Tópico das Casas

O Paulofer tinha feito bem era se tivesse posto aqui a planta do terreno antes de ter encomendado o projecto! [:D][:)]

Antes de mais obrigado a todos pelas sugestões, vou tentar responder a todos!
No resto tens razão, tinha sido uma boa ideia, isto é pessoal cheio de ideias, por isso mesmo coloquei aqui, são mais opiniões diferenciadas. Por vezes ficamos focados numa coisa e perdemos o foco geral e acabamos por cometer erros básicos. No caso dei quase liberdade total ao arquiteto.

Antes de mais, parabéns pela "aventura", e boa sorte para os próximos tempos, que o orçamento não derrame muito e que fiques satisfeito com o resultado final.

Parece haver aí bastantes limitações de terreno e implantação, por isso no geral acho que está bem.

O que não gosto aí:
- ligação da garagem diretamente à sala, não acho bom...com carros a combustão acabam por entrar fumos, e convém ter algum cuidado com animais indesejados que possam entrar para a garagem [:D]. O corredor de acesso rouba espaço, por isso eu preferia não ter ligação e aceder por fora. O triângulo entre os dois volumes é estranho, e na verdade duvido que fique dessa forma.

- os quartos estão demasiado expostos para a entrada da casa. Com outro desenho de alçado ou recurso a "painéis" na diagonal, não é difícil resolver.

- a passar junto à cozinha para aceder aos quartos não acho que seja a solução ideal, mas aí até que está bem resolvido.

- gosto da gestão das IS dos quartos e lavandaria. A ideia dos negativos para ter luz é inteligente.

Fazeres em 2 pisos não é necessariamente mais caro construtivamente do que fazer só 1. É verdade que precisas de uma escada, mas em contrapartida tens muito menos apoios no solo, metade da área de cobertura e metade da área de laje de chão. [;)]

Há uns anos quando a construção era mais simples podia até compensar, mas hoje em dia com a "necessidade" de isolar e impermeabilizar tudo já é um pouco diferente.

O orçamento não pode derrapar!
O terreno tem limitações, afunila muito, além de que do lado esquerdo quis deixar uma passagem pelo menos para um carro, entre a suite e o muro, o lado da garagem também não pode crescer, preciso de espaço para fazer manobras para acesso a outro casa. Está tudo muito esticado.
A versão inicial do projeto ainda com 2 andares era garagem e cozinha do lado esquerdo, quartos em cima.

Uma das guerras em casa foi a garagem, por mim no início nem tinha ou podia ser aberta, mas vai-se fazer não por causa do carro mas por causa da tralha que é muita e se calhar faz sentido. Se fosse aberta a casa seria ao contrário, a garagem seria do lado esquerdo.
Eu preferia a ligação da garagem à cozinha, mas faz-me sentido a sala com acesso direto ao terreno. A sala vai ser a principal divisão da casa pelo menos na teoria. A tua sugestão de cortar o acesso não é má ideia, o corredor desaparecia, e ganhava um metro atrás. O triângulo da garagem é coisa de arquiteto, não percebi bem qual a ideia, é bem provável que não fique como está, até porque talvez ainda rode um pouco a casa fechando o triangulo.
-a exposição dos quartos que falas, é relativo a pouca privacidade ou é outro tipo de exposição?
- Aquele móvel no meio sempre me fez alguma confusão, parece-me um mono ali, mas é essencial para definir e separar as várias áreas.

A diminuição de 2 pisos para um, diminuiu perto de 100 metros de construção, era uma casa grande demais. Os quartos seriam em cima e em baixo as áreas seriam demasiado grandes para aquilo que pretendo. Em termos de implantação era quase o mesmo. Podia era ter diminuído a implantação fazer com 2 pisos, podia fazer um quarto em baixo e 2 em cima por exemplo. (mas nunca chegou a ser hipótese).

Edit: o que é o IS?

Last edited:
Eu preferia trocar tudo e colocar sala e cozinha na outra perna do L onde estão agora os quartos.

Preferia ter mais iluminação na cozinha e menos num quarto.

Não punha wc social com uma ligação direta para a cozinha, que é o que acontece embora haja um móvel a fazer uma ligeira separação. Os maus cheiros não se propagam visualmente, mas pelo ar.

Também faria a garagem sem ligação à sala. Perde muta área e não vai dar para colocar a o mota e a tralha.

