Tópico das Casas

Quando as taxas de referência estavam a zero ou negativas 100 mil euros de crédito (com prazo alargado, como referes) custavam cerca de 300 euros/mês.

Actualmente custam cerca de 500 euros.

Em 2021, pedi emprestado 70 e tal mil paus, nem a 200 euros a prestação chegava ( fora os seguros ).
Agora é 300 e qq coisa, nada do outro mundo pelo facto de, lá está, ser um valor mt modesto.

Para mim a melhor casa é a que já está paga, 'dass. Raio dos juros.

Consumo é uma coisa e comprar habitação outra.

Mas por acaso parece-me que exageras nessa caracterização dos hábitos de consumo dos portugueses !?

Há uma necessidade natural de viver e desfrutar, mas é comum a todos os países desenvolvidos.

Mas ele tem alguma razão, consumismo desenfreado mesmo incluindo casas a 300K em vez de 200K ou 150K ou 100K que ja são raras.

São opções. Se depois ficam entaladas é lá com elas, só convém terem noção que sem folga mensal a vida tem tudo para tombar.

Isto n se aplica a quem n tem outro remedio obviamente mesmo com valores baixos.

O meu objectivo era acabar de pagar em 5 anos, mas se conseguir em 10 ja me dou por satisfeito.

40 é que nao !!

Depois da crise do subprime, que chegou cá com algum atraso, a concessão de crédito passou a ser feita com muito mais rigor.

Se actualmente com esta grande subida das txs não há muitos casos de incumprimento é por isso mesmo.

Portanto não vale a pena apontar só aspetos negativos, neste tema do CH os bancos têm estado bem.

Diria que concordo.

Quando fiz o meu CH , na FINE veio lá tudo explicadinho.

Até um analfabeto como eu compreende aquilo.

Há aí várias coisas nesse raciocínio pouco sólidas.

- Um casal ganhar, ambos ordenados mínimos é pouco provável, mesmo que aconteça será em princípio por pouco tempo.

Hm , qual o contexto para esta frase?

É que é a realidade de muita gente, basta não terem especiais qualificações.

A menos que me tenha perdido nos quotes, se for o caso , sorry.

O número de veículos automóveis novos matriculados em Portugal nos primeiros 10 meses do ano ascende a 195.781, mais 29,9% ou 45 mil do que em igual período de 2022, indicou a ACAP.

Será que os portugueses estão assim tão aflitos com as subidas dos juros? Não parece.

Mas ele tem alguma razão, consumismo desenfreado mesmo incluindo casas a 300K em vez de 200K ou 150K ou 100K que ja são raras.

São opções. Se depois ficam entaladas é lá com elas, só convém terem noção que sem folga mensal a vida tem tudo para tombar.

Isto n se aplica a quem n tem outro remedio obviamente mesmo com valores baixos.

O meu objectivo era acabar de pagar em 5 anos, mas se conseguir em 10 ja me dou por satisfeito.

40 é que nao !!

Talvez as pessoas sobrevalorizem a casa na sua vida.

É encarada como aquilo que de mais importante se tém (bens físicos), é engraçado como alguém aí atrás assume que para um casal o ideal/normal é comprar um T2.

Os meus pais quando se casaram, alugaram um quarto num apartamento.

As exigências/expectativas têm crescido muito, por isso as pessoas passam a vida queixar-se do que não têm em vez de desfrutarem do que têm. [:D]

O número de veículos automóveis novos matriculados em Portugal nos primeiros 10 meses do ano ascende a 195.781, mais 29,9% ou 45 mil do que em igual período de 2022, indicou a ACAP.

Será que os portugueses estão assim tão aflitos com as subidas dos juros? Não parece.

Mas a Dacia é a marca que está a crescer mais este ano e além disso este aumento deve ser à custa das frotas.

Só analisando os números dará para tirar conclusões mais efetivas. Por um lado no ano passado ainda havia falta de veículos e atrasos nas entregas, por outro o crescimento do turismo e dos carros de aluguer deve ser uma boa percentagem também. Além das empresas que com mais lucros aproveitam para trocar veículos, além dos incentivos nos elétricos. Parece-me que o tuga comum não é o principal contribuidor para esse número.

Euribor 12M despenca para valores há muito tempo não vistos!!
3.794% apr:)

Prenda de Natal antes do tempo... [;)]

Eu avisei que as taxas de juros iam descer mto antes do bce começar a reduzir a taxa diretora...

E ainda é para baixar mais dada a trajetória recente da inflação. Os mercados não precisam que o bce atue para perceberem como o bce vai atuar - mais cedo ou mais tarde.

Tb é natural que nos próximos tempos a euribor12m seja mais baixa que as 6m e 3m como já está...

É encarada como aquilo que de mais importante se tém (bens físicos), é engraçado como alguém aí atrás assume que para um casal o ideal/normal é comprar um T2.

As exigências/expectativas têm crescido muito, por isso as pessoas passam a vida queixar-se do que não têm em vez de desfrutarem do que têm. [:D]

Verdade. Mas dar passos maiores que a perna tem o seu risco.

Há que abdicar de alguma coisa. Hoje tem-se 1 T1 em mem martins ou vila franca e amanhã talvez se tenha um T3 onde a pessoa quiser.

Estou a começar a ficar algo preocupado. Receio que o "medicamento" usado pode ter sido forte demais e ter deixado "sequelas no paciente"

Euribor 12M hoje continua a descer para os 3.785%

Possível contração da economia europeia nos proximos dias.

BCE já a ser afirmativo no fim da subida das taxas de juro...

Isabel Schnabel, uma das vozes mais conservadoras do Banco Central Europeu, descreve que “são bastante improváveis mais aumentos de juros após os últimos dados da inflação”.

:sh)

Estou a começar a ficar algo preocupado. Receio que o "medicamento" usado pode ter sido forte demais e ter deixado "sequelas no paciente"

Isabel Schnabel, uma das vozes mais conservadoras do Banco Central Europeu, descreve que “são bastante improváveis mais aumentos de juros após os últimos dados da inflação”.

Já o referi anteriormente...
Por mim a Euribor pode descer e ficar baixinha, principalmente a 3 meses 😁

O que sempre se falou, e que iria aumentar e depois ia começar a descer, até peca por tardio em relação ao que se dizia, a questão é até onde pode descer, acho que não deve voltar a descer a negativo, talvez fique pelos 2% que é o que sempre se disse que era uma taxa equilibrada.

Attachments

• photo164139.jpg
    photo164139.jpg
    215.9 KB · Views: 0

Não acho que seja o ideal um T2, é já a pensar nos mínimos para se a família crescer e não conseguirmos mudar de casa.

Eu, já vivi num T1 por isso estou à vontade para falar.

Que pena tenho de não ter lareira.

Mas só com condominio organizado, para as condutas terem a devida manutenção e não haver problemas com fumo.

A juntar uma boa lenha tipo azinho...hmm maravilha.

Que pena tenho de não ter lareira.

Mas só com condominio organizado, para as condutas terem a devida manutenção e não haver problemas com fumo.

A juntar uma boa lenha tipo azinho...hmm maravilha.
Este ano estou a queimar sobro e laranjeira. Mas esta última saiu-me do cabedal...

Back