Tópico das Casas

Óbvio que existem, até um cego vê isso, a única coisa certa é que a seguir a um enorme bull market virá uma correção, até a JP Morgan sabe isso.

O que ninguém consegue prever é quando nem porquê. Portanto dizer que será em 2019 ou 2023 dá igual do ponto de vista de planeamento.

Tendo em conta que os discursos/artigos/propaganda de que tudo é mar de rosas, é importante alguns sublinharem o óbvio e alertar para o que aí vem...

E quem faz um CH a 20/30/40 anos deve perceber que este ciclo vai acabar e que grande parte desse CH vai lhe custar muito mais do que eles podem imaginar.

Neste país ( e mundo...) há muito mais burros que inteligentes.

caros,

tenho uma proposta nas mãos de taxa fixa a 15 anos:

prestação mensal de 811€ vs taxa variável 666€

fixa:
TAN 2,298% + 1% spread

variável:
Euribor 12m + 1% spread

a diferença é de 145€/mês. Com a mais que possível subida da euribor, pelo menos ando 15 anos descansado? o que fariam?

caros,

fixa:
TAN 2,298% + 1% spread

variável:
Euribor 12m + 1% spread

a diferença é de 145€/mês. Com a mais que possível subida da euribor, pelo menos ando 15 anos descansado? o que fariam?

Taxa fixa all the way: aquela taxa variável é do demo! [:D][:D]

Eu apostava na variável.
15 anos é pouco tempo e o montante em jogo parece-me pequeno. Depois, 1800 € de diferença ano é muito dinheiro.
Mesmo que a euribor retome os valores normais vai levar tempo e será uma subida gradual.
A europa saiu á pouco tempo de uma das maiores receções econômicas de sempre e os estímulos só acabaram agora, por isso uma repentina subida dos juros seria deitar por terra todo este esforço. Acho eu de que....

Óbvio que existem, até um cego vê isso, a única coisa certa é que a seguir a um enorme bull market virá uma correção, até a JP Morgan sabe isso.

O que ninguém consegue prever é quando nem porquê. Portanto dizer que será em 2019 ou 2023 dá igual do ponto de vista de planeamento.
Num artigo publicado há uns meses pela Visão (acho), uma consultora, com base na sua previsão da subida das taxas de juro, calculava uma subida de 20% nas prestações entre o 1º trimestre de 2019 e o 1º trimestre de 2022.

Última edição:
Realmente... 2014/2015 foi quando bateu no fundo mesmo.
2016/2017 foi quando começou a recuperação e 2018 o inicio da loucura...
Pelo que li há uns tempos no índice de preços, tenho a ideia que o fundo foi na segunda metade de 2013 (EDIT: afinal Abril/2014), a recuperação começou a partir daí.

De qualquer forma, a frase que citei parece-me completamente ao lado. Crescimento contínuo desde 2009 my ass.

Última edição:
Desculpem a questão mas estou também em processo de transferência do CH para o Santander com spreed de 1.25 + Euribor a 12 meses e estes não têm a obrigatoriedade de fazer os seguros de vida e multirriscos com eles.

Quais as companhias mais baratas para fazer estes seguros? Obrigado

Desculpem a questão mas estou também em processo de transferência do CH para o Santander com spreed de 1.25 + Euribor a 12 meses e estes não têm a obrigatoriedade de fazer os seguros de vida e multirriscos com eles.

Fiz o de vida na April e o Multirriscos na Fidelidade

caros,

fixa:
TAN 2,298% + 1% spread

variável:
Euribor 12m + 1% spread

Variável.

A fixa prende por 15 anos.

A variável permite que o spread aplicável vá baixando mediante negociação e num ambiente de forte concorrência bancária que se vive, e ainda mais no caso da euribor subir. Neste caso é perfeitamente possivel spread´s bastante mais baixos que os actuais 1-1,25%.

A isto acresce que a amortização na fixa custa 2% e na variável 0,5%.

Se acontecesse comigo, em vez de andar descansado, ficava com um melão todos os meses que pagasse mais, à espera do que não prometeu vir.

Eu apostava na variável.
15 anos é pouco tempo e o montante em jogo parece-me pequeno. Depois, 1800 € de diferença ano é muito dinheiro.
Mesmo que a euribor retome os valores normais vai levar tempo e será uma subida gradual.
A europa saiu á pouco tempo de uma das maiores receções econômicas de sempre e os estímulos só acabaram agora, por isso uma repentina subida dos juros seria deitar por terra todo este esforço. Acho eu de que....

Não sei de que valores falamos, mas Se tiveres algum familiar que te possa bancar numa "emergência" eu iria para a taxa variável.

Se por acaso a Euribor escalar muito, tenta pagar o valor remanescente com essa ajuda ou liquidar pelo menos 50% + 0.5% da respetiva comissão deles.

Se puderes esperar mais 3 meses, apanharás spread de 1% ou menos. E digo isso com grau de certeza elevado.. Os bancos em vez de reduzirem o acesso ao CH, ainda estão a estimular mais.

Quanto ao seguro de vida, tem cuidado com as coberturas, não te iludas com o mais barato.

Eu com incapacidade de 60% consegui melhor preço na Zurich. O seguro do Totta até era um pouco mais barato, mas só cobria 100%, ou seja, incapacidade total ou morte.

Com 60% de incapacidade se ficares paraplégico já terás a casa paga.

Aconselho que coloquem um seguro de vida com 60%.

Fiz o de vida na April e o Multirriscos na Fidelidade

Por aqui, tenho April e OkTeleseguros c/recheio também.

Pago ~31€/mês em ITP para 2 pessoas >40anos, e 130€/anual de multiriscos/recheio

caros,

fixa:
TAN 2,298% + 1% spread

variável:
Euribor 12m + 1% spread

15 anos é uma eternidade...

Voltar
Superior