Punha a cozinha onde está actualmente a suite. Acho preferivel ter de passar pela sala para aceder á cozinha, do que passar pela cozinha para aceder aos quartos.

Mas isto sou eu. Todos temos gostos e opiniões diferentes. É preciso é que quem vai para lá morar, goste, principalmente a wife![:D]

A cozinha do outro lado não dá, por causa da garagem que não pode ser daquele lado. E penso que não faz sentido a garagem ficar encostada aos quartos.
O WC não sendo o sitio ideal nesta configuração não tem outro sitio para ficar.
A sala ficar ali tem a ver com o acesso à área exterior, na teoria será para fazer umas churrascadas enquanto o pessoal está na sala e outro lá fora e vêem-se uns aos outros.
Com a sala no canto penso que se perde um pouco isso.

Obviamente quem vai morar ali é que tem que gostar, mas às vezes o projeto é uma coisa "espetacular" e depois no dia a dia não resulta. T

Cheiro de churrasco na sala, não é bom...

Continuo na minha, trocava a posição da sala xom a cozinha.

E eliminava aquele triângulo entre a casa e a garagem. E também eliminava a porta dentro da garagem.

Parabéns. Que a construção não te faça muitos cabelos brancos [:D]

Como já disseram, eu trocava a posição da sala com a cozinha. Eu tenho a minha cozinha/despensa com acesso à garagem e dá muito jeito.

O ideal seria a cozinha ficar ligada à garagem mas como disse o topolino ficaria com pouca luz e como disse acima com menos ligação à área exterior.

Cheiro de churrasco na sala, não é bom...

Continuo na minha, trocava a posição da sala xom a cozinha.

E eliminava aquele triângulo entre a casa e a garagem. E também eliminava a porta dentro da garagem.

Expliquei-me mal, o churrasco não vai ser feito em frente à sala, o terreno tem uma área ao lado da suite para isso se necessário, referia-me ao pessoal estar no exterior numa churrascada, e poder haver ligação à sala fácil.
O triangulo ali não serve para nada, é verdade. A porta da garagem acho que terá a ver com os cheiros, criar ali uma zona de exclusão ou tipo isso. O que tenho apanhado em várias casas é porta dupla que fica ainda mais estranho.

https://forum.motorguia.net/forum/m...5485-tópico-das-casas?p=14275551#post14275551

Sim, nesse caso era fazer um espelho. A garagem no local da suite e do quarto contíguo, a cozinha em open space no 2º wc e lavandaria, a sala à frente a ocupar o 3º quarto, wc de serviço até à porta de entrada. O resto seria igual mas a ocupar o espaço da actual sala e garagem.

Neste momento uma mudança tão radical já não é possível sob pena do arquiteto me dar um tiro! Em todo o caso a garagem do lado esquerdo seria um problema.

Por acaso reparei nos 5 degraus de desnível para a garagem. Deixa lá, ficas na mesma com uma boa casa de piso térreo, um luxo nos dias de hoje [;)]

Por acaso reparei nos 5 degraus de desnível para a garagem. Deixa lá, ficas na mesma com uma boa casa de piso térreo, um luxo nos dias de hoje [;)]

Ainda não percebi os degraus na garagem, é uma das coisas que tenho que esclarecer com o arquiteto, o terreno é quase plano, a cota do terreno varia entre 82.34 na zona da garagem e 82,58 na suite, não me parece que precise de degraus. Mesmo que a casa suba alguma coisa, nunca na vida serão 5 degraus.

Sim, para mim ter uma casa destas é luxo, por mim era uma coisa ainda mais básica, até porque infelizmente acaba por ser muitas vezes dormitório. Mas depois há o outro lado, a investir tenta-se fazer algo que tenha valor hoje mas também no futuro.

Antes da mais muitos Parabéns pelo inicio da aventura que é construir uma casa. Fiz a minha no centro do Porto desde jan 2020 até maio 2021 e foi até correu bem.

Quanto à planta. Não sabendo qual é a orientação solar da casa, trocava a sala pela cozinha. E no que é hoje a cozinha e passaria a ser a sala, na parede onde está o fogão colocaria uma boa janela.

Penso que seja uma lareira instalada na sala. Com a troca cozinha pela sala, colocava a lareira no canto da esquerda, junto da parede com a casa de banho. E até há sistema de distribuição de ar quente e já ficava praticamente alinhado com o corredor de acesso aos quartos. Ficava a casa inteira aquecida.

