Tópico das Casas

Não acho que sejam piores. Basicamente são os mesmos modelos mas com alterações no exterior. Mas sim, são bastante mais caros, são mais chatos para reparar, e dão mais trabalho a substituir. Na entanto se fizesse hoje outra casa fazia o mesmo que tenho nesta, que é ter a máquina da louça e o microondas de encastre, e o frigorífico e arca congeladora de instalação livre. É um bom compromisso.

Estou a fazer algo idêntico também, máquina de louça de encastrar (não negociável). O microondas vai ficar numa prateleira.
Exaustor também totalmente encastravel e não extensível.
O frigorífico por mim também seria de encastrar, não consegui negociar esta parte...[:D], mas acho que não vai ficar muito mal.
Máquina de lavar (edit.)roupa, como não tenho lavandaria acabei por conseguir desvia-la da cozinha para a IS de serviço, ficando dentro de um armário.

Fazer casas é assim...o arquiteto pensa nas soluções, e já não bastam alguns engenheiros para trocar as voltas, ainda vem o cliente estragar. [:)]

Última edição:
Pessoal tirem-me aqui uma dúvida. Um terreno no Algarve, mas longe da praia, considerado como prédio rústico, mas sem nenhum edifício no mesmo. Possibilidades de construção de habitação, há?

Estou a fazer algo idêntico também, máquina de louça de encastrar (não negociável). O microondas vai ficar numa prateleira.
O frigorífico por mim também seria de encastrar, não consegui negociar esta parte...[:D], mas acho que não vai ficar muito mal.
Máquina de lavar louça, como não tenho lavandaria acabei por conseguir desvia-la da cozinha para a IS de serviço, ficando dentro de um armário.

Fazer casas é assim...o arquiteto pensa nas soluções, e já não bastam alguns engenheiros para trocar as voltas, ainda vem o cliente estragar. [:)]

Não queres meter o forno e micro-ondas um em cima do outro, ambos encastrados?

Pessoal tirem-me aqui uma dúvida. Um terreno no Algarve, mas longe da praia, considerado como prédio rústico, mas sem nenhum edifício no mesmo. Possibilidades de construção de habitação, há?

Tens que ver o PDM do terreno.
Á partida o PDM está disponível online. Se tiver água e saneamento a passar à porta será um bom indicador.

Vai à Camara pedir informações ou fala com um arquiteto/construtor local.

Como o Paulofer disse começar por consultar o PDM é um bom ponto de partida.

As possibilidades de construção não são, infelizmente, assim tão simples de ver.

Tens que ver o PDM do terreno.
Á partida o PDM está disponível online. Se tiver água e saneamento a passar à porta será um bom indicador.

Não necessariamente...
No caso de haver viabilidade é melhor ter do que não ter, de facto, mas não é isso que dita a possibilidade e capacidade construtiva do terreno.

Os PDM's estão acessíveis online, idem os respectivos regulamentos. É uma questão dos proprietários verem no que se insere.

Não queres meter o forno e micro-ondas um em cima do outro, ambos encastrados?

Ficaria sem bancada...
É numa 2a habitação, tenho cerca de 3,6m de parede, pelo que fico com 3m livres para tudo.
A ideia é ser uma solução simples e económica qb.

Há esquerda do frigorífico há um prolongamento da parede.

F5RMFLA.jpeg

GUzMW45DpSTTYcr49
wAAACH5BAEKAAAALAAAAAABAAEAAAICRAEAOw==

Máquina de lavar louça, como não tenho lavandaria acabei por conseguir desvia-la da cozinha para a IS de serviço, ficando dentro de um armário.

Por questões de praticalidade acho que a máquina de lavar loiça deve ficar o mais próximo possível do lava loiça, levando a mesma para outra divisão, ainda por cima dentro de um armário, vai te obrigar a uma logística que bem é bom pensar... Eu no teu lugar arrepiava caminho enquanto é tempo...

Por questões de praticalidade acho que a máquina de lavar loiça deve ficar o mais próximo possível do lava loiça, levando a mesma para outra divisão, ainda por cima dentro de um armário, vai te obrigar a uma logística que bem é bom pensar... Eu no teu lugar arrepiava caminho enquanto é tempo...

Deduzo que ele se enganou e esteja a falar da maquina da roupa! Meter a maquina da loiça numa dispensa não lembraria a ninguém. (acho eu)

Não necessariamente...
No caso de haver viabilidade é melhor ter do que não ter, de facto, mas não é isso que dita a possibilidade e capacidade construtiva do terreno.

Os PDM's estão acessíveis online, idem os respectivos regulamentos. É uma questão dos proprietários verem no que se insere.
Obviamente que não é ter água e saneamento que dita que o terreno pode ter construção, mas é por norma bom ponto de partida e um bom indicador..
Nas próximas revisões do PDM sem água e saneamento na rua a viabilidade de construção de uma habitação passa a ser zero. No caso de Braga deve sair ainda este ano.
Se a rua já tiver água e saneamento à partida será uma zona habitacional.

Por experiência própria, forno e/ou microondas em local elevado fica esteticamente bonito, mas é um erro crasso de ergonomia e segurança.

Depende muito da altura que ficar. Um microondas que "nasça" a 130/135cm de altura fica perfeitamente acessível á quase totalidade dos adultos.
Pode ser perigoso para crianças, mas aí é perigoso quase a qualquer altura.
Como disse o Silver muito pior é o forno por baixo da placa, mas infelizmente na maioria dos casos não há outra opção.

Voltar
Superior