Tópico das Casas

Não precisas de manter o emprestimo por 30 anos.

Quando disse pagas menos, é que começas logo a pagar menos, no caso no exemplo pagas 2K de juros a menos no primeiro ano.

Arredondaste de 1612 euros para 2000 por alguma razão/pressuposto que não estou a ver?

De qualquer das formas para mim 3,5% de taxa fixa não me atrai minimamente.

Isto faz-me lembrar um colega de trabalho que comprou em Janeiro de 2008 com taxa mista, onde os primeiros 5 anos eram com taxa fixa.
Andou satisfeito até ao fim do ano, em que a taxa euribor ainda subiu mais e ele via as pessoas que conhecia com euribor variável a ficarem mais à rasca ainda..

Depois a Euribor caiu a pique e ele amargurou durante 4 anos com uma taxa altíssima, estando a euribor no fim de 2009/inicio de 2010 já apenas em 1%.

Isso das taxas não há certos nem errados e é quase uma questão de sorte.

Em 2021 ajudei uma amiga que me veio perguntar se deveria optar por taxa fixa ou variável.

No imediato pagava menos com taxa variável mas como estava a comprar sozinha uma casa de 180k (salário bruto de 1700 na altura) eu aconselhei-a a optar pela fixa e ela ainda hesitou, porque no “imediato” ia pagar mais.

Assim fez, taxa fixa. Todas as pessoas a quem pediu igualmente conselhos, aconselharam a tx variável.

Neste momento, deve-me vários almoços.

Última edição:
Nesse aspecto a localização é um fator determinante, quem não tem opção e tem que fazer vida em cidades caras, não tem como se endividar pouco.

Sim claro que sim. Um apartamento semelhante ao que moro atualmente 9 kms para o lado custaria bem acima de 1M. O que é só estúpido... mas enfim.

Mas independentemente do poder económico de cada um ou do custo em valor absoluto do imóvel, o que queria transmitir é que nunca me endividei em 80% ou 90% do custo do imóvel.
O máximo foi 60% e foi na 1ª casa.

Claro que a dinâmica profissional tem importância nisso 😉, eu deixei de fazer quase kms desde à 3 anos a esta parte e mesmo de 2010 para a frente já tinha um abrandamento grande.
Mas aqui os kms são todos suportados do nosso bolso.
Espero não me estar a enganar, mas penso que a maioria dos teus kms são realizados em trabalho e suportados pela entidade empregadora!?

Em relação ao assunto casas, também nunca me endividei muito.
Como tal foi pacifico liquidar depressa. Não tenho créditos atualmente.

Alguns sim (10% ou menos dos que referi), a generalidade até ao fim de 2022 era suportada por nós, e todos com as nossas viaturas. Agora felizmente a coisa suavizou.

Também não considero que me tenha endividado muito, até porque me dava e dá mais jeito sair da AML do que permanecer lá. Mas podia efectivamente ter envolvido menos ~100 mil euros no processo de compra/obras de recuperação/melhorias se tivesse comprado um apartamento T3 recente a 200 metros. Isto em 2017...

Mas o meu "amor" por apartamentos e vizinhos já deverá ser mais que conhecido por aqui. 😂

Arredondaste de 1612 euros para 2000 por alguma razão/pressuposto que não estou a ver?

Isto faz-me lembrar um colega de trabalho que comprou em Janeiro de 2008 com taxa mista, onde os primeiros 5 anos eram com taxa fixa.
Andou satisfeito até ao fim do ano, em que a taxa euribor ainda subiu mais e ele via as pessoas que conhecia com euribor variável a ficarem mais à rasca ainda..

Depois a Euribor caiu a pique e ele amargurou durante 4 anos com uma taxa altíssima, estando a euribor no fim de 2009/inicio de 2010 já apenas em 1%.
Não te deve atrair a ti nem ninguém.
Taxa fixa acima de 2%/2,5% pelo menos na teoria não faz qualquer sentido, em minha opinião será sempre um erro.
Pode haver situaçoes como a que vivemos hoje, mas isso será sempre a excepção e não a regra, tal como será excepção ter taxa muito abaixo de 2% ou negativa como tivemos durante vários anos.
Se me propusessem algo à volta de 2%, ponderava aceitar, acima disso muito dificilmente, prefiro aceitar o mercado.

