Tópico das Casas

Nessa aventura dos preços já me chegou a brincadeira das janelas.

Uma janela dupla folha vidro duplo, de linha "média", 1mx1m, valores de 1000 a 1100€

Assumi que fosse um valor de quem não queria fazer a obra.

Tenho umas janelas em oscilo batente que não estavam a fechar bem, veio cá um brasileiro de uma empresa qq que encontrei na net, levou 50€, deixou pior que o que estava e disse que tinha de trocar as janelas e custava 800€ + IVA cada uma...

Em conversa com um vizinho, um reformado daqueles "faz tudo", disse que vinha cá ver aquilo e arranjou as janelas em pouco tempo e recusou que lhe pagasse... e estão novas!

No futuro, estamos fdds...

Tenho umas janelas em oscilo batente que não estavam a fechar bem, veio cá um brasileiro de uma empresa qq que encontrei na net, levou 50€, deixou pior que o que estava e disse que tinha de trocar as janelas e custava 800€ + IVA cada uma...

Em conversa com um vizinho, um reformado daqueles "faz tudo", disse que vinha cá ver aquilo e arranjou as janelas em pouco tempo e recusou que lhe pagasse... e estão novas!

Cada vez faço mais o DIY.

Por acaso tenho uma janela para afinar.

Apenas um ex:

https://www.youtube.com/watch?v=CwaoW85bSFA

Não me perguntem se funciona pois ainda não experimentei.[:D]

isso é muito evidente e transversal a varias áreas, cada vez há menos gente a saber fazer alguma coisa técnica, e os que sabem muitos imigram.

Mais 10 anos e uns 50% das pessoas que trabalha na construção e areas a volta ( eletricistas, canalizadores etc) vai para a reforma, depois é que vamos ver..

E não te cobrarem por dar um orçamento, é uma sorte! :sh)

vamos ver se não desisto e vendo o terreno com projeto... o futuro dono ainda poupa 2 anos e meio de processo, e o terreno vale mais uns cobres

2 amigos meus estão acabar moradias de férias, um demorou 4 anos e deve ter envelhecido 20 anos e outro mais tranquilo mas durou 2 anos :sh)

vamos ver se não desisto e vendo o terreno com projeto... o futuro dono ainda poupa 2 anos e meio de processo, e o terreno vale mais uns cobres

2 amigos meus estão acabar moradias de férias, um demorou 4 anos e deve ter envelhecido 20 anos e outro mais tranquilo mas durou 2 anos :sh)

É uma realidade sempre muito complicada. :sh)

A zona também de certeza que influencia uma "taxa extra" esperada pelas empresas. [:D]

Na nova Comporta já não se "brinca aos pobrezinhos": das festas milionárias à porta fechada dos Espírito Santo à vida mundana mostrada por Paula Amorim - The Mag - FLASH!​ [:D]

Em 2018, a Herdade da Comporta passou das mãos da família Espírito Santo para a dos Amorim e, sem que na altura se percebesse, colocava-se a primeira pedra no muro que se iria erguer entre aquela que era a 'Comporta onde se brincava aos pobrezinhos' e o agora destino da moda, onde o sotaque americano prevalece sobre o alentejano e o mais modesto que se pode almejar é uma bica por 2 euros nos cafés onde antes se serviam minis, e que trocaram o balcão corrido por cadeiras de verga almofadadas.

A Comporta mudou. Está mais glamorosa e, acima de tudo, deixou de ser o sítio para onde os endinheirados 'fugiam' para se esconder do mundo. Não se deixem enganar pelo tempo verbal... Os ricos - aliás, os super-ricos, continuam por lá, claro, cada vez mais, mas agora usam aqueles que são considerados os Hamptons portugueses como uma montra: a outrora pacata localidade alentejana tornou-se no sítio para onde os donos das grandes fortunas vão para ostentar e serem vistos pelos seus pares.​

Não arranjas o contacto desse senhor? (pagaria, claro)

Não arranjo ninguém de confiança para afinar as minhas Rehau e não queria recorrer a desconhecidos (para não me acontecer o mesmo que te aconteceu... :sh))

Que falta de fé....

