Tópico das Casas

Quanto menos ganhares mais afeta, obviamente.

80€/pessoa para alimentação? Nem antes da subida da inflação quanto mais agora...

Nesas tuas contas faltam muitas despesas de dia a dia que são dificeis de contabilizar. Além do calçar, vestir, transportes, etc..

Coloquei a fonte que indica o gasto em supermercados pelos portugueses no primeiro quadrimestre deste ano.

E nem será apenas alimentação, atendendo que os supermercados vendem bem mais do que isso.

Claro que existirão outras despesas, mas também serão aquelas com maiores opções para contornar.

O foco é um cenário pessimista, e se no cenário actual já existe pessoal a cair, significa mesmo que estavam no limite. Porque ter 2% de euribor mais inflação ou ter 4% de eurobor sem inflação, é tudo cenário negativo. Em suma, não estavam preparados.

Com este cenário acho que devia dar razão à mulher, ter entrado com 80% do capital e ter ficado a taxa a 1,25% como o bankinter permitia na altura.

Sinto-me assim meio que nabo, mas uma vez que também olho para isto como casoto transitório, os 2% da TX fixa aquando amortização fizeram-me cócegas.

Então mete agora os 80% do capital e tens o problema resolvido. E só pagas 0.5% de amortização.

Mas achas mesmo que se isto continuar assim são só esses a "cair"?

Esses são apenas os primeiros, a seguir vão muitos dos que agora acham que estão seguros...

Mas vcs acham que toda esta preocupação a nível da zona euro, é por causa de meia dúzia de estarolas sem juizo que se esticaram para lá dos seus limites?

Isso é o mesmo que estar feito tolo a olhar para um tsunami e achar que não vai ser apanhado...

Pelos comentários d´que se vão lendo dá para perceber que muita gente ainda não se apercebeu disto.

Isto. As pessoas estão em negação.
Olhem os tipos da adidas que se calhar pensavam que estavam bem e tinham salários muito acima da média. Foram dos primeiros a cair.

O que tenho observado é que muitos brasileiros regressam, começaram a se aperceber que viver com mais 4 ou 5 e ganhar salários na ordem dos 700-800€ …

Ainda há muitos do lado de lá mas… o Estado também deveria começar a apertar a facilidade com que Portugal é usado como país giratório.

e isto porquê ?!

porque são pessoas gananciosas a querer fazer vidas de ricos e pediram empréstimos com taxas de esforço altas, ainda por cima numa altura de juros negativos ?

não tenho pena, não há que ter pena dessa gente, devem entregar as casas e os carros

falam de uma taxa de esforço máxima de 30%, mas isto já é incomportável para uma família de 4 pessoas

Isto porque em 2010 um casal que ganhava 2000 euros no agregado familiar comprava um T2 por 100 mil euros, um casal nas mesmas funções em 2020 ganhava se calhar 2100 euros mas o apartamento custava 200 mil euros, muitos não estavam a fazer vida de rico, estavam a comprar o que havia..

Com este cenário acho que devia dar razão à mulher, ter entrado com 80% do capital e ter ficado a taxa a 1,25% como o bankinter permitia na altura.

Sinto-me assim meio que nabo, mas uma vez que também olho para isto como casoto transitório, os 2% da TX fixa aquando amortização fizeram-me cócegas.

devias querer dizer entrar com 20% para ficar a dever 80% presumo..

Eu na altura tambem pensei em fixa mas pensava em amortizar e não estudei a hipótese de fixar por 5 ou 10 anos.. mas pronto o que lá vai lá vai.

A título de curiosidade, e na sequência do post do 700€.

Este ano vi vários conterrâneos a considerarem voltar a Portugal que acabaram em.. Espanha, motivos: Salários mais altos e custo das casas mais baixo, e como eram trabalhos fora das suas zonas Espanha serve bem no proposito de estar mais perto, culturalmente e em distância física. 4 exemplos conheço eu.

isto para dizer, os preços das casas não batem certo com a competitividade do país. E isso tem um custo. Não podemos querer ter preços suíços e qualidade de Marrocos..

