Tópico das Casas

Ruie34,
Como em praticamente tudo na vida, é uma questão de opções.
Podemos optar por (tentar) amortizar o mais cedo possível, privando de muita coisa, ou deixar seguir o seu curso até ao final do empréstimo.
Em ambos os casos, tudo tem o seu custo.
Estarei aí no meio termo.

Até porque segui um caminho diferente do que se costuma referir aqui. Comprei, remodelei e melhorei. Portanto, em vez de pedir "tudo", pedi só para 80% de compra da "base". Depois já lá está mais de metade do valor de compra metido em remodelação e melhorias.

Para o ano devo amortizar qualquer coisa, mas não me tira o sono. É a única prestação que tenho, e anda abaixo dos 20% do rendimento líquido.

Obrigado a todos pelas opiniões, concordo na íntegra com a generalidade dos posts.

Eu não atribuo grande peso relativo à casa na minha vida, para me levar uma % assim tão grande do orçamento mensal atual.

Por outro lado, o valor que seria o perfeito para ter uma vida (bastante) folgada seriam os 150k de casa, que na AML é um pardieiro nos dias de hoje, que nem tem elevador, muito menos garagem.

Portanto, acho que também não tenho essa necessidade.

Ontem estive a fazer umas contas, sobre os custos que não tenho agora, e que vou passar a ter.

Basicamente, somando a renda da casa e todas as despesas (seguros, IMI, condomínio , água luz e gás, etc) e 400€ para alimentação para um casal, estou nos 50% do rendimento líquido.

Não é de ficar com a corda ao pescoço, mas para mim que tenho hábitos de poupança agressivos, vai custar um pouco a digerir.

Se batesse nos 30% do rendimento líquido (casa e alimentação) seria perfeito. Assim vai ser trabalhar para basicamente pagar despesas, que é o que um gajo está condenado cá em PT, mesmo com um salário acima da média (ou muito acima da média, tendo em conta a faixa etária).

30% do rendimento é só utopia, nem em Portugal nem em lado nenhum..

Obrigado a todos pelas opiniões, concordo na íntegra com a generalidade dos posts.

Eu não atribuo grande peso relativo à casa na minha vida, para me levar uma % assim tão grande do orçamento mensal atual.

Por outro lado, o valor que seria o perfeito para ter uma vida (bastante) folgada seriam os 150k de casa, que na AML é um pardieiro nos dias de hoje, que nem tem elevador, muito menos garagem.

Portanto, acho que também não tenho essa necessidade.

Ontem estive a fazer umas contas, sobre os custos que não tenho agora, e que vou passar a ter.

Basicamente, somando a renda da casa e todas as despesas (seguros, IMI, condomínio , água luz e gás, etc) e 400€ para alimentação para um casal, estou nos 50% do rendimento líquido.

Não é de ficar com a corda ao pescoço, mas para mim que tenho hábitos de poupança agressivos, vai custar um pouco a digerir.

Se batesse nos 30% do rendimento líquido (casa e alimentação) seria perfeito. Assim vai ser trabalhar para basicamente pagar despesas, que é o que um gajo está condenado cá em PT, mesmo com um salário acima da média (ou muito acima da média, tendo em conta a faixa etária).

Um pormenor Importante que me esqueci de referir ontem.

Uma coisa é contratar o CH e aplicar o budget da regra do 1/3 do rendimento liquido quando estamos com TAN de 4,9%.

Outra coisa completamente diferente é contratar e aplicar a mesma regra do 1/3, quando as TAN andavam nos 0,5%.

É preciso avaliar e ter noção destas realidades distintas. [;)]

Uma coisa é contratar o CH e aplicar o budget da regra do 1/3 do rendimento liquido quando estamos com TAN de 4,9%.

Outra coisa completamente diferente é contratar e aplicar a mesma regra do 1/3, quando as TAN andavam nos 0,5%.

O que está a aliciar mais , sem negociar, é o Bankinter Taxa Fixa Promocional 25 anos.

Portanto sim, o que dizes está acautelado.

30% do rendimento é só utopia, nem em Portugal nem em lado nenhum..

O normal são 30%/40% para a habitação, mais 30%/40% para os outras despesas e filhos, sobrando 20% para poupanças, hobbies e férias. As minhas despesas nunca ultrapassaram 20% dos meus rendimentos líquidos mas admito que vivo numa bolha e não tenho filhos.