Bem ando há 3 meses para receber orçamentos de empreiteiros, para construir uma moradia.
Foram 3 meses de namoro continuo , sim namoro , hoje em dia alguém construir uma casa é um favor dos grandes 😂

A casa é muito simples e “básica “, terreno plano com 600m2 e área bruta de construção de 152m2, piso térreo, sem cave e sem garagem.
As coisas mais “estravagantes” é uma piscina 3x7x1,5 um janelao na sala de 8m e telhado el colmo (decorativo)
De resto é um T3 com 2 suites mais 1 wc

Primeiro orçamento 480k+IVA “chave na mão “

3.200€/m2 + IVA 😂🫣

Venham os próximos

3 meses para um orçamento, na situação atual é normal.

O valor é elevado. Acabamentos acima da média?

Quando queres fazer algo em grande, e depois só fazes asneira.

T4 Penthouse em Sta Iria de 685m2 (brutos) dizem eles. (claro que contanto com os mais de 230 de terraço).

Mas quem é que no seu perfeito juizo faz uma sala de 76.30m2 com uma cozinha de 6?7?m2 ali num canto muita mal parida... Um bloco (a escuro) que deve ser o depósito de água, depois uma placa e um lava loiça e um modulo livre na "ilha" ( ou seja em baixo, forno, lixo e maquina da loiça) e na outra parede? 4 módulos baixos? E a máquina da roupa fica ali? E o micro-ondas? E arrumação? Despensa, vassoura, aspirador?

Depois dois quartos maiores que o normal sem WC que obrigou a um WC ali nop corredoir, mais o social tudo na entrada.
E uma da suites com a cabeceira encostada na cozinha, na maquina da loiça, da roupa e do depósito de água...

O preço? 1.250.000€ Em Santa Iria... [:D]

Isso está com tanta coisa duvidosa que dá até vontade de rir.

Como dizes, dois quartos sem WC, que estão logo junto ao átrio sem grande privacidade de zona social/zona privativa.
- uma cozinha ridícula, quando até existe um espaço do outro lado mesmo a jeito (no T3 colocaram lá
- não existe lavandaria
- os alçados devem ser uma coisa medonha.

- claramente um projeto feito por alguém sem experiência nenhuma e provavelmente a despachar.
Nem sequer pensaram na vivência da casa tendo a possibilidade de um terraço tão grande... expõem para lá 2 quartos e uma casa de banho de uma suite.
A sala volta-se para uma varanda diminuta, não tirando partido do grande terraço que tem à frente.

Enfim...tinham aí ingredientes para fazer uma coisa em condições mas claramente faltou projeto. Ou então foi de propósito, para o cliente que comprar pagar extra para reformularem o projeto e alterar a casa toda! Isto também acontece [;)]

Eu continuo na luta por uma ilha básica de cozinha que não me custe mais que dois salários mínimos.

Além do orçamento dos 5k, já contactei dezenas de empresas de fabrico de móveis de cozinha, que apenas fabricam cozinhas inteiras.

Isto está bonito, está. Se soubesse em vez de andar a brincar aos Bancos tinha ido era para a construção.

Bem ando há 3 meses para receber orçamentos de empreiteiros, para construir uma moradia.
Foram 3 meses de namoro continuo , sim namoro , hoje em dia alguém construir uma casa é um favor dos grandes 😂

A casa é muito simples e “básica “, terreno plano com 600m2 e área bruta de construção de 152m2, piso térreo, sem cave e sem garagem.
As coisas mais “estravagantes” é uma piscina 3x7x1,5 um janelao na sala de 8m e telhado el colmo (decorativo)

3.200€/m2 + IVA 😂🫣

Venham os próximos

Acredito que esses valores estejam empolados.

No entanto, como foi pedido o orçamento? Existe projeto de execução, mapa de quantidades e caderno de encargos com tudo estipulado e nas quantidades certas?

Esse orçamento já inclui a piscina, os arranjos exteriores e o mobiliário?

Por vezes soluções simples podem revelar-se tão ou mais caras, dependendo das soluções a aplicar.
E por vezes clientes e projectistas apostam em soluções que podem encarecer a obra, por vezes caprichos que não queremos abdicar, outras por desconhecimento ou desleixo.

