Tópico das Casas

Acho que eles fazem com que seja tudo obscuro de propósito e tudo é variável excepto o primeiro ano. Pelo que olha para o muito longo prazo, acho irrelevante.
Eu escolhi uma que tinha um plano bom nos primeiro 2 anos, depois disso voltas a negociar. A minha ideia é agora renegociar o crédito com frequência.

Tenho aqui 3 propostas de CH, e há algo que ainda está algo "obscuro"...

Nos Quadros de Reembolsos, tem lá a coluna 7-Outros Custos, com a indicação de "comissões, despesas e prémios de seguro". O que consta aqui na realidade? Comissão mensal, seguro de vida e seguro multi-risco?

Quais são os principais pontos a compara em propostas CH?
- Custos iniciais
- Spread
- Seguros
- Condições
- MTIC

Obrigado a quem puder dar umas luzes...

Qual a melhor altura de comprar casa? Mercado ao rubro!

Qual a melhor altura de comprar casa? Mercado ao rubro!

Como é possível um prazo de 80 anos para um empréstimo? Quem autorizou isto devia ser acusado de gestão danosa e expulso da banca para sempre!!

Aqui em Portugal não contes com isso.

Última edição:
Acho que eles fazem com que seja tudo obscuro de propósito e tudo é variável excepto o primeiro ano. Pelo que olha para o muito longo prazo, acho irrelevante.
Eu escolhi uma que tinha um plano bom nos primeiro 2 anos, depois disso voltas a negociar. A minha ideia é agora renegociar o crédito com frequência.

Também tenho essa ideia, mas gostava de perceber mais o que estou a ler [:D][:D][:D]

Em Portugal se fizerem um CH sem seguro de vida, que é possivel, em caso de falecimento do dono, a casa passa para os herdeiros e estes terão de assumir o restante do crédito.
assumem as dívidas até ao máximo do valor dos bens.
se a casa valer menos do que o crédito o banco fica agarrado.

Caríssimos preciso de ajuda.

A minha mãe tem uma moradia que tem o contrato de compra venda assinado.

A moradia foi construída pelos meus pais e tem licença de utilização de 2001. Uns anos mais tarde, o meu pai construiu um telheiro com projecto na câmara, mas nunca pediu a licença.

Para fazermos a escritura foi-nos pedida a licença de utilização do telheiro. Metemos o processo na câmara e saiu nova licença, agora englobando a moradia e o telheiro, com data de 2019.

Pelos vistos construções após 2004 necessitam de ter uma ficha técnica para realizar escritura.

Nós não temos a ficha técnica, e nem estávamos a contar com a necessidade porque a casa tinha uma licença de 2001.

Não sabemos quem nos pode passar isto papel e se é mesmo preciso, tendo em conta que tínhamos uma licença anterior de 2001.

A casa foi construída pelos meus pais, não ouve compra nem promotores imobiliários. O arquitecto já não exerce e muito provavelmente o construtor já faliu.

Como resolver isto?

Agradecia ajudas.

Caríssimos preciso de ajuda.

A minha mãe tem uma moradia que tem o contrato de compra venda assinado.

A moradia foi construída pelos meus pais e tem licença de utilização de 2001. Uns anos mais tarde, o meu pai construiu um telheiro com projecto na câmara, mas nunca pediu a licença.

Para fazermos a escritura foi-nos pedida a licença de utilização do telheiro. Metemos o processo na câmara e saiu nova licença, agora englobando a moradia e o telheiro, com data de 2019.

Pelos vistos construções após 2004 necessitam de ter uma ficha técnica para realizar escritura.

Nós não temos a ficha técnica, e nem estávamos a contar com a necessidade porque a casa tinha uma licença de 2001.

Não sabemos quem nos pode passar isto papel e se é mesmo preciso, tendo em conta que tínhamos uma licença anterior de 2001.

A casa foi construída pelos meus pais, não ouve compra nem promotores imobiliários. O arquitecto já não exerce e muito provavelmente o construtor já faliu.

Como resolver isto?

Agradecia ajudas.

provavelmente terás de pagar a um eng civil para te passar esse certificado/licença.
idealmente falares com um arquitecto, o SilverArrow por exemplo

Penso que esse tipo de certificações passou a poder ser realizado por um eng. Civil. Penso que foi durante o governo Socrates e como parte do pack de desburocratização, simplex, etc.

Posso estar a confundir mas tenho a certeza que haverá por aqui quem confirme ou corrija.

Este tópico ainda é o tal da melhor altura para comprar casa?

OH pá a melhor a altura foi há uns 8-10 anos... e vai ser outra vez daqui a 20 ou 30...

Agora ainda resta um T1 em Algés com 100 m2 por 550k€.

Também ainda há 2 T2 com 130 m2... querem mesmo saber o preço? PM!

Os T3 e T4 estão todos vendidos. Agora só daqui a 5 meses, se não se venderem todos ainda em planta...

A melhor altura para comprar casas boas já não é a do Bocage porque não há tempo para esperar pela última moda... Quando ela chegar já está tudo vendido! Era no ano passado... ou há 3 anos atrás com o projecto ainda não aprovado na Câmara... agora é tarde...

Voltar
Superior