Tópico das Casas

Sim se as taxas tivessem estado desde 2015 tipo euribor a 1% ou assim, ou 2 vá, mas mt mais linear e não estariamos agora neste mau habito de negativas com choque para 3 e tal %.

É mais 1 lição para todos os que têm CH: nunca pensar que as negativas vão durar para sempre.
E se a prestação for 300, é fingir que é 500 e deixar 200 de lado.
Nos casos que é possível pois claro.
Porque muita gente mesmo tendo um carro antigo ou férias modestas ou pouco consumismo, nao consegue poupar porque os salários nem sempre permitem.

Nem diria que o grande problema foram as taxas negativas.
Para mim o grande problema foi a subida galopante.
Passar de -0,500 para 3,500 em cerca de 1 ano é muito violento...

Nem diria que o grande problema foram as taxas negativas.
Para mim o grande problema foi a subida galopante.
Passar de -0,500 para 3,500 em cerca de 1 ano é muito violento...

Sim, mas teoricamente quem comprou no tempo que estava a -0.5, já sabia que um dia podia estar a 4 ou 5.
Vem na FINE.
OK, é bonito de dizer. Mas se fosse assim "ng" teria comprado casa.
Ou seja, acho que tens razão.

Mais valia nunca ter estado a -0.5 e oscilar sempre entre 1 e 2 ou assim...

Sim se as taxas tivessem estado desde 2015 tipo euribor a 1% ou assim, ou 2 vá, mas mt mais linear e não estariamos agora neste mau habito de negativas com choque para 3 e tal %.

É mais 1 lição para todos os que têm CH: nunca pensar que as negativas vão durar para sempre.
E se a prestação for 300, é fingir que é 500 e deixar 200 de lado.
Nos casos que é possível pois claro.
Porque muita gente mesmo tendo um carro antigo ou férias modestas ou pouco consumismo, nao consegue poupar porque os salários nem sempre permitem.

O lixado não é quem comprou há 6 ou 7 anos por 130 ou 140 mil euros, e a prestação passou de 300 para 500 euros, lixado é quem quer comprar agora e a casa custava 130 mil agora custa 200 mil, e alem de ser mais caro nem sequer tem taxa de esforço para a comprar.

As taxas negativas contribuiram muito para o escalar dos preços.

Isto das taxas subirem é normal. Basta ver o histórico da Euribor.
É normal num horizonte de 30/40 anos haver picos de subida e picos de descida. Não entendo o drama.

Isto das taxas subirem é normal. Basta ver o histórico da Euribor.
É normal num horizonte de 30/40 anos haver picos de subida e picos de descida. Não entendo o drama.
O drama é a subida de 4% em menos de um ano. O choque financeiro é imenso.

Claro que subidas e descidas, mesmo significativas, é normal, mas esta situação é atípica e demasiado agressiva para qualquer família. A juntar a maioria dos agregados ter salários baixos a taxa de esforço vai sempre esmagar a maioria das famílias com crédito habitação.

O lixado não é quem comprou há 6 ou 7 anos por 130 ou 140 mil euros, e a prestação passou de 300 para 500 euros, lixado é quem quer comprar agora e a casa custava 130 mil agora custa 200 mil, e alem de ser mais caro nem sequer tem taxa de esforço para a comprar.

As taxas negativas contribuiram muito para o escalar dos preços.

Exactamente o que eu penso!
dinheiro barato fez os preços inflacionar. Para a população, poder gastar os mesmos 500€ de taxa de esforço, à maioria é-lhes um pouco indiferente se é para uma casa de 130k ou 200k.

Além disso, com taxas baixas qual é o incentivo às famílias de poupar para abaterem a dívida? Nenhum! Por isso nem sequer se beneficia quem é poupado.

Pegando nesse exemplo, entre comprar essa mesma casa já inflacionada a 200k com uma taxa baixa que no final do empréstimo dava 260k (130%), ou tê-la comprado a 130k com uma taxa alta que no final do empréstimo daria os mesmos 260k (200%), eu preferia sempre este 2o cenário.

