Tópico das Casas

Afinal existe pior...[:D]

Ainda bem que não me meto nesses buracos. [:D]

Se bem que tenho a velhice pensada para o Algarve mas fico muito indeciso onde investir numa casa. Nessas praias é que nunca de certeza. Talvez seja melhor uma autocaravana... [:D]

Os meus pais tem casa na Quarteira e nao querem outra coisa, o terreno é plano, andam a pé para todo o lado, vao passear a pé até á marina de Vilamoura ou até á praia do Forte Novo, quando precisam de ir a um shopping estao a 20 minutos de Faro e do Ikea de Loulé.
Felizmente nem todos podem gostar do mesmo, há quem prefira ter uma casa em Vilamoura e fazer a vida toda ao volante do carro.

Ok, não duvido que seja bom para morar, apenas acho que para zona de férias tem prédios a mais e jardins a menos. Não me incomoda especialmente, apenas não me apercebo de grandes diferenças urbanísticas entre quarteira, armação, monte gordo, etc. para mim são tudo zonas com prédios a mais e espaço a menos.

Sendo certo que Praia da Rocha e Monte Gordo têm pelo menos a vantagem da praia ser bastante grande.

[:cool:]

Para zona de férias (em que vais a pé para a praia), qual praia preferes?

Os meus pais tem casa na Quarteira e nao querem outra coisa, o terreno é plano, andam a pé para todo o lado, vao passear a pé até á marina de Vilamoura ou até á praia do Forte Novo, quando precisam de ir a um shopping estao a 20 minutos de Faro e do Ikea de Loulé.
Felizmente nem todos podem gostar do mesmo, há quem prefira ter uma casa em Vilamoura e fazer a vida toda ao volante do carro.
Isso agora é que não percebi. Se dá para andar a pé para todo o lado na quarteia porque não dá em vilamoura que está mesmo ao lado? :confused:

Last edited:
Final da tarde, os prédios do lado oeste fazem sombra na praia, aumentando conforme o sol baixa.

Não me recordo se tirei fotos, mas se encontrar ainda meto aqui.

Impossível, na praia da rocha em momento algum tens sombra causada por prédios.

O único local onde faz sombra ao finál do dia é precisamente junto às arribas, no local onde a foto que postei foi tirada e porque o por do sol se põe por de trás dessas arribas.
Em 90% do resto do areal tens sol até às 9 da noite.

Isso agora é que não percebi. Se dá para andar a pé para todo o lado na quarteia porque não dá em vilamoura que está mesmo ao lado? :confused:

Também dá, mas em vilamoura estás muito mais dependente do carro.
E entrar e sair de vilamoura nas várias "horas de ponta" ao longo do dia, é um inferno!

Concordo quando dizes que tem prédios a mais e zonas verdes a menos.

Depende da zona. Perto da Marina consegues ter essa vida, mas se fores mais para cima já tens de usar carro para tudo. E mesmo assim, do McDonalds até á praia ainda sao uns 10 minutos a pé, mas se ficares ali perto do minigolf ou do Spar já sao 20 minutos a pé até á praia, tudo o resto já fica bastante longe.

Para zona de férias (em que vais a pé para a praia), qual praia preferes?
Há já alguns anos que não faço praia dessa forma no Algarve. Quando há 30 e 40 anos fazia era nas Areias de São João.

edit: Mais concretamente na Praia dos Alemães.

Last edited:
Ok, não duvido que seja bom para morar, apenas acho que para zona de férias tem prédios a mais e jardins a menos. Não me incomoda especialmente, apenas não me apercebo de grandes diferenças urbanísticas entre quarteira, armação, monte gordo, etc. para mim são tudo zonas com prédios a mais e espaço a menos.

Sendo certo que Praia da Rocha e Monte Gordo têm pelo menos a vantagem da praia ser bastante grande.

Compra na serra com vista para o mar. [:cool:]

Ora isso já me parece bem melhor.

Sugestões no algarve? [:cool:]

Mas têm casa de férias ou vivem lá?

Eu estou a falar de férias e nisso valorizo muito mais uma casa em vilamoura. Andar de carro é só para ir fazer compras de vez em quando.

Impossível, na praia da rocha em momento algum tens sombra causada por prédios.

O único local onde faz sombra ao finál do dia é precisamente junto às arribas, no local onde a foto que postei foi tirada e porque o por do sol se põe por de trás dessas arribas.
Em 90% do resto do areal tens sol até às 9 da noite.

