Tópico das Casas

Mais 2/3 anos e estão a rogar-te pragas...[:)]

Algum dia é possível as famílias, as empresas e os próprios países mais endividados aguentarem com taxas de juros nestes valores?

Nem a economia aguenta, não tarda começam as insolvências, aqui no uk, 25% das cabeleireiras já foram de vela, a restauração já range os dentes, e outros setores seguem o mesmo caminho... em Portugal é uma questão de tempo já que os acontecimentos chegam cá primeiro.

Não tarda e estão de volta os juros baratos, é uma questão de tempo...pouco...

Tendo eu acabado recentemente de fechar contrato para construção, e apesar de ter opinião que as taxas se deveriam manter positivas, até espero que tenhas razão [:D]

Ainda para mais estou agora na fase 1.5/2 anos para a construção, pelo que as taxas muito elevadas nesta fase ainda não me estão a afetar.

E posso dizer que em boa ora subiram, pois tive de mudar um pouco os planos para a construção, e estou agora muito mais consciente da situação em que estamos.

É elevado ter taxas de juros de 3/4% como estão agora ?

Apartir dos 5% talvez se considere altas, mas até lá não me parece.

Elevado face ao que muita gente pode pagar.
Se matematicamente e financeiramente e economicamente e bla bla bla faz sentido, isso ja n sei

Mais 2/3 anos e estão a rogar-te pragas...[:)]

Algum dia é possível as famílias, as empresas e os próprios países mais endividados aguentarem com taxas de juros nestes valores?

Nem a economia aguenta, não tarda começam as insolvências, aqui no uk, 25% das cabeleireiras já foram de vela, a restauração já range os dentes, e outros setores seguem o mesmo caminho... em Portugal é uma questão de tempo já que os acontecimentos chegam cá primeiro.

Não tarda e estão de volta os juros baratos, é uma questão de tempo...pouco...
Rogar pragas? Então porquê?

Se optaram por taxas fixas (excelentes tendo em conta a actualidade) quando a a Euribor estava em mínimos absolutos, não vai ser por elas descerem para perto de 2% que vai fazer com que se arrependam.

Houve ali uma janela de 2/3 anos em que deu para contratar taxas fixas absolutamente fantásticas. Não é em PT, mas tenho CHP com TAEG inferior a 1% e CHS ligeiramente superior a 1%.

É elevado ter taxas de juros de 3/4% como estão agora ?

Apartir dos 5% talvez se considere altas, mas até lá não me parece.

Claro que é , não só pela conjuntura que se vive como principalmente pelo atual custo das casas.

Uma coisa é pagar 3 ou 4% de 100K ou mesmo 200k ( que era ao que estávamos habituados...), outra coisa é 4% dos 300/ 400 /500K dos preços atuais.

Nem a classe média alta portuguesa aguenta com isto. ;)

Rogar pragas? Então porquê?

Se optaram por taxas fixas (excelentes tendo em conta a actualidade) quando a a Euribor estava em mínimos absolutos, não vai ser por elas descerem para perto de 2% que vai fazer com que se arrependam.

Houve ali uma janela de 2/3 anos em que deu para contratar taxas fixas absolutamente fantásticas. Não é em PT, mas tenho CHP com TAEG inferior a 1% e CHS ligeiramente superior a 1%.

Força de expressão. [;)]

Continuo a achar que no long term os juros variáveis vão continuar a ser compensatórios, tirando os casos raros, que nunca vi, dos que conseguiram taxa fixa dos tais 1% ao longo da vida do CH.​

Claro que é , não só pela conjuntura que se vive como principalmente pelo atual custo das casas.

Uma coisa é pagar 3 ou 4% de 100K ou mesmo 200k ( que era ao que estávamos habituados...), outra coisa é 4% dos 300/ 400 /500K dos preços atuais.

Nem a classe média alta portuguesa aguenta com isto. ;)

A classe média que fazia alguma poupança foi "queimada" por esses mesmos juros negativos durante esses anos.

O preço das casas foi para esses valores muito por culpa desses juros baixos.

Pedir 200k tornou-se igual a pedir 120k com taxas "normais", algum ajuste tem de ser feito .

