O somatório das áreas individuais de cada divisão são "áreas úteis". Já a área total de um apartamento é "área bruta".
Nunca devem coincidir (nem deste anuncio particular, nem de anuncio nenhum).
Por norma, temos: (soma das áreas de cada divisão) * (1+20%) = area do apartamento
Isto porque a área bruta corresponde a (em média) 120% da área util (isto é uma aproximação; cada caso é um caso).
A àrea util do apartamento refere-se à àrea de pavimento. Já a área bruta refere-se ao perimetro exterior do apartamento.
Apesar da loucura de precos ainda se vai deslumbrando um ou outro bom negocio, esta V3 no algarve por exemplo esta num bom preco:
V 3-2 Sentinels - ETHNIC OCEAN PROPERTY - Semino
Na mesma urbanizacao esta outra exatamente igual só que por estar restaurada já custa mais 90K euros.
Este tipo de construção no Algarve, normalmente, apresenta uma qualidade que até dá medo.
Essa casa precisa de obras seguramente para cumprir os mínimos de conforto.
Além disso Loulé vai de Vale de Lobo as “montanhas”.
Agora fiz no CTT. Os seguros sao Mapfre e nem me pareceram maus.
Essa é a grande violência da “coisa”... em 2013/2014, compravam se “palácios” pelo preço deste T1 “bem remodelado”...
Continuo com as minhas enormes dúvidas sobre a sustentabilidade desta mudança vertiginosa.
Curiosamente, acompanho muitas das casas que vi no último ano e... grande parte delas por la continuam anunciadas pelos seus preços psicotropicos ...
Eu sei disso, mas neste caso somando as áreas das divisões não dá a área util divulgada.
Aliás muitas vezes o que está na CP, a área bruta privativa, também não corresponde à realidade.
Por outro lado há quem considere na área bruta os parqueamentos e arrecadações.
Por isto tudo, porque cada um escreve o que quer é que é necessário relativizar os preços por m2 divulgados, nomeadamente pelos sites do imobiliário.
Tu por ex sabes se o correcto é considerar o valor bruto ou útil ?
Há grandes exageros e alguns até se vendem.
Mas o caso deste T1 é um exagero, porque embora não percebendo bem a configuração da casa, creio que poderá haver ali problemas de privacidade/luz e as áreas para um T1 de luxo não são generosas.
As garagens e arrecadações e varandas são área bruta dependente. Tudo o resto é área bruta privativa.
A única coisa que importa para efeitos teóricos (por exemplo para pagamento de impostos) é a área bruta. Na prática ao comprador só lhe interessa a área útil. No entanto em documentos oficiais a área que vem referida é sempre a bruta. A única excepção que me ocorre é o certificado energético que usa a área útil como referência.
Em Espanha é normal ver os prédios com toldos, em Portugal é raro.
A teoria é essa, é ! Mas como nos sites do imobiliário não há um campo chamado área bruta dependente, é muito comum vermos tudo junto na área bruta e a verdadeira área bruta na área útil.
Para além disso há imensos erros em cadernetas prediais, tanto para baixo como para cima. []
Bastante feios, diga-se
Mais de 12.000€ o m2... deve ser para record. [8b]
Consta que já houve uma transação no Chiado no ano passado a tocar os 20k/ m2
A penthouse do Castilho 203 foi 22 mil/m2.Consta que já houve uma transação no Chiado no ano passado a tocar os 20k/ m2
Ora vejam la esta perola por 170k
https://www.kwportugal.pt/pt/KWPT53...xCR10ahw9jIqJbgrgmkqbwJ7R01mikXJeVkfHB_UjHY54
Apartamento para remodelação total com 70 m2 que inclui uma gruta escavada sob a colina, com cerca de 150 m2