Tópico das Casas

Também não percebo o que defendem para o pessoal que trabalha num determinado lugar e que seria obrigado a ir para outro a centenas de quilómetros.

Tiram os filhos das escolas? Vendem a casa que estão a pagar num lugar para comprarem no outro?

E os que não o poderem fazer? Vão para o desemprego?

A ANACOM não está toda em Lisboa. Está em Lisboa (instalações arrendadas), Barcarena, Porto, Ponta Delgada e Funchal. O edifício que eles procuram é apenas para substituir as instalações arrendadas.

edit: Ah! E o estado não investe nada. Quem investe é a Vodafone, Altice, Nos, etc. O funcionamento da anacom é um custo inteiramente suportado pelos operadores do sector que regula. Esclarecidos? [;)]

Epah, tá bem... em primeiro lugar, dos 400 trabalhadores da ANACOM, 300 estão em Lisboa.
Depois quem paga é a ANACOM com as suas receitas próprias. Que por acaso essas receitas próprias advêm de pagamentos efectuados pelos operadores.
No entanto, a ANACOM todos os anos entrega uma parte considerável das receitas próprias ao Estado. Se gastam 20 milhões num edificio em Lisboa em vez de gastarem apenas 5 milhões num edificio equivalente em Beja, são 15 milhões a mais que saem dos cofres da ANACOM, que caso contrário seriam entregues ao Estado.
Portanto a decisão de escolher um edificio em Lisboa vai custar ao contribuinte á mesma, ainda que indirectamente.
São 15 milhões que a ANACOM poderia entregar ao Estado e o Estado poderia investir por exemplo esses 15 milhões no sector da saúde. Quem sofre no final é o contribuinte.

Também não percebo o que defendem para o pessoal que trabalha num determinado lugar e que seria obrigado a ir para outro a centenas de quilómetros.

Tiram os filhos das escolas? Vendem a casa que estão a pagar num lugar para comprarem no outro?

E os que não o poderem fazer? Vão para o desemprego?

Vendem o T2 de 50 m2 que possuem em Lisboa e com o dinheiro da venda compram uma moradia T4 de 200 m2 com piscina em Beja.
Que chatice...

Last edited:
Com funções altamente especializadas, como no caso da anacom, arriscavam-se a esvaziar o regulador.

Mas o estado (via estamo) tinha dezenas de edificios de escritórios que não alugou a um regulador seu e optou por vender....

Ò MVA, mas tu pensas que os operadores andam a dormir? [:D]

Claro que o estado, que está teso, tenta sempre ir buscar algum seja lá onde for, mas isso não é assim tipo ligação directa. Aliás os operadores até agradecem a aquisição porque a mesma será feita com meios próprios e assim até se reduzem os custos operacionais e, por consequência, as taxas que pagam.

P.S. Alguém referiu o INFARMED, mas isso é outro "campeonato", tal como por exemplo o INE. No caso da Anacom, CMVM, Concorrência (só para dar alguns exemplos) nem sequer os funcionários têm vinculo à função pública,

Last edited:
Aproveita, está barato.
250m no centro de Lisboa. Daqui a 5 anos isso vale no mínimo o dobro.
Tens é de partir tudo por dentro e refazer tudo. Está horrível, para não dizer mais.
Garagem por baixo de casa, vai deixar de ser necessária daqui a 5 anos.

Garagem vai deixar de ser necessária porque?

Não sou do "meio", mas partilho a opinião de um amigo que é comercial na era do imobiliário há décadas (nunca enriqueceu porque "estoira" dinheiro consoante o que ganha e não se rala muito com isso):

Os T2 são os andares mais difíceis de vender! Os T1 saem sempre bem para pessoas solteiras, casais sem filhos... Os T2 não são carne nem peixe! A maior parte dos meus compradores procura logo T3 ou até mais! Porque mais 1 quarto dá jeito, porque pode vir mais um filho, porque dá jeito ter um escritório, porque dá para receber visitas e por aí adiante!

Isto vale o que vale (pouco), mas o homem anda nisto talvez há 30 anos!!!

Obrigado, depois adianto mais alguns pontos, mas não agora porque se fala da Anacom.

Tenho aprendido muito aqui, mas ao contrário do teu amigo, transmitiram-me que os T1 desvalorizam os prédios [:D].. Pelo simples facto que isso propicia o aluguer á fartazana, pelo que os moradores "fixos" não acharão piada a essa dinâmica e reboliço.

Os T2 como têm mais de 125m2 (tenho de ver ao certo), dará para transformar-se facilmente em T2 + 1. E um quarto com 8m2 remedeia e hoje em dia muitos casais só têm 1 filho.

Garagem vai deixar de ser necessária porque?

Ele é daqueles que acham que o petroleo vai desaparecer e que vai andar tudo de uber e carros partilhados autonomos.
O que não falta aí é gente que acredita nestas utopias.

Eu até acredito, mas nunca daqui a 5 anos, mas sim daqui a muito mais de 50 anos (dificilmente será massificado ao ponto de deixa de ser necessário ter carros próprios antes do sec. XXII).

Aproveita, está barato.
Tens é de partir tudo por dentro e refazer tudo. Está horrível, para não dizer mais.

[:D][:D]

Sim, vamos andar como os Jetsons.