A classe média que fazia alguma poupança foi "queimada" por esses mesmos juros negativos durante esses anos.

Pedir 200k tornou-se igual a pedir 120k com taxas "normais", algum ajuste tem de ser feito .

algum ajuste terá de ser feito sim, será nos preços das casas ou nos salários (aqui não parece que irá ser feito) resta saber se o impacto do aumento dos juros vai levar a uma entrega massiva das casas aos bancos, não acredito que o incumprimento suba de forma residual conforme é dito pelos bancos e outras instituições

Quem se queimou foi quem andou a viver a grande!

Eu, que sou classe media, aproveitei os juros baixos para investir as poupanças nao tenho do que me queixar.

Os juros ajudaram a festa mas a escassez de casas foi para mim, sem duvida o maior responsavel pela sucessiva escalada de precos. A prova e que os precos nao descem nem vao descer significativamente.

Força de expressão. [;)]

Continuo a achar que no long term os juros variáveis vão continuar a ser compensatórios, tirando os casos raros, que nunca vi, dos que conseguiram taxa fixa dos tais 1% ao longo da vida do CH.​

Já aqui disse que o meu CH tem TAN fixa de 1,4%. E não sou o único. [;)]

As pessoas precisam viver em algum lado, com preços de casas a subir 10% ao ano e os salários estanques há anos (lembrar que o salário médio bruto em PT é bem abaixo de 20k ano!!!!) as pessoas têm de fazer escolhas, e se querem casar, ter filhos, e não viver em casa dos pais para sempre, ou debaixo da ponte, ou emigrar, têm de arriscar. Toda a gente leu a FINE, mas sem algum risco não compram nada, e estão a adiar as suas vidas para sempre.

A falta de empatia que demonstram é assustadora... já expliquei antes que o "não me toca a mim" não existe, este tipo de crises tocam a todos! Nada é estanque em economia.

Isto é uma piada?

Então tmb tinha comprado casa a 400k e andava agora aí a chorar por ajudas do estado.

Sim, não comprei, e sim, estou a adiar a minha vida, é o que é.

P.S. sou "casado" e tenho filho, não vivo é onde quero.

Isto é uma piada?

Então tmb tinha comprado casa a 400k e andava agora aí a chorar por ajudas do estado.

E o teu ponto é?! :confused:

Ninguém está a chorar nada. Muito menos do estado, quanto menos estado, melhor!! Odeio estado, por mim o estado não tinha mais do que 25% do volume que tem hoje!

As taxas de juro devem evoluir e situar-se pelos 2%, mais do que isso, num espaço de tempo tão curto, é muito perigoso para muita gente. Só isso. Não depende dos inúteis do estado que só estorvam, depende do BCE.

Haja empatia por quem tem vidas mais complicadas do que as vossas.

Sim, nem tem hipóteses, isso é vdd.
Além de que é desperdicio de dinheiro visto que há casas a 200 mil que daqui a uns anos pela oscilação podem bem valer metade disso.

Não acredito que as casas venham a valer metade. Talvez uma redução de 30% de houver uma crise global.

Temos que ver que existe uma escassez de casas devido ao número reduzido na construção de novos empreendimentos.

Last edited:
E o teu ponto é?! :confused:

Ninguém está a chorar nada. Muito menos do estado, quanto menos estado, melhor!! Odeio estado, por mim o estado não tinha mais do que 25% do volume que tem hoje!

As taxas de juro devem evoluir e situar-se pelos 2%, mais do que isso, num espaço de tempo tão curto, é muito perigoso para muita gente. Só isso. Não depende dos inúteis do estado que só estorvam, depende do BCE.

Haja empatia por quem tem vidas mais complicadas do que as vossas.

Isto

Isto é uma piada?

Não é ter comprado uma casa de 400k.

É simplesmente ter casa.

Um casal que tenha 2 filhos e viva na AML para ter um mero T2 tem de gastar sempre muito, eventualmente mais do que podem.
Alugar não é opção e mudar para um T1? T0? Ir viver para mais 50km?
Infelizmente há muita gente que já não pode cortar mais nada.

