Tópico das Casas

Chegou a altura de comprar casa! Mercado ao rubro

é.
mesmo longe...
imagina nos dias de praia o trânsito.

Treta, com a AE ali é peace of cake.
Falo com conhecimento de causa. Mesmo de verão é tranquilo, imaginemos que se sai as 7/8 da manhã de casa, não vai ninguém a essa hora para a ericeira, para a praia. Ao fim do dia também não é grave e mesmo assim é contra a “maré”.
Só qualidade de vida, estar a chegar a casa e poder ver o mar. Eu pessoalmente valorizo muito isso.

Última edição:
quando tive em lisboa em janeiro num dia de semana fiz do EL corte ingles a Mafra em 20 minutos as 18 da tarde. Em AE a 120-130 é sempre a andar ate mafra ou ericeira. Unico transito que se apanha é so mesmo a sair de lisboa ou entrar.

Para quem tem capacidade financeira, a qualidade de vida na zona de mafra e ericeira é muito boa e o acesso por AE a lisboa é um must

Google maps diz 32 minutos a esta hora sem transito nenhum do corte ingles a mafra, mas conseguiste atravessar lisboa e chegar a mafra às 6 da tarde em 20 minutos, aposto que ainda paraste para um cafe senão tinham sido 10 minutos. [:)]

mas nem todos trabalhamos de segunda a sexta das 9 às 18.

o utilizador até pode trabalhar no turno da tarde e não estar disposto a utilizar a auto estrada todos os dias.

É longe, sejamos sinceros.

no entanto se eu tivesse casa paga no local e fosse trabalhar no parque das nações queria lá saber da distância...

acho que a portagem são dois euros e pouco. e serão uns 40m a velocidades moderadas.

Última edição:
Não tenho casa paga no local, mas entre comprar um T2/3 na expo ou uma moradia na praia ao mesmo preço gosto mais da 2ª opção... Mas não sei se vou dar em louco com a distância todos os dias.

Vou entrar e sair cedo, tipo entrar às 8h e sair às 5.

Google maps diz 32 minutos a esta hora sem transito nenhum do corte ingles a mafra, mas conseguiste atravessar lisboa e chegar a mafra às 6 da tarde em 20 minutos, aposto que ainda paraste para um cafe senão tinham sido 10 minutos. [:)]

36m para 40km. E lá está, agora sem qualquer trânsito.

40km em 20m dá uma uma média certa de 120 km/h.

Em hora de ponta até 40m me parece otimista. 20m e a andar a 120/130 na A8???

Segundo o maps em hora de ponta (18h/18h30m) é entre 40m a 1h05m.

Isto com hora de partida personalizavel só dá para ver em browser desktop. Mas podem confirmar.

Quem vem da Ericeira nem apanha o transito da A8, passa por cima dos pobres de loures e aterra direto no marquês ou no corte ingles

Última edição:
Vender agora inflacionado para comprar inflacionado, só se não se precisar de casa. Ou vender para depois ir arrendar a preços inflacionados também não me parece que faça sentido. Mais, vender inflacionado e não comprar de seguida, implica pagamento de mais valias avultadas.

Quanto à bolha, quando em Lisboa centro 25% são compradas por estrangeiros e uma boa parte são compradas a PP, não me parece que venha aí catástrofe. Também não me parece que haja muito espaço (área) por onde a oferta possa aumentar drasticamente...

Fora de Lisboa centro ou Porto centro, aí sim, pode haver bolha se os imóveis estão a ser comprados com recurso a crédito. Mas aí os preços estão agora a voltar aos valores pré-crise ou pouco mais...

O problema é que os salários não voltaram aos valores pré-crise!!!

Não tenho casa paga no local, mas entre comprar um T2/3 na expo ou uma moradia na praia ao mesmo preço gosto mais da 2ª opção... Mas não sei se vou dar em louco com a distância todos os dias.

Vou entrar e sair cedo, tipo entrar às 8h e sair às 5.

Se estiveres no escritório mesmo ás 8 é provável que não apanhes demasiada confusão.

Mas conta com 45min pelo menos

No regresso, mesmo saindo ás 5 há transito.

Para estar às 8h e sair às 17h não deve ser assim tão mau.

Ainda assim são 45m para cada lado.

Perde-se mt tempo aqui (e não só) a discutir estas coisas quando o Gmaps na opção hora de partida personalizada permite responder de forma aproximada a estas dúvidas.

Por exemplo neste caso Ericeira-PdN com saída às 7h15m (para chegar às 8h) e vinda às 17h dá exatamente entre 35 a 55m para ambas opções, pelo que os 45m me parece exequível como média.

À saída à tarde só é chato ali a zona do acesso à CRIL (que mm assim só fica realmente mau lá para as 18h-19h), daí para a frente (se não houver algum azar) é smp a andar.

De manhã é no acesso ao túnel do grilo e na CRIL antes da saída para a 2ª circular. Mas não deverá ser nada por aí além. Mais uma vez 1h depois fica bem mais agreste.

