Tópico das Casas

Olha, ainda no ano passado [:D] passou por aqui esta, no meio do fim do mundo e a pedirem milhões.

- Energia eléctrica fornecida por painéis fotovoltaicos com baterias para armazenamento
- água proveniente de furo

Localiza-se no Termo de Beja, já próximo do rio Guadiana e com acessos em terra.
Como esta, existem muitas por aí, e qualquer solução de fornecimento de energia, água e saneamento de rede pública é incomportável pelas distâncias e pelos vistos.

https://supercasa.pt/venda-moradia-t7-beja/i1338306

outro....

Se ficar doente vai para onde?

Escola faz em casa?

Para chegar à estrada de terra de acesso à casa, é teletransporte?

Se tiver um fogo, os bombeiros deixam arder?

​​​​​
😂😂😂

Por isso é que o IMI faz mais sentido, pago periódicamente, de acordo com as características do local e imóvel, permite assegurar a manutenção do que descreveste.

Se funciona ou não, já é outra questão. Mas o "espírito" desse imposto faz sentido.

Na verdade pagas as duas vezes, é como ires comprar um carro novo, pagar ISV e depois o IUC todos os anos.

E como referi, certas infraestruturas públicas são pagas por tua conta porque assim a câmara o obriga.

O único espírito que vejo aqui é múltiplas identidades tentarem sacar os próprios rendimentos, sendo que no caso do IMI passa pelas finanças, enquanto as taxas urbanísticas vão diretas para a câmara e os custos a mais com as águas são lucros diretos para as empresas das câmaras.

Não acho o IMI um imposto muito justo, pagas pela posse e não pelo desgaste que provocas nas infraestruturas, visto que o pagas tu se fores senhorio de algum imóvel. Idem se o mesmo não estiver a ser utilizado.
​​​​​​

outro....

Escola faz em casa?

​​​​​
😂😂😂

IVA, IRS.......

São para quê?

E financiamento da UE que é "obrigatório" em qualquer obra.

Com estrada de lama e esburacada?

Não têm nenhum uso de segurança pública, bombeiros, iluminação, nenhuma estrada de acesso, nenhum hospital ou escola na freguesia, etc? Está mesmo assim isolada no meio de nada sem qq enquadramento público?

Então pronto, ganhaste.... A casa está no meio de nada e vale milhões.....

Os exemplos que se arranjam para se ganhar discussões online [:)][:)][:)]

Conheço uma com piscina e court de ténis. E 17 hectares de terreno. Custou 3 milhões há 5 anos atrás. Tem fossa séptica, captação de água e estrada de terra esburacada. Não penses que é raro fora da grande urbe.

Fora das localidades não existe saneamento nem rede de águas. E pagam bem caro a puxada da luz. Se não houver PT na zona ainda têm de pagar metade do valor do novo PT.

Também concordo que o imposto sobre a posse é ridiculo, pelo que prefiro sempre um imposto One shot tipo Imt/IVA do que anualidades. Fazer-me lembrar subscrições e sou a pessoa a dinheiro a sair-me do bolso com frequências pré estabecidas. Faço por ter o mínimo.

O IUC é outro imposto ridículo. Porque razão não posso ter um carro velho, tipo jipe agrícola e só andar com ele no meio da quinta?

Já pensei comprar um vitara, da-lo como roubado, gasóleo agrícola nele e é o carro de rali da propriedade 😂😂.

Carro dado como roubado para IUC?

O IUC é outro imposto ridículo. Porque razão não posso ter um carro velho, tipo jipe agrícola e só andar com ele no meio da quinta?

Já pensei comprar um vitara, da-lo como roubado, gasóleo agrícola nele e é o carro de rali da propriedade 😂😂.

Desculpa??
claro que podes ter um jipe ou outro carro qualquer para andar na tua propiedade sem pagar IUC ou dar como roubado([:D])
Basta tão só cancelares a matricula deixando assim de ser veiculo passivel de usar na via publica e como tal isento de IUC.