Porque na altura que me ofereceram isso o objetivo era amortizar em 5-6 anos. Agora já não penso assim.

A TAN na altura penso que era 0,65, era mais ou menos metade. Lembro-me que o bancario me disse na altura que era grande taxa porque bastava a euribor ir para 0 para a TAN ser aquilo, esse bancario fez na altura com que muitos clientes dele passassem para fixa com essa taxa, nem sequer era transferência de credito, era só ativar um swap.

O bancário fez um grande serviço e na realidade tinha toda a razão, com uma taxa daquelas acho que nem era de pensar 2 vezes mesmo olhando agora para o passado e vendo que a taxa esteve negativa 2 anos. mas a diferença/risco era em minha opinião excelente.
Em todo o caso na tua situação em especificio se era para pagar em 6 anos, diria que é insignificante, podemos estar a falar de nem que seja de 10mil euros num crédito de uma casa é dinheiro mas não é nada do outro mundo.

4 assoalhadas é T3.

De qualquer das formas comparativamente aos dias de hoje os 110000 euros em 1998 pelo T3 com box, foram uma pechincha.

Gavela, sim eu tinha colocado 4 assoalhadas (denominado T3 com garagem/box) mas o "Kopien" deverá ter percebido "T4" ou seja 5 assoalhadas (mas ele já rectificou o seu post).

Acredita que esse apartamento novo que adquirimos em 1998 ao valor de 110.000 euros/22.000 contos no concelho de Almada até estava um pouco acima doutros (entre 3 a 6 mil contos/15.000 a 30.000 euros acima) em zonas próximas (mas esses outros no concelho do Seixal), ou seja, optamos por este um pouco mais oneroso porque estava numa urbanização muitíssimo recente (numa zona tranquila e bem localizada), com prédios de somente 3 andares, com acabamentos/pormenores um pouco acima da média e muito importante para a minha pessoa com garagem/box (a maioria dos que vimos no concelho do Seixal tinham somente parqueamento e alguns nem isso).

O prédio é constituído por 3 andares (mais Rés do Chão este somente com 3 assoalhadas/T2 com parqueamentos), e o 1º, o 2º e o 3º Andar com Box/garagens, os esquerdos com 5 assoalhadas/T4 (ao valor de 24.000 contos/120.000 euros) e os direitos com 4 assoalhadas/T3 (tal como o nosso, volto a repetir ao valor de 22.000 contos/110.000 euros já incluída box/garagem) e o último piso com arrecadações individuais e acreditas que em 1998 todo o prédio foi vendido em pouco mais de 1 semana !!!

Em 1998 eu e a minha mulher não o achamos uma "pechincha" como tu comentas, mas ficamos satisfeitos com aquilo que adquirimos (para a época) e mais importante com a entrada que demos de 3.000 contos/15.000 euros (ou seja solicitamos 19.000 contos/95.000 euros) tivemos a oportunidade de optar por um prazo de 25 anos (mesmo que a taxa de esforço ficasse um pouco mais elevada) e aquilo que presentemente se vai ouvindo é que muitos optam por prazos mais alargados (de aproximadamente 40 anos) e mesmo assim ficam com taxas de esforço superiores.

Última edição:
Está calculadora dá-me 184k .

https://www.inflationtool.com/euro-...lue?amount=110000&year2=2023&frequency=yearly

Mesmo assim, com rendimentos acima da média, o user Sandro já tinha uma taxa de esforço de 30% na altura. O equivalente a um casal hoje com um rendimento médio de 2k líquido pagar uma prestação de 600€.

Oscar, sim, em 1998 quando solicitamos esse crédito do imóvel a nossa taxa de esforço rondava os 29,6 %, mas não te esqueças que optamos por um prazo de 25 anos (presumo que o máximo na época seriam os 30 anos) e actualmente a maioria chega a optar por prazos de 40 anos (pelo menos nos casais de 25/30 anos que era a nossa faixa etária em 1998).

