Tópico das Casas

tu és arquiteto e eu comercial , enquadro a arquitetura no cliente, trabalho junto com arquitetos , clientes em harmonia

Na minha opinião , eu até nem gosto de ilhas , na verdade não se trata de não gostar ou achar feio, mas para que serve a ilha com fogão numa moradia unifamiliar? rouba imenso espaço á cozinha, e depois a ideia que tenho é que isso é mais uma ideia influenciada pelos programas do masterchef que algo racional ou util para uma familia normal, que na verdade não precisa de uma cozinha de aspeto industrial.

Sobre o preço e eu tou dentro disso pois aqui vendemos e equipamos cozinhas, eu com os clientes uso preços de "plafond" nas casas ao fornecer a cozinha no preço base ja vem o básica, exaustor, forno e placa.

Uma ilha rouba espaço é certo mas não tem de fazer disparar o preço necessáriamente, basicamente esse "quadrado" tem um tampo, que é somado ao resto, ha casa com ilha e de tampo tem menos que uma cozinha normal, outras não. Depois ha tantos e tampos, os folheados basicos sao baratos as pedras podem ser caras...mas o cliente decide quanto quer gastar.

De resto a ilha é uma armário no meio com frentes mas nao passa disso, o caro da ilha é o tampo se este for de material caro.

Sobre o exaustor pela experiencia discordo, pois o preço pode ser barato, nas ilhas muitas delas se coloca os clientes escolhem um tecto falso rebaixado e um exautor de tecto encastrado e o preço é normal,no leroy ha varios apartir de 100-200 e tal euros já de marcas conhecidas e em inox, fica encastrada no teto rebaixado, se for de chaminé igual nas de parede, se for de tecto suspenso pode ser mais caro mas ser feito á medida e acopular um estrator.

Na verdade numa moradia não se precisa de um exautor digno de uma casa de assar frangos, nem nada de 2500euros... tenho clientes de classe media alta e tem exaustores bons de marcas conhecidas pelo menos e de inox a preços normais.

o que é uma ilha em "catarata"?

Mas é como disse no meu caso não sou fan de ilha, gosto de cozinha com o fogao encostado a uma parede normal e sala junta mas com uma mesa/balcão na zona de separação.

A ilha funciona melhor em cozinhas abertas para a sala. Por isso não acho que rouba espaço.
O tampo como referes há muitas opções. Mas uma ilha tem sempre mais área que uma bancada que tem 60cm. Uma ilha pode ir dos 60 a 120 ou até mais.
E sim é um armário com frentes. Mas também tens laterais e costas. Que ficam visiveis e têm de ter acabamento = mais caro.
Uma ilha em catarata é quando o tampo dobra para os lados e faz a ilharga.

Os exaustores, olha que não é nada a experiencia que tenho. Um exaustor de encastrar em tecto falso não são 200€ isso é um telescópico para móveis. Um de encastarar os mais pequenos são nos 600€ e quando o tecto é mais alto, têm de ser de 90cm ou mesmo de 120cm o que leva os preços para os 800/1000€

A lei das acessibilidades DL 163/2006.

A distância entre bancadas fixas de cozinha tem de ser 1.20
Podes reduzir a 1.10m mas os rodapés têm de ser recuados.

E tens de ter uma zona na cozinha onde possas meter um círculo de 1.50m sem qualquer obstáculo.

Coz.jpg
Conheço bem esse raio de 1,5m já me deu muitas voltas à cabeça para as WC! Desconhecia era que tinhas de ter 1,2m entre as bancadas, em algumas zonas estava a deixar 80cm, não sei se consigo os 120cm.

Edd :)

Tópico das Casas - índice post #1.

Tópico das Casas - índice post #1.

Um dos projectos que recebi.
Queria a parte de refeições rebaixada, acho que prefiro.

9a45a4bf99bef9813043c59c9cc19484.png

Last edited:
t
Na minha opinião , eu até nem gosto de ilhas , na verdade não se trata de não gostar ou achar feio, mas para que serve a ilha com fogão numa moradia unifamiliar? rouba imenso espaço á cozinha, e depois a ideia que tenho é que isso é mais uma ideia influenciada pelos programas do masterchef que algo racional ou util para uma familia normal, que na verdade não precisa de uma cozinha de aspeto industrial.

Pondo a parte estética de parte, também não acho que seja prático ter uma ilha na cozinha. Quer dizer, se for uma ilha que serve apenas de mesa com arrumos por baixo, tudo bem. Mas uma ilha com fogao e/ou lava loiças não acho nada eficiente. Obriga-nos a fazer travessias constantes do espaço entre fogão (na ilha), frigorifico, despensa, etc. Se houver mais que 1 pessoa na cozinha a preparar a refeição ainda é pior. Digo isto por experiência própria.

