Tópico das Casas

A pergunta do tópico (que foi criado em 2011) é de resposta fácil (hoje):

A melhor altura para comprar foi no período 2011-2015, aproximadamente. Mantendo a mesma lógica, sensivelmente, o melhor período para vender é no período 2015-2019...

A pergunta do milhão é perceber o que vem a seguir, mas caso se venha a repetir a premissa do parágrafo anterior...

Há aí um pormenor, o acesso ao crédito entre 2011 e 2015 era mais difícil.

Só para não estar a repetir o que se falou no tópico da poupança, deixo aqui os reviews dos posts de 2015 a dar conta da mudança de sentimento (e de titulo o q está referido no posto#1), o primeiro em 02.2015 e o segundo em 11.2015:

Alterei o titulo do tópico.

O regresso a spreads minimamente competitivos quando a intervenção do BCE ainda nem começou levam a rever o sentimento da compra de casa.

Como não me compete declarar se chegou a altura de comprar ou não ([:D]) fica o tom interrogativo.

Chegou a altura de comprar casa!

A nível macro há a ponderar a melhoria gradual do clima económico, taxas de juro abaixo de zero e sem previsão de subida já que o Draghi vai ter que continuar com medidas de estimulo.
A nível local temos que vêm aí medidas de subida de salários, pelo menos no curto prazo vão dar às famílias algum fôlego e seguramente promover o consumo interno.
Os preços das casas, exceptuando o segmento de luxo e em algumas zonas, estão a preços atractivos.
Os spreads estão a baixar, e os bancos parecem ter vontade de emprestar.
Temos no entanto uma espada sobre a cabeça, especificamente no que toca ao imobiliário:
A Banca.....

E pq não 2 t2 em vez de um t3 ou T4, e com os 135m2 do t2 fazes um t3.

Possivelmente por via das áreas terás de baixar um pouco o valor, mas ficas com mais um imóvel por piso para venda, bem feitas as contas pode acabar por compensar.

E novo, barato e no centro da cidade atrai sempre gente, e 90 m2 t2 e 135 t3, não são áreas más de todo por esse país fora, e eu q o diga pois moro num t2 com área inferior a essa

Quem fez este desenho? à primeira vista parece-me desequilibrado.
A menos que haja alguns pré-requisitos para tal.

1) repara na área de zonas comuns vs. nº de quartos. O T2 tem a sala e cozinha maiores que o T3.
2) estás a desperdiçar área de fachada com a caixa de escadas.
3) a tipologia da casa depende muito do público alvo e também da zona onde é construída.
4) Relativamente aos quartos, para fazer uma coisa em condições eu apostaria em Suites com wc, mesmo que mais pequenos. Ter zona de vestir já me parece menos importante.
5) Apostava também em ter um wc de serviço para a zona social.

Se puderes, coloca aqui mais desenhos como alçados, cortes ou 3d [;)]

A largura não permite ter frente para 3 apartamentos, mas sim para 2.. Mesmo assim luz natural de frente só dará para a sala nese T2+1 e no T3 nem isso; este terá de ter uma espécie de uma open space para entrar luz.

1 - Eu sei, mas como resolver? as áreas são "estranhas" e não muito lineares.
2 - Mas as escadas não terão de ocupar esse espaço?
3 - Sim, tem havido cá muita falta de habitação, eu tenho um T2 alugado sem garagem por 500€, mesmo para aluguer pouco há.. Mas já se veem em projeto alguns prédios, pelo que a melhor altura para vender casas seria agora (o que será impossível, pq isto demorará 3 anos para aí).
4 - Ter 3 suites encarece, porque obrigaria a 3 WC. Já o closet pelo que li, parece indispensável aos dias de hoje :)
5 - O Wc social tem de permitir que uma cadeira de rodas rode a 360º graus sem dificuldade.

attachment.php

De lado, está sem empena, pelo que poderei abrir de lado para alguns apartamentos (2a foto). Esses ficarão bem interessantes, com vista a 270 graus. Do outro lado, gemina com um prédio existente.

Pessoalmente, não acho o desenho muito feliz, pelo que vou falar com um colega arquiteto para dar uns arranjos na fachada.

Mas depois, não sei como abordar o arquiteto responsável pela obra.. não gosto muito do estilo dele, mas os meus pais e tios na altura falaram com esse....

Last edited:
A largura não permite ter frente para 3 apartamentos, mas sim para 2.. Mesmo assim luz natural de frente só dará para a sala nese T2+1 e no T3 nem isso; este terá de ter uma espécie de uma open space para entrar luz.

