Tópico das Casas

Euribor 6 meses + spread 0,29 faz chocapic!!

Tive a ver o histórico, e o banco deve perder dinheiro comigo há pelo menos 5 anos

Será que perde mesmo? Tens lá outros serviços, tipo cartões de crédito/débito? Seguros? Aplicações financeiras?

Será que perde mesmo? Tens lá outros serviços, tipo cartões de crédito/débito? Seguros? Aplicações financeiras?

Cartões visa e débito, evos seguros da casa
Cartões não pago nada nem comissão de gestão

Agora na operação financeira perdem

Eu tenho Euribor 6 meses+0,40. Não mexo. Se a taxa subir, amortizo. No meu caso, desde que amortize até 50% do valor em dívida não pago comissão (0,5%). Estou a meio dos 30 anos de contrato.

confirma-se devolvem a diferença!
quando perguntei se aceitavam contraproposta foi um misto de surpresa e ofensa, mas que iriam analisar [:)]
Na cabeça deles estão a fazer-te um grande favor com essa proposta!

Nunca tive tx fixa, e neste empréstimo tenho condições escandalosas desde 2005:
Euribor 6 meses
Spread 0,25%

A questão é que ninguém acredita que as taxas vão ficar negativas durante 20 anos e se subir a 2% já fico a perder, é que parece estar a fixar a tx nos 1,5%

Só coloquei a consideração e para se perceber o que pode vir aí de propostas

Eu deixava-me ficar com as boas condições que tens.

As dívidas altas de vários países europeus leva a que as taxas de juro não podem aumentar muito nos próximos 5 anos pelo menos. Eu até diria 10 anos. (Vá já escrevi isto no ano passado. Já lá vai 1ano)

Estamos num ciclo vicioso e só mudanças como dívida europeia ou outras ideias para alterar a configuração financeira europeia e/ou problemas imprevisíveis como pandemia ou crise do subprime podem alterar as taxas de juro do BCE.

Basta ver o histórico e desde meio de 2009, portanto há 12 anos que temos taxas de juro bastante baixas, com uma pequena subida devido à crise das dívidas soberanas de alguns países em 2012.

Agora acontecimentos como a cascata do subprime ou uma pandemia podem alterar os factores que causam a subida da euribor, mas são acontecimentos imprevisíveis.

Falando de inflação, esta tem ocorrido só praticamente em activos financeiros e massa monetária, que grande parte dos economistas e políticos desvaloriza.

Tirando apenas um mês nos EUA, a inflação de preços ao consumidor, nunca foi um problema. E pelo menos não chegou aqui à Europa tirando casos particulares e não gerais.

É só uma opinião, não a verdade absoluta.[:p]

Last edited:
Há outro factor para considerar nessas contas, salvo erro.

A questão da amortização a 0,5% pode ser interessante pela evolução dos prémios dos seguros, nomeadamente o de vida. Quanto mais velhos, maior a chapada vai ser... e é isso que me faz querer amortizar bem rápido (porque daqui a 20 anos já tenho 61 e o prémio do seguro dói mais que as dores de ter 61).

Duvida assim rapida:

Não era suuuuposto os notários comunicarem sempre às finanças logo após a escritura , para que o património seja actualizado ?

Duvida assim rapida:

Não era suuuuposto os notários comunicarem sempre às finanças logo após a escritura , para que o património seja actualizado ?

Nem todos. Ainda há pouco tempo fiz uma escritura em escritório de advogados e disseram me que teria de ser eu a registar o imóvel nas Finanças.
Disseram me que dava para fazer pelo ebalcao mas nem explicaram como��

Duvida assim rapida:

Dizem que sim, mas ao fim de 6 meses o meu ainda não estava.
Entrei em contacto via e-mail com o balcão de finanças respectivo, e resolveram logo a situação.

Pois, eu liguei para a linha de atendimento geral das finanças, e explicaram que de facto os notários deveriam fazê-lo.
E disseram-me para , via E-Balcão fazer esse pedido enviando a escritura.
Responderam-me do E-balcão com rapidez a indicar o endereço de mail das finanças da minha área e para enviar para lá.
Assim fiz e ficou tudo tratado num instante.
Nota positiva para todo este processo.

Apenas fiquei curioso se de facto é ou não obrigação dos notários.

Agora, para isenção do IMI , tenho de pedir, ou é automático?

Há outro factor para considerar nessas contas, salvo erro.

A questão da amortização a 0,5% pode ser interessante pela evolução dos prémios dos seguros, nomeadamente o de vida. Quanto mais velhos, maior a chapada vai ser... e é isso que me faz querer amortizar bem rápido (porque daqui a 20 anos já tenho 61 e o prémio do seguro dói mais que as dores de ter 61).
Isso é relativo para quem queira ter seguros de vida na mesma...

Pois, eu liguei para a linha de atendimento geral das finanças, e explicaram que de facto os notários deveriam fazê-lo.
E disseram-me para , via E-Balcão fazer esse pedido enviando a escritura.
Responderam-me do E-balcão com rapidez a indicar o endereço de mail das finanças da minha área e para enviar para lá.
Assim fiz e ficou tudo tratado num instante.
Nota positiva para todo este processo.

Apenas fiquei curioso se de facto é ou não obrigação dos notários.

Agora, para isenção do IMI , tenho de pedir, ou é automático?

Podes indicar por favor que opções selecionaste no ebalcao?
De entre todas as opções, não encontro uma que se adeque a esta matéria.
Podes enviar por MP para não entupir o tópico.
Obrigado

Os meus parabéns meu caro. Mas a minha questão nada tem a ver com lamentos ou elogios pessoais mas tentar simplesmente perceber qual o truque quando não há dinheiro de família ou salários altos

Quando não há salários médios/altos nem ajudas dos pais... tens mesmo a certeza que os pais não ajudaram e muito?

Então... resta aquele ditado português... quem leite vende e cabras não tem... de algum lado lhe vem!

Ou passam fome... não vão a bares e discotecas gastar dinheiro mal gasto... não vão de férias nem de fim-de-semana... não kargam para não gastar muito dinheiro em papel higiénico!

Ou então têm lá em casa uma máquina para imprimir notas que não são detectadas nas máquinas dos bancos! Ou uma árvore de notas de 500€ daquelas que não se dá no meu quintal... aqui é só nêsperas e limões... e as nêsperas são muitas mas pequenas e têm muitos caroços! Só se safam os limões...

Ou então têm algum outro negócio obscuro... mas lá vem novamente o ditado do leite e das cabras... de algum lado ele vem! [;)]

E é porque acabo com menos de 75, se não, chapéu.
Pois, tem esse limite ainda.

Mas vai poupando algo para conseguires amortizar a totalidade antes da reforma. Vê qual o capital em dívida por volta dos 65 anos e faz uma plano de poupança para cumprires essa meta. Estar na reforma e ainda ter encargos finanaceiros penso que dará menos liberdade. É apenas um conselho de mínimos olímpicos que considero na compra de uma casa.

Back