Gavela, sim eu tinha colocado 4 assoalhadas (denominado T3 com garagem/box) mas o "Kopien" deverá ter percebido "T4" ou seja 5 assoalhadas (mas ele já rectificou o seu post).

Acredita que esse apartamento novo que adquirimos em 1998 ao valor de 110.000 euros/22.000 contos no concelho de Almada até estava um pouco acima doutros (entre 3 a 6 mil contos/15.000 a 30.000 euros abaixo) em zonas próximas (mas no concelho do Seixal), ou seja, optamos por este um pouco mais oneroso porque estava numa urbanização muitíssimo recente (numa zona tranquila e bem localizada), com prédios de somente 3 andares, com acabamentos/pormenores um pouco acima da média e muito importante para a minha pessoa com garagem/box (a maioria dos que vimos no concelho do Seixal tinham somente parqueamento e alguns nem isso).

O prédio é constituído por 3 andares (mais Rés do Chão este somente com 3 assoalhadas/T2 com parqueamentos), e o 1º, o 2º e o 3º Andar com Box/garagens, os esquerdos com 5 assoalhadas/T4 (ao valor de 24.000 contos/120.000 euros) e os direitos com 4 assoalhadas/T3 (tal como o nosso, volto a repetir ao valor de 22.000 contos/110.000 euros já incluída box/garagem) e o último piso com arrecadações individuais e acreditas que em 1998 todo o prédio foi vendido em pouco mais de 1 semana !!!

Em 1998 eu e a minha mulher não o achamos uma "pechincha" como tu comentas, mas ficamos satisfeitos com aquilo que adquirimos (para a época) e mais importante com a entrada que demos de 3.000 contos/15.000 euros (ou seja solicitamos 19.000 contos/95.000 euros) tivemos a oportunidade de optar por um prazo de 25 anos (mesmo que a taxa de esforço ficasse um pouco mais elevada) e aquilo que presentemente se vai ouvindo é que muitos optam por prazos mais alargados (de aproximadamente 40 anos) e mesmo assim ficam com taxas de esforço superiores.

Apenas 5 anos após isso, portanto em 2003, também na margem sul, um apartamento também T3 (135m2) num prédio todo catita(apenas 6 inquilinos) a estrear, apenas com 1 parqueamento (e não garagem em box) e duas arrecadações, uma na cave outra no sótão, já me custou + de 50% acima desse valor. Daí ter dito que achei esse valor uma pechincha e também comparando com o que custam agora as casas novas na zona de Seixal/Almada.

E se calhar o fato desse prédio ter sido vendido em pouco mais de uma semana, demonstra também que o preço talvez não fosse mesmo muito inflacionado mesmo para a epoca! 😉

Apenas 5 anos após isso, portanto em 2003, também na margem sul, um apartamento também T3 (135m2) num prédio todo catita(apenas 6 inquilinos) a estrear, apenas com 1 parqueamento (e não garagem em box) e duas arrecadações, uma na cave outra no sótão, já me custou + de 50% acima desse valor. Daí ter dito que achei esse valor uma pechincha e também comparando com o que custam agora as casas novas na zona de Seixal/Almada.

E se calhar o fato desse prédio ter sido vendido em pouco mais de uma semana, demonstra também que o preço talvez não fosse mesmo muito inflacionado mesmo para a epoca! 😉

Gavela, deverás ter alguma razão no que comentas, mas sabes que nós indivíduos geralmente achamos um pouco mais oneroso o que nos sai do próprio bolso, mas eu e a minha mulher (e até os meus vizinhos) depois de adquirirmos em 1998 este apartamento novo tivemos um pouco mais tarde noção que foi uma óptima aquisição.

Não te esqueças que logo depois ou seja em 1999 foi inaugurada a travessia de comboio da Ponte 25 de Abril e também em 2002 a inauguração do centro Comercial Almada Fórum e como esta urbanização que foi construída em 1998 está localizada muitíssimo perto deste local também fez que o imobiliário nesta zona subisse de valor (e até nas redondezas). Tal como comentas esse apartamento que foi adquirido por ti também novo e que foi mais oneroso em aproximadamente mais 50% em 2003 (comparando-o com o adquirido por nós).

