Tópico das Casas

A minha maria é como que artista, pelo que se houvesse orçamento, ela era bem capaz de decorar de forma excelente.
Não deve ser tão boa como uma decoradora mas pronts.
De qualquer forma, nos primeiros meses vamos ter diversas zonas vazia da casa, não vamos comprar logo tudo de 1 vez, vai ser gradual.
Há mesa para não comer no chão, electrodomésticos e colchão e já tá bom hehehe. Alem das secretárias de telebules e mais umas coisitas.

Já agora, alguém tem experiência com aqueles quadrados ( cubos ) do IKEA ? Aquilo com o passar do tempo quina-se facilmente ou aguenta bem?

A minha maria é como que artista, pelo que se houvesse orçamento, ela era bem capaz de decorar de forma excelente.
De qualquer forma, nos primeiros meses vamos ter diversas zonas vazia da casa, não vamos comprar logo tudo de 1 vez, vai ser gradual.
Há mesa para não comer no chão, electrodomésticos e colchão e já tá bom hehehe. Alem das secretárias de telebules e mais umas coisitas.

Já agora, alguém tem experiência com aqueles quadrados ( cubos ) do IKEA ? Aquilo com o passar do tempo quina-se facilmente ou aguenta bem?

Os Kallax?

Tenho alguns desses, entre sala, escritório e quartos dos miúdos, e tirando uma, todas se estão a aguentar.

A que não se "aguentou" foi porque apanhou humidade no quarto e começou a descascar. Agora está na garagem carregada de tralha [:D]

Ah, e todas elas já sofreram uma mudança de casa!

Uma amiga recentemente também recorreu a uma decoradora para redecorar a casa e resultou muito bem.

Estabeleceu-se um orçamento e houve um trabalho conjunto, mas a capacidade da decoradora em ter descontos e comprar coisas baratas que resultam bem absorveu completamente o pagamento do seu trabalho e o resultado final, demonstra que há alguma "ciência" no processo.

Por melhor gosto que tenhamos dificilmente conseguimos um resultado tão bom sózinhos.

É precisamente isto, falamos com várias pessoas/estúdios, vimos vários projectos e escolhemos aquela pessoa que nos pareceu mais alinhada com os nossos próprios gostos. Foi no meio do Covid por isso era importantíssimo que tivessem fábrica própria. Trataram de tudo, desde o fabrico de móveis à medida, à reconstrução da cozinha, candeeiros, papel de cozinha, almodas, sofás, etc.

Obviamente tivemos várias reuniões onde ela mostrou tudo, desde os materiais das cadeiras à pedra da cozinha. Com a experiência dela escolhemos coisas que não sabíamos sequer que existia (ex. eu queria cimento queimado na cozinha, ela recomendou uma laje que faz o mesmo efeito, custa muito menos, e dura muito mais tempo sem dar chatices). Noutras coisas ela fez sugestões que nós dissemos "nem pensar" [:)] (tipo uns quadros para a parede, mas ainda hoje as paredes estão sem quadros, mais valia termos comprado aqueles... )

Como tinham fábrica própria não esperei meses pelos móveis (foram 3 semanas em pleno covid quando o país estava parado) e acabou por sair muito mais barato do que tinha pensado, porque ela tinha acesso a preços de materiais que eu não tenho, e paguei preço de fábrica vs preço de retalho. Foi das melhores decisões que tomamos.

Última edição:

Às vezes não é uma questão de dinheiro, mas sim de gosto, que por si só é subjectivo.

Aqui em casa, de vez em quando existem uns debates sobre a decoração. Eu sou um adepto de que a beleza está na simplicidade, basta dizer que tenho um corredor com 10m, que tem uma "lanterna" decorativa numa das pontas, e um antúrio na outra, e para mim aquele antúrio já está a mais. [:D]

Os Kallax?

Tenho alguns desses, entre sala, escritório e quartos dos miúdos, e tirando uma, todas se estão a aguentar.

A que não se "aguentou" foi porque apanhou humidade no quarto e começou a descascar. Agora está na garagem carregada de tralha [:D]

Ah, e todas elas já sofreram uma mudança de casa!
Ok, parece-me um bom compromisso entre preço/qualidade/versatilidade.
Tenho alguns livros que gostaria de os colocar numa coisa dessas.

Mais depressa fico eu no chão do que os livros [kiss]

Às vezes não é uma questão de dinheiro, mas sim de gosto, que por si só é subjectivo.

Aqui em casa, de vez em quando existem uns debates sobre a decoração. Eu sou um adepto de que a beleza está na simplicidade, basta dizer que tenho um corredor com 10m, que tem uma "lanterna" decorativa numa das pontas, e um antúrio na outra, e para mim aquele antúrio já está a mais. [:D]
Pois isso varia bue conforme as pessoinhas.
Mas epah, corredor de 10m só com 1 luz?
Isso é 1 adega ou quê ? [:D]
Ou tunel de passagem secreta [:D]

É precisamente isto, falamos com várias pessoas/estúdios, vimos vários projectos e escolhemos aquela pessoa que nos pareceu mais alinhada com os nossos próprios gostos. Foi no meio do Covid por isso era importantíssimo que tivessem fábrica própria. Trataram de tudo, desde o fabrico de móveis à medida, à reconstrução da cozinha, candeeiros, papel de cozinha, almodas, sofás, etc.

