Tópico das Casas

Trolhas a 50€ dia? Só conheço um e faz isso porque está reformado.

O normal na minha terra é 90 ao dia.

Até a 35€/dia + almoço arranjo, mas esse só aparece se não se embebedar no dia anterior. O que é certo é que é o gajo mais perfeito e rápido e rústicar muros de pedra. A 90€/dia ganha mais que a grande parte dos engenheiros de diversas áreas cá por cima. Nem as empresas compram tanto por funcionário /trolha, anda na casa dos 80€/funcionário e não acredito nunca que o funcionário leve mais de 50€/dia para casa.

Até a 35€/dia + almoço arranjo, mas esse só aparece se não se embebedar no dia anterior. O que é certo é que é o gajo mais perfeito e rápido e rústicar muros de pedra. A 90€/dia ganha mais que a grande parte dos engenheiros de diversas áreas cá por cima. Nem as empresas compram tanto por funcionário /trolha, anda na casa dos 80€/funcionário e não acredito nunca que o funcionário leve mais de 50€/dia para casa.

Arrisco a dizer que neste momento é mais fácil arranjares um bom engenheiro civil que um bom pedreiro.

Na minha adolescência cheguei a ser servente de pedreiro. Salvo os alcoólicos e similares, nunca conheci um pedreiro pobre... O último que fez aqui serviços para mim, um. Óptimo profissional, anda de V40 comprada nova por exemplo.

Sem dúvida. Um bom técnico hoje é muito dificil de encontrar.

Mas temos de ter em conta que a crise levou muitos a emigrar.

Arrisco a dizer que neste momento é mais fácil arranjares um bom engenheiro civil que um bom pedreiro.

Na minha adolescência cheguei a ser servente de pedreiro. Salvo os alcoólicos e similares, nunca conheci um pedreiro pobre... O último que fez aqui serviços para mim, um. Óptimo profissional, anda de V40 comprada nova por exemplo.
Quase nem preciso de te perguntar de onde és, mas duvido que seja de Lisboa para cima!!!
Eu nunca conheci um pedreiro que estivesse muito bem na vida (não so €), ninguém é pedreiro por gosto, (embora eu até foste de ajudar) é mesmo porque não têm forma ou capacidades de fazer algo melhor. Quando digo melhor é algo menos cansativo, menos mau para a saúde, etc etc

Tenho 3 obras a decorrer neste momento em Setúbal mas não facilito contactos porque espero manter o pessoal ocupado após Julho...

Ter bons profissionais é como tentar encontrar uma agulha num palheiro! Aldrabões são como as melgas em Vila Real de Santo António ou na Comporta...

Qual a melhor altura de comprar casa? Mercado ao rubro!

Qual a melhor altura de comprar casa? Mercado ao rubro!

Cgava um pé todo se não era capaz de remodelar um T3 com 50K.
Mas vcs estão doidos ou quê?[:D] [:)]

Venham cá baixo à terra uns instantes.[;)]

Estes últimos posts parece que obedecem a uma lógica inversa. É tipo quem mais gastou para fazer menos coisas é quem “ganha”!

Last edited:
O brexit não vai influenciar o preço das casas na Europa, o mercado inglês é que vem por aí abaixo...
No meu predio está actualmente á venda um t2 igual ao meu 10% mais barato em relação ao que paguei um ano atrás.
Ninguém consegue prever o que pode acontecer realmente num no deal brexit vais tu prever

Depende do estado do T3... se estiver bom nem precisa de se gastar dinheiro algum...

Por acaso tenho um T3 em remodelação... se custar mais de 25k começa a ser muito... mas não vou mexer em janelas que já são duplas, apenas os estores têm de ser substituídos e quero pôr fitas em vez daquela paneleitrice dos anos 80-90 com biela-manivela... que demora 3 minutos a abrir ou a fechar...

E estamos a falar de muitos estores!!! Mais 40 m2 de terraço para reformular, instalação eléctrica para mudar toda!, canalização idem, o que implica cerâmicas novas, cozinha e 2 WC completos e novos, chão de boa madeira mas para afagar e envernizar, 2 splits duplos para substituir, mais o que se vier a descobrir antes de passar à fase de estucar e pintar.