Gavela, deverás ter alguma razão no que comentas, mas sabes que nós indivíduos geralmente achamos um pouco mais oneroso o que nos sai do próprio bolso, mas eu e a minha mulher (e até os meus vizinhos) depois de adquirirmos em 1998 este apartamento novo tivemos um pouco mais tarde noção que foi uma óptima aquisição.

Não te esqueças que logo depois ou seja em 1999 foi inaugurada a travessia de comboio da Ponte 25 de Abril e também em 2002 a inauguração do centro Comercial Almada Fórum e como esta urbanização que foi construída em 1998 está localizada muitíssimo perto deste local também fez que o imobiliário nesta zona subisse de valor (e até nas redondezas). Tal como comentas esse apartamento que foi adquirido por ti também novo e que foi mais oneroso em aproximadamente mais 50% em 2003 (comparando-o com o adquirido por nós).

Sei. :-) 😊
Em 2003 eu achei Muito caro os 167K por aquele T3.. mas não havia muitas hipóteses de alternativas...

167K em 2003, serão agora +- equivalentes a 220K segundo o pordata.
E a verdade é que agora não se consegue comprar nenhum T3 novo equivalente por 220K nem talvez com mais 100K em cima :-(

A construção está quase toda virada para o segmento que eles agora chamam de "luxo"... e muitas vezes vou ver as plantas e os apartamentos/áreas são ridículas e as casas não valem metade do que pedem por elas. Esta é a triste realidade do sector atualmente por cá. 😢

Não arredondei, quando respondi pensei que tinhas colocado 4,5 de TAN, e a diferença era 1%.

Se a Euribor cair a pique mudas, até lá o que poupas no limite dá para mudar e não ficas a perder.

Há quem tenha feito nessa altura taxas fixas e ainda as tenha sem nunca ter mudado, eu falava há uns tempos com o bancario reformado e ele disse-me que conhecia dezenas de casos desses.

Não arredondei, quando respondi pensei que tinhas colocado 4,5 de TAN, e a diferença era 1%.

Se a Euribor cair a pique mudas, até lá o que poupas no limite dá para mudar e não ficas a perder.

Há quem tenha feito nessa altura taxas fixas e ainda as tenha sem nunca ter mudado, eu falava há uns tempos com o bancario reformado e ele disse-me que conhecia dezenas de casos desses.

Nesse caso aí que comentei de 2008 ele estava refém da taxa fixa até acabar o seu prazo.
E parece que a "facilidade" que existe de mudar de variável para fixa, não é nem de perto a mesma, quando é ao contrário. 😉

O bancário fez um grande serviço e na realidade tinha toda a razão, com uma taxa daquelas acho que nem era de pensar 2 vezes mesmo olhando agora para o passado e vendo que a taxa esteve negativa 2 anos. mas a diferença/risco era em minha opinião excelente.
Em todo o caso na tua situação em especificio se era para pagar em 6 anos, diria que é insignificante, podemos estar a falar de nem que seja de 10mil euros num crédito de uma casa é dinheiro mas não é nada do outro mundo.

Era para pagar em 6 anos no plano original, acabei por fixar no final do ano passado por 5 anos, depois disso logo vejo se amortizo tudo parte ou nada. Atualmente não me faz confusão ter CH e prefiro ter capital.

Mas se soubesse o que sei hoje tinha ficado com pelo menos 100K a 30 anos na altura. Mas pronto vamos vivendo e aprendendo.

Nesse caso aí que comentei de 2008 ele estava refém da taxa fixa até acabar o seu prazo.
E parece que a "facilidade" que existe de mudar de variável para fixa, não é nem de perto a mesma, quando é ao contrário. 😉

A facilidade tem a ver com o facto dos bancos pagarem os 0,5% para amortizar, no limite tens que pagar a taxa para amortizar.

Voltar
Superior