A ilha funciona melhor em cozinhas abertas para a sala. Por isso não acho que rouba espaço.
O tampo como referes há muitas opções. Mas uma ilha tem sempre mais área que uma bancada que tem 60cm. Uma ilha pode ir dos 60 a 120 ou até mais.
E sim é um armário com frentes. Mas também tens laterais e costas. Que ficam visiveis e têm de ter acabamento = mais caro.
Uma ilha em catarata é quando o tampo dobra para os lados e faz a ilharga.

A ilha de cozinha hoje tem vários nomes tem de definir o que é em concreto. Se for uma cozinha com divisão para a sala com uma mesa apenas não é uma ilha propriamente, se for com uma balcão tambem não é uma ilha, e estes podem ter um tampo de mobiliario, as formicas ou fenólicos .

Cozinha com ilha entendem-se por essa ilha fazer parte integrante do equipamento de cozinha, ou seja ter lavaloiças ou fogão ou ambas as coisas.

Uma cozinha com uma simples mesa ou outra peça de mobiliário no meio não é uma "ilha"

Eu gosto de cozinha com balcão, e não chamo a isso ilha, ou apenas com uma mesa.

O que não gosto é de ilha mesmo, ou seja balcão com fogão, eu pergunto que funcionalidade tem isto? aquecer com os tachos, que estética e funcionalidade tem em se comer numa mesa com tachos e a panelas ao lume?queimar os braços? [:blush:]

bancad11.jpg

bancad11.jpg

ou mesmo ter um lavaloiças onde se come?

unname14.jpg

unname14.jpg

Eu não consigo achar piada a nada disto...

Gosto mais de um balcão ou mesa mas sem fogões nem lavaloiças , apenas mesa para comer e estar , e o fogão e lavaloiças na parede como neste exemplo

cozinh10.jpg

cozinh10.jpg

Estou a mostrar fotos de tipo, não da decoração.

Os exaustores, olha que não é nada a experiencia que tenho. Um exaustor de encastrar em tecto falso não são 200€ isso é um telescópico para móveis. Um de encastarar os mais pequenos são nos 600€ e quando o tecto é mais alto, têm de ser de 90cm ou mesmo de 120cm o que leva os preços para os 800/1000€

Tens mais barato

olha este todo estiloso , 300euros

10035110.jpg
10035110.jpg

https://www.klarstein.pt/Eletrodome...HQYbc3pJgxpQl2U5_DyuFO6NtiQlvDqBoCleoQAvD_BwE

Tem muita coisa, esses de tecto encastraveis chegam a custar 100-200e tal euros tem no Leroy e afins. alguns deles com aspeto aceitavel, os clientes normalmente não exigem muito de um exaustor, desde que funcione bem seja de inox e esteticamente aceitavel enquadrado com a cozinha está bom, mesmo clientes com dinheiro, exigem mais dos frigorificos e maquinas de lavar roupa.

Last edited:
Depois de dar a opinião sobre os cheiro dos assados,,, a esse problema da desarrumação.

Quando vivia em casa com cozinha fechada, era isso, loiça suja e porta fechada para minguem ver...
Em 10anos de cozinha e sala junta acho que a cozinha nunca esteve desarrumada, porque uma cozinha em uso não está suja nem desarrumada e depois é arrumada logo, na verdade a arrumação nunca cozinha aberta é algo muito mais normal , natural e mais em convivio.

Essa ideia da cozinha fechada e estar um na sala com amigos a beber uns copos e a mulher(ou vice versa) na fechada na cozinha não me agrada, em casa ninguem é empregado de ninguem, sou um gajo que pode passar uma imagem de convervador mas sou mais tradicionalista por um lado mas muito racional e avançado, defendo que trabalhamos todos e convivemos todos. E nisso uma cozinha aberto permite o trabalhar e conviver sem ninguem estar excluido de nada, vive-se de uma forma mais feliz.

Sobre barulhos, na sala tenho musica , se ha convidados eles fazem mais barulho que uma varinha magica 1 minuto a trabalhar , disso tenho a certeza [:D]

Mas no verão e com bom tempo e convidados vivemos mais no exterior da casa.

No meu caso sou eu que cozinho 90% das vezes, por isso a questão de ter a mulher fechada na cozinha não se põe. Regra geral, antes de nos sentarmos a comer, já está a loiça que foi usada na confecção toda na máquina e quando nos levantamos arrumamos o resto, portanto também não tem que ver com a desarrumação. E mesmo sendo eu, continuo a preferir separado.