É caro? É barato?

É o que é preciso fazer para ficar como novo... como se fosse para eu lá viver! Que não é o caso, infelizmente...

ah! E meter o barbecue lá no fundo do terraço...

A decoração ficará a cargo do futuro proprietário e custará tanto quanto ele queira investir na sua nova casa. Que é a dele!

Bem, para não citar todos os posts, agradeço a todos as vossas opiniões, as quais, como esperava, são bastante dispares. [:D]

Relativamente aos pormenores, ai é que está o problema, não tenho uma casa especifica em vista [:D], mas a questão coloca-se apenas para vivendas. Nada de babilónias, vivendas simples, T3/T4, com algum logradouro.

No entanto, o que ando a ver são casas relativamente recentes ou, ainda que mais antigas, completamente habitáveis. Ou seja, a questão seria mais estética - para modernizar, do que propriamente recuperar uma casa a cair de podre. Isto tudo, claro, com controlo de custos, pois o dinheiro está caro e escasso. Por outro lado, também me desenrasco bem a fazer alguns/vários trabalhos. Lembro-me, por exemplo, de pintar muros, paredes, gradeamentos, etc.

Teria em vista também a recuperação de alguns elementos. Por exemplo, se as portas interiores forem escuras/antiquadas mas estiverem em bom estado, não me choca nada pintá-las de uma cor mais clara e poupar uns €.

Já a nível de portas e janelas exteriores, ai será quase certo a mudança de tudo para algo de qualidade, que isole bem do exterior.

Assim como WC's, tudo novo. Já a cozinha, depende, se estiver boa, pode eventualmente ser remodelada.

Por outro lado, uma coisa que gostava de fazer era mudar todas as canalizações e a instalação elétrica, para ficar descansado em termos de segurança. No entanto, isso deve encarecer bastante, e não sei se valerá a pena em determinados casos (casas com 15/20 anos).

Bem, acho que me fiz entender e, face ao exposto, talvez que o Pastis se aproxime mais da remodelação pretendida. [:D]

EDIT: No fundo, o que preciso de saber é se, por exemplo, ao invés de eventualmente (muito eventualmente) investir numa casa de 280k que precise de uma limpeza, me vale a pena investir noutra de 200k que precise de uma remodelação do tipo que descrevi. Confesso que preferia algo tipo chave na mão e entrar, mas se valer a pena remodelar...

Last edited:
Bem, para não citar todos os posts, agradeço a todos as vossas opiniões, as quais, como esperava, são bastante dispares. [:D]

Relativamente aos pormenores, ai é que está o problema, não tenho uma casa especifica em vista [:D], mas a questão coloca-se apenas para vivendas. Nada de babilónias, vivendas simples, T3/T4, com algum logradouro.

No entanto, o que ando a ver são casas relativamente recentes ou, ainda que mais antigas, completamente habitáveis. Ou seja, a questão seria mais estética - para modernizar, do que propriamente recuperar uma casa a cair de podre. Isto tudo, claro, com controlo de custos, pois o dinheiro está caro e escasso. Por outro lado, também me desenrasco bem a fazer alguns/vários trabalhos. Lembro-me, por exemplo, de pintar muros, paredes, gradeamentos, etc.

Teria em vista também a recuperação de alguns elementos. Por exemplo, se as portas interiores forem escuras/antiquadas mas estiverem em bom estado, não me choca nada pintá-las de uma cor mais clara e poupar uns €.

Já a nível de portas e janelas exteriores, ai será quase certo a mudança de tudo para algo de qualidade, que isole bem do exterior.

Assim como WC's, tudo novo. Já a cozinha, depende, se estiver boa, pode eventualmente ser remodelada.

Por outro lado, uma coisa que gostava de fazer era mudar todas as canalizações e a instalação elétrica, para ficar descansado em termos de segurança. No entanto, isso deve encarecer bastante, e não sei se valerá a pena em determinados casos (casas com 15/20 anos).

