Tópico das Casas

Chegou a altura de comprar casa! Tx mínima 1,15% Bakinter

Obrigada aos dois, as saídas continuaram ser independentes eu só alterei a disposição dos aparelhos, o esquentador era o tubo mais grosso passou a estar no tubo mais fino e o exaustor passou para o tubo mais grosso.

Moras sozinho e sem filhos?

Tenho esposa e 1 filho!

Estamos a falar de valores de ordenado liquido.

Tenho carro da empresa com o qual gasto 0€ e para uso pessoal.

Tenho um carro pessoal que é um renting 200€

Compro roupa cara (mas não todos os meses) - quem precisa de comprar roupa todos os meses? Neste caso também tento ir a outlets por exemplo.

Janto fora (nem sei quantas vezes por mês!!)

Não passo fins de semana fora todos os meses (também tenho casa no douro pelo que se quiser uma escapadinha não pago)

Vou para os copos (sempre que dá[:D])

Possivelmente a minha ideia de viver bem é diferente das vossas, mas de facto, ao que vejo considero-me um sortudo! [;)]

E sim, fiz as contas ontem e poupei em média 666€ nos últimos 12 meses!

Eu próprio fiquei admirado, contudo o meu truque é, logo que recebo, colocar 500€ de lado, como tal esse valor sobra quase todos os meses e o resto vem de IRS, Comissões, etc.

[;)]

A actual residencial dos restauradores vai ser transformada em apartamentos.
Já foram anunciados os preços: T2 com 100 m2 e sem estacionamento: 770 mil euros. É a p*ta da loucura [:)]

O prédio por sinal vai ficar bem giro e extremamente bem localizado:

bvd_zpsdnqrnneg.png
Como é possível esses preços?! Porra...

Para as empresas de construção, Lisboa é a nova Luanda

Idealmente esses dois tubos têm de ir em paraleo até chegar mesmo à coluna da chaminé.
Na prática isso raramente é feito, e é muito provável que esteja tudo às três pancadas depois de entrarem aí na "parede". E depois dá um belo stress com a inspecção do gás.[8b]

Para responder directamente à pergunta: sim, isso tem de obdecer a regras para garantir a extracção dos gases.
O ponto fulcral é garantir que, com o exaustor ligado, os gases da queima do esquentador (o CO é crítico) não voltam a entrar para dentro da cozinha.

Dito isto, se isso for bem feito, deverá ser possível juntar os dois tubos num só como pretendes.
Como disse o JDEM, é melhor contratar um técnico especializado para isso, e pedir para ele depois fazer um teste ao CO como é feito durante a inspecção do gás.

Tenho esposa e 1 filho!

Estamos a falar de valores de ordenado liquido.

Tenho carro da empresa com o qual gasto 0€ e para uso pessoal.

Tenho um carro pessoal que é um renting 200€

Compro roupa cara (mas não todos os meses) - quem precisa de comprar roupa todos os meses? Neste caso também tento ir a outlets por exemplo.

Janto fora (nem sei quantas vezes por mês!!)

Não passo fins de semana fora todos os meses (também tenho casa no douro pelo que se quiser uma escapadinha não pago)

Vou para os copos (sempre que dá[:D])

Possivelmente a minha ideia de viver bem é diferente das vossas, mas de facto, ao que vejo considero-me um sortudo! [;)]

E sim, fiz as contas ontem e poupei em média 666€ nos últimos 12 meses!

Eu próprio fiquei admirado, contudo o meu truque é, logo que recebo, colocar 500€ de lado, como tal esse valor sobra quase todos os meses e o resto vem de IRS, Comissões, etc.

[;)]
Pois mas isso não é o normal.
Ou seja:

Carro com despesas pagas
Casa de férias (não paga alojamento)
Comissões (extra ordenado)
Etc

Eu também considero que vivo razoavelmente bem pelo que se tens essas "beneces" compreendo que vivas muito bem ;)

Obrigada aos dois, as saídas continuaram ser independentes eu só alterei a disposição dos aparelhos, o esquentador era o tubo mais grosso passou a estar no tubo mais fino e o exaustor passou para o tubo mais grosso.

Fizeste mal pois podes arriscar uma reprovação em ensaio...

O Esquentador convém ter o tubo com maior diâmetro possivel.

Isto funciona assim: em condições normais, não há risco nenhum para ti mas em condições de ensaio (extremas), os meninos inspectores fecham a porta da cozinha, ligam o exaustor no máximo, ligam os bicos do fogão no máximo e ligam o esquentador no máximo.

O que acontece é que se o caudal do tubo do esquentador for + baixo ( diâmetro inferior), o exaustor vai criar um vácuo e "chupar" os gases que deveriam sair do esquentador para dentro da cozinha.
E chumbas a instalação...

pois, realmente a vida está cara...

esqueci-me de somar a prestação mensal ao banco do CHabitação.

NEm vou mostrar estas contas à Maria [:D]

A cena de "1 ordenado para gastar e o outro ordenado para poupar ou para ter qualidade de vida".. nada mais errado pelo menos nesta fase...

vcs conseguem com que 1 ordenado de 1 pessoa do casal dê?

Em minha casa sou o "sugar daddy". O meu ordenado tem de dar para sustentar a minha Maria, e o puto, com alguma qualidade de vida. Líquidos entram em casa aproximadamente 17k por ano.