1 - Eu sei, mas como resolver? as áreas são "estranhas" e não muito lineares.
2 - Mas as escadas não terão de ocupar esse espaço?
3 - Sim, tem havido cá muita falta de habitação, eu tenho um T2 alugado sem garagem por 500€, mesmo para aluguer pouco há.. Mas já se veem em projeto alguns prédios, pelo que a melhor altura para vender casas seria agora (o que será impossível, pq isto demorará 3 anos para aí).
4 - Ter 3 suites encarece, porque obrigaria a 3 WC. Já o closet pelo que li, parece indispensável aos dias de hoje :)
5 - O Wc social tem de permitir que uma cadeira de rodas rode a 360º graus sem dificuldade.

attachment.php

De lado, está sem empena, pelo que poderei abrir de lado para alguns apartamentos (2a foto). Esses ficarão bem interessantes, com vista a 270 graus. Do outro lado, gemina com um prédio existente.

Pessoalmente, não acho o desenho muito feliz, pelo que vou falar com um colega arquiteto para dar uns arranjos na fachada.

Mas depois, não sei como abordar o arquiteto responsável pela obra.. não gosto muito do estilo dele, mas os meus pais e tios na altura falaram com esse....

Eu estive na dúvida se devia escrever ou não o post anterior, porque as ideias custam dinheiro [:p], mas adiante:

1) O "segredo" costuma estar na localização da caixa de escadas. Nesse caso se pudesse estar mais para a esquerda equilibrava a coisa. Outra hipótese seria passar o quarto do T3 para o T2.
2) À partida as escadas não precisam de ocupar a fachada, porque perdes área de fachada e ficas com espaços no interior do fogo desnecessários e sem luz, como é o caso do +1 do T2. O arquitecto é que tem de estudar a melhor forma para o desenho da escada, que também tem muita implicação na organização da cave.
3) refiro-me à organização do fogo e não à oferta/procura. Eu nunca compraria uma dessas 2 casas [:D]
4) É verdade, os wc's encarecem mas também lhes dão outro valor e privacidade. Dizem qu devemos ser ricos porque temos casas de banho a mais [:D]. E é verdade, mas também é um espaço de higiene pessoal.
5) Não estou certo dessa imposição, mas também não quero contrariar porque é preciso ver o regulamento do local. A mesma coisa para a cozinha do T3 que se encontra no interior do fogo. Tenho dúvidas da sua legalidade.

Eu estive na dúvida se devia escrever ou não o post anterior, porque as ideias custam dinheiro [:p], mas adiante:

1) O "segredo" costuma estar na localização da caixa de escadas. Nesse caso se pudesse estar mais para a esquerda equilibrava a coisa. Outra hipótese seria passar o quarto do T3 para o T2.
2) À partida as escadas não precisam de ocupar a fachada, porque perdes área de fachada e ficas com espaços no interior do fogo desnecessários e sem luz, como é o caso do +1 do T2. O arquitecto é que tem de estudar a melhor forma para o desenho da escada, que também tem muita implicação na organização da cave.
3) refiro-me à organização do fogo e não à oferta/procura. Eu nunca compraria uma dessas 2 casas [:D]
4) É verdade, os wc's encarecem mas também lhes dão outro valor e privacidade. Dizem qu devemos ser ricos porque temos casas de banho a mais [:D]. E é verdade, mas também é um espaço de higiene pessoal.
5) Não estou certo dessa imposição, mas também não quero contrariar porque é preciso ver o regulamento do local. A mesma coisa para a cozinha do T3 que se encontra no interior do fogo. Tenho dúvidas da sua legalidade.

É legal, basta chamar ao espaço cozinha+ sala de Cozinha, e a um dos quartos sala, e tá feito[;)] o "problema" é que no papel fica que é um T2 quando na realidade e mais um T3.

Tambem concordo que mexer na caixa de escadas poder dar um aproveitamento melhor do espaço.

Ando à procura de um sofá de canto estilo isto:

a0ed9f115131b59969e2e6011a509b47.jpg

Para além da BoConcept onde sei que o posso encontrar e trazer [:D], que outros sítios sugerem visitar?

Obrigado

Attachments

• contemporary-living-room.jpg
    contemporary-living-room.jpg
    109.7 KB · Views: 0
Não tenho referências, mas acho que podem merecer uma visita.

https://www.oksofas.pt/sofas/

Comprei o meu sofá neles. É possível escolher uma série de pormenores na encomenda.

A entrega demora até 8 semanas.

No meu caso tivemos um stress com um dos módulos, pois só reparámos 1h após entrega que o estofo tinha um pequeno dano. No fim, depois de ultrapassar um funcionário menos competente, levei o módulo danificado à loja mais próxima... Mais de 1 mês para reparação.

O sofá tem uns 3 meses e até agora os motores eléctricos, articulações e tomada USB funcionam bem.

Obrigado, olhei 1000x para a planta e não sei como me passou não ter reparado na questão das escadas ocuparem parte da fechada.

Parece-me um erro de palmatória, mas terei de averiguar.

Obrigado pelas respostas. Ainda tenho tempo para melhorar isto.

Back