Tópico das Casas

os portugueses são bastante sedentários na comparação.

mas há umas mudanças, sobretudo desde a pandemia.

mais gente nos jardins, nos espaços abertos, a fazer desporto ou simplesmente a aproveitar o ar livre.

vivi cerca de 1 ano numa zona rural próxima a Londres

sabemos o tempo que por lá se tem

uma das coisas que mais me impressionou foi a cultura de toda a gente andar com galochas no carro e darem extensos passeios pelo meio de campos encharcados em água

nunca um tuga saía à rua naquelas condições

para eles era apenas mais um fim de semana

uma cultura de aproveitar a natureza e os elementos que têm que é de admirar.

aqui temos este solão e esta luz e somos todos uns queques à mínima rajada de vento

tudo enfiado em casa ou centros comerciais

não compreendo.

Entendo o que dizes, mas provavelmente será parecido noutros países de clima parecido a Portugal.

Viajar, conhecer outras realidades, ajuda-nos a valorizar o que temos. Eu adoro sol e dias luminosos e tento tirar o máximo proveito, precisamente por ter noção qiue por cá é comum mas noutras sítios não e fazer actividade ao ar livre é óptimo.

eu acho é que muitos que afirmam tal coisa só o fazem porque devem ser os próprios a passar os dias em CC ou casa.
na minha zona seja Monsanto (com destaque para parques infantis/merendas), estádio nacional ou zona marginal está tudo a abarrotar no verão, no inverno especialmente aos FDS também tem bastante movimento.
nunca se viu tanta gente nessas zonas seja a praticar desporto ao ar livre ou puro passeio e lazer.......mas aquele velho chavão impera sempre[:D]

eu acho é que muitos que afirmam tal coisa só o fazem porque devem ser os próprios a passar os dias em CC ou casa.
na minha zona seja Monsanto (com destaque para parques infantis/merendas), estádio nacional ou zona marginal está tudo a abarrotar no verão, no inverno especialmente aos FDS também tem bastante movimento.
nunca se viu tanta gente nessas zonas seja a praticar desporto ao ar livre ou puro passeio e lazer.......mas aquele velho chavão impera sempre[:D]

Também seria macabro que no meio de tanta gente, esses sitios estivessem vazios.

Tudo o que seja zona mais rural, mesmo que junto a urbanizações que ainda sao uns milhares, há zonas de campo completamente desertas.
por mim tranquilo, mais fica pa eu usufruir haha.
E a " meia duzia " que por lá anda, já nos conhecemos todos de vista.

Mas nao percebi este teu post.
Estás a basear-te na realidade da tua zona para negar as estatisticas oficiais de que somos muito sedentários?

Eu, que já sou velhote, entendo perfeitamente essa necessidade de sossego, de espaço. É por isso que tantas vezes digo que a Lisboa provinciana de outrora era muito mais do meu agrado do que a atual, mais movimentada e cosmopolita.

Mas é tudo uma questão de gostos. Mas percebo muito melhor quem não aprecia a confusão, do que quem a aprecia. :)

Também seria macabro que no meio de tanta gente, esses sitios estivessem vazios.

Tudo o que seja zona mais rural, mesmo que junto a urbanizações que ainda sao uns milhares, há zonas de campo completamente desertas.
por mim tranquilo, mais fica pa eu usufruir haha.
E a " meia duzia " que por lá anda, já nos conhecemos todos de vista.

Mas nao percebi este teu post.
Estás a basear-te na realidade da tua zona para negar as estatisticas oficiais de que somos muito sedentários?

estou a basear-me nos comentários que dizem que nos outros paises se vê gente nos parques, matas, florestas....e em PT nicles ou no CC[;)]

estou a basear-me nos comentários que dizem que nos outros paises se vê gente nos parques, matas, florestas....e em PT nicles ou no CC[;)]

Ok pois, isso n sei.
Só transmiti que os meus colegas vindos de vários continentes, alugam casas sem se preocuparem com garagens e afins, querem é transportes publicos, e facilmente arranjam bicicletas.
outros colegas tugas, moram a...1 ou 2 KM ( sim, vê-se a casa a partir do office ) e vêm de carro, lol.
Não duvido obviamente que isso aconteça tambem noutros países.

Mas os numeros não mentem e somos sedentários, nota-se muito pouca energia seja numa escada ou a andar a pé.

Agora é evidente que esses meus colegas n fazem estatistica ne.

Quando fui pela primeira vez a Inglaterra, lá pelos anos 70, duas coisas me deixara especialmente impressionado: O uso intenso que eles faziam dos parques... E o número elevado de carros descapotáveis numa terra em que chove imenso. [:D]

No que respeita ao uso de espaços exteriores, em Portugal progrediu-se imenso nestes últimos 10 ou 20 anos. Os cidadãos da idade dos meus filhos (20 ou 30 anos de idade) são muito mais "europeus" nos seus costumes do que era a minha geração (rapaziada hoje na casa dos 60 ou 70 anos).

