Tópico das Casas

Pois, PdN, é normal o preço absurdo. T3 abaixo dos 400k é quase impossível.
Pessoalmente não gosto nada dessa zona. A única coisa que me agrada aí é a proximidade ao rio.

Aqui remo contra a maré: a generalidade das pessoas adoram o PdN e Telheiras. Já eu detesto essas zonas.

No que diz respeito à Alemanha, tenho ideia que as casas lá são mais baratas que em Lisboa. Mas poderei estar enganado.

Depende das zonas. Nas zona leste, já me mostraram mansões por 400mil euros, com quinta e riacho a passar nas terras..

E mesmo no resto, ha casas grandes a preços "acessiveis".

http://www.remax.de/Multi-Family-For-Sale-Bad-Wildungen_320311005-251

http://www.remax.de/House-For-Sale-Todtmoos_351241007-65

E comparativamente centro de Berlim ou centro de Munique ou centro de Frankfurt vs. centro de Lisboa?
Tenho ideia que não são mais caros que centro de Lisboa e com salários bem superiores. Ou estou enganado?

hoje tive uma surpresa em relação ao custo de habitação em Lisboa, e uma constatação que os preços estão completamente fora de pé.

uma pessoa conhecida (alemã) recusou uma proposta, supostamente irrecusável, para vir para uma função de direcção de uma grande empresa multinacional porque (afinal) não compensava. Razão: custo da habitação

em causa estava manter ou melhorar as condições que tinha na alemanha, e no Parque das Nações não se safou e acabou por recusar a proposta
a multinacional em causa é de grande prestígio e com ordenados bem acima da média, e de certeza que a esmagadora maioria que por aqui anda não pensava 1x para aceitar [:D]

Não me admira.

Em Berlim os preços alinham pelos de Lx neste momento. Em termos de renda até deve ser mais caro em Lx para algo remodelado em bom estado e bem localizado face a algo equivalente na capital alemã.

Mesmo cidades mais caras como Munique, neste momento, não são escandalosamente mais caras que Lisboa.

Tenho para mim que eventualmente isto vai descer, é incomportável esta nova bolha.

Até porque abaixo de 500k os preços não são diretamente afetados pelos vistos Gold. Mas indiretamente parecem estar a afetar...

Quem se está a aventurar neste momento na compra ainda se vai arrepender...

Pois, PdN, é normal o preço absurdo. T3 abaixo dos 400k é quase impossível.
Pessoalmente não gosto nada dessa zona. A única coisa que me agrada aí é a proximidade ao rio.

Aqui remo contra a maré: a generalidade das pessoas adoram o PdN e Telheiras. Já eu detesto essas zonas.

No que diz respeito à Alemanha, tenho ideia que as casas lá são mais baratas que em Lisboa. Mas poderei estar enganado.
no caso que referi, a ideia não era comprar, mas sim arrendar, e como a empresa é na expo, queriam naturalmente aquela zona

Normalmente as empresas dão subsídio de alojamento nestes casos, até porque julgo que dá para abater no IRC. Isso não seria opção para a empresa?

Já agora quanto é o arrendamento de um T2 com 1 lugar de garagem na Expo? 1300 euros?

Isso é muito bom, mas só é possível porque o super do ECI é caríssimo. Não é claramente para toda a gente.

Só para desmitificar isto um bocadinho:

supermercados.png

Desculpem o off-topic...

Depois de se adquirir um terreno e já aparecer actualizada a Caderneta Predial nas Finanças, com o novo proprietário, costuma demorar muito tempo até a Certidão Permanente também ficar actualizada?

Ou por outro lado, para actualizar a Caderneta Predial foi preciso ir às Finanças com a escritura do notário. É preciso também ir ao IRN fazer o mesmo para a Permanente?

Thanks.
Nenhuma dica? :(

Epá alma bairrista é das coisas mais fatelas que Lisboa tem.

Não, isso é lindo e faz parte de Lisboa, a verdadeira Lisboa. Há duas Lisboas, a de Alfama, Mouraria, Bica, Bairro Alto, Madragoa e há toda a restante Lisboa. Infelizmente as garinas de mão na anca e com o sotaque tão típico desses bairros lisboetas é algo já em vias de extinção derivado a vários factores já mais do que debatidos, e as Marchas de Lisboa (que nunca me disseram muito por paradoxal que possa parecer) são uma forma de ainda manter viva essa Lisboa antiga e castiça.

No caso dos chineses a maioria que investem no visto gold não é com intenção de passarem a viver em Portugal. O objectivo principal é terem um documento que lhes permitem viajar para fora da China a qualquer momento, e com intenções de fazer Portugal de trampolim para outros países mais desenvolvidos da CE.
São oriundos de zonas desenvolvidas da China, não se vão habituar a vida "monótona" de Portugal.

