Tópico das Casas

Eu também gostava de acreditar nisso, mas parece-me que vai acontecer o mesmo que aconteceu a tudo o resto.
Uma vez subidos os preços, não voltam a descer.

Aproveito para deixar aqui uma das últimas publicações do INE a propósito do índice medio dos preços de construção.

Notem que os preços médios de construção têm vindo a subir gradualmente todos os anos.

Note-se também que, mesmo face ao suposto aumento exagerado de preços dos materiais em 2021/2022 nos pós COVID e guerra da Ucrânia, nunca tivemos desde 2021 um peso tão grande do custo da mão de obra no custo da construção.
O índice dos materiais tem-se mantido estável ou até abaixo desde 2023, já o custo da mão de obra está sempre a subir.

Com atualização de vencimentos no início do ano, é provavelmente que aumente mais um pouco, e assim sucessivamente.

Por isso, não só os preços não vão descer, como vão continuar a subir. A menos que venha por aí uma crise monumental, e mesmo aí tenho as minhas dúvidas [;)]

Ao valor de referência publicado pelo INE, deverá haver ajustes conforme a obra, a localização, a gama de materiais.

https://www.google.com/url?sa=t&sou...IQFnoECCEQAQ&usg=AOvVaw2LyqeE2vpA_oy1Mn9FpdBg

E fica também o documento com o índice de preços da habitação
https://www.ine.pt/ngt_server/attachfileu.jsp?look_parentBoui=673300885&att_display=n&att_download=y

image.png

Diria que está virtualmente "perfeita".
Não é a casa com mais arrumação do mundo, e a Suite com o closet ali ficou um pouco apertada na zona da cama.
Mas 3 suites, casa de banho social. Boa Sala, boa cozinha, e lavandaria.
E uma excelente varanda.

Só há 2 problemas. Custa 1.4 milhões e é em Vilamoura. [:D]​

Para ser "perfeita" as casas de banho deveria ter janelas. Nas ultimas 2 casas que tive (incluindo onde vivo atualmente) tenho janelas em todos os WCs. E para mim isto é um must have. Não há extractor que faça o que uma janela faz (por mais pequenina que a janela seja).

Outra coisa nessa planta: lavandaria sem janela? Isso é completamente ilógico.

Para ser "perfeita" as casas de banho deveria ter janelas. Nas ultimas 2 casas que tive (incluindo onde vivo atualmente) tenho janelas em todos os WCs. E para mim isto é um must have. Não há extractor que faça o que uma janela faz (por mais pequenina que a janela seja).

Isso em casas com 2 fachadas para o exterior é praticamente impossível.

Num apartamento ter casas de banho com janela é raríssimo (ainda para mais todas...).

A Lavandaria poderia de facto ter acesso a uma zona de estender na varanda. Mas não ficava tão clean.

Diria que está virtualmente "perfeita".
Não é a casa com mais arrumação do mundo, e a Suite com o closet ali ficou um pouco apertada na zona da cama.
Mas 3 suites, casa de banho social. Boa Sala, boa cozinha, e lavandaria.
E uma excelente varanda.

Só há 2 problemas. Custa 1.4 milhões e é em Vilamoura. [:D]​

E é preciso WC com todo aquele tamanho?

Pensando bem, portas de correr é mais pratico né, só o facto de já não haver stress com correntes de ar a bater as portas comuns !!!

Quanto às janelas de vidro duplo, eu não precisaria forçosamente de umas oscilo batentes mas os valores também me assustaram um bocado, e quanto à manutenção, é ir aprendendo para fazermos nós e /ou encontrar empresas decentes, um pouco como as oficinas de carros.

Sempre houve pessoas a pagar milhões para viverem no epicentro da confusão, e outros a pagar milhões para viverem no total isolamento.

Por ex.º: Desde 2021, quando adquiriram mais uma propriedade, Philippe Amon, a filha de Ricardo Salgado e os três filhos são os únicos habitantes da via que tem o mesmo nome da mansão da família, a Bougy-Saint-Martin. E a vontade de Philippe de isolar-se não fica por aí.

O CEO da SICPA está numa guerra com a população para conseguir comprar o caminho público que vai dar acesso à sua casa. No ano passado, a executivo local aprovou a venda da estrada, que tem vista para o lago Léman e para uma cordilheira que serve também de cartão postal da região.

Philippe está disposto a pagar pouco mais de um milhão de francos suíços (o que dá pouco mais de um milhão de euros) para adquirir 1.720 metros quadrados da estrada. [:D]​

aqueles prédios no estádio de alvalade, que custam milhões....

os moradores devem ter cá um descanso em dias jogos.....

Viver nos centros tem sempre algum tipo de imapcto.

Em Benfica tens bons prédios à volta do estádio da Luz e é uma confusão em dias de jogo e concertos.

Esses que dizes de Alvalade, idem, dias de jogo vai ser confuso, até porque a base dos prédios vai ser uma galeria comercial, que vai estar cheia de gente. Claro que podes sempre entrar pela garagem e dás por menos confusão, mas irá sempre haver trânsito na zona.

No Chiado tens das casas mais caras de Lisboa, e é uma confusão todos os dias.

Tudo depende do que se quer.

Quanto às janelas de vidro duplo, eu não precisaria forçosamente de umas oscilo batentes mas os valores também me assustaram um bocado, e quanto à manutenção, é ir aprendendo para fazermos nós e /ou encontrar empresas decentes, um pouco como as oficinas de carros.

Dou por mim a usar e abusar do sistema. [;)]

Okapa, eu nunca achei interessante e se o preço é mais alto e a manutenção pior então ainda menos, pelo que as janelas clássicas com vidros duplos já por si só deve ser caro que chegue, não fazia ideia era que 3 pares de janelas ficasse alguns milhares de euros mas também não ando dentro do assunto e um trabalho bem feito também requer, imagino eu, minúncia e alguém que saiba o que faz.

Pensando bem, portas de correr é mais pratico né, só o facto de já não haver stress com correntes de ar a bater as portas comuns !!!

Portas de correr são menos fiáveis que as outras. Nos tempos que correm, em que cada vez é mais difícil arranjar mão de obra para todo o tipo de manutenção, eu evitava-as.

Voltar
Superior