Última edição:
Quando fui pela primeira vez a Inglaterra, lá pelos anos 70, duas coisas me deixara especialmente impressionado: O uso intenso que eles faziam dos parques... E o número elevado de carros descapotáveis numa terra em que chove imenso. [:D]

No que respeita ao uso de espaços exteriores, em Portugal progrediu-se imenso nestes últimos 10 ou 20 anos. Os cidadãos da idade dos meus filhos (20 ou 30 anos de idade) são muito mais "europeus" nos seus costumes do que era a minha geração (rapaziada hoje na casa dos 60 ou 70 anos).

No sul de Inglaterra tens melhor tempo para aproveitar um cabrio que em Portugal.

por muito estranho que isso possa parecer

O meu banco atual é a CGD. Tanto me faz negociar como transferir. Não falhei nada até agora, o meu banco diz que não tem melhores condições para me dar, logo, vou fazer a comparação com os restantes.

Passei por esse processo, com o mesmo banco, disseram o mesmo. No dia em que fui tratar dos documentos para a transferência já me davam melhores condições... Azar, nem que fossem melhores condições por uma questão de princípio era para mudar.

Comigo é para ser exatamente igual. Irrita-me o só darem as condições quando vão ver que vão perder o cliente.

Já com as comunicações faço o mesmo. Escusa de andar às voltas. Sei quem tenhas estas condições, quero iguais ou há outros operadores.

já vi reportagens sobre estrangeiros que deixaram tudo nos seus países de origem, vidas confortáveis e com bons salários, para viverem uma vida totalmente nova, no nosso país

completamente desligados de tudo

e vivem em zonas do interior

comem o que cultivam, vivem em harmonia com a natureza e os animais

eu até os invejo

vocês nunca viram uma dessas reportagens ?

Há muitos a fazer isso, a viver de Day trading e tentar fazer Youtube.
Por norma são pessoas "simples" mas que têm pequenas fortunas no banco. e por isso vão vivendo um dia de cada vez.

Eu, que já sou velhote, entendo perfeitamente essa necessidade de sossego, de espaço. É por isso que tantas vezes digo que a Lisboa provinciana de outrora era muito mais do meu agrado do que a atual, mais movimentada e cosmopolita.

Mas é tudo uma questão de gostos. Mas percebo muito melhor quem não aprecia a confusão, do que quem a aprecia. :)
Eu gosto de ter sossego apenas dentro de casa, mas quando abro a janela aprecio ter movimento e barulho.

É térrea pelo menos, o resto não discuto, mas o q refiro, por si só, já aporta valor.

Se chega ou não para se pedir quase meio milhão, não faço ideia.

Achas que ser térrea valoriza a casa?
Pode ajudar na venda. Mas não acho em nada que valorize a casa.

Tem a vantagem de não haver escadas para subir e descer.
Mas também acho que há uma aversão extrema a casas com 2 pisos.

Tenho familiares que sempre viveram em moradias com 2 pisos. E mesmo 40 anos (e com mais de 70 anos) depois não têm dificuldades de dormir no piso de cima. Mesmo com um quarto e boa casa de banho no piso de baixo. E já disseram que quando não conseguirem, ficam em baixo, qual o problema, os sobrinhos, filhos, netos continuam a usar o piso de cima.
Neste caso desta casa térrea, vê-se que os quartos dão para o muro. e a rua. Vistas. 0. Sol? Muito menos.
Não acho que tenha lógica comprar uma casa com 30 anos térrea a pensar quando tivermos 80...

Achas que ser térrea valoriza a casa?
Pode ajudar na venda. Mas não acho em nada que valorize a casa.

Tem a vantagem de não haver escadas para subir e descer.
Mas também acho que há uma aversão extrema a casas com 2 pisos.

Tenho familiares que sempre viveram em moradias com 2 pisos. E mesmo 40 anos (e com mais de 70 anos) depois não têm dificuldades de dormir no piso de cima. Mesmo com um quarto e boa casa de banho no piso de baixo. E já disseram que quando não conseguirem, ficam em baixo, qual o problema, os sobrinhos, filhos, netos continuam a usar o piso de cima.
Neste caso desta casa térrea, vê-se que os quartos dão para o muro. e a rua. Vistas. 0. Sol? Muito menos.
Não acho que tenha lógica comprar uma casa com 30 anos térrea a pensar quando tivermos 80...

A casa térrea valoriza o imóvel, precisamente por não ter escadas. É inegável.
Podemos subir as escadas, e até nos faz bem subir escadas, mas quando às 11 da noite dá aquela fome e temos que ir ao piso de baixo ao frigorífico é que percebemos que devíamos ter comprado uma térrea.[:D]

Voltar
Superior