Tópico das Casas

A diferença é que foram empresas que fizeram esse esquema e não têm mais bem nenhum.

Nesse caso é óbvio que não tendo mais nenhum bem o máximo que lhes pode acontecer é entregarem os imóveis comprados. Depois disso não acontece mais nada pq a empresa fecha. O (principal) problema do mal-parado desses bancos que deram o berro é mesmo esse.

Montepio, BCP e CGD (acham que os 4000 milhões são porquê?) tb têm mtos casos desses.

A diferença é que foram empresas que fizeram esse esquema e não têm mais bem nenhum.

Nesse caso é óbvio que não tendo mais nenhum bem o máximo que lhes pode acontecer é entregarem os imóveis comprados. Depois disso não acontece mais nada pq a empresa fecha. O (principal) problema do mal-parado desses bancos que deram o berro é mesmo esse.

Montepio, BCP e CGD (acham que os 4000 milhões são porquê?) tb têm mtos casos desses.

Sim, mas as empresas têm sócios, e eles ali estavam tranquilos a falar com o jornalista, prontos a fazerem o mesmo.
Não é vergonhoso?

Sim, mas as empresas têm sócios, e eles ali estavam tranquilos a falar com o jornalista, prontos a fazerem o mesmo.
Não é vergonhoso?

Claro que sim. Foram dados empréstimos a projectos loucos sem qq hipótese de viabilidade, sendo dados por amiguismo. Mas a verdade é que nunca ninguém vai conseguir apanhar essa malta. A culpa nesses empréstimos é claramente do Banco.

Vejam o programa sobre o banif que deu terça e quarta no jornal da noite da SIC.

Mas o pior é que há mta coisa pendente por aí, só que ainda não rebentou. É uma questão de tempo.

1400€ é o custo de vida, gás, luz, água, alimentação, condominio, carro, seguros, jantares, férias...etc. [;)]
Olha que se gastam rápido.[:D]

Senso assim até és poupadinho![:D]

Fonix mais do que eu pago pela minha casa?!

Aqui na terrinha isso seria por 50€! lol

Nada como o Minho [:D]

1400€ despesas mensais fixas é puxado.. com despesas variáveis é possível, basta comprar uma mota e uns relógios como eu fiz que isso descamba :sh)

Mas 1400€ fixos MÊS é para um estilo de vida superior:

- luz 100€
- água 30€
- alimentação 400€
- seguros vários (carros, casa, vida, etc, dividindo o pagamento anual por doze) 100€
- gasolina/gasóleo 200€
- via verde 30€
- telefones e tvcabo 80€

Total: +/- 1.000€. Sem filhos

Última edição:
Acho o Erasmos uma enorme mais valia e experiência
Nos últimos meses tenho feito muitas entrevistas a jovens para estágio. Como profissionalmente não sabem nada, concentro-me nas experiências de vida de cada um. Valorizo ter vivido lá fora simplesmente porque se tiveram de safar num país diferente, sem a ajuda dos papas

Erasmus vale mesmo pela experiência pessoal.
Tive 4 meses na Itália e o povo mal ia às aulas. O forte é mesmo passear, beber e visitar cidades.
Mas, concordo, cresce-se...

Nada como o Minho [:D]

1400€ despesas mensais fixas é puxado.. com despesas variáveis é possível, basta comprar uma mota e uns relógios como eu fiz que isso descamba :sh)

Mas 1400€ fixos MÊS é para um estilo de vida superior:

- luz 100€
- água 30€
- alimentação 400€
- seguros vários (carros, casa, vida, etc, dividindo o pagamento anula por doze) 100€
- gasolina/gasóleo 200€
- via verde 30€
- telefones e tvcabo 80€

Total: +/- 1.000€. Sem filhos
Não é superior, basta ter um filho ;)

Infantário (no meu caso): 150€
Roupas/calçado (tem 3 anos): não é difícil de dividindo por 12 meses gastar 100€ p/mês
Saúde: 50€
Diversão (brinquedos/parques/etc): 50€

pois, realmente a vida está cara...

esqueci-me de somar a prestação mensal ao banco do CHabitação.

NEm vou mostrar estas contas à Maria [:D]

A cena de "1 ordenado para gastar e o outro ordenado para poupar ou para ter qualidade de vida".. nada mais errado pelo menos nesta fase...

vcs conseguem com que 1 ordenado de 1 pessoa do casal dê?

A cena de "1 ordenado para gastar e o outro ordenado para poupar ou para ter qualidade de vida".. nada mais errado pelo menos nesta fase...

tudo depende dos ordenados

No meu caso é o seguinte:

Depois das contas fixas sobra por mês +/- meio ordenado de 1 (2 salários semelhantes)

Desse meio ordenado goza-se o mês (passeios, jantares, etc)

P.S.: neste momento fazemos isso porque temos algum de lado. E nas despesas fixas estão incluídos 100€ que vão acumular a esse que está de lado.

Essa é uma boa ideia teórica. Na prática não consigo.

Já comprei uma casa "barata" para ficar com um encargo de cerca de 10% dos rendimentos, por essa dessa teoria, mas a juntar todas as outras despesas, a coisa dispara, e bem. Então se metermos filho, pagar escola e outras actividades, a coisa dispara bem.

