Tópico das Casas

Não faz sentido, as rendas que perderam ao não arrendar esses 3 anos já não as recuperam.

Para arrendar tem que se fazer uma criteriosa seleção dos inquilinos, verificar rendimentos, pedir fiadores e ....por segurança, não esticar demasiado o preço para ter vários interessados viáveis. Enfim é preciso saber.

Digo-te já que chineses não são habitualmente uma boa aposta para tomarem bem conta da casa. O nível de higiene, ou o standard se quisermos é bastante pior que o nosso. No outro extrema temos os japoneses que são excelentes com um sentido de civismo fantástico.

Aqui falamos provavelmente de armazéns e os chineses com a enorme economia paralela que têm não falham pagamentos que não lhes interessa ter problemas.

Não faz sentido, as rendas que perderam ao não arrendar esses 3 anos já não as recuperam.

Para arrendar tem que se fazer uma criteriosa seleção dos inquilinos, verificar rendimentos, pedir fiadores e ....por segurança, não esticar demasiado o preço para ter vários interessados viáveis. Enfim é preciso saber.

Digo-te já que chineses não são habitualmente uma boa aposta para tomarem bem conta da casa. O nível de higiene, ou o standard se quisermos é bastante pior que o nosso. No outro extrema temos os japoneses que são excelentes com um sentido de civismo fantástico.
Por acaso tenho um familiar que tem um T3 arrendado a uns chineses. Um casal novo, e tem corrido sem sobressaltos há vários anos.

Por aqui fui hoje ver um T1 que uns inquilinos deixaram vago. Acho que em 5 anos nunca limparam as paredes da casa... Agora falta perceber se entupiram as canalizações por "vingança" ou falta de higiene.

a nível de empresa já foi caso termos de alugar um imovel p/ fazermos loja, espaço comercial, quando mostramos tudo, caso da família 0 emprestimos, nem CH empre tudo pago a pronto, ha e tal tem de ter fiador, eramos nós próprios a cancelar o negócio, conclusão acabámos por comprar um imóvel p/ servir de loja ficou resolvido,

fiador é algo que só mesmo em portugal se usa, isso é só ridículo e ninguem quer ser fiador de ninguem, existe uma coisa que se chama colaterais, mais rendas de caução por exemplo neste caso, por isto é que este país não vai p/ a frente,

por exemplo num banco deixas de pagar a casa que compraste por 100k, deves 50k, mas o banco executa a casa vende pelo preço que quiser e nisto tudo o cliente ainda fica a dever uns milhares de euros ao banco, nisto eu não concordo, o banco empresta mediante certas garantias, o clientes não paga/pagou o banco executa as garantias e cada um segue a vida,

em Portugal tuo é complicado p/ alguns e no arrendamento igual, não paga rua, era tão fácil numa semana ou pagava ou rua, sem mais questão, lá está não interessa

mas pronto isto ja e uma opinião muito pessoal

Por acaso tenho um familiar que tem um T3 arrendado a uns chineses. Um casal novo, e tem corrido sem sobressaltos há vários anos.

Por aqui fui hoje ver um T1 que uns inquilinos deixaram vago. Acho que em 5 anos nunca limparam as paredes da casa... Agora falta perceber se entupiram as canalizações por "vingança" ou falta de higiene.

De qualquer forma é razoável pintar sempre antes de voltar a arrendar quando se fala de um arrendamento dessa duração.

Os canos, tens que experimentar as velhas soda caustica ou ácido muriático. [:D]

Desconta-lhe da caução.

Infelizmente o pessoal mais novo também não prima pela higiene, salvo algumas excepções. [;)]

a nível de empresa já foi caso termos de alugar um imovel p/ fazermos loja, espaço comercial, quando mostramos tudo, caso da família 0 emprestimos, nem CH empre tudo pago a pronto, ha e tal tem de ter fiador, eramos nós próprios a cancelar o negócio, conclusão acabámos por comprar um imóvel p/ servir de loja ficou resolvido,

fiador é algo que só mesmo em portugal se usa, isso é só ridículo e ninguem quer ser fiador de ninguem, existe uma coisa que se chama colaterais, mais rendas de caução por exemplo neste caso, por isto é que este país não vai p/ a frente,

por exemplo num banco deixas de pagar a casa que compraste por 100k, deves 50k, mas o banco executa a casa vende pelo preço que quiser e nisto tudo o cliente ainda fica a dever uns milhares de euros ao banco, nisto eu não concordo, o banco empresta mediante certas garantias, o clientes não paga/pagou o banco executa as garantias e cada um segue a vida,

em Portugal tuo é complicado p/ alguns e no arrendamento igual, não paga rua, era tão fácil numa semana ou pagava ou rua, sem mais questão, lá está não interessa

mas pronto isto ja e uma opinião muito pessoal

Falar é sempre fácil [:D]

Há fiadores noutros países, claro que há.