Não, isso é lindo e faz parte de Lisboa, a verdadeira Lisboa. Há duas Lisboas, a de Alfama, Mouraria, Bica, Bairro Alto, Madragoa e há toda a restante Lisboa. Infelizmente as garinas de mão na anca e com o sotaque tão típico desses bairros lisboetas é algo já em vias de extinção derivado a vários factores já mais do que debatidos, e as Marchas de Lisboa (que nunca me disseram muito por paradoxal que possa parecer) são uma forma de ainda manter viva essa Lisboa antiga e castiça.

Pois eu odeio essa mitralhada.

Tb não atino nem me identifico com isso
Aliás detesto os santos populares, nem na universidade tinha pachorra

Não é os Santos, é mesmo a mitralhada.
Já não há varinas e carvoeiros há muito: tornaram-se vendedores de droga nos anos 80, habitantes da habitação social, mestres na arte de sugar apoios e viver o ócio.
Dão mau ambiente e pior que tudo estimulam a miséria, multiplicam-se aos montes, em vez de aproveitarem o montão de oportunidades que lhes são dadas.

Z00L disse:
Depois de se adquirir um terreno e já aparecer actualizada a Caderneta Predial nas Finanças, com o novo proprietário, costuma demorar muito tempo até a Certidão Permanente também ficar actualizada?

Ou por outro lado, para actualizar a Caderneta Predial foi preciso ir às Finanças com a escritura do notário. É preciso também ir ao IRN fazer o mesmo para a Permanente?

Thanks.
Respondendo a mim mesmo [:D]

Foi só esperar uns dias que o notário enviou a alteração para o IRN e a Certidão já aparece actualizada no Predialonline.pt

Vou aproveitar o tópico para ver se alguém me esclarece uma duvida que me surgiu.
Uma familiar está emigrada e quer comprar uma ou duas casas em Portugal para por a arrendar.
O orçamento anda entre os 150k e os 200k. Dependendo dos negócios.
O que acham que será mais rentável? Comprar para renovar, comprar novo?
Tenho visto alguns negócios em Braga que comprando por €30k gastando 5/6k se arrendam por volta dos 280/300...
Por um lado poderão ser um bico de obra com obras de condomínio e até mais tarde com os próprios inquilinos.. Por outro da para comprar mais casas e distribuir mais o risco.
Comprando um apartamento novo tenderá a ter menos despesas de condomínio em manutenções é assim, mas provavelmente renderá menos no valor total de renda.
Quais seriam as vossas opções e porque?
Acham que deva tratar pessoalmente ou com imobiliárias?

Por fim, quanto a impostos, ela só vem cá raramente e de férias, como deverá proceder com pagamentos de irs e afins?
Obrigado a todos desde já.

Tenho visto alguns negócios em Braga que comprando por €30k gastando 5/6k se arrendam por volta dos 280/300...

Uma regra que é mais ou menos válida no imobiliário para investidores é que um apartamento arrenda-se por 200 avos do valor de compra.

Se o teu familiar vai gastar 35k num apartamento, então o valor de renda será 175 euros mensais (35000:200), muito longe desses 280/300.

No que diz respeito ao IRS, se essa pessoa não tem outros redimentos cá, então quando preencher a declaração de IRS opta pelo englobamento e assim não paga impostos, visto serem rendimentos baixos (abaixo de 7k anuais).

Em relação à imobiliária, nenhuma imobiliária vai pegar num apartamento que é para arrendar por 175 euros.

Por fim, não percebo bem o teu post... falas em apartamentos de 30k, depois falas de apartamentos novos e mencionas orçamento entre 150k e 200k...

As casas em Braga são muito baratas, por 200k compras dois bons apartamentos que arrendas facilmente por 500 euros/mês cada, já líquidos de impostos.

Última edição:
Sim, também andei a pesquisar e deparei-me com essa "regra", no entanto conheço alguns casos como o que relatei..
São obviamente em bairros não muito ortodoxos, onde os vendedores querem vender barato, dá-se uma lavagem por alto à casa, cozinha com móveis novos e electrodomésticos em segunda mão, casa de banho renovada e pumba.. Arrendados como "renovados" por aquela ordem de valores.

O unico conselho que te posso dar, é: Braga é uma cidade que cresceu desmensuradamente para os suburbios. Hoje em dia há um excesso brutal de casas em Braga (daí serem tão baratas). Se vais comprar casa, concentra-te na zona azul escura:

650px-Braga_freguesias.png

Voltar
Superior