EscapeLivre
Well-known member
Ya ja vi o que voces dizem.
O que antes era 85 / 95 hoje é 105 / 120 ......
damn !!
O que antes era 85 / 95 hoje é 105 / 120 ......
damn !!
Acompanhe o vídeo abaixo para ver como instalar o nosso website como uma aplicação web no seu ecrã inicial.
Nota: Esta funcionalidade pode não estar disponível em alguns navegadores.
Se consideras que não vale a pena gastar 25% do rendimento na compra de uma casa é porque realmente tens outras prioridades.
Para mim com as devidas seguranças uma prestação de 1/3 do orçamento familiar de CH é perfeitamente gerível e aceitável.
Eu percebo isso num contexto de romantização do passado, algo a que todos somos sensíveis em maior ou menor grau.
Mas objetivamente Lisboa está muito melhor agora. A todos os níveis, desde a re-habilitação de numerosos espaços urbanos (começando pela baixa), à qualidade dos espaços verdes, oferta cultural, até na qualidade do ar!
Eu até concordo, mas pegando no exemplo que dei atrás em que em 6 meses a prestação passou de 900 para 1.450.
Se no momento inicial a prestação fosse 1/3 ou seja rendimentos 2.700, actualmente já passa os 50% :sh)
Só por curiosidade, onde é que tu tens morado nestes últimos 50 anos para teres essa opinião? Eu morei em Alvalade, e depois de sair de casa dos pais, na Rua das Amoreiras.
E trabalhei na Baixa, na Av. da Liberdade, na zona da Praça de Estanha e nas Amoreiras.
A minha visão não tem nada de "romântico", ela decorre da minha experiencia de cá viver, estudar e trabalhar há muitas décadas.
E eu gosto da cidade, mas já gostei mais.
quem quiser pode reter menos de IRS se tiver CH
https://eco.sapo.pt/2023/01/27/redu...lhadores-com-credito-a-habitacao-pouco-usada/
Jbranco, eu nasci e vivi os primeiros 30 e poucos anos sempre em Lisboa cidade e agora na Grande Lisboa.
Sou mais novo do que tu e mais velho um bocado que o André e concordo com a visão dele. Lisboa está melhor do que nunca, desde que me lembro.
Eu até concordo, mas pegando no exemplo que dei atrás em que em 6 meses a prestação passou de 900 para 1.450.
Se no momento inicial a prestação fosse 1/3 ou seja rendimentos 2.700, actualmente já passa os 50% :sh)
Jbranco, eu nasci e vivi os primeiros 30 e poucos anos sempre em Lisboa cidade e agora na Grande Lisboa.
Sou mais novo do que tu e mais velho um bocado que o André e concordo com a visão dele. Lisboa está melhor do que nunca, desde que me lembro.
Os dois lados têm razão e vou fundamentar, sendo que vim para Lx (Picoas) apenas em 1990.
Nestes mais de 30 anos (como o tempo passa) a cidade mudou imenso, para o bom e para o mau!
Quando cá cheguei era uma cidade bastante "provinciana", longe do cosmopolismo atual. Basta pensar, se a memória não me trai, que o 1.ª Mc Donald's foi inaugurado em 91 no Saldanha e praticamente o único shopping que havia era o das Amoreiras. A própria rede do metro era minúscula!
Porém, uma pessoa quase se sentia em casa porque não existia a Babel Linguística, não havia parquímetros e os custos (de habitação, da restauração...) eram francamente suportáveis, face aos rendimentos.
Mais tarde fui viver para Telheiras que era ainda "quase" rural, sendo que até o Estádio do Sporting era muito diferente e a região da Expo um degredo...
Já neste milénio fui para os subúrbios, essencialmente porque queríamos uma casa, apesar de continuar a trabalhar em Lisboa, mas as acessibilidades foram melhorando (VDG, A8, Eixo NS...),o que não invalida que lx até tenha mais oferta, nomeadamente cultural, mas está bastante confusa e não é apenas na baixa pombalina, na Expo ou em Belém. É geral!
Pessoalmente, podendo ou não, não está nos meus planos voltar a viver em lx. Mais ainda, sou daqueles que quando se reformar se vai embora de vez! A bem da verdade, por mim até ia antes! Sem querer ser "velho do Restelo" a verdade é que o modelo urbano atual pode ser melhor, mas diz-me cada vez menos e o aumento medonho dos custos está a empurrar as pessoas para fora!
