Tópico das Casas

Falando em plantas e pegando na deixa do Rasec sobre orientação solar, introduzo aqui uma nova questão:

- Qual a real relevância da orientação solar? É deal breaker? É um aspeto a ter em conta sobretudo na climatização?

Anexo aqui novamente a planta da casa pela qual espero (ja tinha colocado em tempos), para dar cor ao tema da orientação solar.

A sala e cozinha é virada a Norte, quartos virados a sul. Estive quase a optar por uma casa na mesma rua, mas ao contrário- sala e cozinha para sul, quartos para norte.

No entanto, releva dizer que a norte existe un jardim e vista desafogada, a sul existem prédios separados por uma rua.

Snapseed.png

Qual a importância real da orientação solar entao? Por exemplo no meu caso, vou ter uma sala escura e triste? Deve ser tido em conta para a escolha das cores do mobiliário? Em caso de revenda, a orientação solar é um fator relevante?

Falando em plantas e pegando na deixa do Rasec sobre orientação solar, introduzo aqui uma nova questão:

- Qual a real relevância da orientação solar? É deal breaker? É um aspeto a ter em conta sobretudo na climatização?

Anexo aqui novamente a planta da casa pela qual espero (ja tinha colocado em tempos), para dar cor ao tema da orientação solar.

A sala e cozinha é virada a Norte, quartos virados a sul. Estive quase a optar por uma casa na mesma rua, mas ao contrário- sala e cozinha para sul, quartos para norte.

No entanto, releva dizer que a norte existe un jardim e vista desafogada, a sul existem prédios separados por uma rua.

Qual a importância real da orientação solar entao? Por exemplo no meu caso, vou ter uma sala escura e triste? Deve ser tido em conta para a escolha das cores do mobiliário? Em caso de revenda, a orientação solar é um fator relevante?

Para mim é crítico! Uma casa que não tenha luz e exposição solar, por maiores áreas que tenha, vai ser sempre um problema.

Prefiro quartos a nascente e sala/cozinha a poente. Sol de manhã no quarto e muita luz na sala/cozinha de tarde. Para mim é o ideal.

https://www.suncalc.org/#/38.7246,-9.1505,11/2024.01.11/12:50/1/3

Metes o teu endereço, e já ficas com uma ideia da quantidade de luz que vais ter, seja verão seja inverno.

Menos luz, é mais humidade/frio, etc.

Última edição:
As opiniões são como tudo... [:)][:)]

Quarto principal encostado à cozinha?! Seriously?

Para mim, era logo deitar abaixo essa parede entre a cozinha e a sala e meter uma ilha como deve de ser.

E depois claro, é perceber para que lado está virada essa varanda principal, se for mesmo assim a nascente, é péssimo. Nem uma janela a sul / poente.

Longe de ser perfeito...

Qual é o problema o quarto estar encostado á cozinha?

Isso da cozinha é relativo, eu prefiro assim.

A varanda principal está virada para sul.

Já dormi muitos anos num quarto encostado à cozinha com configuração da parede divisória bem semelhante à dessa planta.
Diria que no meu caso e comparativamente aos outros quartos sentia mais barulho de agua a correr devidoo a canalizacoes na parede e aqueles barulhos tipicos de cozinha, desde loiça a bater durante lavagem ou arrumação bem como as portas dos armários. Felizmente a maquina de roupa estava encostada numa parede oposta.
estou a falar de uma casa de fins de 70 cujo o isolamento acustico era fraco, mas.....

As opiniões são como tudo... [:)][:)]

por isso não concordo a 100% com o que disseste[:)][:)]

"Prefiro quartos a nascente e sala/cozinha a poente. Sol de manhã no quarto e muita luz na sala/cozinha de tarde. Para mim é o ideal."

eu tenho 1 quarto e a sala a Nascente, e a Poente tenho o Terraço, Cozinha e outros 2 quartos

a sala é onde temos a TV, eu raramento ligo a TV de manhã, é mais pela tarde

uma sala com muita luz é complicado de ver a TV, principalmente quem tem OLEDs, e mesmo nas outras

por isso prefiro uma sala a nascente

Dependendo do piso, podes ter tubagens gerais do prédio a passar nessa parede, naquela planta aparenta haver uma corete nessa parede.
Isso pode originar ruídos, quer seja por descargas ou outros.

Aquela casa não tem lavandaria, logo imagino que as máquinas de lavar loiça e roupa vão ficar na parede colado ao quarto... Impossível não haver barulho.

Nós baixamos há pouco tempo, sempre tivemos 13,8 e baixámos há uns meses para 10,35, paga-se um pouco menos e até ver nunca disparou o quadro. Não tenho AC.

