Tópico das Casas

Eu a partir dos 3 quartos acho que mais vale ter mulher a dias pa ir lá limpar.
Como tenho T2 pequeno, nem é opção, mas mais que isto, nem pensar.

A métrica não é pelas divisões!
Já estive a viver num t3 e éramos apenas 2 pessoas...

O que eu acho é, tens dinheiro para pagar uma mulher a dias, nem que seja 2h por semana? Paga, mesmo que seja para um T0. É das coisas que mais chatice dá ao ambiente dos casais.

Acho que cheguei a partilhar a planta da minha casa aqui, felizmente consegui o melhor de 3 mundos.
Zona social numa ponta e quartos noutra. Em que o meu curto é mesmo o último. Garagem em que o acesso passa pela lavandaria e chega à zona social. E as divisões todas com excelente exposição solar.
Tem dado muita preocupação mas dificilmente sonhava em ter uma casa assim. Só fica a faltar a piscina para já.

Silver, quando a espaço exterior só tenho a dizer: quanto menos “erva” para cuidar melhor 😂

Espaço exterior não é obrigatório ser em relva!

Eu tenho metade do espaço em relva e metade do espaço empedrado. Ambos têm a sua especificidade de utilização, mas para dizer a verdade, acabo por usar mais o empedrado. E tem pouca manutenção!

Não há nada melhor que viver numa casa térrea, na minha experiência e opinião.
Uma casa térrea com cave/garagem não digo que não, agora pisos superiores dispenso bem.

Estou contigo, sobretudo à medida que os anos avançam!

Agora convivo perfeitamente com uma de rc e 1.º andar, mas quando chegar a reforma e deixar, de vez, as bandas da capital... quero morar numa térrea, mas feita ao meu gosto, no local que pretendo e com as minhas especificações...

Nem Branco nem vermelho. Aí o que ficaria melhor era um telhado perto de preto.
Aliás, o melhor era ter a placa coberta de seixo rolado com uma espécie de jardim. Mas por razões óbvias tive medo disso.
Espaço exterior não é obrigatório ser em relva!

Eu tenho metade do espaço em relva e metade do espaço empedrado. Ambos têm a sua especificidade de utilização, mas para dizer a verdade, acabo por usar mais o empedrado. E tem pouca manutenção!

Exacto, como é óbvio o espaço exterior que tenho vai ser dividido em várias opções. Devo ter uns 150m2 em betão, outro tanto vai ser um jardim seco à base de seixo rolado, casca de Pinheiro e etc e a relva vou tentar que não seja muita. Apesar de ter um reservatório de 14 mil litros com nascente, sei que isso não vai chegar no verão para muita relva.

Aliás, o melhor era ter a placa coberta de seixo rolado com uma espécie de jardim. Mas por razões óbvias tive medo disso.

Exacto, como é óbvio o espaço exterior que tenho vai ser dividido em várias opções. Devo ter uns 150m2 em betão, outro tanto vai ser um jardim seco à base de seixo rolado, casca de Pinheiro e etc e a relva vou tentar que não seja muita. Apesar de ter um reservatório de 14 mil litros com nascente, sei que isso não vai chegar no verão para muita relva.

A relva também depende do tipo que lá colocas.
Eu tenho uma relva que por cá se chama de relva brasileira que é muito fácil de fazer a manutenção, exige pouca rega e no inverno cortes 2x, no verão de 3 em 3 semanas, às X mais.

Estou contigo, sobretudo à medida que os anos avançam!

Agora convivo perfeitamente com uma de rc e 1.º andar, mas quando chegar a reforma e deixar, de vez, as bandas da capital... quero morar numa térrea, mas feita ao meu gosto, no local que pretendo e com as minhas especificações...

Um exemplo prático: o meu avô tem 85 anos, com 50 anos foi um gajo "inteligente" e construiu uma moradia em que o r/c é a garagem e o resto é tudo no piso de cima.
E para melhorar, nem a ligação do gás fez em baixo. Ou seja, o meu pai agora com 57 anos apesar de ter uma casa térrea, tem de alombar com as bilhas do gás para a casa do meu avô que já não consegue quase subir as escadas, quanto mais levar uma bilha de gás.

