Tópico das Casas

Acabei de receber a seguinte proposta do banco e gostava da vossa opinião:

“No actual contexto de taxas de juro baixas venho por este meio apresentar-lhe a possibilidade de fixar o indexante do seu empréstimo em taxa fixa durante 20 anos, evitando assim que volte a pagar uma prestação de 934€ como pagou em 09-12-2008. Envio em anexo uma simulação para o seu empréstimo onde poderá comparar os valores:

- Paga actualmente 451€/mês com taxa fixa passaria a pagar 499€/mês durante 20 anos
- Basta a Euribor + 1% que a sua prestação passa para 493€ e se for + 2% passa para 550€
- Como sabe a Euribor já se cifrou em torno dos 5%”
Se fosse bom para ti e mau para o banco eles não te promoviam isso... É uma maneira fascinante para o banco meter dinheiro ao bolso durante anos.

a verdadeira especulação está em fixar taxa de juro. Deixá-la correr a preços de mercado é que é o "sensato". Mas isto é dificil explicar à maioria das pessoas.
Alias quando fiz o meu CH em 2018 a taxa fixa era no máximo 5 anos, agora pelos visto vai em 20. Acho que apesar do banco não saber o que vai acontecer dá para perceber bem a aposta deles.
???

No resto da Europa é mais normal a utilização de taxa fixa, pela história portuguesa estamos num período de taxas mínimas.. mas que duvido que se vá manter assim .. já temos o bicho papão da inflação em várias áreas..

Last edited:
Qual a melhor altura de comprar casa?

Qual a melhor altura de comprar casa?

Algo está mal, faltam pagar 200k e eles metem taxa fixa com 48€ por mês de juros?
Spread+Euribor ficas a pagar só 48€?
Eu aceitava.

Eu pago 451€ mês, neste momento só amortizo capital, pois tenho juros negativos

Se ficar com tx fixa a pagar 499€ na realidade vou pagar juros de 48€/ mês

Isto é uma maneira de o banco ficar a ganhar algum no imediato, já que perde dinheiro há anos comigo e outros iguais, e garantir rentabilidade fixa deste empréstimo

Não vou aceitar porquê:
- vou continuar a pagar zero de juros enquanto der
- se subir muito a Euribor logo decido se mantenho, ou faço uma amortização parcial ou total do empréstimo

Mas amanhã vou fazer uma proposta manhosa ao banco e depois conto

Não disse que faltam pagar 200k, este é o valor do empréstimo em 2005

Eu pago 451€ mês, neste momento só amortizo capital, pois tenho juros negativos

Se ficar com tx fixa a pagar 499€ na realidade vou pagar juros de 48€/ mês

Isto é uma maneira de o banco ficar a ganhar algum no imediato, já que perde dinheiro há anos comigo e outros iguais, e garantir rentabilidade fixa deste empréstimo

Não vou aceitar porquê:
- vou continuar a pagar zero de juros enquanto der
- se subir muito a Euribor logo decido se mantenho, ou faço uma amortização parcial ou total do empréstimo

Mas amanhã vou fazer uma proposta manhosa ao banco e depois conto

Não disse que faltam pagar 200k, este é o valor do empréstimo em 2005

A prestação fica a ser essa, mas passas a amortizar menos capital porque os juros sobem.

“No actual contexto de taxas de juro baixas venho por este meio apresentar-lhe a possibilidade de fixar o indexante do seu empréstimo em taxa fixa durante 20 anos, evitando assim que volte a pagar uma prestação de 934€ como pagou em 09-12-2008. Envio em anexo uma simulação para o seu empréstimo onde poderá comparar os valores:

- Paga actualmente 451€/mês com taxa fixa passaria a pagar 499€/mês durante 20 anos
- Basta a Euribor + 1% que a sua prestação passa para 493€ e se for + 2% passa para 550€

Já agora uma questão que me parece pertinente:
- O prazo que falta para terminar o crédito são os os 20 anos certos? Ou estão com ideias de mexidas nessa parte também?

Já agora uma questão que me parece pertinente:
- O prazo que falta para terminar o crédito são os os 20 anos certos? Ou estão com ideias de mexidas nessa parte também?

Não, acaba em 2044
A proposta não fala em alteração do prazo

Se as minhas contas estão certas estão a propor 0,85% durante 20 anos.
Nada mau, se a taxa de amortização fosse 0,5% na mesma está aí um bom negócio.

Mesmo considerando que a taxa de amortização nos CH com taxa fixa é de 2%, 0,85% a 20 anos, se for spread + taxa fixa, não é um bom negócio, é um negócio da China!! Mas também com juros <1% quem é que vai querer amortizar o que quer que seja...???

Eu fiz um CH há ano e meio, taxa fixa a 25 anos, e com muita negociação consegui 1,45% (spread 1,1% + taxa fixa 0,45%). Vais a qualquer país estrangeiro dizer que um banco te empresta dinheiro a 20 anos taxa fixa a 0,85% e ninguém acredita.

JDEM, por curiosidade, se puderes dizer qual a TAN que o banco te propõe nesse modelo de taxa fixa agradecia, para ponderar se vale a pena negociar as minhas condições.