Não estamos a falar de pessoas que compraram casas de 400k, estamos a falar de pessoas que compraram casas de 90k e mesmo assim têm a corda ao pescoço. Porque ganham 10.640€ ao ano...

algum ajuste terá de ser feito sim, será nos preços das casas ou nos salários (aqui não parece que irá ser feito) resta saber se o impacto do aumento dos juros vai levar a uma entrega massiva das casas aos bancos, não acredito que o incumprimento suba de forma residual conforme é dito pelos bancos e outras instituições

Sim, esse ajuste faz sentido, o problema é a realidade portuguesa devido às nossas especificidades, somos uma espécie de paraíso fiscal para estrangeiros, que competem com os portugueses em vantagem fiscal e de rendimentos médios bem acima. Isto altera o equilíbrio das coisas, um país nórdico ou da Europa central não tem esta questão, as casas estão mais orientadas para o poder de compra local, porque desde o clima aos impostos tanto no imobiliário como na pessoa singular nao tem um sistema atrativo para quem quer vir viver de rendimentos do exterior. (exceção para a Suica para rendimentos muitos elevados ).

• Like
Reactions: bg2
Há duas frases recorrentes neste tópico que me deixam ligeiramente oriçado tipo "pequenas coisas que nos irritam".

Uma é assumir que é natural um nativo de LX (ou outra localidade) deve encarar como naturalidade ter de sair da sua terra só para ter onde dormir.....é o tipico estão mal então emigrem do outro governate.

Outra é assumirem que viver em casa dos país é amealhar e não pagar contas ou conteibuir para o agregado.

Há duas frases recorrentes neste tópico que me deixam ligeiramente oriçado tipo "pequenas coisas que nos irritam".

Uma é assumir que é natural um nativo de LX (ou outra localidade) deve encarar como naturalidade ter de sair da sua terra só para ter onde dormir.....é o tipico estão mal então emigrem do outro governate.

Outra é assumirem que viver em casa dos país é amealhar e não pagar contas ou conteibuir para o agregado.

Uma coisa é contribuir, acho muito bem!

Outra é arcar com tudo sozinho, uma enorme diferença 😉

Quem se queimou foi quem andou a viver a grande!

Eu, que sou classe media, aproveitei os juros baixos para investir as poupanças nao tenho do que me queixar.

Os juros ajudaram a festa mas a escassez de casas foi para mim, sem duvida o maior responsavel pela sucessiva escalada de precos. A prova e que os precos nao descem nem vao descer significativamente.

Quem viveu a grande, viveu ... Se corre mal azar.

Quem se queimou foi quem tinha poupanças.

A escassez de casas só existe pq existe muita procura pela compra, e boa parte dessa procura existe pq passou a ser visto como o único investimento de capital minimamente garantido disponível.

Quem há 10 anos tivesse 100k poupados, e manteve um perfil de pouco risco no máximo ganhou 10/15k de juros e ainda pagou 28% disso ao estado.
Quem na mesma altura com 20k se tiver metido num empréstimo para uma casa de 100k, andou 10 anos a basicamente abater divida por juros 0 ou negativos, e ainda teve uma valorização de património de 100% ou mais...

É a lei do mercado? talvez, mas um mercado muito manipulado por situações que não deviam existir ...
E agr deixem o mesmo mercado atuar, pq taxas de juro de 2 - 4% não são nada especial .

Quem viveu a grande, viveu ... Se corre mal azar.

Quem se queimou foi quem tinha poupanças.

A escassez de casas só existe pq existe muita procura pela compra, e boa parte dessa procura existe pq passou a ser visto como o único investimento de capital minimamente garantido disponível.

Quem há 10 anos tivesse 100k poupados, e manteve um perfil de pouco risco no máximo ganhou 10/15k de juros e ainda pagou 28% disso ao estado.
Quem na mesma altura com 20k se tiver metido num empréstimo para uma casa de 100k, andou 10 anos a basicamente abater divida por juros 0 ou negativos, e ainda teve uma valorização de património de 100% ou mais...

É a lei do mercado? talvez, mas um mercado muito manipulado por situações que não deviam existir ...
E agr deixem o mesmo mercado atuar, pq taxas de juro de 2 - 4% não são nada especial .

Mas quem é prejudicado é sempre o cauteloso / poupado.

O do teu exemplo, tem agora uma casa que vale o dobro. 😁

Back