Pelo menos neste cenário teria hipótese de abater partes e economizar bastante nos juros.
​​​​​​

O problema não é esse.

É o de anos a fio a taxas negativas. E de se contrair CH nesse cenário. E de os bancos nem sequer apresentaram alternativa à variável. Simplesmente não existia.

Isso não é bem assim, no meu grupo próximo de amigos (em PT) cerca de metade optou por taxas fixas, isto ainda em 2019/2020.

Claro que afeta, também tenho CH.
Com inflação de dois dígitos como é que a subida podia ser suave?

Basta ver o gráfico das Euribor para perceber que estávamos numa fase demasiado baixa, era mais que óbvio que ia subir, fosse de forma ligeira ou bruta.

O drama é a subida de 4% em menos de um ano. O choque financeiro é imenso.

Claro que subidas e descidas, mesmo significativas, é normal, mas esta situação é atípica e demasiado agressiva para qualquer família. A juntar a maioria dos agregados ter salários baixos a taxa de esforço vai sempre esmagar a maioria das famílias com crédito habitação.

Lembro-me da taxa ter descido mais de 4,4% em em menos de 1 ano.
Só para relembrar que a descida foi mais agressiva que esta subida, que não subiu 4% em menos do que 1 ano.

Lembro-me da taxa ter descido mais de 4,4% em em menos de 1 ano.
Só para relembrar que a descida foi mais agressiva que esta subida, que não subiu 4% em menos do que 1 ano.

As consequências da subida vertiginosa serão bem mais agressivas. Aliás de -0,5 em fevereiro para os 3,9 de agora são sinal disso. Ao que tens de somar os valores altos de spread , em comparação com valores baixíssimos que existiam nesta rubrica quando se contratava em período de taxa alta.

As consequências da subida vertiginosa serão bem mais agressivas. Aliás de -0,5 em fevereiro para os 3,9 de agora são sinal disso. Ao que tens de somar os valores altos de spread , em comparação com valores baixíssimos que existiam nesta rubrica quando se contratava em período de taxa alta.

Contratar em periodos de taxa alta é bom.
Possivelemnete quem contratar para o fim do ano que vem, apanha bom spread e deve surfar depois uma descida em vez de escalar uma subida.

Contratar com taxa de -0,5% tem de pensar que... "epá eu podia pedir bem 300K, mas é melhor pedir só 150k porque daqui para baixo já não vai, mas pode ir aos 5%."

Claro que afeta, também tenho CH.
Com inflação de dois dígitos como é que a subida podia ser suave?

Basta ver o gráfico das Euribor para perceber que estávamos numa fase demasiado baixa, era mais que óbvio que ia subir, fosse de forma ligeira ou bruta.

“Basta ver o gráfico das Euribor para perceber que estávamos numa fase demasiado alta, era mais que óbvio que ia descer, fosse de forma ligeira ou bruta.”

Está aqui a quote para poderem usar daqui por uns meses.

Os números confirma que os teus amigos são a excepção.
Não disse o contrário, apenas quis refutar quando disseste que não havia alternativa.
Havia, talvez na altura parecesse algo descabido optar por algo que custava mensalmente mais de uma centena de €'s, mas havia alternativa às taxas variáveis.

Não entendes porque não te afeta, senão entenderias certamente 😉

As pessoas sabem que há oscilações ao longo da vida de um CH, nas simulações que são feitas são informada de quanto será a prestação com uma tx mais alta,

Creio que haverá um certo exagero nas lamentações, felizmente não parece haver ainda muito incumprimento e já se começa a vislumbrar o fim da subida das taxas.

Bem, hoje lá me saiu a prestação mensal...com um aumento de 52%!!!
Alguém teve tamanho impacto?

Pagava até ao mês passado 727€...este mês, foram 1.100€!!

O que eu não entendo mesmo é que como é que esta subida medonha na euribor não faz descer o preço das casas numa proporção aproximada!

Ou seja, o valor dos empréstimos disparou, o mercado de arrendamento está pela hora da morte, mas o preço das casas praticamente não desce! O que me está a escapar?

Back