Tenho casa e carro pagos que dão um bom desafogo financeiro e consigo ter uma qualidade de vida relativamente boa.

A minha maria poupa mais que eu, mas eu ainda estou a pagar a minha primeira casa, que está arrendada. E pago carro e custos decorrentes. Ela não paga nada do carro a não ser portagens. E ganha mais que eu.
Mas temos uma conta conjunta onde metemos quantias iguais todos os meses e que, apesar de pagarmos tudo o que é comum de lá, ainda vai enchendo. Mas só do meu lado as despesas médias mensais deste ano rondam os 2000 euros. Diria que fixas andam nos 1400/1500.

Esse tema já foi alvo de "discussão" pelo AH e mesmo entre amigos. Há quem tenha contas separadas e há quem tenha contas juntas independentemente de o H ganhar mais que a M ou vice-versa...
Sou mais apologista da 2a versão.

Fizeste mal pois podes arriscar uma reprovação em ensaio...

O Esquentador convém ter o tubo com maior diâmetro possivel.

Isto funciona assim: em condições normais, não há risco nenhum para ti mas em condições de ensaio (extremas), os meninos inspectores fecham a porta da cozinha, ligam o exaustor no máximo, ligam os bicos do fogão no máximo e ligam o esquentador no máximo.

O que acontece é que se o caudal do tubo do esquentador for + baixo ( diâmetro inferior), o exaustor vai criar um vácuo e "chupar" os gases que deveriam sair do esquentador para dentro da cozinha.
E chumbas a instalação...

Ooookkkk, vou alterar então. Armada em macguiver ainda fazia m...
Thanks Patis

Cuidado com isso. Como não sabes como as ligações estão depois da parede, podes efectivamente estar a criar problemas com essa alteração.
Ao menos compra um detector de CO no AKI e coloca isso na cozinha por cima de um armário.

Não é superior, basta ter um filho ;)

Infantário (no meu caso): 150€
Roupas/calçado (tem 3 anos): não é difícil de dividindo por 12 meses gastar 100€ p/mês
Saúde: 50€
Diversão (brinquedos/parques/etc): 50€

Tive muita sorte do meu pequeno ter herdado muita roupa (nunca me importei em receber roupa em segunda mão), mas não estou a ver gastar 100€ por mês durante um ano. Pode haver uns meses mais puxadotes, mas acho esse valor alto.

Quanto à diversão, também acho algo elevado.

Mas isto sou eu, atenção, há quem "mime" mais os filhos (nada contra isso, atenção!).

Em minha casa sou o "sugar daddy". O meu ordenado tem de dar para sustentar a minha Maria, e o puto, com alguma qualidade de vida. Líquidos entram em casa aproximadamente 17k por ano.

Tenho casa e carro pagos que dão um bom desafogo financeiro e consigo ter uma qualidade de vida relativamente boa.

Neste caso a tua conta individual é = à conta conjunta.
A Maria não trabalhar é por opção ou por conjuntura?

Neste caso a tua conta individual é = à conta conjunta.
A Maria não trabalhar é por opção ou por conjuntura?

É um mix de opção com o facto de ela ter tirado um curso em que 99% das ofertas de emprego estão no norte e nós morarmos em Lisboa. E eu tenho um curso em que 99% das ofertas de emprego estão em Lisboa [:D]

São opções.

Cá em casa, também é contas partilhadas

Comigo as contas são separados. Um paga umas coisas e outro outras. Quem não tiver dinheiro pede ao outro .

Fora a poupança. Para as despesas extras que aparecem.

Para ter uma vida sossegada e dormir bem tenho que trabalhar um pouco mais que as 8 horas.
Os dois ganhamos 23 mil brutos ano fora um extra de 5 mil limpos.

Última edição:
Tive muita sorte do meu pequeno ter herdado muita roupa (nunca me importei em receber roupa em segunda mão), mas não estou a ver gastar 100€ por mês durante um ano. Pode haver uns meses mais puxadotes, mas acho esse valor alto.

Quanto à diversão, também acho algo elevado.

Mas isto sou eu, atenção, há quem "mime" mais os filhos (nada contra isso, atenção!).
Infelizmente o caçoila foi o primeiro rapaz da família e não pode herdar roupas :(

1000€ p/ ano, quando está em fase de crescimento não é difícil de gastar em roupa. Ainda para mais que ele anda no infantário desde os 4 meses. Pelo que como sai todos os dias de casa tem mais desgaste de roupa.
Depois todos os anos tem havido casamento ou batizados.
Agora anda na escolinha do Figo. Equipamentos, etc.

Quanto à diversão,
Não sou de dar muita coisa ao miúdo mas não me parece nada difícil gastar 600€ p/ ano nestas coisas para ele.
Estamos a falar, aniversários (organizar festa mais prenda, natal, e os extras durante o ano)

Comigo as contas são separados. Um paga umas coisas e outro outras. Quem não tiver dinheiro pede ao outro .

Fora a poupança. Para as despesas extras que aparecem.

Para ter uma vida sossegada e dormir bem tenho que trabalhar um pouco mais que as 8 horas.
Os dois ganhamos 23 mil brutos ano fora um extra de 5 mil limpos.
Aqui com os subsídios ronda os 28000€ liquidos anuais

Última edição:
Voltar
Superior