média-média/baixa terão tendência a baixar de preço. As vendas já estão a abrandar e os anúncios de baixa de preço a aumentar.

Quando comprei a minha 1ª casa ainda solteiro (casaria no ano a seguir) tinha acabado de fazer 28 anos à pouco tempo e a minha esposa tinha 27. Achamos que estávamos nessa altura confortáveis para o fazer, pedindo apenas ~60% em CH do preço da casa.

Os preços não devem cair nada de especial, a oferta é muito pequena, e a quantidade de imigrantes que tem entrado em PT ainda agrava a situação.

Os preços não devem cair nada de especial, a oferta é muito pequena, e a quantidade de imigrantes que tem entrado em PT ainda agrava a situação.

Não estou a dizer que irão baixar muito. Apenas disse que irão baixar para a gama de casas menos caras. E claro que também dependerá das zonas.
Repara que no concelho mais especulativo da País (Lisboa), só no site idealista, já tem quase 600 anúncios com baixa de preço.

No mês passado se tivesse querido fechar negócio por um apartamento novo, tinha-o feito com mais de 11% de desconto em relação ao que está marcado e só ficará concluído no 1º semestre de 2024.

Estou curioso como está o mercado de arrendamento de curta duração em Portugal.

porque nos EUA, este ano existe um fenómeno que chamam de airbnb crush ou crash dependendo da fonte. Que tirando as casas de luxo e os alugueres de quarto, tudo o resto está demasiado saturado de oferta, a procura a cair, novas regras de airbnb ( e outras plataformas) cada vez menos favoráveis, juros a subir, e que as casas airbnb vão ser as primeiras a rebentar o mercado e a lançar a aspiral de redução de preços. Índices de rentabilidade maus e falência técnica para muitos proprietários

Ainda é um pouco futurologia e alguns dados preliminares, mas a começar a acontecer mesmo pode ser um indicador do que esperar por cá.

Pelo que tenho vindo a observar, e contra todas as previsões, está a acontecer em Portugal o mesmo que no UK, ou seja, mesmo com os juros a subir e no caso do UK já passou dos 6%, a procura está a diminuir mas os preços continuam a subir.
A principal razão é a de sempre, e mesmo com a procura a cair continua a existir mais procura do que oferta. O stock de casas à venda em Portugal caiu em praticamente todos os distritos, só no distrito de Faro o stock caiu 40% em relação ao ano passado.

Os juros têm estado a subir muito rapidamente e toda a gente sabe que não vai ficar por aqui, ora isto está a levar muita gente a apressar a compra antes que fique pior.

Back