Tópico das Casas

Aqueles que até fizeram uma rua nova de acesso e que ficam colados a linha do comboio?

É preço para ter música o dia todo 😂.

Não é vista mar mas vista para rio e comboio, não é fácil competir

Enviado do meu KB2003 através do Tapatalk

Atenção que é um empreendimento de luxo. Não é para um pé rapado.

Os preços são um absurdo.. acho até aquela torre que ia nascer (já começaram as obras?) na foz tinha preços mais baixos..

Penso que sim, tem preços mais baixos (foz).

Mas atenção que é um empreendimento de luxo. Não é para um pé rapado.

Falta referir que a taxa de inflação nessa altura rondava os 20/25%.
Era frequente haver aumentos de ordenados dessa grandeza.
A remuneração média dos ordenados duplicou em 5 anos, e triplicou em menos de 10 anos (Dados Pordata: https://www.pordata.pt/portugal/sala...o+por+sexo-894)

Ao mesmo tempo, as taxas de juro baixaram imenso a partir do momento que entrámos na CEE.

O problema era ter condições aceder ao crédito bancário. Os juros iniciais eram efectivamente muito elevados.
Quem conseguiu aceder a crédito bancário nos anos 80, ficou com casas pagas durante os anos 90.

Agora o problema é exatamente esse, existe inflação e os vencimentos não acompanham.

O resultado é ficarmos cada vez mais pobres.

A remuneração média dos ordenados duplicou em 5 anos, e triplicou em menos de 10 anos (Dados Pordata: https://www.pordata.pt/portugal/sala...o+por+sexo-894)

Ao mesmo tempo, as taxas de juro baixaram imenso a partir do momento que entrámos na CEE.

O problema era ter condições aceder ao crédito bancário. Os juros iniciais eram efectivamente muito elevados.
Quem conseguiu aceder a crédito bancário nos anos 80, ficou com casas pagas durante os anos 90.

Exato, tenho conhecimento disso.

A taxa de inflação em 1985 foi de 19,5%.

Se tivéssemos agora os juros na mesma proporção acima da atual taxa de inflação... estava lindo estava.

Boas notícias para quem quiser investir na melhoria das casas. Em princípio, se acreditarmos no ministro, vai voltar o apoio "Edifícios Mais Sustentáveis"

Boas notícias para quem quiser investir na melhoria das casas. Em princípio, se acreditarmos no ministro, vai voltar o apoio "Edifícios Mais Sustentáveis"

Mais um apoio à lá Pêésse. Investem primeiro e depois logo se vê se há apoio ou se já o gastaram todo.

Mais um apoio à lá Pêésse. Investem primeiro e depois logo se vê se há apoio ou se já o gastaram todo.

é uma forma de facto abstrusa

primeiro investes sem saberes as condições, depois de teres feito talvez haja um programa, depois logo se vê se entras nos critérios e, por último, pode haver ou não verba.

uma transparência e simplicidade para o cidadão exemplares.

fosgasse que não há sentido crítico na população para dizer basta a esta forma NOJENTA de fazer política e usar o dinheiro público sem qualquer sentido de normalidade.

Pelo menos, parece, melhor do q aqui. Apoios para energias renováveis, eficiência energética apenas para “low income” ou quem recebe benefícios. Ou seja, os programas/subsídios estão direcionados a quem tem mais dificuldades em implementar qq melhoramento energéticas em casa. Ou porque essas pessoas não têm capital próprio para investir, morem em pequenos apartamentos, casas sociais, etc, onde não podem instalar nada ou simplesmente, estão nas “tintas” para melhoramentos energéticos e renováveis… depois temos situações caricatas onde o programa x ou y, tiveram implementações muito baixas e com despesas superiores aos montantes atribuídos…

Eu vejo estas ajudas como boas para quem já decidiu fazer investimento. O que vier é bem vindo. Claramente não está feita para quem só faz o investimento se tiver o apoio. Concordo que a forma e os tempos das candidaturas são completamente ridículos e dignos de um país onde a burocracia é a forma de vida. Estive quase 3 anos à espera no segundo concurso. Ainda foi no penúltimo ou ante-penultimo programa.

É da maneira que vou avançar com os fotovoltaicos para produção de eletricidade. Estava à espera que ficasse clara a existência do apoio.

Para a água já tenho.