Uma boa forma de economizar em obra pode ser por exemplo retirar algumas partes do orçamento geral, como mobiliário, revestimentos, sistemas de eficiência energética, caixilharias, louças sanitárias...porque estas coisas por vezes variam muito de preço e pelo delay que vão demorar a entrar na obra, o empreiteiro pode carregar sobre esses valores para se precaver.

Dependendo da qualidade e pormenorização do projeto - mais que desenhos que muitas vezes é teoria e vão para o lixo, informações dos materiais a aplicar é importante para ter precisão.

Falando sobre preços, existem algumas plataformas que disponibilizam valores de mercado para execução, e se tiveres um mapa de quantidades com medições bem desenvolvido, até tu próprio consegues desenvolver uma estimativa orçamental de referência. Haja paciência para perder tempo com isso...

Os próprios valores médios de construção são divulgados pelo INE periodicamente, com descriminação da evolução e peso dos custos da mão-de-obra e dos materiais no valor médio final. Assentam num índice.

Infelizmente da maneira como está o mercado, está a fazer muita gente desistir...​​​​​

Acredito que esses valores estejam empolados.

No entanto, como foi pedido o orçamento? Existe projeto de execução, mapa de quantidades e caderno de encargos com tudo estipulado e nas quantidades certas?

Esse orçamento já inclui a piscina, os arranjos exteriores e o mobiliário?

Por vezes soluções simples podem revelar-se tão ou mais caras, dependendo das soluções a aplicar.
E por vezes clientes e projectistas apostam em soluções que podem encarecer a obra, por vezes caprichos que não queremos abdicar, outras por desconhecimento ou desleixo.

Uma boa forma de economizar em obra pode ser por exemplo retirar algumas partes do orçamento geral, como mobiliário, revestimentos, sistemas de eficiência energética, caixilharias, louças sanitárias...porque estas coisas por vezes variam muito de preço e pelo delay que vão demorar a entrar na obra, o empreiteiro pode carregar sobre esses valores para se precaver.

Dependendo da qualidade e pormenorização do projeto - mais que desenhos que muitas vezes é teoria e vão para o lixo, informações dos materiais a aplicar é importante para ter precisão.

Falando sobre preços, existem algumas plataformas que disponibilizam valores de mercado para execução, e se tiveres um mapa de quantidades com medições bem desenvolvido, até tu próprio consegues desenvolver uma estimativa orçamental de referência. Haja paciência para perder tempo com isso...

Os próprios valores médios de construção são divulgados pelo INE periodicamente, com descriminação da evolução e peso dos custos da mão-de-obra e dos materiais no valor médio final. Assentam num índice.

Infelizmente da maneira como está o mercado, está a fazer muita gente desistir...​​​​​

Existe todo esse pormenor.

Este empreiteiro não queria a obra, assim deu um valor estapafúrdio para dizer que não … perdia-se menos tempo se dissesse que não queria.

Que plataformas são essas ?

Existe todo esse pormenor.

Este empreiteiro não queria a obra, assim deu um valor estapafúrdio para dizer que não … perdia-se menos tempo se dissesse que não queria.

Que plataformas são essas ?

Costumo dar preferência a este, mais completo:
https://orcamentos.eu/

Ou a este:
https://geradordeprecos.info/

Ou de preferência, valores fornecidos pelas próprias marcas de materiais, que são mais rigorosos.
​​​​​

Mas eu não sou empreiteiro, por vezes tenho é de incluir valores de referência para efeitos de estimativa orçamental.

3.200€/m2 + IVA 😂🫣

Venham os próximos

Pelo menos o meu primeiro também chave na mão, são menos 180mil. E são 220m2 com garagem. Já estou num bom ponto de partida. Esta semana devo receber 3 orçamentos para estrutura. Chave na mão está já fora de hipótese. Quantos mais vejo nessa situação menos vontade.
No resto estou no mesmo ponto, alguns só para 2025 e outros lá para 2026, é mesmo um favor fazerem a nossa casa.

O calor tem de ir para algum lado... Ou andam a inventar novas leis da Física? [:D]

Nos fornos em muitos o calor sai para a frente. Mesmo que saia para trás onde estará o problema?
Ainda hoje montei um frigo Siemens totalmente fechado atrás, se estiver ao lado do forno qual será o problema?

Back