É um bocado chato perder todos os dias 1h30m no carro, mas não é incomum pessoal que faz metade dos kms na comute dentro da AML perder pouco menos que isso. Eu perco em média um total (na ida e volta) de cerca de 1h para fazer um total de (em média) uns 38km.

Ora 1h30m para 90km total não é pior.

Agora o meu exemplo é numa hora já mais de ponta (sobretudo de manhã), e dp há a questão dos custos que na Ericeira é puxadote. Só em gasóleo facilmente são €200 mensais, mais portagens da A8 e A21 que não faço ideia de qto é mas facilmente será mais €100 (?).

Para mta gente só estes €300 (ou pelo menos €250) já são suficientes para a Ericeira não ser uma opção.

PS: Há outras formas de morar ao pé da Praia que não só Ericeira como várias zonas da Costa da Caparica (morei 3 anos e meio em São João e gostei bastante da zona), mas no caso concreto de trabalhar no PdN não é grande opção de facto e a ponte é smp uma chatice (e aqui nem o entrar às 8h safa pq a partir das 7h começa a logo a bombar).

Última edição:
É capaz de não ser a melhor ideia, é muita hora de vida enlatado :sh)

Mas a ideia de regressar a PT e não poder viver à beira mar deixa-me deprimido [s)].

Mas a ideia de regressar a PT e não poder viver à beira mar deixa-me deprimido [s)].

Não era em Oeiras?
Francamente o PdN é uma zona que não me agrada, já trabalhei lá uns anos e enfim.
Viver não acho piada, sempre fui pela zona ocidental de Lisboa.
Infelizmente vou 2-3x semana a um cliente no PdN, um martírio atravessar Lx

Não era em Oeiras?
Francamente o PdN é uma zona que não me agrada, já trabalhei lá uns anos e enfim.
Viver não acho piada, sempre fui pela zona ocidental de Lisboa.
Infelizmente vou 2-3x semana a um cliente no PdN, um martírio atravessar Lx

Fazer Oeiras-PdN diariamente também é obra...para não dizer que será pior nas horas de ponta...

Nos EUA um commute Ericeira-PdN é pequeno, portanto o teu limiar até pode ser alto?

De qualquer maneira eu acho que -havendo a possibilidade- 20/30 min em cada sentido e sem grandes oscilações de trânsito é o máximo...a partir daí é uma descida íngreme em qualidade de vida por cada minuto a mais...

Trabalhando no PdN sinceramente não sei o que te dizer. A zona óbvia para quem valoriza o mar seria a linha, mas, novamente, vais ter uma vida infernal a fazer linha-PdN todos os dias à hora de ponta :sh) Eu escolheria algo no PdN, apesar de ser uma zona que não aprecio (na prática é viver fora do centro de Lisboa, é ventoso, o sol põe-se do outro lado e não é muito bem frequentado, sem falar que enche aos fins de semana)...mas o rio pode ser um compromisso se não consegues ter o mar...e não tinhas preocupações.

Posso dar o exemplo do meu sogro que faz Penha Longa-PdN todos os dias já faz uns 12 anos e está cansado disso. Se não sair antes das 7h está lixado. Preferencialmente tem mesmo que ser as 6.30-6.45 tops... Claro que depois compensa na Primavera/Verão onde consegue aproveitar a envolvente ao final da tarde ou aos fins de semana, mas...

...é cansativo, ao ponto de se questionar muitas vezes se fez bem. É preciso mesmo estar num sítio e numa casa que justifique...

Última edição:
Tenho andado muito pela Alemanha em trabalho por estes meses, a trabalhar no escritório de um dos nossos maiores clientes, em Munique (e que provavelmente é uma das 50 maiores empresas da Europa).

A maioria do pessoal lá, nessa empresa, faz entre 100 a 200 km todos os dias para ir para o trabalho. É algo banalíssimo por lá. Não sei se é algo geral da Alemanha, ou só de Munique.

Um facto curioso: o trabalho lá é das 08:00 às 17:00 horas locais. Às 16:45 estão naquele escritório mais de 3 mil pessoas a trabalhar.
Às 17:05 se estiverem lá 10 pessoas a trabalhar é muito. Ninguém fica depois da hora, como em Portugal, só para parecer bem.

Quanto à questão da Ericeira, entre:

Opção 1: morar na Ericeira/Mafra a 40 km de Lisboa
Opção 2: morar na linha de Sintra, linha de Cascais ou na Caparica a 15 km de Lisboa

Prefiro a opção 1. Sem pestanejar. E mesmo sendo o triplo da distância, aposto que se demora menos tempo a chegar a Lisboa vindo da opção 1 quando comparado com a opção 2.

Mas convém ver o peso do gasóleo e portagens, bem como do desgaste automóvel no salário.

É capaz de não ser a melhor ideia, é muita hora de vida

A zona Ocidental de Lisboa, como Belém/Restelo ou já um bocadinho fora como Oeiras permite proximidade do mar/rio e excelentes acessibilidades.

Também são zonas seguras como investimento, pois não estão na moda e têm sempre muita procura.

Voltar
Superior