Nunca tive tx fixa, e neste empréstimo tenho condições escandalosas desde 2005:
Euribor 6 meses
Spread 0,25%

A questão é que ninguém acredita que as taxas vão ficar negativas durante 20 anos e se subir a 2% já fico a perder, é que parece estar a fixar a tx nos 1,5%

Só coloquei a consideração e para se perceber o que pode vir aí de propostas
o banco pelos vistos acredita.

???

No resto da Europa é mais normal a utilização de taxa fixa, pela história portuguesa estamos num período de taxas mínimas.. mas que duvido que se vá manter assim .. já temos o bicho papão da inflação em várias áreas..
o que se faz na europa, não interessa nada para o caso. Sei que faz confusão aos estrangeiros em Portugal termos taxa variável.
Quanto ao assunto em si, mudares para taxa fixa estás a apostar que vais ter um ganho.
Se tiveres taxa variável não, pagas taxa de mercado e pronto. Se houver subida da taxa de juro por via da inflação, o teu salário também subirá. A parte de remuneração de capital desvaloriza em relação aos preços de mercado. No fundo um custo do momento com receitas do momento, pode haver fases de desiquilibrio mas acredito que são momentâneas.

Antes de mais dizer que se pode ler mais sobre o tema nas páginas 519 e ss.

Depois para dizer que as contas que pessoa te fez, segundo as minhas simulações, estão corretas![:D]

A proposta que te fizeram seria uma proposta brutal num crédito novo.

A questão é que um spread de 0,25% é um keeper.

Pensar mto bem antes de te desfazeres dele.

Num cenário extremo de euribor a 5%, pagarias €745.

E como já disseram, em cada prestação, a partir do momento que passas a pagar juros, a amortização desce.

A questão da inflação é de facto real mas:

Está para se ver se é um fenómeno transitório ou não.
As euribor pco têm mexido.
As taxas de referência dos bancos centrais também ainda não mexeram.

Embora não tendo uma bola de cristal, não prescindiria de um spread desses.

Mesmo considerando que a taxa de amortização nos CH com taxa fixa é de 2%, 0,85% a 20 anos, se for spread + taxa fixa, não é um bom negócio, é um negócio da China!! Mas também com juros <1% quem é que vai querer amortizar o que quer que seja...???

Eu fiz um CH há ano e meio, taxa fixa a 25 anos, e com muita negociação consegui 1,45% (spread 1,1% + taxa fixa 0,45%). Vais a qualquer país estrangeiro dizer que um banco te empresta dinheiro a 20 anos taxa fixa a 0,85% e ninguém acredita.

JDEM, por curiosidade, se puderes dizer qual a TAN que o banco te propõe nesse modelo de taxa fixa agradecia, para ponderar se vale a pena negociar as minhas condições.

Tentar nao custa mas esta não é uma situação normal.

O game changer é a enorme vontade que o banco te de acabar com um spread tão baixo.

Por outro lado a taxa fixa prende um bocado. Limita-te a transferência para outro banco pois será mto mais dificil que o outro banco aceite pagar logo os 2% de amortização total. Por outro lado, renegociar com o mesmo tb é dificil, dado o que escrevi acima e pq esse negócio em concreto é bastante bom tb para eles dado que têm a previsibilidade máxima do que vão receber durante a vida do contrário de crédito e que não é assim tão pouco qto isso.

Para teres ideia, actualmente num CH tx variável, com alguma facilidade se obtém uma TAN de 0,5% ou até menos.

Last edited:
o banco pelos vistos acredita.

Já expliquei
Eu faço parte do lote que teve condições excelentes de spread e Euribor 6m, a ideia é o banco começar a ganhar qq coisa pois só perde há anos, e ganhar pouco e quando subir e se subir mantém esse ganho constante, na prática é ter rentabilidade previsível

mais novidades:

[FONT=&quot]A taxa fixa da simulação é a do dia útil anterior, ou seja, swap a 20 anos de 0.588% de dia 19-05-2021. No documento que lhe remeti, em baixo, informa que a taxa que será fixa será sempre a do dia útil anterior ao contrato de alteração e que estará compreendida entre os dias 24 de Maio e 1de Junho.[/FONT]
[FONT=&quot] [/FONT]
[FONT=&quot]A ideia seria a de aproveitar o cenário de taxas historicamente muito baixas para fixar o seu potencial de “tranquilidade”. Importa referir adicionalmente 2 questões relevantes:[/FONT]
[FONT=&quot] [/FONT]
[FONT=&quot] [/FONT]

1. [FONT=&quot]Esta simulação foi feita para 20 anos em taxa fixa, mas pode escolher outro prazo. (5,10, ou 15 anos). O prazo que contratar terá que ser cumprido, salvo se liquidar o empréstimo antecipadamente;[/FONT]
  2. [FONT=&quot]A comissão por amortização antecipada é de 2%, em vez de 0.5%. De qualquer modo, não é inibidor para quem contrata taxa fixa. Os contatos anteriores previam até comissões bem mais elevadas a 2%.[/FONT]

Back