Tópico das Casas

depois da minha experiencia de 3 anos num pais Nordico, mudei tambem o meu gosto em relacao a cortinados e etc.
Nao tinhamos cortinados nem estores. As janelas estavam sempre disponiveis para receber o maximo de luz possivel. Andar na rua e ver tudo o que se passava dentro de casa das pessoas era normal.

mas agora em Portugal, nao tenho cortinados em casa. Tenho estores, que fecho a noite, mas durante o dia é tudo aberto. Mesmo em dias de calor, a luz é para entrar. E faz me confusao por exemplo ir a casa de familia e o estores estarem sempre para baixo. Casa fica muito escura sem piada nenhuma.

Nem me fales disso... Tenho familia que sempre que lá vou a casa a Sala é uma escuridão... Têm 2 janelas enormes, uma está SEMPRE com o estore fechado. E a outra ou está a meio, ou tem a cortinas sempre meio fechadas. Luz sempre acesa... Juro que não entendo. :sh)

É o que eu digo, a malta adora viver na caverna.....

Ainda falam as pessoas de espaços verdes e afins.....isso tenho eu aqui à fartazana e boa parte das vezes não têm ng , e estores sempre fechados em várias das fracções por estes predios e moradias, povo sedentário, lento, agarradinho ao sofá, elevador avariado num qualquer edificio e a maioria ao 2º andar já tá a parar porque nao aguentam, lol.

Não sei se por genética (sou meio Inglês) ou se por educação (parte dela Inglesa [;)]) sou incapaz de olhar para as casas dos outros.

No meu apartamento os cortinados estão normalmente abertos. Em relação ao calor ele é filtrado pelos vidros. Os cortinados apenas são usados em situações em que se pretende reduzir a luz, por exemplo para ver um filme ou para fazer uma sesta.

Isso no apartamento de Lisboa, que é o que tem alguma exposição para o exterior, porque nas outras casas a questão da privacidade não se coloca. (*)

edit: (*) Ou não se coloca grandemente. Suspeito que se eu fosse VIP alguém arranjaria maneira de espreitar para lá.

Última edição:
Agora que falas nisso Jbranco das diversas vezes que fui para cascais em trabalho, passava por Birre e tem lá umas vivendas brutais, mas muitas delas com muros muito altos que ja sei que nao são apreciados aqui no topico.

Outras com muros mt baixinhos nomeadamente as mais modernas com aquele estilo todo envidraçado e mais rectilíneo.

Sinceramente não sei qual iria preferir.

​Basta ir a Paris ou Londres e ver como as pessoas por lá disfrutam dos parque e jardins públicos. Depois é comprar com o que acontece cá. E já foi bem pior, porque hoje em dia já se vão vendo mais pessoas a disfrutarem desses espaços.

A mim é algo que sempre me deixou muito perplexo nos portugueses. Não disfrutam das varandas, não disfrutam dos jardins, etc. É estranho.

Nem me fales disso... Tenho familia que sempre que lá vou a casa a Sala é uma escuridão... Têm 2 janelas enormes, uma está SEMPRE com o estore fechado. E a outra ou está a meio, ou tem a cortinas sempre meio fechadas. Luz sempre acesa... Juro que não entendo. :sh)

É para a TV não levar com luz e impedir o seu correcto visionamento. [:D]

Agora que falas nisso Jbranco das diversas vezes que fui para cascais em trabalho, passava por Birre e tem lá umas vivendas brutais, mas muitas delas com muros muito altos que ja sei que nao são apreciados aqui no topico.

Outras com muros mt baixinhos nomeadamente as mais modernas com aquele estilo todo envidraçado e mais rectilíneo.

Sinceramente não sei qual iria preferir.

Também não aprecio muros demasiado altos. Em vez disso procuro usar sebes.

​Basta ir a Paris ou Londres e ver como as pessoas por lá disfrutam dos parque e jardins públicos. Depois é comprar com o que acontece cá. E já foi bem pior, porque hoje em dia já se vão vendo mais pessoas a disfrutarem desses espaços.

A mim é algo que sempre me deixou muito perplexo nos portugueses. Não disfrutam das varandas, não disfrutam dos jardins, etc. É estranho.

Ainda são reflexos de muitos anos de opressão, povo fechado, envergonhado, não só os ricos como os pobres, as pessoas acabavam por se auto aprisionar com medo de chamar atenção de quem não deviam.

Isso é para esfregar na cara dos europeus que vêm para cá gastar as reformas de 7 e 8 K€ à procura de um pouco do sol que não têm - podemos ser uns tesos, mas ao menos temos tanto sol que até dele fugimos!! 😂

Mas ya somos mm sedentários e se duvidas houvesse, já colocaram aí links a comprová-lo.

Tudo fechadinho em casa, que a netflix nao se vê sozinha nem os programas da tarde.

E as poucas pessoas que se vê em caminhadas é junto ao mar porque parece que não existe mais nada por onde caminhar, enfim, depois queixam-se de subir 1 lance de escadas e ficarem sem ar.

Por isso em diversos predios de condominio mal de contas, arranja-se sempre dinheiro para os elevadores não vá alguém quinar-se nas escadas [:D]

Voltar
Superior