Tópico das Casas

É uma opção que tenho pensado. Usar os 46€/mês para aplicar num PPR?
Permite benefício fiscal em sede de IRS e resgatar em 5 anos para amortizar (caso não alterem a lei :sh))... Haverá opção mais interessante que esta?

Ainda assim dentro dos PPR há todo um mundo de opções (em termos de garantia futura e não só...).

Penso que permite é para pagar prestações e não amortizar capital!

Ando a fazer rondas pelos vários bancos para fazer financiamento de 100.000€ a 40 anos.

Neste momento as melhores propostas são as seguintes:

Banco CTT
Taxa Variável
TAEG 1,3%
MTIC 128.599€

Bankinter
Taxa Mista (30 anos fixa + 10 anos variável)
TAEG 2,3%
MTIC 151.070€

Se não estou a cometer um enorme erro de análise, a diferença mensal entre as duas propostas é de 46€ (ao longo de 40 anos).
Sinceramente estou muito inclinado a optar pela proposta do Bankinter tendo em conta a segurança da fixação da taxa face a uma eventual subida da Euribor nos próximos 30 anos.

O que têm a dizer sobre isto?
Terei possibilidade de conseguir melhor do que estas propostas?

E os seguros!! Não esquecer essa variável.

O que é preciso pensar é que existem sempre riscos em qualquer operação. E o prazo de 40 anos deverá ser indicativo. Isto é, serve para uma aprovação mais fácil, com prestação mais baixa, mas não deverá nunca estar próximo dos limites de capacidade de endividamento.

Significa assim, que a hipotética poupança de 46 euros, deverá ser a mínima, e nunca a máxima. O ideal seria mesmo programar a poupança para que em 10 anos se consiga amortizar a totalidade, e nesse momento, com o conforto de ter a possibilidade de amortização total, analisar se faz ou não sentido.

Se a ideia for andar sempre no limbo da poupança, isto é, pelo mínimo dos mínimos, ou mesmo nenhuma, então aconselho taxa fixa.

Isto é um ponto fulcral e deve ser a chave da decisão.

Depende da importância a dar aos 40 anos.

Se forem vistos como um prazo meramente indicativo , e encerrar o tema daqui a 20 anos, estás a reduzir para metade o risco de subida exagerada da Euribor. Portanto, diria que quanto mais curto for o prazo em que efetivamente se pensa liquidar o empréstimo, mais compensa a variável.

Se a ideia for deixar isso a marinar durante 40 anos e à beira da reforma ainda ter esse encargo (não consigo conceber , mas respeito), então talvez seja mais prudente a opção pela taxa fixa.

Ando a fazer rondas pelos vários bancos para fazer financiamento de 100.000€ a 40 anos.

Banco CTT
Taxa Variável
TAEG 1,3%
MTIC 128.599€

Bankinter
TAEG 2,3%
MTIC 151.070€

Se não estou a cometer um enorme erro de análise, a diferença mensal entre as duas propostas é de 46€ (ao longo de 40 anos).
Sinceramente estou muito inclinado a optar pela proposta do Bankinter tendo em conta a segurança da fixação da taxa face a uma eventual subida da Euribor nos próximos 30 anos.

O que têm a dizer sobre isto?
Terei possibilidade de conseguir melhor do que estas propostas?

Há 2 anos estive numa situação semelhante (curiosamente também no Bankinter) e optei pela taxa fixa.

A melhor opção? Só daqui a 40 anos é que podes fazer as contas e perceber o que compensava mais.

Eu preferi a segurança da taxa fixa, mas hesitei bastante, e hoje continuo a não ter certezas do que optaria neste momento.

E os seguros!! Não esquecer essa variável.

Os seguros estão incluídos no MTIC. [;)]

Isto é um ponto fulcral e deve ser a chave da decisão.

Depende da importância a dar aos 40 anos.

Se forem vistos como um prazo meramente indicativo , e encerrar o tema daqui a 20 anos, estás a reduzir para metade o risco de subida exagerada da Euribor. Portanto, diria que quanto mais curto for o prazo em que efetivamente se pensa liquidar o empréstimo, mais compensa a variável.

Se a ideia for deixar isso a marinar durante 40 anos e à beira da reforma ainda ter esse encargo (não consigo conceber , mas respeito), então talvez seja mais prudente a opção pela taxa fixa.

