Tópico das Casas

Nessa zona, essa moradia dificilmente será vendida acima de 350k ou 400k na melhor das hipóteses.

Os 30 km do Porto não servem de argumento. Tens moradia parecidas com essa por 300k a 15 km do Porto.

Aliás, hoje em dia a localização vale 75% do preço da casa e a casa em si vale os restantes 25%.

A mesma casa na Foz custa o triplo do que custaria em Paranhos.
Só coloquei essa pelo valor de equivalente de venda do T2

Admiro, com toda a sinceridade, a força de vontade.

Eu situo-me no pólo oposto e já por diversas vezes me começo a questionar se não deveria começar a pensar mais dessa forma

Por vezes esmoreço e lá gasto mais dinheiro. Mas recentemente fui operado e estive alguns meses em casa, além de que tive que recorrer ao privado, dado o tempo de espera.
Dei bastante valor á poupança nesses meses.

Voltando ao tópico:

Acho descabido comprar casa acima das possibilidades. É uma compra para a vida nesses moldes, muito dificilmente se vai conseguir arranjar dinheiro para amortizar antes do prazo. Assim como se castra toda a possibilidade de uma boa vida.
Na minha opiniao, abaixo das possibilidades, máximo de poupança e depois logo se vê.

Sobre o edificio que estão a colocar, acho ESPETACULAR! [br:)]

Há outra diferença bastante significativa entre comprar um apartamento no centro de uma cidade como Lisboa ou Porto (ou numa boa zona da cidade) e comprar uma vivenda no meio do pinhal da aldeia a meia hora da VCI: uma tende a valorizar e a outra não. A mim não me custa nada dar €200k por um T2 sabendo que se precisar de o vender consigo no mínimo esse mesmo valor (sim, o mercado é incerto, mas há casas em que dificilmente se perde dinheiro).

Eu e o Labita moramos longe de cidades com grandes confusões e stress, pelo que, e falo por mim, um pouco daquela agitação do Algarve até é agradável.

Esses refúgios de que falas eu uso durante o ano 1 fim de semana de 2 em 2 meses.

P.e. No último fim de semana deste mês vou para perto de Óbidos

Eu vou para a rocha daqui a 3 semanas. Fim de Junho e início de Julho.
Menos gente nos restaurantes, na praia, nos parques aquáticos e nas ruas a noite.

Como podemos marcar as férias quando queremos ajuda muito.

Férias é no Algarve. E lá fora se poder.

A nível de spreed qual o mais baixo que o mercado oferece?
São os 1,15% do Bakinter ?

Bom é ter como os funcionários dos bancos. 0%.
Uma amiga da minha mulher tem esse spreed.

Há outra diferença bastante significativa entre comprar um apartamento no centro de uma cidade como Lisboa ou Porto (ou numa boa zona da cidade) e comprar uma vivenda no meio do pinhal da aldeia a meia hora da VCI: uma tende a valorizar e a outra não. A mim não me custa nada dar €200k por um T2 sabendo que se precisar de o vender consigo no mínimo esse mesmo valor (sim, o mercado é incerto, mas há casas em que dificilmente se perde dinheiro).

E esse deve ser o principal quando se compra uma casa.
Hoje em dia pura e simplesmente não existem casas para a vida. Como tal a casa tem de ser olhada não apenas na perspectiva de lar, mas essencialmente na perspectiva de investimento. Eu era incapaz de comprar uma casa que tivesse mais de 1% de probababilidade de desvalorização.

Para mim o mais equilibrado é o do Santander. 1,75% de spread com financiamento de 85% da avaliação (com limite de 100% do valor da escritura), sem quaisquer requisitos fora do comum.

Para mim o mais equilibrado é o do Santander. 1,75% de spread com financiamento de 85% da avaliação (com limite de 100% do valor da escritura), sem quaisquer requisitos fora do comum.

Mesmo assim é alto.
Se a taxa de juro for para 3% estes novos contratos tornam-se impossível.

Pois dá! [:D]

Aqui em casa só trabalho eu(remunerado), a Maria infelizmente tem problemas de saúde e não pode fazer grandes esforços, nesse sentido vai tratando da casa e do nosso primeiro rebento (um chihuahua de 1,5 anos [:)]).

Entre bolsa, emprego, negócios: consigo mais ou menos entre 22 a 28 mil euros líquidos anuais.

Neste momento pouco cerca de 40% do que ganho entre 9 a 12 mil euros por ano.
Gasto o restante dá-me entre 1100 a 1400€ por mês (todas as despesas).

O meu objectivo é atingir a liquidez e ter poupados cerca de 100.000€, ou seja ter este montante em cash. (depositos, acções, obrigações, certificados etc). Faltam-me poucos anos de poupança para o atingir.

Quando lá chegar, espero deixar de me preocupar com poupança e fazer render este valor até á reforma. Objectivo, ter este valor até aos 32 anos.

De momento estou com 28 anos. [;)]

Como tencionas fazer render 100 mil e isso dar para a reforma? É que isso não é nada... (Aliás, é muito dinheiro, muito difícil de juntar, mas nada em termos de dinheiro a sério, penso que me fiz entender)
Não tenho a certeza, mas não eras tu que querias deixar de trabalhar aos 50?

Eu fiz no Santander. Por 2% em Agosto passado

A uns 7 anos atrás tive perto de comprar uma casa.
Era 0,75% de spreed e 5% de taxa de juro na altura.
Para um crédito de 75 mil com avaliação de 110 mil ia pagar quase 500€.

Na altura a Maria estava a contratos e minha empresa estava meia falida. (Ainda continua ).

Neste momento devia estar a pagar uns 200€ se comprasse a casa.
Se soubesse que ia acontecer isto.

A uns 7 anos atrás tive perto de comprar uma casa.
Era 0,75% de spreed e 5% de taxa de juro na altura.
Para um crédito de 75 mil com avaliação de 110 mil ia pagar quase 500€.

Na altura a Maria estava a contratos e minha empresa estava meia falida. (Ainda continua ).

Neste momento devia estar a pagar uns 200€ se comprasse a casa.
Se soubesse que ia acontecer isto.
A minha primeira casa foi comprada em 2007, com 0.5% de Spread.
A minha Maria ainda estudava.
Os meus pais foram fiadores.

A minha mulher tem. Ou temos, vá. É uma diferença considerável. Mas normalmente emprestam menos de 200 mil.
Já os empregados do Banco de Portugal têm direito a isso para duas casas...

Voltar
Superior