Tópico das Casas

Acho que está mais perto dos 8%!

Na última compra só entre despesas e impostos penso que ultrapassa mesmo os 8% (deve andar entre os 8-9%). :sh)

A juntar mais 10-20-30-40% de entrada, é só fazer as contas.

Quando alguém afirma alguma coisa, é suposto saber o que está a dizer.

É certo que por vezes há enganos ou asneiras, mas é de "mau tom" desvalorizar o que os outros dizem, quando na prática não se está muito por dentro.

Quando digo que é aproximadamente 5%, não quer dizer sempre 5%, mas é menos em casas de valor mais baixo e mais em casas de valor mais alto.

Na verdade os 5% é aproximadamente quando falamos de 320 mil euros de casa, se for 100 mil euros de casa não chega a 1% e se for uma casa de 10 milhões são 8,3%.

P.S.: Isto sempre para HPP

Aqui ficam as tabelas

https://www.apcmc.pt/legislacao/imt-tabelas-praticas-2021/

Last edited:
Quando alguém afirma alguma coisa, é suposto saber o que está a dizer.

É certo que por vezes há enganos ou asneiras, mas é de "mau tom" desvalorizar o que os outros dizem, quando na prática não se está muito por dentro.

Quando digo que é aproximadamente 5%, não quer dizer sempre 5%, mas é menos em casas de valor mais baixo e mais em casas de valor mais alto.

Na verdade os 5% é aproximadamente quando falamos de 320 mil euros de casa, se for 100 mil euros de casa não chega a 1% e se for uma casa de 10 milhões são 8,3%.

P.S.: Isto sempre para HPP

Aqui ficam as tabelas

https://www.apcmc.pt/legislacao/imt-tabelas-praticas-2021/

Mau tom é desvalorizar os valores que as despesas podem ascender. Penso que todos os posts serviram esse propósito: alertar que podem existir despesas significativas na compra de um imóvel.

Essa tabela apenas mostra que em casa de baixo valor as despesas são desprezáveis, mas não serão essas que preocupam.

estamos a falar de despesas e dívidas numa família

e nem a propósito me caiu aqui uma conta hoje para pagar até 20/06, até fiquei azul, porque um gajo faz até planos se o dinheiro sobra e de repente...PUFFF !!!! [8b][8b]

não estava a contar, é o seguro do carro do meu filho de 22 anos, 311 euros....

estão a ver como é ?! como as despesas e as coisas aparecem ?!

depois de algumas simulações e esclarecimentos lá consegui reduzir para 188 euros, fica o carro em nome dele e eu como tomador do seguro

é só para dizer que uma família tem que ter sempre dinheiro para estas despesas que um gajo nem se lembra, e que de repente cai em cima como uma bomba !!

e não é ir às poupanças, tem que ser do dinheiro disponível à ordem, para todos os imprevistos, uma almofada à ordem...nem sei como dizer

Como é que não te lembras de uma despesas anual fixa?

É por isso que depois a malta entra em incumprimento... "Não me lembrei, já tinha gasto o dinheiro todo".

A mim sempre me ensinaram: Nunca gastes tudo!

estamos a falar de despesas e dívidas numa família

e nem a propósito me caiu aqui uma conta hoje para pagar até 20/06, até fiquei azul, porque um gajo faz até planos se o dinheiro sobra e de repente...PUFFF !!!! [8b][8b]

não estava a contar, é o seguro do carro do meu filho de 22 anos, 311 euros....

estão a ver como é ?! como as despesas e as coisas aparecem ?!

depois de algumas simulações e esclarecimentos lá consegui reduzir para 188 euros, fica o carro em nome dele e eu como tomador do seguro

é só para dizer que uma família tem que ter sempre dinheiro para estas despesas que um gajo nem se lembra, e que de repente cai em cima como uma bomba !!

e não é ir às poupanças, tem que ser do dinheiro disponível à ordem, para todos os imprevistos, uma almofada à ordem...nem sei como dizer

Seguro do carro do filho com 22 anos é de classe média alta caríssimo!

A função pública paga bem

Como é que não te lembras de uma despesas anual fixa?