Daqui a pouco é como outras grandes capitais europeias em que o centro é apenas hotéis, alguma oferta cultural, escritórios e restauração!
E o teu argumento é qual? é que não o percebemos que não seja que és mais velho.
Lisboa até há muito pouco tempo tinha uma zona ribeirinha mal cuidada (ainda tem em várias zonas), os espaços verdes estavam em fim de linha, não tinhas metade da oferta cultural que tens agora e a quantidade de prédios devolutos era incomparavelmente superior.
basta pensar no que eram as avenidas novas, o terreiro do paço, até a zona dos bairros populares junto ao castelo
basta pensar como estavam os poucos jardins da cidade
isto são factos objectiváveis. Hoje em 2023 tens mais eventos culturais, tens muito maior oferta de restauração para todos os gostos e bolsas, tens várias zonas públicas que estao muito melhor conservadas, outras que sofreram uma transformação urbana enorme, nomeadamente a oriente.
É uma diferença substancial para a cidade decrépita que o incêndio do chiado foi o pináculo, até psicológico, da degradação que se encontrava.
Estudei em Lisboa de 98 a 2003, Lisboa era um antro nessa altura, não sei como podem sequer comparar... a zona da Intendente não se podia andar a pé sozinho, a zona do Cais do Sodré era só mitras de seringa a fazerem assaltos, a zona do Casal Ventoso era uma favela a céu aberto ao nível do pior que há no Brasil... O Chiado/Baixa Pombalina estava tudo decrépito a cair de podre...
Só mesmo o romantismo da coisa pode alegar que a situação de hoje não é infinitamente melhor do que há 20 anos atrás!
Sinceramente não me consigo explicar melhor.
Restaurantes tínhamos os suficientes e tanto assim era que não precisávamos de marcar.
Eventos culturais? Caramba, tivemos o maior em 1998. O Bairro Alto já existia. Os hábitos eram diferentes e ia-se muito para os cafés que existiam em grande quantidade. Música clássica ouvia-se onde ainda se hoje se ouve, essencialmente Gulbenkian e São Carlos. Nesse tempo era costume ir-se ao cinema e tínhamos muitos.
O metropolitano não chegava à Graça nem a Campo de Ourique, da mesma maneira que ainda hoje não chega. Alfama, Costa do Castelo, etc. ainda eram zonas habitadas e não entregues a alojamento local como hoje.
Voltando à música, concertos de música moderna nos anos 70, 80 e 90 foram mais do que muitos: Pink Floyd Genesis, Police, Tina Turner, Roxy Music, etc. Uns no estádio do Belenenses, outros no do Sporting, no Dramático de Cascais e até no Estádio Nacional.
A cidade era mais sossegada à noite do que hoje? Sim, era, porque nesse tempo a noite também se fazia noutros locais próximos, Cascais (2001, Van Gogo, etc.), Costa da Caparica( Strobe, Pinky, etc.), Setubal (Seagull),... Mas Lisboa também tinha o Bananas (inaugurada em 1981), Twins (mais antiga) e muitas outras de que não me lembro do nome agora, na Av de Roma; Av. EUA; Maques de Pombal; Joaquim Augusto de Aguiar (Skylab), etc.
Zonas verdes não sei a que te referes. O Jardim da Estrela ou o Parque Eduardo Sétimo já existem há muito tempo. Árvores? O que mais se fez nestes últimas décadas foi derruba-las. Alvalade já nos anos 60 era verdejante (mais do que hoje), o Campo Grande existia com barquinhos e tudo, O jardim da Gulbenkian já existe desde os anos 60. E também se ia ao Jardim zoológico ou à Feira Popular.
Lisboa não era como descreves, tão simples quanto isso. Hoje é mais moderna? Claro que é, o tempo tem esse efeito nas coisas. Mas Lisboa não melhorou como por exemplo NY que nos anos 70 era um pardieiro. Mesmo cá, o Porto melhorou muito mais do que Lisboa.
edit: Ah! Quase me esquecia do mais importante, Lisboa tinha mais habitantes, e os seus habitantes eram das mais variadas classes sociais (atente-se no exemplo de Alvalade) e isso era uma coisa que me agradava. Esta gradual transformação da cidade numa zona exclusiva para ricos e turistas não é algo que eu aprecie.
Mas tu e outros parecem apreciar mais esta Lisboa artificial e elitista, por mim tudo bem, não temos de gostar todos do mesmo. []