Gavela, desculpa, mas....

com a euribor aos níveis a que estão, a ultrapassar os 4% + Spread

e depois se contares com o seguro de vida e seguro multirriscos, ambos obrigatórios ( não é só o CH em si, é estas despesas obrigatórias, tudo junto )

todos os agregados familiares, com filhos, e que neste momento estiver a gastar 1/3 do seu rendimento líquido para pagar isto...

desculpa, mas são famílias em risco de incumprimento, ou a cortar em muitas coisas, a fazer sacrifícios

fiz anos em 23 de SET, fui a restaurante, até coloquei imagens no tópico dedicado, muito bom mesmo, éramos 3 pessoas

90 e tal euros

diz-me lá, essas famílias conseguem dar-se a esse luxo ?!

pá, vivem para a casa, cortam em tudo o que podem

e se as taxas subirem mais ?! se a LAGARTA decidir isso ? eu acho uma loucura, mas prontos, devo ser só eu

agora é uma boa altura para decidir os limites, fazendo simulações, foi o que disse

façam agora, é uma boa altura para verem até onde podem comprar - 300.000 ? 400.000 ? 500.000 ? 600.000 ?

mas 1/3....não aconselho mesmo nada aos níveis de agora das taxas, porque não aguentam mais

é um burro velho a falar, por isso....e que gosta de mamas

Última edição:
No meu caso, com a entrada que referi, a renda da casa corresponderá a 25% do rendimento líquido do agregado.

Somando as despesas todas (incluindo as anuais como o IMI / 12), e estamos nos 50%.

Claro que estou no início de carreira e claro que é expectável que os salários aumentem ao longo do empréstimo, mas gosto de ser contido nas contas.

Fixar o budget nos 250/260k e pedir apenas 180k parece-me o mais prudente.

Até porque não sou um gajo muito humilde nos gastos e valorizo a qualidade de vida (também trabalho para isso). Gosto de andar bem vestido, bem calçado, bons carros, jantarada semanal também é frequente, bons relógios, barbeiro semanalmente ou de 15 em 15 dias, etc.

Claro que há coisas que vão ter de ser cortadas (ainda assim atualmente poupo 75% do salário), mas a ideia é haver um equilíbrio.

Gavela, desculpa, mas....

com a euribor aos níveis a que estão, a ultrapassar os 4% + Spread

é um burro velho

Eu desculpo quase tudo... [:cool:]

Custo a "desculpar" é estares folgado, em que só tu pagas bem tudo com 1/3 do teu liquido e tens andado com dramas e mais dramas aqui, devido ao aumento do CH e seguro de saúde e só se paga juros e não amortiza nada, e etc etc. E porque não abates o teu crédito como deve ser, estando com taxas de 4% mais spread como dizes?? Mas porquê!!:confused:
Tanta massa que sobra... mas nada para o lado de pagar a divida de forma mais rápida para não pagar 2 casas!

É que isso parece ser só o que está a bold.. [:blush:]

Custo a "desculpar" é estares folgado, em que só tu pagas bem tudo com 1/3 do teu liquido e tens andado com dramas e mais dramas aqui, ..

pois

chama-me estúpido, ou outros nomes, se quiseres, estás autorizado [:D]

pagava 312 euros há 1 ano e tal, e eu deixei andar e apliquei o dinheiro não para poupar e nem para amortizar, mas para viver bem e à francesa

mesmo estúpido, chamo-me isso a mim próprio

mas de modo global, a nível familiar, não me posso queixar nada, isso é verdade

tenho um modo de gerir as finanças do meu agregado um pouco fora do comum, mas acho que resulta

como sou eu a pagar todas as despesas da casa, e digo todas, eu tento encontrar sempre formas de ter margem, de poupar no meu ordenado

Última edição:
Museum e o que tenho com o CH ainda no NovoBanco. São a empresa que faz os seguros deles e é mesmo grande preço mas acho que não fazem se o acH não for no Novo Banco.

