Tópico das Casas

Mas seria de esperar que as avaliações atingissem os valores mais altos de sempre, não?
Estão os preços a subir e finalmente em finais de 2017 atingiram os valores pré-crise que eram os mais altos de sempre até recentemente.

Mas seria de esperar que as avaliações atingissem os valores mais altos de sempre, não?
Estão os preços a subir e finalmente em finais de 2017 atingiram os valores pré-crise que eram os mais altos de sempre até recentemente.

Não, porque ainda não atingimos o PIB pré-crise e isso traduz-se em menor rendimento disponível. Se os salários não acompanham os preços então temos uma bolha
Se o poder de compra é menor que em 2007 e as casas estão ao mesmo preço = asneira a caminho ao mínimo solavanco da economia mundial!

Não, porque ainda não atingimos o PIB pré-crise e isso traduz-se em menor rendimento disponível. Se os salários não acompanham os preços então temos uma bolha
Se o poder de compra é menor que em 2007 e as casas estão ao mesmo preço = asneira a caminho ao mínimo solavanco da economia mundial!
Há muito menos casas disponiveis o que faz disparar os preços. Depois tens muito compradores estransgeiros, que antes não tinhas. Depois podes até nem ter mais casas vendidas que em 2007, a serie do INE começa em 2012 e desde 2012 o número de casas vendidas subiu uns 20%, não acho assim tanto considerando de onde viemos e onde vamos.
Isto leva a crer que nao é o povo a comprar. sao menos transações e mais caras.

Há muito menos casas disponiveis o que faz disparar os preços. Depois tens muito compradores estransgeiros, que antes não tinhas. Depois podes até nem ter mais casas vendidas que em 2007, a serie do INE começa em 2012 e desde 2012 o número de casas vendidas subiu uns 20%, não acho assim tanto considerando de onde viemos e onde vamos.
Isto leva a crer que nao é o povo a comprar. sao menos transações e mais caras.

Eu não estou a dizer que vai estourar agora mas o mercado está overbought, o crescimento no turismo está a ser mais comedido, o n° de casas disponíveis no mercado vai aumentar daqui a 2/3 anos e as taxas de juro vão subir. Por essa altura existirá um clima muito favorável a uma correcção nos preços. Obviamente não é uma certeza, como tudo nos mercados, mas pelo menos eu estou a abster-me de fazer compras nesta altura.

Last edited:

Já ultrapasamos em 2007 era 16.643€ em 2017 foi 18.742 (valor estimado).

https://www.pordata.pt/Portugal/PIB+per+capita+(base+2011)-2297

Um bom investidor investe em TODAS as fases de mercado.

O "segredo" está na adaptação ao mercado, pois há fases em que compensa edificar, outras restaurar e outras simplesmente comprar para imobilizado (rentabilizar).

Se bem aplicado, é possível ter muitíssimo sucesso nesta área.

Boas pessoal

No meu trabalho actual estou com um contrato a um ano, mas sei que vou ficar, e por essa parte não estou preocupado.

O que me preocupa é, será que me concedem um empréstimo nestas condições ?

Tenho um cartão de crédito da empresa em meu nome será que isto poderá ajudar em obter aprovação ?

Não sei se alguém me poderá ajudar neste caso bicudo...

Finais de Julho eu e a esposa vimos uma casa à venda e quisemos avançar com a sua compra.

A casa em si necessita de algumas obras e para tal preciso de um montante adicional sob a forma de credito multifunções.

Falado com a instituição de crédito e facultada toda a documentação, foram geradas as simulações em ficha normalizada tendo em conta o valor de compra e garantiram que era viável face aos dados apresentados.

Demos então inicio ao processo de compra com base nas simulações apresentadas e deixei o processo decorrer, até chegar a avaliação do imóvel, que é superior em cerca de 10% face ao valor de aquisição. Até aqui tudo bem, até a gerente dizer que o valor financiado teria de ser inferior ao indicado e que tínhamos de abdicar do crédito multifunções.

Face a isto e a casa a necessitar de obras e não poder ser habitável até serem feitas, já se deu uma entrada e pago a avaliação da casa.

Isto é legal? Apresentarem valores e simulações e depois mudarem já com o processo a decorrer?

O que acham que devo fazer? Obrigado.

Não sei se alguém me poderá ajudar neste caso bicudo...

Finais de Julho eu e a esposa vimos uma casa à venda e quisemos avançar com a sua compra.

A casa em si necessita de algumas obras e para tal preciso de um montante adicional sob a forma de credito multifunções.

Falado com a instituição de crédito e facultada toda a documentação, foram geradas as simulações em ficha normalizada tendo em conta o valor de compra e garantiram que era viável face aos dados apresentados.

Demos então inicio ao processo de compra com base nas simulações apresentadas e deixei o processo decorrer, até chegar a avaliação do imóvel, que é superior em cerca de 10% face ao valor de aquisição. Até aqui tudo bem, até a gerente dizer que o valor financiado teria de ser inferior ao indicado e que tínhamos de abdicar do crédito multifunções.