Despejar uma pessoa unilateralmente é sempre muito relativo. Imagina atrasa-se 10 dias no pagamento vai para a rua ? Mãe solteira com bébé ? Senhor de 80 anos e problemas de saúde ?

Por isso é que cada vez mais quem aluga filtra determinados perfis :sh)

Despejar uma pessoa unilateralmente é sempre muito relativo. Imagina atrasa-se 10 dias no pagamento vai para a rua ? Mãe solteira com bébé ? Senhor de 80 anos e problemas de saúde ?

eu nisso sou muito pragmático, nao paga ok um atraso ok, mas depois 1 semana e rua, por isso e que na america funciona bem nesse aspecto

por isso mãe solteira c/ bebe não se aluga, senhor de 80 anos ninguem aluga a essas pessoas por nao poder meter na rua caso nao paguem, e que aos bancos nao pagam e nao ha problema rua ficam sem casa e ainda possivelmente ficam c/ dívida por pagar ao banco, aqui já está tudo correto,

quem aluga não é proprietário da casa essa é a questão, se vai ao supermercado ou a bomba de gasolina pagas e acabou conversa, ou não trazes,

o arrendamento é isso mesmo uma prestação de erviço / aquisição de uma casa por mês. paga para ter a casa durante aquele mês, pode-se meter um prazo? claro que sim e com renovações acho bem, apenas punir quem não cumpre

O socio que leva 28% AKA estado devia ser o fiador, e resolvia esses problemas que são da sua responsabilidade.

Quando entraram em funcionamento as scouts, bastava não pagar 1 euro de portagens e o estado que funcionava como fiador das ASCENDI caia em cima do pessoal com as finanças e coimas brutais... por isso tambem podia ser fiador neste caso.

depende do país, nos Estados Unidos é só quando o rendimento não é x vezes superior à renda. Noutros simplesmente existe um conceito de seguros obrigatórios e cauções de 3 meses que cobre o tempo para expulsar alguém coercivamente, e os seguros obrigatórios pagam qualquer eventual dano e pronto. Alguém de haver base de dados com histórico e não repete a brincadeira com mais nenhum senhorio.

fiador não faz sentido nenhum, ou melhor faz porque o sistema está desvirtuado.

enquanto o sistema judicial não cumprir as suas funções, nunca haverá um mercado de arrendamento minimamente normal e com um funcionamento regular...

Os centros das cidades não irão ter quebras exactamente por causa da procura elevada.

Ter 300 interessados numa casa, com quebra de 90% na procura, significa ainda assim 30 interessados na casa.

Quem poderá vir a sofrer serão sempre as zonas de periferia. Mas adicionando a enchente de imigrantes, especialmente brasileiros, a procura não irá descer.

Eu concordo contigo sobre os centros das cidades mais importantes do país.
Mas o centro das cidades mais importantes do país, representam menos de 1% do mercado imobiliário. Não contam.

O que aí vem é catastrófico.

Basta ver que uma qualquer família que vai levar com aumentos de 200€ por mês, vai ter que obrigatoriamente acomodar esses 200€ no orçamento. De onde vai retirar? Pois, vai tirar da economia circular, do restaurante, do ginásio, da loja de roupa, do supermercado, do hotel, etc whatever. Isto à escala de milhões e a economia vem por aí abaixo, não escapa praticamente ninguém de forma indirecta.
Neste tipo de cenários, os imigrantes que populam na restauração são os primeiros a serem dispensados.

Mas o centro das cidades mais importantes do país, representam menos de 1% do mercado imobiliário. Não contam.

Basta ver que uma qualquer família que vai levar com aumentos de 200€ por mês, vai ter que obrigatoriamente acomodar esses 200€ no orçamento. De onde vai retirar? Pois, vai tirar da economia circular, do restaurante, do ginásio, da loja de roupa, do supermercado, do hotel, etc whatever. Isto à escala de milhões e a economia vem por aí abaixo, não escapa praticamente ninguém de forma indirecta.
Neste tipo de cenários, os imigrantes que populam na restauração são os primeiros a serem dispensados.