Aproveita, está barato.
Pois pareceu-me bom também. Fiz oferta e já fiz escritura, ainda baixou um bocado o preço.
Não preciso de garagem e ali há sempre lugar na rua.
Quero é ver o que vão fazer na nova sede do BES ali ao lado.

Aproveitando a acalmia neste tópico, vou pedir-vos ajuda e fazer uma pequena sondagem..
PARA CONSTUÇÃO:

Sendo que ao lado há prédios e não se pode utilizar C4, alguém faz ideia se é caro partir pedra? porque em vez de um -1, gostaríamos de ter um -2 para proporcionar mais lugares de garagem. Mas a partir dos 3.50m a máquina de furar encontrou resistência.

---------

Por outro lado, e tendo eu algum peso no projecto, alertei que é preferível realizar uma boa contrução e vender T2 mais caros, do que apostar na mediania.

É aqui que peço alguma ajuda e digam-me o que valorizam mais. Eu estudei que ter vantagem comparativa num negócio e apostar no "que não há" é meio caminho andado para o sucesso.

Assim de repente lembro-me de (e completem por favor):

- Ter 2 lugares de garagem mesmo para os T2;

- O mais pequeno que teremos, o T2 tem área mínima de 135 m2;

- Ter varanda se possível;

- Terem espaço para lavandaria e despensa;

- Iremos usar eletrodomésticos da Bosh.

Transmitiram-me que os T1 desvalorizam os prédios [:D].. Pelo simples facto que isso propicia o aluguer á fartazana, pelo que os moradores "fixos" não acharão piada a essa dinâmica e reboliço.

Se vocês tivesses compradores, que aspeto valorizariam mais? Estou um pouco desiludido por poder haver só haver 1 lugar de garagem mesmo para os T3

Last edited:
O estacionamento depende da área envolvente. Se hover muito lugar ao pé, não me parece que seja um grande problema.

Em relação às tipologias, eu optaria por fazer T3 pequenos ( 135 chega bem para um T3).

Espaço de lavandaria e dispensa são sempre obrigatórias... Nem pensas em tirar.

Aproveita, está barato.

Em que te baseias para dizer que vai valer o dobro daqui a 5 anos? Por esse preço já vai concorrer com bastantes apartamentos de "luxo" e em condomínios com outras comodidades.

Em que te baseias para dizer que vai valer o dobro daqui a 5 anos? Por esse preço já vai concorrer com bastantes apartamentos de "luxo" e em condomínios com outras comodidades.

Com 250m2 no centro? E recuperado?
Diz-me onde andam esses apartamentos em condomínios por 900k

O estacionamento depende da área envolvente. Se hover muito lugar ao pé, não me parece que seja um grande problema.

Em relação às tipologias, eu optaria por fazer T3 pequenos ( 135 chega bem para um T3).

Espaço de lavandaria e dispensa são sempre obrigatórias... Nem pensas em tirar.

Sim, despensa terá até porque espaço não faltará.

Dará para transformar o T3 em T4 (são quase 180m2). O mal é a luz direta não ser muita.

Se houver ideias para aprimorar a planta agradeço. Não consigo colocar isto maior : /

145192d1534856487-qual-melhor-altura-de-comprar-casa-mercado-ao-rubro-screenshot_t3.jpg

Attachments

• Screenshot_T3.jpg
    Screenshot_T3.jpg
    40.3 KB · Views: 0
E pq não 2 t2 em vez de um t3 ou T4, e com os 135m2 do t2 fazes um t3.

Possivelmente por via das áreas terás de baixar um pouco o valor, mas ficas com mais um imóvel por piso para venda, bem feitas as contas pode acabar por compensar.

E novo, barato e no centro da cidade atrai sempre gente, e 90 m2 t2 e 135 t3, não são áreas más de todo por esse país fora, e eu q o diga pois moro num t2 com área inferior a essa

Last edited:
Sim, despensa terá até porque espaço não faltará.

Dará para transformar o T3 em T4 (são quase 180m2). O mal é a luz direta não ser muita.

Se houver ideias para aprimorar a planta agradeço. Não consigo colocar isto maior : /

145192d1534856487-qual-melhor-altura-de-comprar-casa-mercado-ao-rubro-screenshot_t3.jpg

Quem fez este desenho? à primeira vista parece-me desequilibrado.
A menos que haja alguns pré-requisitos para tal.

1) repara na área de zonas comuns vs. nº de quartos. O T2 tem a sala e cozinha maiores que o T3.
2) estás a desperdiçar área de fachada com a caixa de escadas.
3) a tipologia da casa depende muito do público alvo e também da zona onde é construída.
4) Relativamente aos quartos, para fazer uma coisa em condições eu apostaria em Suites com wc, mesmo que mais pequenos. Ter zona de vestir já me parece menos importante.
5) Apostava também em ter um wc de serviço para a zona social.

Se puderes, coloca aqui mais desenhos como alçados, cortes ou 3d [;)]

A pergunta do tópico (que foi criado em 2011) é de resposta fácil (hoje):

A melhor altura para comprar foi no período 2011-2015, aproximadamente. Mantendo a mesma lógica, sensivelmente, o melhor período para vender é no período 2015-2019...

A pergunta do milhão é perceber o que vem a seguir, mas caso se venha a repetir a premissa do parágrafo anterior...

Back