O problema era ter condições para aceder ao crédito bancário. Os juros iniciais eram efectivamente muito elevados.

True story. A transformação da economia nessa altura tb ajudou a progressões salariais não só no privado mas tb no sector público.

Conheço alguns casos de pessoas que resolveram o ch mto mais cedo do que previsto por causa disso.

É daquelas situações em que o cenário macroeconómico teve enorme influência no dia-a-dia das pessoas.

Idem o período de taxas mto baixas até agora.

Neste caso não vejo motivos para critica.
Tens 2 formas de fazer as coisas:
1- Investes na tua casa, quando queres e como queres sem expectativas de seres ajudado pelo estado nem seguindo critérios definidos por outras pessoas que não tu, eventualmente poderás ter uma ajuda, mas não podes nem deves contar com essa ajuda porque não há nada legislado.
2- Não queres investir sem certezas de seres ajudado, esperas pela publicação da lei e investes segundo os critérios publicados nos tempos estabelecidos.

Eu já o fiz com a 2ª opção no passado.

Eu vejo estas ajudas como boas para quem já decidiu fazer investimento. O que vier é bem vindo. Claramente não está feita para quem só faz o investimento se tiver o apoio. Concordo que a forma e os tempos das candidaturas são completamente ridículos e dignos de um país onde a burocracia é a forma de vida. Estive quase 3 anos à espera no segundo concurso. Ainda foi no penúltimo ou ante-penultimo programa.

A ideia é mesmo essa. Eu aproveitei este programa para trocar as caixilharias em 2021, mas depois de fazer contas percebi que o benefício real foi mínimo. É que estas linhas nãos servem apenas para apoiar o cliente final, mas sim para subsidiar também as empresas fornecedoras e montadoras. Eu na altura pedi 3 orçamentos se não estou em erro. Um de uma empresa certificada era 5.000 euros (números fictícios, já não me recordo dos valores ao centro) e outro exatamente com o mesmo material, mas de uma empresa não certificada era 4.000. Ora, o benefício ia a 1.200 euros, portanto a minha vantagem real foi de apenas 200 euros.

é uma forma de facto abstrusa

primeiro investes sem saberes as condições, depois de teres feito talvez haja um programa, depois logo se vê se entras nos critérios e, por último, pode haver ou não verba.

uma transparência e simplicidade para o cidadão exemplares.

fosgasse que não há sentido crítico na população para dizer basta a esta forma NOJENTA de fazer política e usar o dinheiro público sem qualquer sentido de normalidade.

Eu passei pelo processo 3x.

Primeiro logo no começo destes incentivos. Havia pouca informação e empresas certificadas. Na minha zona não havia e duas que contactei estavam cheias de trabalho.

Na segunda interacção foi numa obra no prédio, mas a parte que dava para incluir no processo eram 3% da empreitada e o empreiteiro escolhido e que nos dava as garantias de trabalho, não era certificado, estar a mudar de empreiteiro para tentar meter 3% do valor total num possível benefício era absurdo.

A terceira foi a substituição de janelas numa casa mais velha, até fiz um mapa de vão completo, contactei 4 empresas certificadas.. 0 respostas.

Este tipo de medidas é como o das Creches gratuitas... Dão dinheiro, mas as limitações são tantas que poucos usufruem e/ou desistem antes de conseguir.
No meu caso da Creche, vagas no público perto de casa ou do emprego não há. Por isso estou apto a pedir vaga no privado. A creche que escolhi não faz parte da rede... e porquê? Porque as creches privadas estão sempre cheias e com lista de espera (tanto que já tinha feito a inscrição antes do sistema existir...) e então nenhum privado vai retirar vagas que estão 100% ocupadas para "dar" ao estado e depois ficar à espera que lhe paguem quando o rei faz anos. Não há qualquer interesse do privado em fazer isso, e então não há vagas.

Claro que havia uma solução fácil... a SS sabe que tenho uma filha na creche, dava-me um cheque creche para eu descontar na mensalidade do privado. Simples. Não era dinheiro físico nem havia problemas... O único problema é que assim tinham mesmo de pagar creche a todos como prometeram... E assim pagam 0.

há dias que as nossas contas bancárias sofrem bem, hoje para mim foi um desses dias

casa + seguro de vida + água + telemóvel + IUC

de repente sinto-me pobre​

Back