Tópico das Casas

Para venda não está muito diferente. O imobiliário voltou a ser um investimento "da moda", já que as taxas de juros estão no lodo. Tenho uns amigos que compraram um T2 antiquíssimo em Benfica há uns 8 anos por 60k, meteram à venda por 120k e desapareceu.

Nesta casa recuperar pela venda parece-me complicado mesmo nesta altura. Foi comprada numa época em que uma boa parte das rendas da zona eram "controladas", pelo que a valorização do que existia para venda era enorme. Actualmente, pelo que vi na Remax, não dá para vender sem perder dinheiro.

Vou comunicar a minha opinião aos restantes elementos.

Nesta casa recuperar pela venda parece-me complicado mesmo nesta altura. Foi comprada numa época em que uma boa parte das rendas da zona eram "controladas", pelo que a valorização do que existia para venda era enorme. Actualmente, pelo que vi na Remax, não dá para vender sem perder dinheiro.

Vou comunicar a minha opinião aos restantes elementos.

Vender como está provavelmente não compensa, mas com uns 10~15k em obras consegues pelo menos recuperar o valor.
Arrendar também está a ser bom negócio, foi a minha opção para o meu "apartamento de solteiro". Mesmo a curto prazo, o valor líquido é superior ao que reduzia ao vender e usar o remanescente para abater na casa nova, e ainda mantenho o património.

A continuar, poderá ser um sério foco de investimento futuro... comprava já mais um, se tivesse mais alguma folga.

Permitam-me uma questão.

Encontro-me prestes a vender o meu imóvel, e encontro-me em vias de comprar outro, no entanto, é possível que exista um ligeiro desfasamento entre a concretização dos 2 negócios.

Genericamente, e sem recorrer a hotéis, há soluções para aluguer temporário? Sei que a uns anos era possível alugar um apartamento com fim especial transitório e até 6 meses conseguia-se alugar, mas pelo que vou vendo arranjar casas para alugar está dificil mesmo para habitação permanente. Que soluções posso ter em conta?

Permitam-me uma questão.

Encontro-me prestes a vender o meu imóvel, e encontro-me em vias de comprar outro, no entanto, é possível que exista um ligeiro desfasamento entre a concretização dos 2 negócios.

Genericamente, e sem recorrer a hotéis, há soluções para aluguer temporário? Sei que a uns anos era possível alugar um apartamento com fim especial transitório e até 6 meses conseguia-se alugar, mas pelo que vou vendo arranjar casas para alugar está dificil mesmo para habitação permanente. Que soluções posso ter em conta?

Estou numa situação um pouco parecida com a tua. Não sei como vai se proceder no meu caso, pois pode acontecer uma diferença de 1 mês entre a venda da minha e a compra da outra.

Permitam-me uma questão.

Airbnb e HomeAway, e tentar negociar o preço para estadias mais longas.

Permitam-me uma questão.

Sim, o OLX está repleto de anuncios a oferecer aluguer de apartamentos por períodos de 1 a 6 meses para quem tem casa em obras por exemplo.
Claro que há um premium. Se uma renda normal seria de 600 euros, prepara-te para pagar no minimo 800 euros mensais por um apartamento arrendado por apenas uns meses.

Para venda não está muito diferente. O imobiliário voltou a ser um investimento "da moda", já que as taxas de juros estão no lodo. Tenho uns amigos que compraram um T2 antiquíssimo em Benfica há uns 8 anos por 60k, meteram à venda por 120k e desapareceu.

Estou prestes a colocar um T1 a venda por 185k, que no inicio do ano passado estive prestes a vender por 135 mil euros.

Como estou a residir fora de Portugal, gostava de entender o que se passa em Portugal.

Estou prestes a colocar um T1 a venda por 185k, que no inicio do ano passado estive prestes a vender por 135 mil euros.

Como estou a residir fora de Portugal, gostava de entender o que se passa em Portugal.