Bem, acho que me fiz entender e, face ao exposto, talvez que o Pastis se aproxime mais da remodelação pretendida. [:D]

EDIT: No fundo, o que preciso de saber é se, por exemplo, ao invés de eventualmente (muito eventualmente) investir numa casa de 280k que precise de uma limpeza, me vale a pena investir noutra de 200k que precise de uma remodelação do tipo que descrevi. Confesso que preferia algo tipo chave na mão e entrar, mas se valer a pena remodelar...

Continua e continuará a ser depende.
Quando comprei a casa em 2015 queria lavar a cara, mudar as loiças dos Wc e pouco mais.
Acabei a remodelar a casa toda, canalizações, electricidade etc. Aproveitei coisas como o chão (afagado) e as portas escuras com almofada, ficaram brancas e lisas. A cozinha mudei as portas e deixei o interior dos móveis, claro eletrodomésticos novos de gama média (500€ cada +/-). Depois foram 3 wc s novos e roupeiros.
Nao mudei logo as janelas só um / dois anos depois, tal como o AC em toda a casa que meti o resto esta semana.

Nao foi nenhuma pechincha como alguns dizem por aí, é um T3+2 com 200m2.

Prefiro comprar mais barato e remodelado, que comprar mais caro a estrear. Assim escolho o que gosto e sei o que tenho.

Vanquish, não vais receber aqui certezas sem "a gente" ver as duas ou três ou quatro casas em concreto...

Dizer que é melhor a casa chave na mão que custa "600k€" ou uma por 200... quais as condições de conforto da de 200? Quanto vais gastar para a tentar colocar em estado similar à nova?

Vais "levantá-la" para a isolar do solo? Há impossibilidades que, por muito que tentes, nunca conseguirás suplantar a uma boa (eu disse uma boa!!!) construção de raíz.

Muito sinceramente... eu não tenho respostas absolutas!

Mas eu prefiro bom e novo.

Se não posso lá chegar... terá de ser menos bom e menos novo... Verdade do senhor de La Palisse... :sh)

Olha! O barbecue com uma pinta do caraças que falei algures aí atrás é mais barato que a fechadura Dierre com 4 jogos de chaves...

Nem quero saber o preço da porta! Ainda bem que ela lá está! Só preciso de 2 rebites novos (que até eu faço isso...) e da fechadura nova que nem me atrevo a mexer naquilo...

Last edited:
Bom, mas ao menos já percebemos a intenção: poupar algum. Há n motivações, desde o bairro onde querias ficar, uma casa de uma época específica, etc. Se é para poupar, é possível. Mas mal feitas as coisas pode ficar mais caro. É um pouco como comprar um charuto... podes acabar por gastar uma pipa a po-lo em condições.

Aqui o importante é definires os teus pontos de viragem, ou seja, quando vais ver uma casa teres a noção exacta do que tens na mão e como foi construído... apesar de nem tudo ser fácil de analisar.

Fazendo uma analogia com "automóveis", se deres importância à segurança e aos crash tests saberás que um laguna II é imensamente mais seguro que um laguna I, mas a partir daí as diferenças são muito menores. Ou seja, neste modelo específico em 99 era um carro pouco seguro mas em 2000 o salto foi enorme. Ao ponto de um laguna II em caso de acidente não ficar muito mal visto quase 20 depois.

Portanto quais os pontos de viragem que tens de ver?

- um básico é a tal canalização: se tiveres um bom pex ou multicamada (bem montados) provavelmente nem tens de trocar. Se não percebes do assunto basta uma pesquisa aturada nos fóruns da especialidade e ficas por dentro. Agora se for uma canalização em metal... aí podes esquecer, o melhor é trocar e aí é um tombo gigante com paredes abertas, alguns soalhos, etc. Se for para poupar dinheiro tens aqui algo a que fugir de imediato (procura as caixas de derivação, leva uma chave de fendas e abre-as, se não existirem procura ligações, lavatórios por ex.).

- O mesmo se aplica à parte eléctrica. Vê como se fazia "dantes" e depois e agora. Aprende a identificar o sistema que lá está e até que ponto necessita de ser trocado.

- A vivenda será térrea ou de dois pisos? É preciso ter em atenção que as de dois pisos são mais caras e complexas de pintar.

