Tópico das Casas

Epa ajudem-me aqui nuns cálculos que isto está a dar-me a volta à cabeça....

(Tudo valores hipotéticos para facilitar o entendimento)

Uma pessoa compra uma casa por 500k. Paga os 500k da casa mais 100k de impostos (IS, IMI, etc...). Custo total: 600k.

Passado alguns anos, precisa vender a casa. Compra uma maior porém mais para os subúrbios.

Vende a casa original por 600k (logo não tem problemas com mais valias??). Mas depois se for comprar uma casa novamente de 500k, não embolsa nada porque tem que pagar denovo 100k em impostos???

Ou seja, sempre que se compra casa, seja por downgrade de família (filhos a irem para a unviersidade), ou por upgrade (nascimento de novo membro), tem sempre que levar no lombo com os impostos de IMI IS etc....? Que são quase 100k numa casa de 500k?

Só agora via gmaps me dei realmente conta da parelha de monos que estao a erguer ali em miraflores junto a escola e mais la em baixo junto ao IC17, uma zona ja engraçada em transito de horas de ponta, tem agora tudo pa ficar impec, já falámos nisso há uns meses aqui no topico mas lembrei-me novamente de ir ver, falei com 1 colega meu que disse que la havia T2 a partir de 250 mil euros? Mas nao acreditei e ele n consegue (re)encontrar o anuncio [:D]

Parecem ser predios para classe media/alta, obvio que n me importava nada de ter um daqueles, nao duvido da qualidade deles, mas nunca naquela zona, mero gosto pessoal. Teria de ser aqui fora da AML mas pra isso ia pra 1 vivenda, embora andem carissimas seja em torres vedras seja no alandroal seja na guarda [8b]

E eu dou mesmo valor a uma vivenda, mas o meu T2 é baratinho e pra já nao troco, anda tudo mt caro.

São duas zonas distintas.
Tens a zona no alto de Miraflores, zona do Almarjão.
E depois a zona junto à CRIL, o Parque dos Cisnes.

T2 a 250.000€? Onde?
Os T2 são de 500.000€ para cima. Alguns mesmo acima dos 600k...
Os T3 começam nos 700k.

Apartamento t2 à venda na alameda Engenheiro José Mattos e Silva, Miraflores, Algés - Linda-a-Velha - Cruz Quebrada - Dafundo — idealista

Apartamento t2 à venda na rua Mário Eloy, Miraflores, Algés - Linda-a-Velha - Cruz Quebrada - Dafundo — idealista

Estes dois são na zona junto à CRIL.

Apartamento t2 à venda na rua Carlos Saraiva, 12, Miraflores, Algés - Linda-a-Velha - Cruz Quebrada - Dafundo — idealista

Este é na zona do alto.

A zona junto à CRIL, eu acho que ficou com uma densidade muito grande, todos os prédios têm 15/16 andares, e há apenas 2 entradas no "bairro" e apenas 1 saida. Para a rotunda dos bombeiros.

Na zona do Alto, é diferente, a densidade é muito mais baixa, os prédios mais altos têm 7 andares, outros 3/4 andares.
E a zona tem 3 saidas/ entradas.

Epa ajudem-me aqui nuns cálculos que isto está a dar-me a volta à cabeça....

(Tudo valores hipotéticos para facilitar o entendimento)

Uma pessoa compra uma casa por 500k. Paga os 500k da casa mais 100k de impostos (IS, IMI, etc...). Custo total: 600k.

Passado alguns anos, precisa vender a casa. Compra uma maior porém mais para os subúrbios.

Vende a casa original por 600k (logo não tem problemas com mais valias??). Mas depois se for comprar uma casa novamente de 500k, não embolsa nada porque tem que pagar denovo 100k em impostos???

Ou seja, sempre que se compra casa, seja por downgrade de família (filhos a irem para a unviersidade), ou por upgrade (nascimento de novo membro), tem sempre que levar no lombo com os impostos de IMI IS etc....? Que são quase 100k numa casa de 500k?

Mas qual é a tua dúvida?

Se tens de pagar impostos sempre que compras casa? [:p]

Quer-me parecer que sim, como é evidente.

Quanto às mais valias, atenção que incide sobre a diferença entre o valor de compra e o valor de venda, impostos à parte. Nesse caso seria sobre 100k €. Mas se é a tua única casa (residência principal) e a vais vender para comprar outra residência principal, não há lugar ao pagamento de mais valias penso eu.

Mas qual é a tua dúvida?

Se tens de pagar impostos sempre que compras casa? [:p]

Quer-me parecer que sim, como é evidente.

Quanto às mais valias, atenção que incide sobre a diferença entre o valor de compra e o valor de venda, impostos à parte. Nesse caso seria sobre 100k €. Mas se é a tua única casa (residência principal) e a vais vender para comprar outra residência principal, não há lugar ao pagamento de mais valias penso eu.

Sempre que vendes, sempre que compras e sempre que tens uma casa em teu nome. 😀

Uma arquitetice. Sacrificar o interior por um formato exterior que nem sequer se vai notar muito a não ser visto de cima.