Desculpa??
claro que podes ter um jipe ou outro carro qualquer para andar na tua propiedade sem pagar IUC ou dar como roubado([:D])
Basta tão só cancelares a matricula deixando assim de ser veiculo passivel de usar na via publica e como tal isento de IUC.

Ao final de x anos, tem que abater ou renovar a matricula... Penso que o nome do procedimento é "suspensão"..

EDIT: Fui confirmar, o IMT diz que ao fim de 5 anos pode fazer o cancelamento definitivo da matricula.

Last edited:
outro....

Escola faz em casa?

​​​​​
😂😂😂

Queres mesmo que responda? [:D]

- Se ficar doente, deve primeiro ver o telejornal das 20h para saber em que terra estão as urgências abertas.
- Médicos de família? Se fizerem como na minha freguesia, podes ser o "feliz contemplado" para seres eliminado do sistema, é assim que estão a resolver esse problema...
- víveres num concelho que tenha hospital já é uma sorte, a maioria não tem. (Imposto Municipal sobre Imóveis) Em certos locais mais remotos ficam a mais de 100km e 1h de viagem (para cada lado).

- da maneira que as escolas públicas estão, sim, de caminho é melhor começarem a ficar sempre em casa ...
- alguns municípios já não têm escolas a funcionar, os alunos são deslocados para outros municípios

- para chegar à estrada de terra, a maioria são tuteladas a nível nacional e não municipal. Outras tantas vezes, dizem que a responsabilidade é do outro e as coisas vão-se degradando

- infelizmente, se houver um fogo é mesmo para deixar arder... que o digam os proprietários da Costa Vicentina sobre o Verão de 2023!

Portugal não é só Lisboa [;)]

Também concordo que o imposto sobre a posse é ridiculo, pelo que prefiro sempre um imposto One shot tipo Imt/IVA do que anualidades. Fazer-me lembrar subscrições e sou a pessoa a dinheiro a sair-me do bolso com frequências pré estabecidas. Faço por ter o mínimo.

Não precisas de dar como roubado, basta abater a matrícula.

Não pagas IUC, nem IPO, nem seguro, ficas é 100% pela tua conta.

Principalmente da zona do Algarve, por vezes aparecem esse tipo de carros velhos de matrícula inglesa e volante à direita a preços muito baixos. Podes arranjar aí uma boa oportunidade.

- Se ficar doente, deve primeiro ver o telejornal das 20h para saber em que terra estão as urgências abertas.
- Médicos de família? Se fizerem como na minha freguesia, podes ser o "feliz contemplado" para seres eliminado do sistema, é assim que estão a resolver esse problema...
- víveres num concelho que tenha hospital já é uma sorte, a maioria não tem. (Imposto Municipal sobre Imóveis) Em certos locais mais remotos ficam a mais de 100km e 1h de viagem (para cada lado).

- da maneira que as escolas públicas estão, sim, de caminho é melhor começarem a ficar sempre em casa ...
- alguns municípios já não têm escolas a funcionar, os alunos são deslocados para outros municípios

- para chegar à estrada de terra, a maioria são tuteladas a nível nacional e não municipal. Outras tantas vezes, dizem que a responsabilidade é do outro e as coisas vão-se degradando

- infelizmente, se houver um fogo é mesmo para deixar arder... que o digam os proprietários da Costa Vicentina sobre o Verão de 2023!

Ganhaste ....

Ao final de x anos, tem que abater ou renovar a matricula... Penso que o nome do procedimento é "suspensão"..