A troca da sala pela cozinha, mantinha a janela para o patio interior. É ai que a familia passa a maior parte do tempo.

Se calhar, em vez daquele recanto entre a sala e cozinha, substituia por uma janela a toda altura e deixava de ter a perda de espaço.

Com a troca da sala pela cozinha, era mais pratico o acesso à garagem e a lavandaria seria construida no corredor e aproveitava para espaço interior aquele bico triangular para a lavandaria. E casa de máquinas, para o depósito das AQS solares. E se for o caso da instalação de uma bomba de calor, também é um bom espaço.

A sala está virada a poente, ao final do dia leva mesmo com o sol em cheio.
São várias as pessoas a sugerir a troca da sala pela cozinha, é curioso, em termos práticos acho que têm razão porque ligaria à garagem e isso é importante quando se vem com compras por exemplo, assim terei que passar pela sala. Em todo o caso na casa atual passo muitas horas na sala e espero que ali seja também o caso (meio/meio com a cozinha) e pretendo aceder ao jardim de forma fácil da sala.
O fogão de sala até cheguei a pensar colocar no meio para servir sala e cozinha mas ia ser um obstáculo, o encostar mais ao canto é uma boa ideia, aumenta a janela e a entrada de luz.
O recanto é das coisas que mais gosto ali no desenho, como vai ficar na prática? Não faço ideia. Em principio não queria abdicar dele. É daquelas coisas que só quando estiver em construção vou ter noção se foi uma boa decisão.

O que refiro da exposição dos quartos é o facto de abrirem diretamente para a entrada da casa.
Presumo que esses quartos sejam para filhos ou visitas, das duas uma: ou deverão estar sempre com as cortinas fechadas, ou então podes usar vegetação para proteção visual.
A minha primeura ideia para resolver isso seria rodar a fachada/janela dos quartos a 30 ou 45°, de modo a direcionar a vista para outro lado.

O móvel a separar a circulação do espaço da cozinha acho que está bem, e no máximo o que poderia pensar seria baixar o corpo da sala para o alinhamento do quarto, utilizar a IS de serviço e o arrumo como elementos divisores da sala e átrio de entrada. Com isso também daria para criar um espaço atrás da sala para onde a cozinha podesse abrir e até criar uma zona exterior para refeições e barbecue nas traseiras da casa. Mas mudava bastante a relação da cozinha com a sala.

Cortar 100m2 é bastante, se como está te chega, acho que fazes bem, ainda representa um valor de investimento elevado atualmente.

IS é abreviatura para instalação sanitária

Inverter a cozinha com a sala acho uma pessima decisão. Só iria expor a cozinha para a entrada da casa e prejudicar a iluminação e relação exterior da sala.

Antes demais, parabéns e boa sorte.

Só quando se tem terreno ilimitado e exposição ideal e dinheiro ilimitado é que se consegue fazer algoi à prova de críticas. De resto é sempre díficil.

Dá para entender que o terreno e a exposição têm as suas limitações o que deu uma organização um pouco menos normal.

A entrada da casa pela frente, para onde dão os quartos acaba por tornar a casa muito exposta. Pelo que vejo tens ali 2 degraus e tudo, pelo que da rua que suponho que seja em baixo há alguma exposição de toda a casa.

Isto influenciou também a garagem que fica menos ortodoxa ter ali o acesso pela sala.

De resto, gosto da organização e acho que tens ai boas soluções. acho que andava com a reentrância que tens entre a sala e a cozinha para a esquerda diminuir a cozinha e aumentar a sala. Até porque aquele balcão de pequeno almoço está ali mesmo mesmo espremido.

de resto lavandaria está fixe, is social também, ali um arrumo dá mesmo jeito. quatos simples estão bem.

Suite. Reduzia ligeiramente o closet e metia a cabeceira da cama na fachada de baixo. 1000x entrar no quarto e não ver a cama do que ver assim. Com isso tens de mudar a janela que abre.

Nas duas casas de banho tens dos duches ao contrário. a cabeça do duche devia estar na outra parede, porque entre vidro de protecção e a bancada não vais ter espaço nenhum para entrar. Não vai dar jeito nenhum.
Na casa de banho de cima acho que estás a entrar muito em cima do duche, e tens demasiado espaço na sanita e bidé, descia tudo 10/15cm.

