Tópico das Casas

lembro-me de ver aqui um post com um link para um site onde tinha preços referência para as obras em casa
gostava de simular algumas coisas de um mapa de quantidades que tenho só para ter uma ideia dos custos (nesta fase não queria estar já a chatear empresas para orçamentos)

no entanto após pesquisar algumas paginas do tópico, não encontro o link
alguém sabe qual é? pode partilhar?

Costumo usar estes dois, o 1o tem umas tabelas Excel bastante completas, mas convém ter em conta que englobam percentagens de lucro, custos com estaleiro, etc. Mas dá para ajustar esse cálculo.
e convém ter em conta que pode haver alguma discrepância dos valores, dependendo do executante, do local, dos materiais, etc

https://orcamentos.eu/

http://www.geradordeprecos.info/reabilitacao/

Obrigado
é mesmo só para ter alguma noção do custo aproximado (arredondando para cima até), sabendo perfeitamente que depois será diferente.

Com tantas trocas e baldrocas, a administração das escolas nem se sabe bem de quem é a responsabilidade, mas julgo que neste momento é dos municípios, que como tal, precisam que haja/libertem dinheiro para as intervenções.

Os edifícios escolares, como em tudo, precisam de renovação e de se adequar às regras de construção atuais, que são cada vez mais e mais exigentes.

A maioria das escolas que referes do tempo do homem das botas, neste momento estão completamente ultrapassadas e a maioria nem sequer cumpre as condições de acessibilidade adequadas.

A maioria das escolas ainda em funcionamento, sobretudo 2o e 3o ciclo, são aqueles modelos pavilionares que foram repetidos por todo o país. Os blocos de aulas ainda vá que não vá, mas se vires os edifícios e espaços comuns (zonas administrativas, cantina, pavilhão desportivo, etc) são bastante maus e sem condições. Além disso, pela idade (~50 anos) muitas estruturas desses edifícios já estão em más condições, com infiltrações, caixilharias ineficientes, fissuras nas lajes e vigas e coberturas em amianto.

Tudo tem o seu tempo de vida e precisa de ser renovado ou substituído quando se torna obsoleto. Olha por exemplo o Hospital de Santo António no Porto, um edifício espetacular, mas que neste momento começa a deixar de fazer sentido como hospital, com a evolução técnica começam a ser muitos os problemas de adaptação.

Por acaso estou agora a participar num projeto engraçado que é a conversão de uma dessas escolas do plano dos centenários em habitação.

Estão ultrapassadas, mas são as que estão em uso. Demonstra o que o estado investe em educação.

Por acaso estou agora a participar num projeto engraçado que é a conversão de uma dessas escolas do plano dos centenários em habitação.

Estão ultrapassadas, mas são as que estão em uso. Demonstra o que o estado investe em educação.

Lá na aldeia, há uns anos a junta de freguesia converteu uma destas em duas habitações (T2) para alugar aos descendentes da terra que queiram lá pernoitar. Ficaram simples, mas bastante porreiras. Preservaram a totalidade das fachadas exteriores.

Nunca mais iria voltar a funcionar como escola, serve para outras coisas.

159603.jpg

Por acaso tive pena que a escola primária em Camarate, era assim do género dessas antigas mas de 2 andares, e demoliram para dar lugar a uma nova, visto que aquela já nos anos 90 era velha.
Ainda bem, todos ficam a ganhar com novas instalações, só que podiam preservar aquela para outros fins. Ou talvez não, não sei, mas gosto de as ver, acabam por ser um pouco de história né.

Portugal está abaixo da média da Europa em impostos sobre o Património.

O UK é quem mais cobra, o que é engraçado sendo um país tendencialmente liberal :sh)

Portugal está abaixo da média da Europa em impostos sobre o Património.

O UK é quem mais cobra, o que é engraçado sendo um país tendencialmente liberal :sh)

O que interessa, na realidade, é quanto fica disponível depois de tudo cobrado...e o que o cobrado traz de benefícios, ou não...

Pagar muito, mas ficar outro tanto disponível, é uma maravilha.... não me importava de ser uma Dinamarca...ou UK, sem dúvida que se vive melhor (em termos de rendimentos) por ali.

Isto, visto isoladamente serve de "Bola".

Vai ver a lista de maiores taxas.... Korea, USA, UK...todos eles com níveis de vida tão melhores que os nossos. já disse, podemos ser uma Dinamarca .... na boa, eu aceito! isto, sem falar das taxas e taxinhas, uma quantidade absurda de impostos indirectos que nos tiram rendimentos e são injustos, especialmente para os mais pobres.