Face a isto e a casa a necessitar de obras e não poder ser habitável até serem feitas, já se deu uma entrada e pago a avaliação da casa.

Isto é legal? Apresentarem valores e simulações e depois mudarem já com o processo a decorrer?

O que acham que devo fazer? Obrigado.

Manter a calma. Se já deste sinal, a anulação depende do que está escrito no CPCV...

Podes tb olhar par o copo meio cheio: desde que tenha janelas e uma sanita: é habitável.

Não tens nenhum familiar/ amigo para te emprestar algum?
Eventualmente poderá fazer mais tarde outro crédito para obras.

É demasiado tarde para iniciar processo noutro banco?
O que está escrito no cpcv? Há alguma salvaguarda caso não se consiga crédito?

A questão é que me parece que ele conseguiu o crédito para comprar a casa, mas não para fazer as obras... Complicado...

Em último caso um crédito pessoal.

Mas o melhor é ver se é possível anular o contrato caso o valor das obras seja um valor muito elevado e seja complicado um crédito pessoal para os mesmos.

Manter a calma. Se já deste sinal, a anulação depende do que está escrito no CPCV...

Podes tb olhar par o copo meio cheio: desde que tenha janelas e uma sanita: é habitável.

Não tens nenhum familiar/ amigo para te emprestar algum?
Eventualmente poderá fazer mais tarde outro crédito para obras.

O pior são as casas de banho, não estão mesmo utilizáveis sem deitar água no vizinho de baixo. Todos os soalhos têm de ser trocados, paredes arranjadas e pintadas, electrodomésticos trocados, etc.

Só soube desta resposta hoje. Mandei mail a confrontar face ao que foi prometido e simulado, não bate a bota com a perdigota.

Falta cerca de um mês e pouco para o fim da data estipulada, há essa hipótese, de mudar de banco mas não sei o tempo que vai demorar. Está previsto que em causa de falha que nos seja alheia, que posso recuperar o sinal.

Em último caso um crédito pessoal.

Mas o melhor é ver se é possível anular o contrato caso o valor das obras seja um valor muito elevado e seja complicado um crédito pessoal para os mesmos.

É uma hipótese, mas os juros são extremamente altos e terei de pedir simulação antes de decidir.

Mas queria mesmo ficar com a casa, e evitar o cancelamento da sua compra...

Não há loucura nenhuma, principalmente quando os salários dos Portugueses não recuperaram da crise e se abusa do crédito:

https://observador.pt/2018/08/29/va...recurso-a-credito-ja-e-o-mais-alto-de-sempre/

Mas as casas não estão a ser compradas apenas por portugueses por isso é que eu acho que não há bolha. O que há é incapacidade da oferta acompanhar a procura por isso naturalmente o preço sobe em flecha.

Mesmo que haja outra crise, os estrangeiros continuarão a comprar casas em Portugal por isso no meu ponto de vista os preços não vão descer mesmo com uma crise.

Já foi falado cá.

É cíclico.

Meados décadas 70, Pós 25 Abril --- loucura, com salários a crescerem 100%

Início anos 80 ---- crise

Finais anos 80 com a adesão à CEE --- loucura

Início anos 90 --- crise

Finais dos anos 90 --- loucura

Depois da crise de 2009 a 2014, começa a loucura de novo.

início dos anos 20 prevejo ------- crise :sh)

Mas vocês esquecem-se que nunca tantos estrangeiros quiseram comprar casa e viver em Portugal e essa vontade não me parece que vá diminuir numa eventual crise.

Mas vocês esquecem-se que nunca tantos estrangeiros quiseram comprar casa e viver em Portugal e essa vontade não me parece que vá diminuir numa eventual crise.

De facto os paradigmas alteraram. A história serve de lição, mas na minha opinião, quanto muito haverá um ajuste de preços (e bem) no mercado quando a Euribor entrar em terreno positivo e a oferta imobiliária for superior, criando concorrência.

Porto, Lisboa, Aveiro centro, etc, não mais voltarão a ceder, podendo até quiça valorizar mais 20 ou 30% nos próximos anos, porque há uma novidade: A classe média alta Francesa também está a vir viver para as referidas cidades.

Em relação ao PIB não sabia que já tinha sido ultrapassado mas continuo convicto em relação ao preço absurdo das casas.

Qual a melhor altura de comprar casa? Mercado ao rubro!

Qual a melhor altura de comprar casa? Mercado ao rubro!

O sinal de alarme é que o crédito habitação está em máximos!

E isso não são estrangeiros, é a classe média fuga a endividar-se outra vez como se não houvesse amanhã!!

A questão é que me parece que ele conseguiu o crédito para comprar a casa, mas não para fazer as obras... Complicado...
Sim, mas o pressuposto para comprar a casa era ter crédito (quase) aprovado para ambas as coisas.

Back