Tópico das Casas

Nem sabia que havia simulador...
tens link, é simples de usar para leigos?

Em casos como o teu em que calculaste no simulador valor inferior qual é o risco real de pedir uma reavaliação?

O simulador está no próprio portal das finanças. Precisas dos dados que estão na caderneta predial que também imprimes no portal das finanças. Na própria caderneta estão indicados os coeficientes que estão a usar para calcular o VPT actual. Foi onde reparei que estou a pagar como uma casa nova em vez de uma casa com 19 anos.:sh)

O simulador está no próprio portal das finanças. Precisas dos dados que estão na caderneta predial que também imprimes no portal das finanças. Na própria caderneta estão indicados os coeficientes que estão a usar para calcular o VPT actual. Foi onde reparei que estou a pagar como uma casa nova em vez de uma casa com 19 anos.:sh)

Infelizmente isso é normal com o fisco. Tens de ser tu a queixar-te porque eles preferem enganar o contribuinte. Imagina a quantidade de pessoas que anda a ser "roubada" à conta desses detalhes.

Sei de um caso em que um anexo de 1 quarto e 1 casa de banho numa casa com mais de 30 anos fez com que TODA a casa fosse reavalidada pelas finanças como nova. Obviamente que foi reclamada e foi corrigida a avaliação em cerca de 50K€. Coisa pouca em termos de IMI's, etc.

O coeficiente de vetustez é algo que depende unicamente dos anos da habitação. Era muito simples ao fisco implementar um automatismo que atualizasse o valor patrimonial dos imóveis automaticamente. Mas se houver algum coeficiente da fórmula que aumente podes estar tranquilo que eles actualizam logo. Isto tem um nome.

Quando os pais faltarem é tranquilo porque já têm casa e desde que tenham emprego está tudo bem.
O dinheiro ganho é só para o dia a dia e eventualmente para comprar um carro ou outro ao longo da vida.

Depois ainda herdam algum dinheirinho e uma casa (com sorte se os pais forem da aldeia ainda herdam uma segunda casa para uns fins de semana e férias).

Que mais podem querer?

Têm uma excelente vida sem se chatearem.

Tal e qual como descreveste. Os jovens que conheço que estão mais tranquilos são os que herdaram ou receberam casas dos pais. Alguns estão acomodados, outros aproveitaram para aumentar o património, usando os imóveis como avalancagem.

Infelizmente nem toda gente pode oferecer casas aos filhos mas quem tiver condições, que o faça.

Estive a ver as tipologias todas. Há ali uns com área de terraço do tamanho da habitação e um dos apartamentos calhou a fava de ficar com os dois piores lugares de estacionamento, onde só cabem um hatchback e um smart. 500 a 600 mil biscas com vista para o cemitério!?

Não percebo esse tema do cemitério. Acho que é dos melhores vizinhos que há. Quem me dera a mim que o cemitério fosse maior e 360° a volta.

É como acontece com outros serviços, temos sempre de andar em cima deles.

Se fosses podre de rico, tinhas alguém que o faria por ti. [;)][:D]

Não percebo esse tema do cemitério. Acho que é dos melhores vizinhos que há. Quem me dera a mim que o cemitério fosse maior e 360° a volta.

São os vizinhos mais sossegados que podes ter [:D]
Mas uma vista para as campas não se pode considerar como premium, excepto para os góticos.
Se ao menos o cemitério fosse rodeado por uma cortina arbórea de ciprestes, reduziria o impacto visual.

Também ando a ser roubado. Todos os coeficientes foram actualizados excepto o de vetustez, que ainda está 2 níveis acima. [8b]

Tanta utopia e tão pouco realismo.

Não há ninguém que baixe o preço de um imóvel só porque sim. Só porque alguém o abordou mesmo antes de o colocar num portal de imobiliário.
Toda a gente vai vender pelo máximo que conseguir.
A única coisa que poderá acontecer é uma venda sem intermediários que poderá ser ajustada +- na medida da comissão que não será paga.

Coloquem-se no lugar de um desses vendedores e digam-me o que fariam, alguém vos abordava para vos comprar um imóvel (antes de estar anunciado) e vocês fariam o quê!

Aqui são todos chico espertos que fazem mega negócios 🤣

Já se fizerem bons negócios, mas talvez á uns 7-8 anos... agora só um parvo vende o imóvel mais baixo. Mesmo que precise de dinheiro, sabe que vende.

A maior parte das câmaras não olham muito para as acessibilidades... Há termo assinado siga para bingo...
A questão é que tenho visto cada vez mais interpretações muitoooooo criativas.
E mesmo para o que olham e que não vêem, havendo termo quem o passa é o responsável.

Quando derem de caras com um cliente final informado a coisa é capaz de correr mal.

E mesmo para o que olham e que não vêem, havendo termo quem o passa é o responsável.

Quando derem de caras com um cliente final informado a coisa é capaz de correr mal.

Não acredito.
Só num caso muitooooooo esporádico poderá haver um cliente a reclamar que uma casa de banho não tem a medida regulamentar.
Todos os outros não ligam, desde que esteja bom.

Ninguém sabe o futuro e por vezes fruto de um acidente ou problema de saúde as necessidades e sensibilidade à mobilidade condicionada podem alertar para as desconformidades.

Assim 1 pergunta do dia: para vocês, a vista é importante?

Aqui a minha espelunca , apartamento mt alto, tem vista para tudo e mais alguma coisa, ainda vejo o tejo la ao fundo, e o inicio das terras do Ruie34, passe a expressão pk n sei ao certo de que zona do ribatejo " sul " ele é.
E do outro lado tenho vista para planicie/serra.

Acho que se tivesse que voltar a ir pa linha de sintra, especialmente com vista po predio da frente, me mandava da ponte [:D]

Será talvez aquilo que mais importância dou?

Adoro ir a janela e à varanda. Pa quem nao ligue muito talvez n seja uma prioridade.

Voltar
Superior