Potências de baixa tensão
Utilização mais apropriada
1,15 kVA
Espaços pequenos, como garagens;
2,30 kVA
Apartamentos tipo estúdio (T0);
3,45 kVA
Pequeno apartamento (T1/T2) com um agregado familiar até 2 pessoas;
6,9 kVA
Apartamentos T2 ou T3 com uma família entre 4 a 5 pessoas;
10,35 kVA
Família numerosas;
13,80 kVA
Moradias que tenham, por exemplo, piscina;
17,25 kVA
Pequenas empresas ou negócios do setor não-alimentar;
20,70 kVA
Médias empresas, com recurso maioritário a computadores ou pequenos espaços que precisem de pouca refrigeração como um café ou hostel;
41,4 kVA a 45 kVA
Negócios que precisam de alguns aparelhos de refrigeração, como restaurantes, minimercados ou talhos.

13.8?? Tens tri-fásico?
Isso para um apartamento é um exagero. [:D]

Eu sou como Rasec... farto de casas antigas onde tinha sempre de se avisar para ligar a chaleira, ou o secador, tinha 6.9kVA na minha instalação de casa precisamente para não ter nenhum problema.

Mas com os contadores inteligentes consegue-s saber qual foi o pico máximo que tivemos na nossa instalação nos últimos meses. E como o meu andava abaixo de 5. Acabei por alterar para 5.75kVA e para já tem corrido tudo bem, não mudei nada de hábitos e tenho uma mulher que tem pouco atenção ao que está ou não ligado...

13.8?? Tens tri-fásico?
Isso para um apartamento é um exagero. [:D]

Eu sou como Rasec... farto de casas antigas onde tinha sempre de se avisar para ligar a chaleira, ou o secador, tinha 6.9kVA na minha instalação de casa precisamente para não ter nenhum problema.

Mas com os contadores inteligentes consegue-s saber qual foi o pico máximo que tivemos na nossa instalação nos últimos meses. E como o meu andava abaixo de 5. Acabei por alterar para 5.75kVA e para já tem corrido tudo bem, não mudei nada de hábitos e tenho uma mulher que tem pouco atenção ao que está ou não ligado...

Onde consegues ver isso?

Para apreciação da malta.
Defeitos e virtudes?

B5MW2BP.png

Nós cá em casa somos team ilha / cozinha aberta para a sala... Tanto que era um dos requisitos quando comprámos a casa. Para quem tem uma vida social muito forte com muitas visitas em casa de pessoas com confiança e poucas formalidades é mesmo o que faz mais sentido... Senão dás por ti está tudo encafuado na cozinha a conversar e a beber minis enquanto o cozinheiro / cozinheira está a fazer o jantar!

basicamente tenho a cozinha só visível da zona de jantar da sala, da zona de estar dificilmente se vê mesmo torcendo o pescoço todo nunca está visível a zona do fogão e lava loiças que por norma é o que fica mais desarumado.

ainda assim independentemente da configuração o que mais me cativa é a possibilidade de optar por completamente separado, totalmente visível ou apenas parcialmente como acontece por exemplo neste apartamento. https://www.idealista.pt/imovel/32860690/foto/4/

Para apreciação da malta.
Defeitos e virtudes?

B5MW2BP.png

Espero que haja o bom senso do comprador de criar uma divisória entre o "hall" e a cozinha. Já é mau entrar quase pela cozinha, mas ter uma casa de banho social com entrada quase pela cozinha é maus demais. Lá por a feijoada se fazer na cozinha, não implica que os efeitos da mesma também se façam sentir no compartimento. Ou a malta anda toda a comer sabonete?

Entrada no apartamento pela cozinha (tá bem, escreveram lá hall para disfarçar)?

Mais um exemplo desta nova moda de sacrificar muita área em prol de muitas casas de banho. Um país de cagões, literalmente!

Também não percebo a moda, sinceramente.

em um T3 em princípio mora uma família. Eu diria que a configuração mais comum será um casal com 1 filho, e um dos quartos como escritório. Em alternativa, será um casal com 2 filhos ou mais, espalhados pelos quartos.

Não percebo qual é a necessidade de ter mais de uma suíte em um T3, a não ser que haja espaço em abundância. As crianças / adolescentes precisam de ter a sua própria casa de banho, além de uma comum a todos? Se é fixe? Talvez. Se isso é essencial ou se configura uma mais-valia? Na minha modesta opinião não.

Não seria mais inteligente aumentar áreas em outras partes da casa onde as pessoas estão a conviver em vez de c@@@@?

Enfim, cada um com a sua mania.

Voltar
Superior