Não tenho experiência de ter sala e cozinha juntos numa casa minha, mas vou experienciando a sensação em casa de amigos ou familiares e não gosto. Se por um lado seria muito útil enquanto temos crianças pequenas ao mesmo tempo que se optimiza o espaço, para mim as vantagens esgotam-se aí.

Esquecendo os dias em que temos visitas, se no dia-a-dia o cheiro, desde que não muito intenso, até pode ser agradável, já o barulho do exaustor, da máquina da loiça e em muitos casos da roupa também, não se pode considerar agradável de maneira nenhuma.
Eu até tenho electrodomésticos bastante silenciosos na cozinha, mas por muito pouco barulho que façam não queria aquilo na sala.

A construir de raiz, talvez o ideal fosse uma solução aberta em que pudesse fechar com umas portas grandes de correr ou outro sistema semelhante. Tendo que escolher, separado sempre.

Conheço bem esse raio de 1,5m já me deu muitas voltas à cabeça para as WC! Desconhecia era que tinhas de ter 1,2m entre as bancadas, em algumas zonas estava a deixar 80cm, não sei se consigo os 120cm.

Edd :)

O raio de 150cm nas Wc há como safar na linha da lei. [:D]

Aquela foto exemplo de cozinha aí em cima, com os azulejos brancos pequenos.....cruzes, parece as paredes das morgues ou assim !!

A ilha de cozinha hoje tem vários nomes tem de definir o que é em concreto. Se for uma cozinha com divisão para a sala com uma mesa apenas não é uma ilha propriamente, se for com uma balcão tambem não é uma ilha, e estes podem ter um tampo de mobiliario, as formicas ou fenólicos .

Cozinha com ilha entendem-se por essa ilha fazer parte integrante do equipamento de cozinha, ou seja ter lavaloiças ou fogão ou ambas as coisas.

Uma cozinha com uma simples mesa ou outra peça de mobiliário no meio não é uma "ilha"

Eu gosto de cozinha com balcão, e não chamo a isso ilha, ou apenas com uma mesa.

O que não gosto é de ilha mesmo, ou seja balcão com fogão, eu pergunto que funcionalidade tem isto? aquecer com os tachos, que estética e funcionalidade tem em se comer numa mesa com tachos e a panelas ao lume?queimar os braços? [:blush:]

View attachment 154391

bancad11.jpg

ou mesmo ter um lavaloiças onde se come?

View attachment 154392

unname14.jpg

Eu não consigo achar piada a nada disto...

Gosto mais de um balcão ou mesa mas sem fogões nem lavaloiças , apenas mesa para comer e estar , e o fogão e lavaloiças na parede como neste exemplo

View attachment 154393

cozinh10.jpg

Estou a mostrar fotos de tipo, não da decoração.

Tens mais barato

olha este todo estiloso , 300euros

View attachment 154394
10035110.jpg

https://www.klarstein.pt/Eletrodome...HQYbc3pJgxpQl2U5_DyuFO6NtiQlvDqBoCleoQAvD_BwE

Tem muita coisa, esses de tecto encastraveis chegam a custar 100-200e tal euros tem no Leroy e afins. alguns deles com aspeto aceitavel, os clientes normalmente não exigem muito de um exaustor, desde que funcione bem seja de inox e esteticamente aceitavel enquadrado com a cozinha está bom, mesmo clientes com dinheiro, exigem mais dos frigorificos e maquinas de lavar roupa.

Sim há varios tipos de conceitos e explicações entre ilha, peninsula, bancada. etc etc.
Para mim ilha é isolado de todos os lados, seja liso, com lava-loiça ou com fogão, tanto faz.
Já peninsula é o mesmo. Isolado de 3 lados e preso só num. independentemente de ter ou não funções.

Balcão, já vejo com algo isolado encostado a uma parede ou só parte de um móvel para a sala.

Em relação a esses dois exaustores, o 1º tipo candeeiro é um de filtro de carvão. Isso esteve em moda há uns tempos, mas teve pouca aceitação e funcionam bastante mal.

O segundo que mostras é de encastrar sim, mas como disse, em armário e não em tecto falso.

Precisamente, uma ilha é uma ilha (que é diferente de uma mesa), não precisa de ter lava loiças nem fogão, para ser uma ilha, o CondedeAssis é que está a baralhar uma coisa que é tão simples! [:)]

Sim há varios tipos de conceitos e explicações entre ilha, peninsula, bancada. etc etc.
Para mim ilha é isolado de todos os lados, seja liso, com lava-loiça ou com fogão, tanto faz.
Já peninsula é o mesmo. Isolado de 3 lados e preso só num. independentemente de ter ou não funções.