Nem sei como às vezes se fala em taxas de esforço de 30 ou 40%.

A minha maria poupa mais que eu, mas eu ainda estou a pagar a minha primeira casa, que está arrendada. E pago carro e custos decorrentes. Ela não paga nada do carro a não ser portagens. E ganha mais que eu.
Mas temos uma conta conjunta onde metemos quantias iguais todos os meses e que, apesar de pagarmos tudo o que é comum de lá, ainda vai enchendo. Mas só do meu lado as despesas médias mensais deste ano rondam os 2000 euros. Diria que fixas andam nos 1400/1500.

Não sei as vossas vidas, mas um casal que ganhe 2000€ a 2500€ mês consegue ter qualidade de vida mesmo com uma prestação de 450/500€.

Falando pela vida que levo, não sendo extremamente poupado, fazendo férias fora, jantando vezes sem conta fora, comprando roupa cara...nos últimos 12 meses juntei cerca de 666€ / mês ou seja 8000€.

A minha prestação de casa com seguros ronda os 300€ com seguros.

Passará a ser de 480€ com seguros na nova casa (se a comprar), pelo que não vejo qualquer problema com este passo!
As contas foram todas feitas e continuo a ter poupança!

Não sei as vossas vidas, mas um casal que ganhe 2000€ a 2500€ mês consegue ter qualidade de vida mesmo com uma prestação de 450/500€.

Falando pela vida que levo, não sendo extremamente poupado, fazendo férias fora, jantando vezes sem conta fora, comprando roupa cara...nos últimos 12 meses juntei cerca de 666€ / mês ou seja 8000€.

Passará a ser de 480€ com seguros na nova casa (se a comprar), pelo que não vejo qualquer problema com este passo!

Moras sozinho e sem filhos?

Isso depende muito do que se gosta ou dá valor e dos apoios familiares!

Conheço quem ganhe pouco, mas que não paga casa, nem água, nem luz e vive bem.

Outros que gostam é de passar a vida em cafés e esplanadas e gastam-no tudo naquilo.

Quem realmente ganha pouco e tem de pagar tudo do seu bolso, sem apoios de qualquer género é quem mais "sofre" e mais cuidado precisa ter!

Os nossos rendimentos estão dentro desse escalão e tenho uma prestação de 400€ e embora ache que vivo bem, ou seja, não me falta comida em casa, dá para dar uns passeios por mês, dá para algumas refeições fora.
Não dá para comprar roupa cara todos os meses, nem coisa que o valha.

Casa: 400€ (com seguros)
Luz: 50€
Água: 30€
Gás: 0€ (não tenho)
Meo: 80€
2 Carros: Não tenho prestações associadas
Gasóleo: 250€
Seguros dos carros: 30€ p/mês (média)
Alimentação (casa): 400€
Passeios (comida, alojamento, etc): 300€
Infantário: 150€
Roupas (2 adultos + 1 criança): 150€ (média)
Poupança mensal: 100€
Via Verde: 40€

Pouco mais sobra para outros extras.

Mas atenção não compro roupa nem acessórios de luxo.

E o que poupo p/ mês são os 100€, isto porque já tenho algum de lado, nunca 600€.

E isto a morar numa pequena cidade do Minho, onde a vida é mais barata.

Última edição:
Chegou a altura de comprar casa! Tx mínima 1,15% Bakinter

Chegou a altura de comprar casa! Tx mínima 1,15% Bakinter

Pessoal, uma ajudinha sff.
Estes tubos são do esquentador e exaustor. O de cima estava ligado ao esquentador e o debaixo mais estreito estava com o exaustor.
A minha dúvida é: posso ligar o esquentador ao tubo de baixo ou obedece a uma regra para melhor extrair gases e fumos?
Obrigada
b0b30c388705060e1fea1cb2a17b879f.jpg

Estes tubos são do esquentador e exaustor. O de cima estava ligado ao esquentador e o debaixo mais estreito estava com o exaustor.
A minha dúvida é: posso ligar o esquentador ao tubo de baixo ou obedece a uma regra para melhor extrair gases e fumos?
Obrigada

haverá pessoas para te ajudar.

mas a ideia que tenho é que tem de ser idependente a extração, ou então se estiver junto obriga a um esquentador ventilado
Na minha actual casa está ligado no mesmo tubo, mas não tenho extrator mecânico na cozinha.
existe extração central no topo do prédio.
na casa anterior tinha condutas separadas/independentes

ideal consultares um canalizador/ instalador de gás certificado (optei por esta solução)

Obrigada

É indiferente do ponto de vista Legal.

O que conta é o nível de Monóxido medido durante o ensaio de instalação do gás canalizado na casa. Se estiver cima do patamar: chumba.

Mas se está assim feito com 2 tubos é melhor não alterar. Saídas diferentes são sempre mas seguras e permitem melhor exaustão logicamente.

A actual residencial dos restauradores vai ser transformada em apartamentos.
Já foram anunciados os preços: T2 com 100 m2 e sem estacionamento: 770 mil euros. É a p*ta da loucura [:)]

O prédio por sinal vai ficar bem giro e extremamente bem localizado:

bvd_zpsdnqrnneg.png

Voltar
Superior