De resto se estiver tudo ok do ponto de vista técnico, e se é apenas uma remodelação estética... já começam a ser contas bem mais fáceis de fazer. Pesquisar preços de materiais e fazer estimativas de mão-de-obra não é o fim do mundo. Complexo é uma reabilitação, uma pessoa começa a partir e começam a surgir as surpresas, a incerteza é enorme.

Se tens jeito, tempo e vontade de o encarar como projecto pessoal, há inúmeras coisas que podes fazer, mesmo que nunca tenhas feito. No fim ainda vais ponderar mudar de profissão porque certos detalhes vão ficar muito pros (não fosse a pdi.. [:D]).

Há um enorme senão! A questão do isolamento térmico. As caixilharias já tens em mente que vais mudar, mas o resto não há muito a fazer. Podes tentar saber se a casa em questão usou algo tipo wallmate, etc... mas se já tiver uns anos o mais certo é teres uma caixa de ar e siga.

Vamos lá a ver, de nada te serve comprares uma casa por X e depois ficares a pagar uma renda à EDP para manteres a casa habitável. Mal por mal, compravas novo.

Uma casa isolada é um sitting duck... não é como um apartamento que pode usufruir da "dinaminca de grupo" do prédio.

Convém prestares atenção a sombreamentos, envidraçados, orientação solar, se tem cave, se tem desnivelamentos, etc. Se tiveres uma sala orientada a sul com um enorme envidraçado... tens uma estufa no verão, etc, etc.

Se quiseres reabilitar termicamente a casa, hoje usa-se o sistema etics (Capotto), provavelmente conheces, não é dificil fazer uma estimativa por m2.

Uma casa do ano 2000 (seguindo a analogia do Laguna) tem a obrigação de ter um bom sistema de canalização e electricidade. Já a questão térmica... depende muito. Mas em princípio já desvalorizou uma pipa e ainda não é Vintage... a não ser que tenha uma gruta, vá.

O brexit não vai influenciar o preço das casas na Europa, o mercado inglês é que vem por aí abaixo...
No meu predio está actualmente á venda um t2 igual ao meu 10% mais barato em relação ao que paguei um ano atrás.

A única certeza é a incerteza...

Eu remodelei um T2 de 60m2, janelas todas novas, cozinha, WC, canalizaçoes, electricidade, tectos falsos, etc etc tudo profundo 20K€, materiais médios.

Cgava um pé todo se não era capaz de remodelar um T3 com 50K.
Mas vcs estão doidos ou quê?[:D] [:)]

Venham cá baixo à terra uns instantes.[;)]

Já tenho uma estimativa do que vou gastar para remodelar o meu T3 duplex de 130 m2 no Porto: pelo menos 90k

Mas vai tudo para acabamentos de gama muito alta. Só em electrodomésticos serão 9k e só na casa de banho serão gastos 12k entre mármores, lavatórios em pedra e torneiras xpto. Os pavimentos serão em soalho de madeira maciça de carvalho em toda a casa excepto wc (mármore) e cozinha (pedra). Todo o apartamento será isolado termo-acustimamente com cortiça. Tenho enormes vãos de janelas que serão todos corridos a vidro triplo laminado.

Assim que começar a obra ou meto fotos aqui ou crio um tópico próprio para o efeito (início das obras em Maio). Agora ando na fase de pedidos de orçamento.

Exacto, depende muito. Só o meu exaustor custou 650€... por exemplo.

Só para exemplo do que estou a falar, tenho no pedido de orçamento para esta obra um exaustor de 1500 euros:

https://i.pinimg.com/originals/1d/d6/3b/1dd63b646fd3ddc85bd8423d9be24dde.jpg

Last edited:
Pessoal, mas um que trocou de casa o ano passado e tenho dúvidas sobre como calcular as mais-valias, se é que vou ter que pagar. Vou usar valores fictícios, mas dá para ter uma ideia.

Ambas as casas (a vendida e a comprada) são HPP.