Balcão, já vejo com algo isolado encostado a uma parede ou só parte de um móvel para a sala.

Sim exato, não ha uma definição oficial, dai quando oiço clientes falarem em ilha pergunto sempre que tipo de ilha querem.... muitos querem apenas uma mesa simples a servir de ilha... e isso tenho eu na minha casa, no entanto não considero que tenha uma cozinha em ilha porque isso para mim seria com fogão na ilha.

Mas tu entendeste.

Em relação a esses dois exaustores, o 1º tipo candeeiro é um de filtro de carvão. Isso esteve em moda há uns tempos, mas teve pouca aceitação e funcionam bastante mal.
pois dei esse exemplo por ser diferente mas nao conheço o sistema nem sei quem o tenha.

O segundo que mostras é de encastrar sim, mas como disse, em armário e não em tecto falso.

mas no site estava lá alguns de encastrar em tecto falso.

por exemplo este da AEG uma boa marcam é simpples e tem um preço barato pode ser facilmente encastrado numa ilha que tenha por cima o tecto rebaixado

https://www.worten.pt/grandes-eletr...Zag5T46sk4Ku4YcuFFstNiKETF1_1JhxoCUxQQAvD_BwE

ou este

https://www.klarstein.pt/Eletrodome...iolwszYKF4a4HWQJ7IP8kFRjwFXmvJKhoCEj8QAvD_BwE

Precisamente, uma ilha é uma ilha (que é diferente de uma mesa), não precisa de ter lava loiças nem fogão, para ser uma ilha, o CondedeAssis é que está a baralhar uma coisa que é tão simples! [:)]

Ou seja se for uma mesa com pernas é uma mesa, se for uma mesa com aproveitamento por baixo é uma ilha [:D][;)]

o que determina se é ilha ou não é o que existe debaixo da mesa...[:cool:]

Sim exato, não ha uma definição oficial, dai quando oiço clientes falarem em ilha pergunto sempre que tipo de ilha querem.... muitos querem apenas uma mesa simples a servir de ilha... e isso tenho eu na minha casa, no entanto não considero que tenha uma cozinha em ilha porque isso para mim seria com fogão na ilha.

Mas tu entendeste.

pois dei esse exemplo por ser diferente mas nao conheço o sistema nem sei quem o tenha.

mas no site estava lá alguns de encastrar em tecto falso.

por exemplo este da AEG uma boa marcam é simpples e tem um preço barato pode ser facilmente encastrado numa ilha que tenha por cima o tecto rebaixado

https://www.worten.pt/grandes-eletr...Zag5T46sk4Ku4YcuFFstNiKETF1_1JhxoCUxQQAvD_BwE

ou este

https://www.klarstein.pt/Eletrodome...iolwszYKF4a4HWQJ7IP8kFRjwFXmvJKhoCEj8QAvD_BwE

Mas percebe que o problema aí és tu! [:)]

O gajo em contra mão na AE tb se acha cheio de razão [;)]

Gajos em contra mão são aqueles que querem lavandarias perto dos wc e quartos porque é aí que está a roupa suja.

Ou aqueles malucos que metem máquinas de lavar louça na cozinha, só porque é lá que tem mais louça suja.

[:D]

Eu com os clientes sou chatinho para eles explicarem muito bem o que querem.... ir por nome para ter uma ideia não funciona.[:D]

Há uns anos, antes de ter a casa que tenho , andei a ver casas, moradias, vi poucas,,,uma delas era a um bom preço e segundo o texto tinha tudo até um bom estacionamento e parecia interessante..., já nem recordo se aquilo era seixal ou já sesimbra, fui ver uma zona toda esburacada em areia que só de jipe dava para lá andar ...apareceu uma velha toda vivaça, dizia os buracos não tem problema , basta eu ligar ao presidente da junta e ele vem tapar tudo [:D] a moradia era um mamarracho ilegal medonho[:blush:] e não vi estacionamento nenhum como dizia o anuncio, perguntei pelo estacionamento e a velha apontou para a rua, que tinha muito espaço para estacionar carros [:)]

Hoje os nomes são quase assim, ter uma maquina de lavar roupa encostada a uma parede passou para muitos ter uma "lavandaria" , ter um roupeiro no quarto é ter um "closet", ter uma mesa na cozinha com grandes de cerveja por baixo tapada com uma cortina é ter uma "ilha" , ter uma zona se utilidade em casa fruto de uma aberração arquitectónica basta lá colocar uma cadeira e passou a ser a "zona de leitura" .. e por aí fora.

Back