Obviamente tivemos várias reuniões onde ela mostrou tudo, desde os materiais das cadeiras à pedra da cozinha. Com a experiência dela escolhemos coisas que não sabíamos sequer que existia (ex. eu queria cimento queimado na cozinha, ela recomendou uma laje que faz o mesmo efeito, custa muito menos, e dura muito mais tempo sem dar chatices). Noutras coisas ela fez sugestões que nós dissemos "nem pensar" [:)] (tipo uns quadros para a parede, mas ainda hoje as paredes estão sem quadros, mais valia termos comprado aqueles... )

Como tinham fábrica própria não esperei meses pelos móveis (foram 3 semanas em pleno covid quando o país estava parado) e acabou por sair muito mais barato do que tinha pensado, porque ela tinha acesso a preços de materiais que eu não tenho, e paguei preço de fábrica vs preço de retalho. Foi das melhores decisões que tomamos.

Rasec podes partilhar infos da tua designer? Ando a acumular alguns perfis de Instagram de ateliers que façam projectos 3D.... difícil vai ser escolher qual deles contratar para o projecto

Pois isso varia bue conforme as pessoinhas.
Mas epah, corredor de 10m só com 1 luz?
Isso é 1 adega ou quê ? [:D]
Ou tunel de passagem secreta [:D]

Uma lanterna decorativa, é uma coisa deste estilo, não deita luz nenhuma [:D]

Vintage Grande Desconto Lanternas Decorativas De Madeira Com Gaveta - Buy Discount Decorative Lanterns,Decorative Lanterns For Candles,Large Decorative Lanterns Product on Alibaba.com

Tem 3 ou 4 focos Led ao longo dos 10m.

No lado contrário, além do antúrio, tem um painel que vai desde 0,8m de altura até ao tecto, em PVC cortado a CNC com umas formas árabes.

Algo parecido com isto, mas numa peça única. Foi lá mandado fazer à medida... 5 estrelas o serviço

Biombo Suspenso Padrão Marrakesh - Casadart.pt

Última edição:
Tiradas agora mesmo.

Há uma guerra surda entre mim e a minha mulher pela posição da lanterna, mais os meus filhos que acham que é o ponto ideal para uma rotunda nas suas corridas.

A grande vantagem das casas antigas é que, estando bem conservadas, tem muito charme só por si. Não são todas iguais e há ali um elan próprio.
Já nos apartamentos modernos, a não ser que falemos de coisas de luxo, impera a banalidade. As casas são todas iguais, sem nada que se destaque e o charme está, regra geral, ausente.

Rasec podes partilhar infos da tua designer? Ando a acumular alguns perfis de Instagram de ateliers que façam projectos 3D.... difícil vai ser escolher qual deles contratar para o projecto

Fiz de forma diferente, meti no Zaask/Homify e noutro qq que me esqueci agora a descrição do que queria, um bom briefing com tudo bem claro.

Quem respondeu com coisas genéricas e nem leu o briefing passei à frente, troquei uns emails com umas 10 empresas/profissionais, pedi exemplos de trabalhos que tenham feito, escolhi 3 para "entrevistas" no nosso apartamento e tentei marcar com as 3, uma empatou que estava em obras não sei onde e se podia ser noutro semana, descartei logo. Vieram cá duas, a que disse que podia vir em qq momento veio cá num Domingo de manhã, tinha fábrica própria, gostos parecidos com os nossos, ficou logo "contratada".

PS: atenção que nem tudo foi perfeito, por exemplo na montagem da cozinha houve várias coisas que não fiquei satisfeito. Mas enfim, são coisas pequenas.

Adoro a simplicidade!

Fazer sobressair a beleza natural dos elementos construtivos. Provavelmente se não gostasse deles, ou não tinha comprado a casa, ou tinha andava a meter bibelots.

Quando visitei/comprei a casa, este corredor era "salmão" e tinha uma mesa a meio, com um fdp dum cacto que picava a malta quando passava. Mandei estucar por cima do reboco salmão. [:vm)]

O painel com motivos árabes e o murete preenchem o antigo acesso ao 1º piso, agora feito através da porta à esquerda. Para isso tive que anular um quarto, transformando-o em hall de entrada do 1º piso. Fomos à empresa ver painéis de espessura similar, para perceber se os putos conseguiam partir aquilo e jogar-se pela escada. [:D]

aqui por cima ou aí por baixo Rasec ?

se for aqui por cima podes indicar contacto pf

obrigado

A grande vantagem das casas antigas é que, estando bem conservadas, tem muito charme só por si. Não são todas iguais e há ali um elan próprio.
Já nos apartamentos modernos, a não ser que falemos de coisas de luxo, impera a banalidade. As casas são todas iguais, sem nada que se destaque e o charme está, regra geral, ausente.

Sem dúvida, e é por isso que sou um apaixonado por casas antigas. O soalho maciço, as portas em madeira maciça e os seus motivos decorativos, e os rodapés em madeira maciça. As próprias linhas estéticas das vivendas típicas da década de 30 a 50 são as minhas preferidas.

Na minha tive a sorte de conseguir conjugar tudo isso com uma estrutura de betão, algo raro numa moradia de 1947.

Depois tem os seus contras, como soalho a ranger a meio da noite, termicamente menos eficientes, impermeabilização do piso térreo... [:D]

Última edição:
Voltar
Superior