O terreno é um canto triangular, e se calhar a perda de área até nem é significativa versus um só edíficio. Junto ao chão e nas caves é mesmo um só bloco. Achei interessante.

Uma casa de 500K não paga 100K de impostos, deve rondar 25K.

Mas sim cada vez que compras vais ter que os pagar novamente.

Pois... por isso que os preços não descem então....
Porque quem vende quer recuperar os impostos pagos na compra, e também já embolsar o suficiente para pagar os impostos do novo lugar onde vai morar.....

Idiotice do camandro.... podiam dar isenção se fosse HPP.... do tipo pagar apenas 1 vez na vida..... ou pagar apenas 50% se fosse a segunda compra... algo assim....

O terreno é um canto triangular, e se calhar a perda de área até nem é significativa versus um só edíficio. Junto ao chão e nas caves é mesmo um só bloco. Achei interessante.

Cada um tem o seu gosto particular. Pessoalmente acho que prejudica bastante o interior.

São duas zonas distintas.
Tens a zona no alto de Miraflores, zona do Almarjão.
E depois a zona junto à CRIL, o Parque dos Cisnes.

T2 a 250.000€? Onde?
Os T2 são de 500.000€ para cima. Alguns mesmo acima dos 600k...
Os T3 começam nos 700k.

Apartamento t2 à venda na alameda Engenheiro José Mattos e Silva, Miraflores, Algés - Linda-a-Velha - Cruz Quebrada - Dafundo — idealista

Apartamento t2 à venda na rua Mário Eloy, Miraflores, Algés - Linda-a-Velha - Cruz Quebrada - Dafundo — idealista

Estes dois são na zona junto à CRIL.

Apartamento t2 à venda na rua Carlos Saraiva, 12, Miraflores, Algés - Linda-a-Velha - Cruz Quebrada - Dafundo — idealista

Este é na zona do alto.

A zona junto à CRIL, eu acho que ficou com uma densidade muito grande, todos os prédios têm 15/16 andares, e há apenas 2 entradas no "bairro" e apenas 1 saida. Para a rotunda dos bombeiros.

Na zona do Alto, é diferente, a densidade é muito mais baixa, os prédios mais altos têm 7 andares, outros 3/4 andares.
E a zona tem 3 saidas/ entradas.

Pois isso andou ele depois a procura quando lhe disse que era impossivel T2 a 250 mil, mas ele jura que viu. Mas nao me parece. Ou ele se confundiu todo ou era algum T0 no R/C assim exista ou no limite foi um anuncio errado e que depois corrigiram.

A densidde perto da escola pode ser menor, certo, e está rodeado de estradas largas mas há alguma valvula de escape ou é tudo via Carris/Europcar / Rotunda do Central park pa fugir dali? Se for, acomula-se tudo ...digo eu.

Andei muito por essa zona mas em tempos da crise, 2010, 2012....que folego no transito.

Pois isso andou ele depois a procura quando lhe disse que era impossivel T2 a 250 mil, mas ele jura que viu. Mas nao me parece. Ou ele se confundiu todo ou era algum T0 no R/C assim exista ou no limite foi um anuncio errado e que depois corrigiram.

A densidde perto da escola pode ser menor, certo, e está rodeado de estradas largas mas há alguma valvula de escape ou é tudo via Carris/Europcar / Rotunda do Central park pa fugir dali? Se for, acomula-se tudo ...digo eu.

Andei muito por essa zona mas em tempos da crise, 2010, 2012....que folego no transito.

T2 de 250.000€ é mesmo impossível. Os T0 são acima disso. [;)]
Só pode ter sido um erro no anuncio.

Em termos de acessos, depende, para a A5 tens de ir via Carris, mas podes ir para Linda a Velha, ou Alto de algés.

Whats-App-Image-2025-06-25-at-13-17-24.jpg
.

é um bom produto..

Tem dois problemas:

- mais munição para a guerra inter-geracional que andam por aí a promover - "ah pois, aqueles velhos egoístas estão a dissipar a herança que deviam deixar aos mais novos" ...

- passa a haver um incentivo material para completos estranhos encurtarem a existência de uma pessoa ...

Tem obviamente vantagem para quem não é forçado a sair de casa por necessidade. Suponho que funcionará na base de um seguro.

Tem dois problemas:

- mais munição para a guerra inter-geracional que andam por aí a promover - "ah pois, aqueles velhos egoístas estão a dissipar a herança que deviam deixar aos mais novos" ...

- passa a haver um incentivo material para completos estranhos encurtarem a existência de uma pessoa ...

Tem obviamente vantagem para quem não é forçado a sair de casa por necessidade. Suponho que funcionará na base de um seguro.

Deve ser o único produto que dá bonificações consoante a idade e as doenças. [:D]

Ainda devem fazer uma análise de risco do idoso... Risco de ficar vivo durante muito tempo. [:)]

Tem dois problemas:

Vão aumentar os atropelamentos e as quedas nas escadas.

Back