EDIT: Fui confirmar, o IMT diz que ao fim de 5 anos pode fazer o cancelamento definitivo da matricula.

mas ele não demonstrou interesse na reativação.
ainda assim, só veículos com matriculas canceladas ao abrigo de "veiculo em fim de vida" é que não podem voltar a ser matriculados, todos os outros podem voltar a ser matriculados apenas não será com a matricula original no caso dos tais 5 anos.
resumindo e caso a lei não mude, podes estar a restaurar um cooper s dos anos 60 durante 10 anos com matricula cancelada e ao fim desse tempo fazes o procedimento de atribuição de nova matricula........ que em determinados casos até pode ser matricula de época escolhida de entre as canceladas.

Não sei se existem dados, mas aqui no distrito a maioria das escolas primárias em actividade ainda são do plano dos centenários, do tempo do botas.[:D]

E nem se tem gasto muito em manutenção. É tudo pelos minimos. E não apresentam tantos problemas como as escolas com intervenção da parque escolar! [:p]

Desde o jipe na própria herdade à guerra de impostos, vai praqui 1 confusão...[:D]

Eu só sei que pagamos demasiados impostos. Ainda se todos eles fossem baixinhos...mas tá bem abelha.

Não sei se existem dados, mas aqui no distrito a maioria das escolas primárias em actividade ainda são do plano dos centenários, do tempo do botas.[:D]

E nem se tem gasto muito em manutenção. É tudo pelos minimos. E não apresentam tantos problemas como as escolas com intervenção da parque escolar! [:p]

Coisas boas na teoria que na prática são uma vaidade demasiado cara não são para aqui chamadas !!!

Desde o jipe na própria herdade à guerra de impostos, vai praqui 1 confusão...[:D]

Eu só sei que pagamos demasiados impostos. Ainda se todos eles fossem baixinhos...mas tá bem abelha.

Impostos de posse são uma duplicação de valor cobrado e uma punição de espirito comuna, para quem se atreve a ter algo.

Pagar sobre o rendimento. Pagar pelo que se compra com esse rendimento. Pagar sobre a posse. Pagar quendo se ganha dineiro na venda. Pagar por tudo...:sh)

Então mas e se eu quiser passado x anos voltar a poder usá-lo, se cancelar a matrícula, não ssria viável

Muitas escolas da parque escolar são como o Mercedes 190 do cigano. Houve dinheiro para o Mercedes, mas não há para diesel e manutenção! [:D]

Com tantas trocas e baldrocas, a administração das escolas nem se sabe bem de quem é a responsabilidade, mas julgo que neste momento é dos municípios, que como tal, precisam que haja/libertem dinheiro para as intervenções.

Os edifícios escolares, como em tudo, precisam de renovação e de se adequar às regras de construção atuais, que são cada vez mais e mais exigentes.

A maioria das escolas que referes do tempo do homem das botas, neste momento estão completamente ultrapassadas e a maioria nem sequer cumpre as condições de acessibilidade adequadas.

A maioria das escolas ainda em funcionamento, sobretudo 2o e 3o ciclo, são aqueles modelos pavilionares que foram repetidos por todo o país. Os blocos de aulas ainda vá que não vá, mas se vires os edifícios e espaços comuns (zonas administrativas, cantina, pavilhão desportivo, etc) são bastante maus e sem condições. Além disso, pela idade (~50 anos) muitas estruturas desses edifícios já estão em más condições, com infiltrações, caixilharias ineficientes, fissuras nas lajes e vigas e coberturas em amianto.

Tudo tem o seu tempo de vida e precisa de ser renovado ou substituído quando se torna obsoleto. Olha por exemplo o Hospital de Santo António no Porto, um edifício espetacular, mas que neste momento começa a deixar de fazer sentido como hospital, com a evolução técnica começam a ser muitos os problemas de adaptação.

lembro-me de ver aqui um post com um link para um site onde tinha preços referência para as obras em casa
gostava de simular algumas coisas de um mapa de quantidades que tenho só para ter uma ideia dos custos (nesta fase não queria estar já a chatear empresas para orçamentos)

no entanto após pesquisar algumas paginas do tópico, não encontro o link
alguém sabe qual é? pode partilhar?

Back