Nunca tive tx fixa, e neste empréstimo tenho condições escandalosas desde 2005:
Euribor 6 meses
Spread 0,25%
A questão é que ninguém acredita que as taxas vão ficar negativas durante 20 anos e se subir a 2% já fico a perder, é que parece estar a fixar a tx nos 1,5%
Só coloquei a consideração e para se perceber o que pode vir aí de propostas
Eu deixava-me ficar com as boas condições que tens.
As dívidas altas de vários países europeus leva a que as taxas de juro não podem aumentar muito nos próximos 5 anos pelo menos. Eu até diria 10 anos. (Vá já escrevi isto no ano passado. Já lá vai 1ano)
Estamos num ciclo vicioso e só mudanças como dívida europeia ou outras ideias para alterar a configuração financeira europeia e/ou problemas imprevisíveis como pandemia ou crise do subprime podem alterar as taxas de juro do BCE.
Basta ver o histórico e desde meio de 2009, portanto há 12 anos que temos taxas de juro bastante baixas, com uma pequena subida devido à crise das dívidas soberanas de alguns países em 2012.
Agora acontecimentos como a cascata do subprime ou uma pandemia podem alterar os factores que causam a subida da euribor, mas são acontecimentos imprevisíveis.
Falando de inflação, esta tem ocorrido só praticamente em activos financeiros e massa monetária, que grande parte dos economistas e políticos desvaloriza.
Tirando apenas um mês nos EUA, a inflação de preços ao consumidor, nunca foi um problema. E pelo menos não chegou aqui à Europa tirando casos particulares e não gerais.
É só uma opinião, não a verdade absoluta.[

]