Foi presenciado por mim e é totalmente verdade. Nem eu acreditaria se não estivesse lá. Foi a primeira e última vez que lá passei uns dias de férias. Quase que aposto que devo ter umas fotos disso, apesar de ter sido há alguns anos (poucos).

Eu prefiro praia ao fim da tarde e costumo ficar até o sol se por totalmente.

Ora isso já me parece bem melhor.

Sugestões no algarve? [:cool:]
Também tem inconvenientes. O Algarve tem a particularidade de apenas estar desenvolvido junto às praias, se nos afastamos um pouco para o interior, para a serra, já temos de viver com o desconforto da fossa séptica, da falta de fibra óptica, etc. Podemos ter uma belíssima piscina, vista para desafogada para o mar, podemos ter um pomar, etc Mas passamos a viver com as ovelhas dos vizinhos e com o obrigatório furo para captar a água.

edit: Tudo isto, por exemplo, a apenas 10 kms de Vilamoura. Se algum dia for viver para o Algarve será assim que faço. [:cool:]

Last edited:
Também tem inconvenientes. O Algarve tem a particularidade de apenas estar desenvolvido junto às praias, se nos afastamos um pouco para o interior, para a serra, já temos de viver com o desconforto da fossa séptica, da falta de fibra óptica, etc. Podemos ter uma belíssima piscina, vista para desafogada para o mar, podemos ter um pomar, etc Mas passamos a viver com as ovelhas dos vizinhos e com o obrigatório furo para captar a água. E tudo isto é assim, por exemplo, a apenas 10 kms de Vilamoura.

Ainda assim de carro chega-se em 10 minutos a uma praia. Se algum dia for viver para o Algarve será assim que faço. [:cool:]

Da serra até á praia nao sao 10 minutos, a nao ser que Almancil, Lagoa ou Alcantarilha seja serra. [:D]

Em Lisboa, ou em Moimenta da Beira?!

Sejam lá um bocadinho mais específicos [:D]

5 segundos no idealista: https://www.idealista.pt/empreendimento/29402626/

No Porto, p.ex. tens 16 construções novas com T3 (apartamentos).

Mas em Coimbra o número já vai para 1!

Se for em Braga tens 15 ou 16.

Em Aveiro são menos de 15.

Em Évora não existe nada.

Em Leiria são 2.

Portalegre 0.

Santarém 1.

Em Lisboa são cerca de 50.

Por isso tirando Lisboa que possui uma oferta bastante significativa, o facto do Porto apresentar tanta construção como Aveiro ou Coimbra mostra que a oferta é escassa.

Já nem falo no resto do país…

Na minha análise comparei distritos mas no caso do Porto não me apercebi que não tinha visto o distrito.

Por isso se for no Distrito do Porto falamos de cerca de 60 construções novas.

Last edited:
Da serra até á praia nao sao 10 minutos, a nao ser que Almancil, Lagoa ou Alcantarilha seja serra. [:D]

Vale Judeu, a 10 minutos de Quarteira e Vilamoura.

__14482830944.jpg

__14482830948.jpg

Bela casa!

Não queiras ensinar o Padre Nosso ao Vigário. E mais não digo. [;)]

Mas pronto, tá bem, tens razão, o google diz que são 15 minutos. Claro que de carro e sem ser em Agosto

edit: Infelizmente a construção da A22 prejudicou um pouco algumas dessas localizações... O progresso por vezes é lixado. [s)]

Last edited:
Foi presenciado por mim e é totalmente verdade. Nem eu acreditaria se não estivesse lá. Foi a primeira e última vez que lá passei uns dias de férias. Quase que aposto que devo ter umas fotos disso, apesar de ter sido há alguns anos (poucos).

Eu prefiro praia ao fim da tarde e costumo ficar até o sol se por totalmente.

132238400.jpg

Não batas mais no ceguinho...

Na minha família, que seja do meu conhecimento, o primeiro apaixonado pelo Algarve foi o meu avô, ainda nos anos 30/40. E nesse tempo ia precisamente para a Praia da Rocha.

Last edited:
132238400.jpg

Não batas mais no ceguinho...
Sim, realmente essa foto prova mesmo que o por do sol não faz sombra nenhuma através dos prédios.

Quando tiver tempo ainda vou meter aqui a foto, se tiver.

Eu presenciei, não estou a presumir, estou a testemunhar.

Back