Na casa de banho da suite, fazia ao contrário, o duche na janela e a sanita do lado do closet.

No closet pensava bem em perder um pouco de espaço e ganhar uma janela. Vestir com luz natural é muito melhor do que com luz artificial.

Quando coloquei aqui o projeto era essencialmente para ter opiniões deste género, mudanças não muito radicais que podem fazer a diferença, uma vez que o projeto está relativamente adiantado já depois de várias mudanças.
A casa é relativamente isolada neste momento tem uma casa devoluta à frente numa cota ligeiramente mais baixa (praí um metro), a casa fica digamos que numa travessa de uma rua principal, aí uns 30 metros mais para dentro em relação à rua e numa cota superior. Ou seja com vista para os quartos será só o pessoal da casa. Quando a casa estiver construída ninguém verá a casa da rua, vê-se o telhado e pouco mais. Se reconstruirem a casa devoluta a casa ficará ligeiramente "escondia". A questão dos degraus terei que esclarecer ainda. Não sei se o arquiteto pretende subir a cota da casa alguma coisa, poderiam ser os tais 2 degraus.
A garagem é das coisas que olho e ainda não me convence, também porque me dava jeito aquela área para acesso a outra zona, mas não tenho grande solução.

Dizes para chegar a reentrância para a esquerda, com isso acabava com a zona de refeições? É isso? Sou sincero, não sei se vou usar essa zona de refeições, talvez para o pequeno almoço, mais que isso servirá de zona de passagem da cozinha para a sala de refeições.

O closet pode-se perfeitamente cortar, tem 6metros de armário, mas ao diminuir a parte maior do closet deixaria de estar perpendicular ao corredor, não sei se ficará bem. Ao mudar a cama de lado, ao entrar no quarto via os pés da cama, em vez da cama toda, é isso? A parede tem 3,15metros. Daria no limite para cama de 190cm+mesinhas de 55cm, isto sem mexer no closet.
Boa dica dos chuveiros e do duche do lado contrário ao closet e a sanita atrás da porta.
A janela no closet parece-me também boa ideia, não me importo de abdicar de algum espaço no closet para ter luz, não sei se a posso fazer. nas traseiras da casa penso que não por causa do vizinho. no topo do quarto talvez, tem 6 metros para o vizinho. Não sei se a janela ficará bem com móvel à volta, ficando ela 60cm dentro do móvel digamos assim. é uma coisa a estudar.
Obrigado pelas dicas.

Eu preferia trocar tudo e colocar sala e cozinha na outra perna do L onde estão agora os quartos.

Preferia ter mais iluminação na cozinha e menos num quarto.

Não punha wc social com uma ligação direta para a cozinha, que é o que acontece embora haja um móvel a fazer uma ligeira separação. Os maus cheiros não se propagam visualmente, mas pelo ar.

Também faria a garagem sem ligação à sala. Perde muta área e não vai dar para colocar a o mota e a tralha.

Punha a cozinha onde está actualmente a suite. Acho preferivel ter de passar pela sala para aceder á cozinha, do que passar pela cozinha para aceder aos quartos.

Mas isto sou eu. Todos temos gostos e opiniões diferentes. É preciso é que quem vai para lá morar, goste, principalmente a wife![:D]

Comi disse já não há hipótese de mudanças radicais.
O Wc percebo a "critica" mas não tem grande solução acho eu, já levou aquele móvel para cortar um pouco.
A ligação da garagem à sala está um pouco estranha, um grande corredor que não tem aproveitamento nenhum. A parte da wife confirmo:)

A lavandaria não sei se não vai virar também despensa e onde estão os arrumos um mini escritório que me daria algum jeito.

Se der, coloca. Fonte de luz natural e mais importante, ventilação. Obviamente coloca janelas pequenas para evitar intrusões. ;)

Enquanto forem alternativas não há problema, cada um terá sempre a sua ideia, mas por vezes a partilha ajuda a perceber alguns erros.
Eu dei total liberdade ao arquiteto e ele felizmente conseguiu projetar razoavelmente bem o que eu pretendia, mas já vamos na 3º ou 4ª versão, mas nem tudo o que falamos passou ao papel. Numa coisa ou outra acho que se fez de esquecido, e se calhar bem.

Back