A real não tem casa mas já vale pelo de vida

Enviado do meu KB2003 através do Tapatalk

recebi outra proposta do seguro de vida do Dr Finanças, repara que tenho 54 anos e a minha mulher 53, e é mais barata que a Real

é a Tranquilidade, VIDA CRÉDITO CASA 3.0, grupo Generali

só daqui a 6 ou 7 anos passarei a mais de 100 euros, ITP a 100% cada um e invalidez 60%

tenta fazer uma simulação aí​, ou pede informações

e o questionário de adesão até fiquei espantado, poucas perguntas

simplesmente perguntaram a altura, o peso, e se tínhamos algum tratamento em curso

no meu caso vou pagar menos de 60 euros

Última edição:
recebi outra proposta do seguro de vida do Dr Finanças, repara que tenho 54 anos e a minha mulher 53, e é mais barata que a Real

é a Tranquilidade, VIDA CRÉDITO CASA 3.0, grupo Generali

só daqui a 6 ou 7 anos passarei a mais de 100 euros, ITP a 100% cada um e invalidez 60%

tenta fazer uma simulação aí​, ou pede informações

e o questionário de adesão até fiquei espantado, poucas perguntas

simplesmente perguntaram a altura, o peso, e se tínhamos algum tratamento em curso

no meu caso vou pagar menos de 60 euros

Altar,
O seguro de vida deve ser renegociado sempre que possível. É a única forma de manter o valor baixo.

Eu ia fazer na tranquilidade pois já, tenho o seguro automóvel mas na atura foi declinado, por um quisto numa eco da mulher.

Posso voltar a carga, tudo já foi tratado e tudo benigno.

Entretanto também na tranquilidade vou ver o multirriscos e recheio(migrar da LOGO).

Enviado do meu KB2003 através do Tapatalk

Eu sou dos que ganhe o que ganhe, não vou passar para nada mais caro do que os 70 e tal K que ainda estou a dever, e agora ganho muito mais que quando iniciei o crédito em 2021.

A minha maria é que não me acompanha, mas com o pequeno negocio dela talvez venha a apanhar-me.

Quero livar-me de créditos o mais rapidamente possivel, 40 anos? quase meio século e dezenas de milhares de euros em juros? nossa senhora.

Mas com as permissas do Etcetera ou seja tem que ser algo que eu goste minimamente, e tive essa sorte. Caso contrário mais vale um esforço financeiro extra.

Se dobrares ou triplicares o teu rendimento vais continuar a nunca dever mais do que 70k?

Isso é que é prep para um FIRE [:D]

se interessar alguém, sobre os valores

acabei de receber o relatório de avaliação da minha casa ( NovoBanco )

localizada em Forte da Casa, Concelho VFX

habitação : 2150 por m2
varandas : 450 por m2
garagem : 750 por m2

no total avaliaram por 310.750 euros

está já bem avançado o processo, devo fazer a escritura lá para Novembro, acho eu

entretanto da CGD nem uma só palavra, só entraves, só faltava pedirem um registo criminal

Última edição:
A cgd é onde tenho a pior experiência bancária. De fugir...ou ter muita paciência. Muito adequado a reformados, desempregados e afins, com muito tempo para os aturar.

concordo contigo a 1000%, é mesmo isso

nem um simples telefonema, nada, só pediam papéis e mais papéis .....

eles que fiquem com todos os clientes a precisarem de moratórias

ainda não lhes respondi nada, mas estou mesmo ansioso para lhes mandar um email a arrasar

está muito perto disso, eu depois digo-vos

mas vai ser a arrasar com eles

Chatear se com eles é o que lhes dá mais gozo...
Vão ler o teu email e ter tópico de risada para o dia todo.
Caga nos gajos e mostra que para ti eles também são uma insignificância.
A escrever escreve algo formal a dizer porquê saiste e ponto, sem grandes emoções.

concordo contigo a 1000%, é mesmo isso

nem um simples telefonema, nada, só pediam papéis e mais papéis .....

eles que fiquem com todos os clientes a precisarem de moratórias

ainda não lhes respondi nada, mas estou mesmo ansioso para lhes mandar um email a arrasar

está muito perto disso, eu depois digo-vos

mas vai ser a arrasar com eles

Esquece lá isso.

Esses emails são filtrados/seleccionados pelo galhofas lá da agência e depois são lidos nos jantares de natal, já todos bebidos - até se engasgam a rir do pessoal que se indigna a ponto de enviar emails de reclamação.

Voltar
Superior