Concordo com tudo. Para a dúvida contribui também a posição perante o trabalho: eu tenho contrato efetivo mas a minha namorada não.

A maior imprevisibilidade do trabalho dela leva-me também a optar pela segurança da taxa mista, isto é, em situação de desemprego os tais 46€ a mais serão suportáveis mas uma eventual subida da Tx Euribor para 1%/2% talvez não.

Há 2 anos estive numa situação semelhante (curiosamente também no Bankinter) e optei pela taxa fixa.

A melhor opção? Só daqui a 40 anos é que podes fazer as contas e perceber o que compensava mais.

Eu preferi a segurança da taxa fixa, mas hesitei bastante, e hoje continuo a não ter certezas do que optaria neste momento.

Entendo, se tivéssemos certezas estaríamos ricos.

Na verdade o Bankinter tem propostas muito interessantes a nível de taxa mista. Há ainda a opção de fixar 25 anos + variável 15 anos, sendo a diferença de cerca de 8€/mês.

Já agora, amortizar com taxa fixa "custa 2%" face a 0,5% no caso da variável.
Num financiamento de 100.000€ não terá tanto impacto, mas também entra nas contas.

Os seguros estão incluídos no MTIC. [;)]

Concordo com tudo. Para a dúvida contribui também a posição perante o trabalho: eu tenho contrato efetivo mas a minha namorada não.

A maior imprevisibilidade do trabalho dela leva-me também a optar pela segurança da taxa mista, isto é, em situação de desemprego os tais 46€ a mais serão suportáveis mas uma eventual subida da Tx Euribor para 1%/2% talvez não.

Entendo, se tivéssemos certezas estaríamos ricos.

Na verdade o Bankinter tem propostas muito interessantes a nível de taxa mista. Há ainda a opção de fixar 25 anos + variável 15 anos, sendo a diferença de cerca de 8€/mês.

Já agora, amortizar com taxa fixa "custa 2%" face a 0,5% no caso da variável.
Num financiamento de 100.000€ não terá tanto impacto, mas também entra nas contas.

Quanto sobe a prestação com subidas de 1 e 2%?

Cuidado com as taxas fixas se pensam fazer amortizações ao longo do tempo!!!

Normalmente estamos a falar de 2% por amortização, o que é ridículo!!

Não me referia a isso, mas sim à alteração da taxa euribor (atualmente em valores negativos) para 1% e 2%.

Assumindo euribor sempre a 1%: mais 17.000€ de juros em 40 anos face à mista do Bankinter

Assumindo euribor sempre a 2%: mais 44.000€ de juros em 40 anos face à mista do Bankinter

*na verdade a dif seria inferior porque assumindo os 40 anos, no Bankinter teria variável indexada à euribor nos últimos 10 anos.

Sim, na altura corri tudo o que era banco e a nível de taxa fixa a proposta do Bankinter era muito melhor do que qualquer outra que me foi apresentada.

Já a nível de taxas variáveis era tudo bastante semelhante, mesmo já fazendo as contas com seguros e afins.

Esta é a pergunta que se coloca e que responde às dúvidas.

Por contas (de merceeiro) que fiz 46€ dá para pagar a prestação, se a euribor subir para 1%!

Não havia necessidade[:D]:

Banco CTT
Taxa Variável
TAEG 1,3%
MTIC 128.599€

Bankinter
TAEG 2,3%
MTIC 151.070€

S

Esta é a pergunta que se coloca e que responde às dúvidas.

Por contas (de merceeiro) que fiz 46€ dá para pagar a prestação, se a euribor subir para 1%!

Não havia necessidade[:D]:

Não entendi. :confused:

Ou melhor, não sei se entendi. :sh)[:D]

Se a Taxa Euribor subir para 1%, não é a mesma coisa que passar de TAEG 1,3% para TAEG 2,3%. Ou é?

No caso Banco CTT, com spread 1,1%:

Com Taxa Euribor atual - 1,1% + (-0,48%) = 0,62%
Com Taxa Euribor 1% - 1,1% + 1,0% = 2,1%

Não entendi. :confused:

Ou melhor, não sei se entendi. :sh)[:D]

Se a Taxa Euribor subir para 1%, não é a mesma coisa que passar de TAEG 1,3% para TAEG 2,3%. Ou é?