Casa vendida:
- Comprada em 2010 por 200
- Vendida em 2018 por 400
(empréstimo bancário já estava completamente pago)

Casa comprada
- Comprada em 2018 por 550
- Empréstimo de 190

Alguém me ajuda como calcular as mais valias? E além do IMT, IS, etc. da casa que vendi, a fatura da REMAX da sua venda também conta como despesa?

Obrigado!

Quase nem preciso de te perguntar de onde és, mas duvido que seja de Lisboa para cima!!!
Eu nunca conheci um pedreiro que estivesse muito bem na vida (não so €), ninguém é pedreiro por gosto, (embora eu até foste de ajudar) é mesmo porque não têm forma ou capacidades de fazer algo melhor. Quando digo melhor é algo menos cansativo, menos mau para a saúde, etc etc

Concordo contigo, mas também não é qualquer um que é pedreiro. Partir "parede", mais depressa ou devagar, qualquer um faz... Agora levantar parede, rebocar, estucar, assentar mosaicos/azulejos depressa e bem não é para qualquer um. Infelizmente o gajo que contratei pôs lá um "besunta" a assentar azulejos, que consigo dizer quais foram feitos antes e depois de almoço. :sh)

Na minha adolescência fiz 2 trimestres nas obras, ganhando curiosamente mais do que o actual SMN, isto em 2003 e 2004. Lembro-me de um episódio caricato, em que um pedreiro me quis ensinar a "chapar" massa... Acreditas que a massa lançada por mim não agarrava na parede, enquanto a dele ficava lá toda? [:D] Curiosamente este era o típico exemplo de alguém que gastava quase tudo em p*tas e álcool.

Pessoal, mas um que trocou de casa o ano passado e tenho dúvidas sobre como calcular as mais-valias, se é que vou ter que pagar. Vou usar valores fictícios, mas dá para ter uma ideia.

Ambas as casas (a vendida e a comprada) são HPP.

Casa vendida:
- Comprada em 2010 por 200
- Vendida em 2018 por 400
(empréstimo bancário já estava completamente pago)

Casa comprada
- Comprada em 2018 por 550
- Empréstimo de 190

Alguém me ajuda como calcular as mais valias? E além do IMT, IS, etc. da casa que vendi, a fatura da REMAX da sua venda também conta como despesa?

Obrigado!
A fatura da Remax entra como despeas.
Ambas as casas estavam em teu nome?
Sem saber os valores de IMT, fatura remax etc diria que vais pagar mais valias. No fundo para não pagar teria de ter investido os 400k da venda, como apenas investiste 360k (550-190) vais pagar mais valias sobre 40k, ou seja diria que no máximo pagas 10k de mais valias, agora com os outros custos que mencionei pode ser que reduzas este valor mas acho que vais sempre pagar qualquer coisa.

Escrito em 04.02.2018:

As medidas do bdp não vão ter efeito nenhum. São meras recomendações. Mm q um ou outro banco as procure implementar só vão perder negócio até se deixarem disso. Entretanto à procura vai continuar em alta seja pela procura interna quer externa.

Qto às taxas de juro continuam a descer. A previsão q deixei aqui mantém-se válida.

Siga a festa!

A fórmula legal usada é de recomendação. Não há volta a dar. Será respeitado qdo o cliente não precisar e será torcida qdo o cliente precisar e ao banco interessar. Sempre foi assim, sempre será.

https://www.publico.pt/2019/02/13/e...iram-crescimento-20-credito-habitacao-1861722

Quem dizia que as medidas do BdP iam ter impacto significativo negativo na concessão de crédito que se apresente.

A fatura da Remax entra como despeas.
Ambas as casas estavam em teu nome?
Sem saber os valores de IMT, fatura remax etc diria que vais pagar mais valias. No fundo para não pagar teria de ter investido os 400k da venda, como apenas investiste 360k (550-190) vais pagar mais valias sobre 40k, ou seja diria que no máximo pagas 10k de mais valias, agora com os outros custos que mencionei pode ser que reduzas este valor mas acho que vais sempre pagar qualquer coisa.

A segunda casa está em nome dos dois. A primeira estava em nome da minha mulher (ela comprou-a antes de nos casarmos).

Back