Antes de mais, parabéns pela "aventura", e boa sorte para os próximos tempos, que o orçamento não derrame muito e que fiques satisfeito com o resultado final.
Parece haver aí bastantes limitações de terreno e implantação, por isso no geral acho que está bem.
O que não gosto aí:
- ligação da garagem diretamente à sala, não acho bom...com carros a combustão acabam por entrar fumos, e convém ter algum cuidado com animais indesejados que possam entrar para a garagem [

]. O corredor de acesso rouba espaço, por isso eu preferia não ter ligação e aceder por fora. O triângulo entre os dois volumes é estranho, e na verdade duvido que fique dessa forma.
- os quartos estão demasiado expostos para a entrada da casa. Com outro desenho de alçado ou recurso a "painéis" na diagonal, não é difícil resolver.
- a passar junto à cozinha para aceder aos quartos não acho que seja a solução ideal, mas aí até que está bem resolvido.
- gosto da gestão das IS dos quartos e lavandaria. A ideia dos negativos para ter luz é inteligente.
Fazeres em 2 pisos não é necessariamente mais caro construtivamente do que fazer só 1. É verdade que precisas de uma escada, mas em contrapartida tens muito menos apoios no solo, metade da área de cobertura e metade da área de laje de chão. [

]
Há uns anos quando a construção era mais simples podia até compensar, mas hoje em dia com a "necessidade" de isolar e impermeabilizar tudo já é um pouco diferente.