As coisas não estão nada favoráveis.

Os próximos anos vão ser de enorme sacrifício e muitas perdas para muita gente.

Eu tive a "sorte" de ter tido a ideia de fazer um crédito com taxa fixa do bankinter em Fevereiro quando estalou a guerra. Achei que era mais seguro e consegui um crédito com taxa fixa onde só pago mais 60€/mês do que pagava na altura com variável. Neste momento já me está a compensar uns 40€ ou 50€ euros por mês.

é esperar que as empresas de aguentem aos tempos que por aí vêm.

Coloquei a fonte que indica o gasto em supermercados pelos portugueses no primeiro quadrimestre deste ano.

E nem será apenas alimentação, atendendo que os supermercados vendem bem mais do que isso.

Claro que existirão outras despesas, mas também serão aquelas com maiores opções para contornar.

O foco é um cenário pessimista, e se no cenário actual já existe pessoal a cair, significa mesmo que estavam no limite. Porque ter 2% de euribor mais inflação ou ter 4% de eurobor sem inflação, é tudo cenário negativo. Em suma, não estavam preparados.

Mas mesmo antes desta crise, há dúvidas para alguem que milhares de familias vivam no fio da navalha? Então mas não basta olhar para os vencimentos das pessoas para perceber isto de caras?

A questão é, entre pagar 400€ ao banco já no limite ou 500 ou mais de renda acima do limite, a escolha é obvia...

Não há mercado de arrendamento em PT, a opção é comprar, sempre foi mais vantajoso. Por isso considero injusto e até um pouco cruel apontar o dedo àqueles que se puseram a comprar casa no limite do orçamento.

eu concordo c/ o user que diz ainda está tudo em negação,

ainda ha uns tempos vi que achavam mal a euribor p/ 1%, que já era um aumento brutal na prestação da casa, e eu a pensar que ainda nem a meio dos aumentos vamos e que 1% é uma taxa relativamente baixa e completamente normal, o anormal são taxas negativas assim como de 5%

o mercado imobiliário sempre foi um mercado que demora a ajustar, isto vai demorar mas parece-me que o que aí vem é mesmo mau...

a inflação agora está a 9% mas também não vai ser todos os anos 9%, a quebra na oferta e a retirada de liquidez do mercado irá fazer com que diminuia à força pois haverá menos procura, o problema p/ os estados endividados como Portugal está aqui o BCE deixar de intervir no mercado de obrigações e terminar o programa de compra de activos, estou convencido que veremos as taxas da dividia pública a 5% c/ alguma facilidade

a injecção de dinheiro por parte dos diversos bancos foi brutal e isso é a principal causa de inflação, a guerra dá mais uma ajuda a suba mais um bocado

Este ano vi vários conterrâneos a considerarem voltar a Portugal que acabaram em.. Espanha, motivos: Salários mais altos e custo das casas mais baixo, e como eram trabalhos fora das suas zonas Espanha serve bem no proposito de estar mais perto, culturalmente e em distância física. 4 exemplos conheço eu.

isto para dizer, os preços das casas não batem certo com a competitividade do país. E isso tem um custo. Não podemos querer ter preços suíços e qualidade de Marrocos..

Já o digo há 3 ou 4 anos. O nosso mercado imobiliário vai acabar com a vida de muita gente. Não sei de quem é a culpa, se da ganancia dos agentes imobiliários, se da entrada de estrangeiros abastados a comprar tudo e por qualquer preço olu do governo...

Mas vivemos um mercado imobiliário completamente dispar do nível de vida que temos!

Já o digo há 3 ou 4 anos. O nosso mercado imobiliário vai acabar com a vida de muita gente. Não sei de quem é a culpa, se da ganancia dos agentes imobiliários, se da entrada de estrangeiros abastados a comprar tudo e por qualquer preço olu do governo...