É por isso que depois a malta entra em incumprimento... "Não me lembrei, já tinha gasto o dinheiro todo".

A mim sempre me ensinaram: Nunca gastes tudo!

sei que no início do ano tenho logo o seguro do carro e mota e IUCs

não me lembrei do carro do meu filho que caiu agora

seja como for, é mesmo isso que dizes, não gastar tudo e ter sempre alguma almofada

Põe o puto a trabalhar no verão.

também é preciso ser um pai bem rasca e avarento

ele por acaso já trabalhou em part-time, no continente, o dinheiro foi para ele

eu gosto de lhes dar as coisas, de os ajudar, não é isso que um bom pai ou mãe devem fazer ?!

eu gosto de lhes dar as coisas, de os ajudar, não é isso que um bom pai ou mãe devem fazer ?!
Rasca e avarento?

Discordo completamente.

Até aos meus 18-19 aninhos sempre me dei mal com a minha mãe por ela se "rasca e avarenta", hoje agradeço todos os nãos que me deu porque criou em mim um espírito mais empreendedor, melhor gestor de recursos, e acima de tudo, um capitalista.

Isto não quer dizer que ao lhe dares o carro estejas a fazer mal, mas dar demais poderá senão ser bom.

Eu tenho a família nos 1% e nunca tive grandes luxos, e acho que é este estilo pró frugal e pró trabalho e mérito próprio etc que perpétua a vontade de fazer acontecer.

Não façam disto uma verdade absoluta, é só a opinião do tictac

Rasca e avarento?

Discordo completamente.
Eu quando vivia em casa dos meus pais , pagava a água, luz e internet/TV. E claro o combustivel do meu carro, manutenção, etc e o cartão refeição ia para eles, para ajudar nas compras.

Francamente acho que é o que faz mais sentido.

Não tenho filhos mas não gosto de fazer dos pais uns sopeiros à borla.

Depois óbvio que cada família terá o seu esquema, com ou sem lógica.

Isto não quer dizer que ao lhe dares o carro estejas a fazer mal, mas dar demais poderá senão ser bom.

algo complicado definir

o que é demais, o que é de menos

se somos rigorosos na educação ou desleixados

se damos de mais ou de menos

é difícil, eu além de pai quero ser o melhor amigo deles, alguém em quem eles possam ter confiança

olhem, não sei !!!!!

Até aos meus 18-19 aninhos sempre me dei mal com a minha mãe por ela se "rasca e avarenta", hoje agradeço todos os nãos que me deu porque criou em mim um espírito mais empreendedor, melhor gestor de recursos, e acima de tudo, um capitalista.

Eu tenho a família nos 1% e nunca tive grandes luxos, e acho que é este estilo pró frugal e pró trabalho e mérito próprio etc que perpétua a vontade de fazer acontecer.

Não façam disto uma verdade absoluta, é só a opinião do tictac
Concordo.
Há pais que ajudam tanto que na prática só estão a prejudicar, mas acontece, ninguém é perfeito e toda a gente comete erros.

algo complicado definir

o que é demais, o que é de menos

se somos rigorosos na educação ou desleixados

se damos de mais ou de menos

é difícil, eu além de pai quero ser o melhor amigo deles, alguém em quem eles possam ter confiança

olhem, não sei !!!!!
Eu tambem não sei porque não sou pai nem quero ser, mas não precisamos de ter carta de condução para saber que há encartados que não sabem conduzir. Não lhes vamos é mandar bitaites sobre como fazer as manobras.

Mas já ouvi várias pessoas dizer que ser o melhor amigo deles é errado.

No contexto do topico, tive um colega que a familia lhe pagou a casa, e assim ele, ao contrário de muitos como eu, não teve 40 anos a pagar a casa.

Será isso um boos de qualidade de vida que qualquer pessoa merece ? Será que isso faz com que se desleixe e não saiba o que é ter alguma noção das dificuldades ? boa perg...

offtopic.jpg

Por acaso não.
Tem a ver com despesas de qualquer casa, quem as paga, e quem paga a própria casa e a forma como se ensinam as gerações a suportar isso.

Back