A relva também depende do tipo que lá colocas.
Eu tenho uma relva que por cá se chama de relva brasileira que é muito fácil de fazer a manutenção, exige pouca rega e no inverno cortes 2x, no verão de 3 em 3 semanas, às X mais.

Essa relva ter menos manutenção é claramente um plus, mas não acho muito bonita.
Eu por mim, até punha relva sintética e era menos uma chatice mas duvido que a mulher vá nessa.

A métrica não é pelas divisões!
Já estive a viver num t3 e éramos apenas 2 pessoas...

O que eu acho é, tens dinheiro para pagar uma mulher a dias, nem que seja 2h por semana? Paga, mesmo que seja para um T0. É das coisas que mais chatice dá ao ambiente dos casais.

Isso lá será a tua realidade, né .
Cada pessoa e casal lá será diferente.

Acho que cheguei a partilhar a planta da minha casa aqui, felizmente consegui o melhor de 3 mundos.
Zona social numa ponta e quartos noutra. Em que o meu curto é mesmo o último. Garagem em que o acesso passa pela lavandaria e chega à zona social. E as divisões todas com excelente exposição solar.
Tem dado muita preocupação mas dificilmente sonhava em ter uma casa assim. Só fica a faltar a piscina para já.

Silver, quando a espaço exterior só tenho a dizer: quanto menos “erva” para cuidar melhor 😂

Acho que já coloquei, mas cá vai
cff07a33ba196147266d0f172e5909f8.jpg

Basicamente esta disposição é para aproveitar a exposição solar da melhor maneira possível. Deixando para trás garagem e lavandaria.
E provavelmente o arquitecto quis fazer algo que não se vê muito, pelo menos na zona.

Sobre a relva substitui a relva por sintética talvez há uns 3 anos e está excelente. Até uso essas zonas mto mais.​

Mudando um pouco o tema dos últimos posts.
Finalmente fiz a escritura para mudar de banco.
Processo iniciado em setembro, acabou hoje.
Tinha algum receio de nao manterem a tx, mas mantiveram.
2,25% durante 5 anos.
Atendendo que em março ja ia ter actualização, deveria ir para os 4,5% no minimo.
A brincar a brincar, sao menos 2000 euros ao ano somente em juros, por cada 100k de emprestimo.
​​​​E que casas custam apenas 100k hoje em dia?

IMG_20230209_115420.jpg

Parabéns, essa planta de piso térreo em Y é o ideal. Haja terreno. Aqui na minha zona é impossível, os lotes são esmifrados ao máximo e para terem 4 quartos, fazem caixotes com 3 pisos sem garagem...:sh)

Última edição:
Considerei comprar uma casa desse género em Alvalade / Olivais mas depois de passar 15 dias de férias numa casa de 3 pisos jurei que nunca faria tal asneira de viver numa permanentemente... A quantidade de vezes ao dia que é preciso subir/descer escadas é inacreditável!

No meu caso demorou cerca de dois meses entre iniciar o processo e a escritura, que foi feita mesmo no final de Dezembro.
Dizia o Bankinter que estavam com muitos processos, daí a demora, o que me levou a pagar uma prestação já com a euribor actualizada no BPI.

Mudando um pouco o tema dos últimos posts.
Finalmente fiz a escritura para mudar de banco.
Processo iniciado em setembro, acabou hoje.
Tinha algum receio de nao manterem a tx, mas mantiveram.
2,25% durante 5 anos.
Atendendo que em março ja ia ter actualização, deveria ir para os 4,5% no minimo.
A brincar a brincar, sao menos 2000 euros ao ano somente em juros, por cada 100k de emprestimo.
​​​​E que casas custam apenas 100k hoje em dia?

Também mudei para o bankinter e demorou pouco menos.
Só não aceitei os 2.25%, preferi fazer o seguro de vida fora do banco com agravamento da taxa para 2.45%, que feitas as contas era muito vantajoso.

Qual é a vossa opinião sobre casas modulares?

Estive a dar uma breve vista de olhos , e reparei que ao preço da “casa” falta uma série de coisas, como fundações, bases de betão, ligações à rede, etc.

Assumindo a compra de um terreno, isto ficará assim tão mais em conta do que construir uma casa tradicional de raiz?

É que tinha ideia que uma casa modular andava entre 70 e 100k, mas é mais para os 150-200k mais IVA.

Voltar
Superior