Não é bem uma qualquer familia, isso é mais para quem comprou nos últimos 4 anos porque tem creditos recentes e altos.

Mas sim com a crise os primeiros são os da restauração, os brasileiros das entregas em casa então podem ser todos corridos...

Dois terços da população vive em cidades, em zonas urbanas, por isso não são 1% que dizes. A tendência nos últimos anos sempre foi migratória a favor das cidades.

E a imigração vem ocupar todo o tipo de lugares, desde médicos e engenheiros a pessoal de limpeza e cuidados a idosos, que os portugueses não querem e é um trabalho que tem de ser feito. A restauração é uma mera fracção.

Apesar de seguramente o mercado ir mexer, não acredito em grandes flutuações nos centros das principais cidades. Capitais de distrito e afins.

Não é bem uma qualquer familia, isso é mais para quem comprou nos últimos 4 anos porque tem creditos recentes e altos.

e isto porquê ?!

porque são pessoas gananciosas a querer fazer vidas de ricos e pediram empréstimos com taxas de esforço altas, ainda por cima numa altura de juros negativos ?

não tenho pena, não há que ter pena dessa gente, devem entregar as casas e os carros

falam de uma taxa de esforço máxima de 30%, mas isto já é incomportável para uma família de 4 pessoas

Última edição:
e isto porquê ?!

porque são pessoas gananciosas a querer fazer vidas de ricos e pediram empréstimos com taxas de esforço altas, ainda por cima numa altura de juros negativos ?

não tenho pena, não há que ter pena dessa gente, devem entregar as casas e os carros

falam de uma taxa de esforço máxima de 30%, mas isto já é incomportável para uma família de 4 pessoas

A taxa de esforço máxima indicada pelo banco de Portugal é de 50%. Os 40% serão provavelmente a bitola para obrigar os bancos a renegociarem por antecipação. Mas a verdade é que existem bancos que já o fazem há muito tempo. Há bancos que nem uma taxa de esforço de 30% permitem, quanto mais de 40%.

Mas isso será sempre relativo e dependerá da avaliação individual de cada caso.

https://eco.sapo.pt/2022/10/25/taxa...40-vai-ditar-renegociacao-do-credito-da-casa/

O valor médio dos CH em 2022 foi o mais alto de sempre, 120K euros, não me parece muito digo eu... sobretudo tendo em conta ao preço que as casas se vendem.

Entretanto o Costa ontem já veio a público pedir ao BCE para ter calma no acelerador...

e isto porquê ?!

Isto é pura maldade...

Uma coisa é as familias terem em conta um cenário de taxas de juros mais altas, outra coisa é contar com um cenário como o atual em que ninguem poderia prever que viesse a acontecer.

O valor médio dos CH em 2022 foi o mais alto de sempre, 120K euros, não me parece muito digo eu... sobretudo tendo em conta ao preço que as casas se vendem.

Entretanto o Costa ontem já veio a público pedir ao BCE para ter calma no acelerador...

Por acaso tinha ideia dessa ordem de valores.

Portugal é muito mais do que Lisboa e Porto e mesmo nestas áreas urbanas há zonas de casas menos caras.

Isto é pura maldade...

Uma coisa é as familias terem em conta um cenário de taxas de juros mais altas, outra coisa é contar com um cenário como o atual em que ninguem poderia prever que viesse a acontecer.

Então mas o cenário actual....não é o de taxas de juro mais altas?

A questão irá sempre focar-se na margem que cada um deu, e os bancos permitiram, de se endividarem. Existe pessoal com taxa de esforço de 10 ou 20%, que não tem margem nenhuma, e pode existir pessoal com taxa de esforço de 30% que até pode duplicar e consegue aguentar.

A verdade é que as políticas existentes são erráticas. Podes usar um PPR para pagar uma prestação com juros, mas não podes usar esse mesmo PPR para amortizar e poupar juros, por exemplo. E as contas poupança habitação, que perderam os incentivos fiscais.

E a maioria das pessoas, se não tiverem uma orientações mais ou menos evidentes, esbarram em créditos fora de pé porque a literacia financeira é baixa.

Isto é pura maldade...

ninguém podia prever que as taxas podiam chegar a 5% ? como assim que não podiam prever ?!?!

já estiveram a esses níveis

compraram brutas casas e apartamentos ou vivendas contando apenas com um improvável e remoto aumento de 1% ?

continuo a dizer que não tenho pena, mantenho o que disse

Voltar
Superior