tu és arquiteto e eu comercial , enquadro a arquitetura no cliente, trabalho junto com arquitetos , clientes em harmonia
Na minha opinião , eu até nem gosto de ilhas , na verdade não se trata de não gostar ou achar feio, mas para que serve a ilha com fogão numa moradia unifamiliar? rouba imenso espaço á cozinha, e depois a ideia que tenho é que isso é mais uma ideia influenciada pelos programas do masterchef que algo racional ou util para uma familia normal, que na verdade não precisa de uma cozinha de aspeto industrial.
Sobre o preço e eu tou dentro disso pois aqui vendemos e equipamos cozinhas, eu com os clientes uso preços de "plafond" nas casas ao fornecer a cozinha no preço base ja vem o básica, exaustor, forno e placa.
Uma ilha rouba espaço é certo mas não tem de fazer disparar o preço necessáriamente, basicamente esse "quadrado" tem um tampo, que é somado ao resto, ha casa com ilha e de tampo tem menos que uma cozinha normal, outras não. Depois ha tantos e tampos, os folheados basicos sao baratos as pedras podem ser caras...mas o cliente decide quanto quer gastar.
De resto a ilha é uma armário no meio com frentes mas nao passa disso, o caro da ilha é o tampo se este for de material caro.
Sobre o exaustor pela experiencia discordo, pois o preço pode ser barato, nas ilhas muitas delas se coloca os clientes escolhem um tecto falso rebaixado e um exautor de tecto encastrado e o preço é normal,no leroy ha varios apartir de 100-200 e tal euros já de marcas conhecidas e em inox, fica encastrada no teto rebaixado, se for de chaminé igual nas de parede, se for de tecto suspenso pode ser mais caro mas ser feito á medida e acopular um estrator.
Na verdade numa moradia não se precisa de um exautor digno de uma casa de assar frangos, nem nada de 2500euros... tenho clientes de classe media alta e tem exaustores bons de marcas conhecidas pelo menos e de inox a preços normais.
o que é uma ilha em "catarata"?
Mas é como disse no meu caso não sou fan de ilha, gosto de cozinha com o fogao encostado a uma parede normal e sala junta mas com uma mesa/balcão na zona de separação.
A ilha funciona melhor em cozinhas abertas para a sala. Por isso não acho que rouba espaço.
O tampo como referes há muitas opções. Mas uma ilha tem sempre mais área que uma bancada que tem 60cm. Uma ilha pode ir dos 60 a 120 ou até mais.
E sim é um armário com frentes. Mas também tens laterais e costas. Que ficam visiveis e têm de ter acabamento = mais caro.
Uma ilha em catarata é quando o tampo dobra para os lados e faz a ilharga.
Os exaustores, olha que não é nada a experiencia que tenho. Um exaustor de encastrar em tecto falso não são 200€ isso é um telescópico para móveis. Um de encastarar os mais pequenos são nos 600€ e quando o tecto é mais alto, têm de ser de 90cm ou mesmo de 120cm o que leva os preços para os 800/1000€