Mas vivemos um mercado imobiliário completamente dispar do nível de vida que temos!

a machadada final vai ser o imposto de sucessão que o BE e PCP estão sedentos de criar e que o PS mais ano menos ano vai ceder, depois quero ver como é que a malta com salários médios de 700€ vai pagar impostos de sucessão sobre casas modestas avaliadas acima de meio milhão..

isto é um pouco como aquela festa onde se aproxima as 6h da manhã e ainda ninguém saiu nem tem percepção que é para sair

é preciso a música ser desligada e a luz da sala colocada no máximo do desconfortável para o pessoal começar a dispersar e entrar na real.

E quando a musica pára é que sabemos quem se senta na cadeira e quem fica em pé[:D]

Pois foram, mas estiveram baixas porque teve de ser ou só porque sim? Isto é que convém perceber....

O valor dos empréstimos dizem muito, quanto maior o valor maior o impacto dos juros.

Por ambos os dois[:D]

Não não dizem, essa é análise de la palice.

Não consegues saber o empréstimo médio por zona ou a % de transações com empréstimos.
Nem as taxas de esforço ou os colaterais envolvidos.

Eu diria que nesse aspeto os portugueses até estavam mal habituados... como estou radicado em londres há muitos anos já lido com o problema do desfazamento entre o custo das casas vs rendimentos desde que aqui cheguei.

Culpados própriamente não há, é o mercado a funcionar.

Tu estás a sugerir que a melhor cidade da europa (lisboa) segundo estudos feitos por sites que fazem inquéritos tem um value for money fraco?
[:p][:p]

Pessoal.

Isto de comprar em planta é uma confusão. [:D]

O promotor esconde-se com pouca informação do projecto, para poder mudar tudo se for preciso. [:D]
Depois claro que já se sabe que muitos pressionam no CPCV, desculpam-se com prazos longos para ter as coisas prontas etc etc.

Mas agora o que me está a chatear é o Branqueamento de Capitais. Dizem ser preciso fazer prova para o CPCV da origem dos fundos... IRS, ou Recibo de Vencimentos, ou carteira de Fundos. :confused:

Por ambos os dois[:D]

Não não dizem, essa é análise de la palice.

Não consegues saber o empréstimo médio por zona ou a % de transações com empréstimos.
Nem as taxas de esforço ou os colaterais envolvidos.

Vá, isso não é resposta...

Diz a média nacional, já é algo. Lógicamente que nos centros urbanos, LX, porto e algarve serão as zonas onde os empréstimos serão maiores.

A % de transações com empréstimos não servirá para medir o esforço das familias endividadas, quando muito servirá para medir a exposição dos bancos sobre a totalidade dos imoveis transacionados.

Tu estás a sugerir que a melhor cidade da europa (lisboa) segundo estudos feitos por sites que fazem inquéritos tem um value for money fraco?
[:p][:p]

em defesa de Lisboa os casos que conheci foram 2 Porto vs Vigo e outros 2 Aveiro vs zona de Bilbao. [:D].

Eu de Lisboa não sei valores das propostas, mas vejo alemães e outros com bons trabalhos a aceitarem posições em Lisboa, duvido que seja só pelo sol, se calhar até pagam bem[:D], mas certamente que noutra escala que o português médio de Lisboa não vê.

Mas mesmo antes desta crise, há dúvidas para alguem que milhares de familias vivam no fio da navalha? Então mas não basta olhar para os vencimentos das pessoas para perceber isto de caras?

A questão é, entre pagar 400€ ao banco já no limite ou 500 ou mais de renda acima do limite, a escolha é obvia...

Não há mercado de arrendamento em PT, a opção é comprar, sempre foi mais vantajoso. Por isso considero injusto e até um pouco cruel apontar o dedo àqueles que se puseram a comprar casa no limite do orçamento.

O mercado português nunca esteve tão desajustado para os portugueses como hoje.

Como já disseram acima, se as casam em 10 duplicam o preço assim como os arrendamentos sobra exatamente o que para a grande maioria?!

A única forma de normalizar e voltar a pôr os pés no chão é queda com estrondo.

Voltar
Superior