De forma muito sucinta:
- O alojamento local para turismo ganhou novas plataformas e modelos de negócios com AirBnB e afins. Como há poucas formas de investimento rentável por cá, foram todos a correr atrás desse negócio.

- O Governo "deixou andar" legislativamente, já que isso trouxe muito investimento na reabilitação urbana (com grande peso no PIB) e de certa forma potencia o turismo.

- A juntar com a flexibilidade do NRAU (Novo Regime de Arrendamento Urbano) e a nova vaga de crédito habitação, bloqueado há 3~4 anos, a procura disparou em flecha e os preços em Lisboa chegaram a valores ridículos. Em zonas mais procuradas pelo turismo, tens casotas de cão a serem vendidas a 10k/m2.

- O cidadão comum que em Lisboa ganha mau, por oportunidade ou necessidade, teve de migrar para os arredores, pressionando os preços também fora de Lisboa.

Problema: há algum tempo que a procura supera em muito a oferta e a construção continua parada, havendo preferências (principalmente fiscais e de acesso ao crédito) para a reabilitação. Enquanto o alojamento local continuar a ser lucrativo, pouco deve mudar. É um bocado como acontece em San Francisco, com a diferença de que lá os "novos residentes" são fixos e com altíssimo nível de rendimentos e cá são turistas. Se lá a população local têm oportunidade de evoluir e aproveitar os novos empregos gerados, cá não se gera nada além de confusão, tuk-tuks e eventualmente restaurantes e bares.

gostava de entender o que se passa em Portugal.

Taxas de juro próximas de 0% e bancos a falirem na ultima década (BES, BPN, BPP) e ainda um governo que todos os meses altera os impostos e a legislação, gerando incerteza e instabilidade para quem quer investir em negócios resulta nisto:

Entre meter o dinheiro no banco a render 0% (ou seja, a desvalorizar devido à inflação) e ainda correr o risco de o banco falir e ficar sem dinheiro, ou investir em negócios para no ano seguinte o governo aumentar os impostos em 200%, mais vale investir em imobiliário.

Quem tem dinheiro e não sabe o que lhe fazer, investe em imobiliário. Há centenas de pessoas a comprar casa sem qualquer intuito de a habitarem ou arrendarem. Simplesmente compram para que o imóvel esteja parado 3 ou 4 anos e depois vendem com 50% de mais-valias, sem sequer fazer obras e sem chatices.

Entretanto quem precisa mesmo de comprar casa para habitar e tenha salários inferiores a 3000 euros mensais, pura e simplesmente não consegue faze-lo.

(...)

Entretanto quem precisa mesmo de comprar casa para habitar e tenha salários inferiores a 3000 euros mensais, pura e simplesmente não consegue faze-lo.

Que péssima altura para querer ter casa própria.
Quando comecei a pensar nisso, os preços ainda estavam baixos mas também ainda me faltava bastante para a coisa se poder realizar. Entretanto, quando fiquei perto de conseguir cumprir o objectivo, eis que os preços começam a cavalgar por aí acima.
A sensação de ser burro a correr atrás de uma cenoura é mesmo frustrante [8b][8b][:D][:D]

Sim, o OLX está repleto de anuncios a oferecer aluguer de apartamentos por períodos de 1 a 6 meses para quem tem casa em obras por exemplo.
Claro que há um premium. Se uma renda normal seria de 600 euros, prepara-te para pagar no minimo 800 euros mensais por um apartamento arrendado por apenas uns meses.

Obrigado pela tua dica e pelas demais. É um facto que o factor temporário vai ser um problema e que vai ficar mais caro, mas se conseguir até 750/800€ um apartamento em condições durante 1/2 meses não vem o mal ao mundo. Ainda há a possibilidade de meter a mobilia na futura casa temporariamente por isso...

Vou começar a investigar.

Eu ando a procura de Armazém porque a escritura do antigo é hoje e a nova 5 de Dezembro. A ser preciso meto os meus pais num service apartament. No Porto e Lisboa nao devem faltar.

Voltar
Superior