Não é; Eu falei por referência a subir 1% e não para 1% na sequência da resposta a este post:

Normalmente as simulações trazem quadros dos indexantes subirem 1% ou 2% e não para.

No caso Banco CTT, com spread 1,1%:

Com Taxa Euribor atual - 1,1% + (-0,48%) = 0,62%
Com Taxa Euribor 1% - 1,1% + 1,0% = 2,1%

Nestes exemplos a euribor subiu 1,48% e não apenas 1%.

Respostas a azul.​

O que está a confundir, acho, é que estás a fazer contas à taeg no post inicial e agora à tan.

A uma Tan de 0,62%, se o indexante subir 1% (e não subir para 1%), passa para tan 1,62%, dado que só mudará o indexante e o spread mantém-se.

Last edited:
Cuidado com as taxas fixas se pensam fazer amortizações ao longo do tempo!!!

Normalmente estamos a falar de 2% por amortização, o que é ridículo!!

Bolas! Altíssimo!
No meu empréstimo, de 2004, é 0,5% e apenas se amortizar mais do que 50% do montante em dívida.

Respostas a azul.​

O que está a confundir, acho, é que estás a fazer contas à taeg no post inicial e agora à tan.

A uma Tan de 0,62%, se o indexante subir 1% (e não subir para 1%), passa para tan 1,62%, dado que só mudará o indexante e o spread mantém-se.

Certo, afinal estamos a falar do mesmo. [;)]

O meu post inicial foi este:

O jfangio é que se referiu a subidas de 1% e 2%, mas não era sobre isso que me referia.

Isto porque, não tendo uma bola de cristal, aponto para a Euribor a rondar entre os 1% e os 2% nos próximos 40 anos.

Bolas! Altíssimo!
No meu empréstimo, de 2004, é 0,5% e apenas se amortizar mais do que 50% do montante em dívida.

0,5% é apenas na Taxa Variável.

muitas coisas que nunca ninguém me soube ou não quiz reponder, aproveito e pergunto aqui.

Se eu fizer hoje o emprestimo e amanhã ganhar o euromilhões quanto pago só por ter aberto fechado e amortizado todo o credito?
Como raio se decide o valor da prestação / juros em relação ao spread, euribor e as suas amigas?
(a mais fácil) Porque continuam a chamar juros de uns porcentos e euribores negativas quando se faz as contas e facilmente se supera os 50% do valor pedido no valor a retornar?

muitas coisas que nunca ninguém me soube ou não quiz reponder, aproveito e pergunto aqui.

Se eu fizer hoje o emprestimo e amanhã ganhar o euromilhões quanto pago só por ter aberto fechado e amortizado todo o credito?
Como raio se decide o valor da prestação / juros em relação ao spread, euribor e as suas amigas?
(a mais fácil) Porque continuam a chamar juros de uns porcentos e euribores negativas quando se faz as contas e facilmente se supera os 50% do valor pedido no valor a retornar?

Ganhar o euromilhões não dá desconto no crédito. Pagas o normal, despesas de abertura etc e depois normalmente 0,5% para amortização do capital antecipadamente.

O valor da prestação não se decide, calcula-se. E pagas em duodécimos o cálculo da taxa anual nominal, que é obtida via spread + indexante, acrescido da amortização, tendo em conta a duração prevista do crédito.

As contas dos 50% pagos a mais do capital pedido, é referente a toda a vida do empréstimo, e pago também durante esse período. Se falarmos em 40 anos, e se houver uma inflação de 1 ou 2% por ano, os 50% não são nada.

Amigo... quando te sair o Euromilhões mandas o teu advogado tratar do assunto! Afinal estás a pagar-lhe 6 mil euros por mês para quê?

Vai lá para as Bermudas ou para o Bali e bebe uns cocktails por mim...

Vê primeiro se não há tsunamis nem vulcões por perto... essa será a maior preocupação!

Agora juros de bancos...

Ah! Não te esqueças de passar pelo Liechtenstein para abrir 5 contas em 5 bancos diferentes...

Agora não venhas cá perguntar quais são os custos de manutenção em cada banco... pá! Ganhaste o Euromilhões! [;)]

Back