Isto, visto isoladamente serve de "Bola".

Vai ver a lista de maiores taxas.... Korea, USA, UK...todos eles com níveis de vida tão melhores que os nossos. já disse, podemos ser uma Dinamarca .... na boa, eu aceito! isto, sem falar das taxas e taxinhas, uma quantidade absurda de impostos indirectos que nos tiram rendimentos e são injustos, especialmente para os mais pobres.

1) estás a misturar assuntos.

2) não discordo de ti em nada.

3) pediste dados, estão aí dados.

4) se vale bola ou picarete, é irrelevante, os dados, são esses.

5) UK é dos locais onde se cobram mais taxas por propriedade. Facto!

Obrigado.

Por acaso tivemos uma casa em Somerset, nunca me lembro do meu padrasto se queixar dos impostos que pagava por lá.

Já da boa reforma que recebia e das boas condições (excepto do tempo [;)]), sim.

E esses dados não fazem referência a outras despesas associados à propriedade. Um simples apartamento paga facilmente 4/5 mil libras de condomínio por ano!

Depois ainda tens a obrigação de pagar pelo parking permit, se tiveres carro, para poderes estacionares na tua zona de residência. Ainda este ano paguei o equivalente a dois IMI's em PT...

E esses dados não fazem referência a outras despesas associados à propriedade. Um simples apartamento paga facilmente 4/5 mil libras de condomínio por ano!

Depois ainda tens a obrigação de pagar pelo parking permit, se tiveres carro, para poderes estacionares na tua zona de residência. Ainda este ano paguei o equivalente a dois IMI's em PT...

Isso é igual para todas cidades/condados?

Mesmo assim, compensa estar no UK?

Por exemplo nos EUA, property tax é uma das formas onde o governo estatal vai buscar grande parte da sua receita:

image.png - Click image for larger version  Name:	image.png Size:	416.1 KB ID:	14392175

Se compensa lá estar, claro que sim! Os salários compensam! Em Portugal ganha-se ridiculamente mal, todos sabemos isso, e pagamos impostos a mais, todos sabemos isso... Mas não é disso que estamos a falar agora.

Não se enganem, um apartamento de ~500k em NYC (o que é literalmente um buraquinho) paga logo uns 11 ou 12 mil usd por ano de property taxes. E NYC nem é onde as taxas são mais elevadas (mas os preços são [:D]).

In the "land of the free"

What happens if you don’t pay property taxes? You might lose your home. Here’s how.

People who own real estate must pay property taxes. These taxes fund services the government provides, like schools, libraries, roads, parks, and the like. The amount of tax due is usually based on the home's assessed value.

But what happens if you don't pay your property taxes? First, the delinquent amount becomes a lien on the home. Then, if you don't pay off the debt, the taxing authority could sell your home, possibly through a tax foreclosure or tax deed process. Or the taxing authority might sell the tax lien that it holds, and the purchaser might be able to foreclose or use other procedures to get a deed to the property. Each state has a different tax sale process.

Last edited:
Pensava que a maior parte da malta em NY arrendava, por acaso.

Cá acontece igual, se nao pagas impostos (IMI) penhoram a casa e podem vender em PEF.

Pensava que a maior parte da malta em NY arrendava, por acaso.

Cá acontece igual, se nao pagas impostos (IMI) penhoram a casa e podem vender em PEF.

Não acredito que tenho de explicar isto mas.... só se arrenda porque alguém comprou, e se alguém comprou, paga imposto. E quem arrendar, paga o imposto sob a forma de uma renda!

Claro que cá acontece o mesmo, o que me parece é que há um desconhecimento muito grande sobre impostos sobre propriedade noutros países, lendo este tópico parece que é uma coisa única portuguesa.

• Like
Reactions: FZX
Não acredito que tenho de explicar isto mas.... só se arrenda porque alguém comprou, e se alguém comprou, paga imposto. E quem arrendar, paga o imposto sob a forma de uma renda!

Claro que cá acontece o mesmo, o que me parece é que há um desconhecimento muito grande sobre impostos sobre propriedade noutros países, lendo este tópico parece que é uma coisa única portuguesa.

Não tens de explicar isso

Também tinha ideia que muitos dos prédios eram detidos por empresas. Que não pagam mesmo impostos de os particulares. E têm formas de optimizar a eficiência fiscal. Era a ideia que tinha de NyC.

Pelo que as realidades não são compráveis com as nossas. Daí os valores em bruto valerem bola, na minha opinião

Fora tudo o que já mencionei anteriormente.

Back