Tópico das Casas

Eu com 20 e picos bazava daqui pa fora sem qq dúvida...
Estou farto disto.
Este país é o contrario do gajo do meu avatar.
É um país para velhos em que a antiguidade justifica uma brutal desigualdade salarial quer no privado quer no publico.

subscrevo inteiramente.

No meu caso penso que um pouco mais!

Acho que sou poupado mas se calhar não sou!

Mas tenho um filho pelo que pode ser aí a diferença!
Sim, eu também tenho um.

Mas já me apercebi estão a fazer as contas a tudo e não só a despesas fixas.

Desse modo os meus gostos mensais totais também andam à volta disso.
Já a contar também com os 100€ que meto todos os meses para o lado para a reforma. ;)

Sim, eu também tenho um.

Mas já me apercebi estão a fazer as contas a tudo e não só a despesas fixas.

Desse modo os meus gostos mensais totais também andam à volta disso.
Já a contar também com os 100€ que meto todos os meses para o lado para a reforma. ;)

Sim, contas a tudo. [;)]

Por isso é que acho importante ponderar que tipo de casa podemos pagar, porque além dessa despesa há muitas outras...que todas juntas somam um valor bem grande.

Quando comecei a morar longe dos papás, fiz só contas á prestação e mais meia duzia de trocos para o resto. [:D][:D]
Ainda bem que não comprei logo casa, senão tinha orçamento para um palácio, quase... Que mais tarde ia entregar ao banco.

Por isso é que muitas familias "mutilam" a vida para terem uma casa melhor e maior, por vezes bem acima das possibilidades. Infelizmente só se apercebem disso quando deixam de ter € para fazer o que gostam, seja férias, seja jantares etc.
Para mim é importante ter uma boa casa. Mas mais importante que isso é ter dinheiro para poder aproveitar a vida, nem que seja só de vez em quando. [;)]

Falando em taxas de esforço há um fenómeno mais ou menos estatisticamente relevante que tem a ver com uma espécie de crise da meia idade relativamente à habitação. As pessoas geralmente quando começam a vida compram uma casa mais modesta e mais pequena porque ainda não têm perspectivas sobre o futuro, têm poucas poupanças, não têm filhos, etc.
Mas depois por volta dos finais dos trintas começam a achar que afinal a casa é pequena e, sobretudo se o mercado imobiliário estiver dinâmico, começam a pensar em vender a que têm e comprar uma maior, ou por exemplo passar de um apartamento para uma moradia. Até aí tudo bem, mas muitas exageram na dose e compram logo grandes vivendas ou apartamentos luxuosos. E assim passam de uma situação em que a vida financeira até já estava desafogada para uma situação em que ficam novamente enterrados até ao pescoço em dívidas até aos 70 anos e a fazer contas todos os meses. E tudo isto para daí a 10 ou 15 anos os filhos saírem de casa e ficarem 2 gatos pingados "perdidos" numa V5 de 2 pisos!

Falando em taxas de esforço há um fenómeno mais ou menos estatisticamente relevante que tem a ver com uma espécie de crise da meia idade relativamente à habitação. As pessoas geralmente quando começam a vida compram uma casa mais modesta e mais pequena porque ainda não têm perspectivas sobre o futuro, têm poucas poupanças, não têm filhos, etc.
Mas depois por volta dos finais dos trintas começam a achar que afinal a casa é pequena e, sobretudo se o mercado imobiliário estiver dinâmico, começam a pensar em vender a que têm e comprar uma maior, ou por exemplo passar de um apartamento para uma moradia. Até aí tudo bem, mas muitas exageram na dose e compram logo grandes vivendas ou apartamentos luxuosos. E assim passam de uma situação em que a vida financeira até já estava desafogada para uma situação em que ficam novamente enterrados até ao pescoço em dívidas até aos 70 anos e a fazer contas todos os meses. E tudo isto para daí a 10 ou 15 anos os filhos saírem de casa e ficarem 2 gatos pingados "perdidos" numa V5 de 2 pisos!

realmente isso é curioso!

realmente isso é curioso!

Conheço várias pessoas a quem isso aconteceu, inclusive na minha família. Casais que acabam por ficar sozinhos a viver em vivendas enormes, tantas vezes construídas com esforço financeiro e mesmo físico, e com requisitos especiais a pensar no futuro dos filhos e netos (grandes jardins, anexos para comezainas, divisões bastante independentes que permitem fazer 2 casas numa para um filho que queira ficar ali, etc), que na verdade acabam por ficar sem uso nenhum ou são usados uma vez por festa. Chega a ser triste ver tanto sacrifício deitado fora.

Conheço várias pessoas a quem isso aconteceu, inclusive na minha família. Casais que acabam por ficar sozinhos a viver em vivendas enormes, tantas vezes construídas com esforço financeiro e mesmo físico, e com requisitos especiais a pensar no futuro dos filhos e netos (grandes jardins, anexos para comezainas, divisões bastante independentes que permitem fazer 2 casas numa para um filho que queira ficar ali, etc), que na verdade acabam por ficar sem uso nenhum ou são usados uma vez por festa. Chega a ser triste ver tanto sacrifício deitado fora.

Claro! especialmente porque se constroem na faixa que mencionas (fim dos 30) os putos normalmente já vão com quase 10+-.
Gozam a casa em familia mais 10 anos, e depois passam 10 anos ansiando por netos para encher a casa novamente?

Atenção!
Esses 10 anos podem valer pela vida, ou seja também não sei até que ponto não vale a pena:confused:

Chegou a altura de comprar casa! Tx mínima 1,15% Bakinter

Chegou a altura de comprar casa! Tx mínima 1,15% Bakinter

Eu com 20 e picos bazava daqui pa fora sem qq dúvida...
Estou farto disto.
Este país é o contrario do gajo do meu avatar.
É um país para velhos em que a antiguidade justifica uma brutal desigualdade salarial quer no privado quer no publico.

O que além de péssimo para os mais jovens é igualmente péssimo para o futuro do país pois um dia esses mais velhos estarão reformados e dos bons mais jovens quantos ficaram para ver? Certamente alguns, mas a maioria não são parvos e não gostam de ser comidos.

Se já é um país de medíocres, no futuro ainda mais o será.

Pode ser conversa do costume e de velho do Resto, mas são os factos.

E há muitos outros indicadores que ainda irão piorar muito esta situação no futuro tal como o enorme desequilibro da SS e a enorme dívida, seja ela pública, privada e das famílias.

O futuro é pouco animador para os jovens que não sejam da JS... esses têm bons empregos garantidos e para eles a vida sera facil. Os outros vao assistir a uma consolidação dos direitos adquiridos dos mais velhos e auma maior rigidez do codigo de trabalho que continuará a proteger só os efetivos mais velhos.
Dá pena ver antever o q aí vem.
Admira me muito a passividade dos putos na vintena que se deixam andar como zombies. Enganados e roubados todos os dias por politicos mentirosos e jornais enviezados.
Continuem entretidos com festivais de verão que os velhos agradecem.
Hj acordei mal disposto.

Última edição:
Voltar
Superior