Tópico das Casas

O Economist hoje está numa de "doom and gloom" no mercado imobiliário:

Portugal é o país mais "atrasadinho" dessa lista.

Estar aí no meio de 6 países do G7 não augura nada de bom.

É que uma coisa é enfrentar uma crise com as "almofadas" de um país rico, outra bem diferente é enfrentá-la com o nosso histórico de xuxalismo sempre a rapar o fundo do tacho.

Então atrasa mas vai pagando... E o senhoria vai dando a mão e andando...
É isso. O caso serve apenas para demonstrar que é impossível prever a vida das pessoas com quem se faz um contracto de arrendamento.

Por exemplo, durante o COVID rapaziada que trabalha na TAP como pessoal de bordo, e que tiveram grandes cortes salariais durante o tempo em que os aviões ficaram em terra, muitos deles pediram adendas aos contratos para que, durante uns meses, ficassem com a renda reduzida. Nesses casos já se sabe ser temporário, mas há outros casos que são bem mais complicados.

Em resumo: Arrendar para habitação não é o negócio tão bom que muitos pensam ser. Bom mesmo é arrendamento para estudantes. eheheheh

edit: E porque razão sei de tantos casos? É porque tenho amigos que são ricos proprietários, donos de meia Lisboa. [:D][;)]

Última edição:
As coisas não estão nada favoráveis.

Os próximos anos vão ser de enorme sacrifício e muitas perdas para muita gente.

Eu tive a "sorte" de ter tido a ideia de fazer um crédito com taxa fixa do bankinter em Fevereiro quando estalou a guerra. Achei que era mais seguro e consegui um crédito com taxa fixa onde só pago mais 60€/mês do que pagava na altura com variável. Neste momento já me está a compensar uns 40€ ou 50€ euros por mês.

é esperar que as empresas de aguentem aos tempos que por aí vêm.
Eu acho que depende dos créditos de cada um...

Eu tenho a 3 meses desde 2008 e não penso colocar em taxa fixa e tenho spread de 0,5%.
Neste momento está em 180€ e sei que Euribor vai pelos menos chegar aos 3% em 2023

as taxas vão aumentar até atingir uma estabilização/descida da inflação

não estamos ainda nos 5% dos juros

mas eu já conto com perto disso

quando é que se reúne o BCE, não é agora em NOV ?

aposto que a 6 meses vai disparar para perto dos 3
e a de 12 perto dos 4

escrevam o que digo
BCE deverá subir os juros de referência em 75 bps, deixando a taxa das operações principais de refinanciamento em 2% e a taxa da facilidade de depósitos em 1.5%.
A inflação da Zona Euro voltou a subir em Setembro (de 9,1% para 9,9% YoY) e, esta semana, deverá ser conhecida uma nova aceleração dos preços na Alemanha em Outubro, para 10.1

Neste tipo de investimentos muitos não têm execução... Têm o licenciamento e depois um "plus" uns mapas de vãos, ou plantas de pavimentos e tectos. Eventualmente algum detalhe de uma solução construtiva mais especial.

Mas sim guardam tudo para poderem mudar o que querem.

A mim uma das coisas que me está a fazer confusão é a cozinha. Está mal esplicada em termos de desenho onde está o quê e o que são os armários. Retiram-se algumas coisas dos 3D's mas poucas. Não sabes se há gavetas, se gavetões, se só portas, se há armário dispenseiro, etc etc [s)]

deves achar que estás num país civilizado [;)][:D]

Eu tenho a 3 meses desde 2008 e não penso colocar em taxa fixa e tenho spread de 0,5%.
Neste momento está em 180€ e sei que Euribor vai pelos menos chegar aos 3% em 2023

Pois. Quem teve esse spread e taxas negativas os bancos andaram a pagar o empréstimo as pessoas

Já não voltam a cair na mesma esparrela

Também tenho vários financiamentos e tudo taxa variável. Entre 3 e 12 meses. E nem sequer vou equacionar mudar para taxa fixa

E tenho spreads entre 0,7 e 0,9, mesmo para investimento.

Serão os primeiros a subir, mas também os primeiros a descer. Só começarei a pensar em algum ajuste a partir dos 5% nas euribor. E o maior peso está com 12M pelo que dá sempre margem de um ano para gerir.

No pain no gain...

A questão aqui é quais os fundos... Será suponho eu o pagamento que é devido no CPCV... Querem RV, IRS ou Portfolio de Fundos. Basta um dos 3.
Suponho eu que seja para provar de onde vem o dinheiro que vou dar na assinatura.
Mas também não é nenhum valor absurdo que vai ser pago em notas... [:D]

Este ano o revolut pediu-me prova de fundos em relação à movimentação da conta.
Enviei extratos bancários e foi tranquilo.

Essa situação é real? E tem quanto tempo?

Eu também não seria animal, mas, num período razoável até que os serviços fossem ativados. Essa senhora tem de solicitar ajuda social(que é coisa que não falta em PT), a ajuda pode vir em forma de pagamento da renda.

Os apoios sociais directos aque se consegue aceder em Portugal são largamente sobre-estimados pela maior parte das pessoas que não contacta diariamente com essa realidade.

Boa sorte ao JBranco - e à tal família, claro.

Isto porque em 2010 um casal que ganhava 2000 euros no agregado familiar comprava um T2 por 100 mil euros, um casal nas mesmas funções em 2020 ganhava se calhar 2100 euros mas o apartamento custava 200 mil euros, muitos não estavam a fazer vida de rico, estavam a comprar o que havia..

Isto é uma grande verdade, devido aos preços adiei o mais que pude a compra de casa mas chegou uma altura que tive mesmo que comprar e me sujeitar ao que havia e ao preço que pediam.
Foi o ano passado.

Os apoios sociais directos aque se consegue aceder em Portugal são largamente sobre-estimados pela maior parte das pessoas que não contacta diariamente com essa realidade.

Boa sorte ao JBranco - e à tal família, claro.
Porque não se "forçam".

Repara que em situação de emergência, como foi o caso da pandemia, arranjaram-se camas que deram e sobraram. Pode ter faltado muito recurso humano, mas material, especialmente instalações, não faltaram.

Um deaalojado é também uma emergência, pelo que as autoridades locais só têm de dar resposta, nem que seja como na pandemia.

Existem antigos hospitais fechados por esse país fora, por exemplo. Um no norte, outro na zona de miranda do corvo, etc. Muitos hospitais psiquiátricos foram desactivados. E falamos de muitas camas.

Até um pavilhão comunitário poderia servir de abrigo.

Usem as infraestruturas existentes, mesmo que medíocres e deixem de fazer os privados de santa casa, quando eles próprios já pagam balúrdios de impostos.

Viram o "estudo" do governo?

Prestação média 250€.

Taxa de esforço média 18%.

[:)]
Na prática indicam que 90% dos financiamentos têm até 27% de taxa de esforço.

Isto numa óptica de quererem reduzir os eventuais problemas a apenas 10% dos casos.

O problema é que na conjuntura actual, mesmo esses 18% rapidamente podem passar a 36 ou mesmo 54%.

Voltar
Superior