Tópico das Casas

“Senhorios só vão poder exigir pagamento antecipado de dois meses de rendas e caução”

https://eco.sapo.pt/2022/11/24/senho...ndas-e-caucao/

Não discordaria desta medida como parte de um pacote mais extenso de médicas para dinamizar o mercado da habitação.

Como medida isolada só aumenta mais o risco para os proprietários e poderá ter efeitos negativos.
O ponto fulcral aí é quererem limitar a caução ao valor de duas rendas. Isso não faz qualquer sentido, pois a caução não serve apenas para garantir o cumprimento de rendas mas sim especialmente a devolução do bem nas devidas condições.

Se por um lado até pode aligeirar condições para inquilinos, eu diria que nos casos de menor valor pode até ser prejudicial, pois já estará a dar uma bitola de valores.

“Senhorios só vão poder exigir pagamento antecipado de dois meses de rendas e caução”

Não discordaria desta medida como parte de um pacote mais extenso de médicas para dinamizar o mercado da habitação.

Como medida isolada só aumenta mais o risco para os proprietários e poderá ter efeitos negativos.
O ponto fulcral aí é quererem limitar a caução ao valor de duas rendas. Isso não faz qualquer sentido, pois a caução não serve apenas para garantir o cumprimento de rendas mas sim especialmente a devolução do bem nas devidas condições.

Se por um lado até pode aligeirar condições para inquilinos, eu diria que nos casos de menor valor pode até ser prejudicial, pois já estará a dar uma bitola de valores.

Só podem exigir isso, mas nada os proíbe de alugar a casa a quem dê mais do que isso. Essas regras nunca dão em nada, os senhorios não são obrigados a arrendar a casa a quem nao querem.
Que é o que acontece em muitas cidades por esse mundo fora. Licitação de propostas para o senhorio escolher a melhor.

Mais uma medida para subir mais as rendas e ter mais casas fechadas! Não acertam uma!

Bem, o PS e BE não sei como ainda não se lembraram(espero não estar a dar ideias!) de seguir outros países, e cobrar 30%(com efeitos multiplicador a definir no regulamento local) da renda média da zona em imposto para casas vazias/segunda habitação.

Casa vazia em Lisboa? tudo bem, são 250€ por mês sff, não queres vendes ou alugas.

Que, era uma medida que em geral não discordo, mas mais uma vez, teria que ser englobado num conjunto de medidas de dinamização do arrendamento e construção e não apenas mais uma medida isolada para penalizar os senhorios/proprietários.

Em relação ao preço das casas, gostava de deixar aqui 2 pontos muito importantes que aconteceram:

1. O dinheiro em circulação pela primeira vez em muitos anos diminuiu
2. Alguns produtos financeiros interessantes voltaram a ter rentabilidades acima da rentabilidade do imobiliário.

Finalmente os aumentos dos juros e cortes no QE estão a ser visíveis.
Para muitas empresas é agora a altura de transferir fundos de imobiliário para outros produtos financeiros com melhores rentabilidade.

O aumento de preços loucos desde 2010 tem vários factores, mas 2 dos principais factores deixaram de se verificar, e certamente terá efeitos.

Quem tiver informação privilegiada sobre o ponto 2 e alocações de investimentos, já pode fazer previsões e antecipar movimentos, em troca de lucros muito interessantes.

Essa medida nada diz sobre o valor da caucao. Acho que a seguir vem uma medida a limitar o valor da caucao.

Em relação ao preço das casas, gostava de deixar aqui 2 pontos muito importantes que aconteceram:

1. O dinheiro em circulação pela primeira vez em muitos anos diminuiu
2. Alguns produtos financeiros interessantes voltaram a ter rentabilidades acima da rentabilidade do imobiliário.

Finalmente os aumentos dos juros e cortes no QE estão a ser visíveis.
Para muitas empresas é agora a altura de transferir fundos de imobiliário para outros produtos financeiros com melhores rentabilidade.

O aumento de preços loucos desde 2010 tem vários factores, mas 2 dos principais factores deixaram de se verificar, e certamente terá efeitos.

Quem tiver informação privilegiada sobre o ponto 2 e alocações de investimentos, já pode fazer previsões e antecipar movimentos, em troca de lucros muito interessantes.

Em 2010 foi quando se deu início à queda dos preços que agravou até 2014/2015. A retoma foi apartir de 2016.

alguém sabe se os imoveis publicados nos sites das empresas imobiliarias sao todos os que existem à venda ou nao publicam tudo?

Sobrevalorização das casas em Portugal bate recordes como nos países mais ricos da Europa

Preços das casas disparam mais de 20% acima da referência dos fundamentais. Comissão Europeia diz estar preocupada com casos de Suécia, Áustria, Bélgica, Países Baixos, França e Portugal.

https://www.dinheirovivo.pt/economi...nos-paises-mais-ricos-da-europa-15389323.html

Ainda é cedo, mas o aumento do custo do dinheiro não parece estar a abrandar o preço das casas.

Já está em vigor o regime da isenção de comissão de amortização etc.

DL 80-A/2022.

O limite dos 300k não se aplica qto a esta matéria pelo q a isenção aplica-se aos créditos de qq montante.

Última edição:
Já está em vigor o regime da isenção de comissão de amortização etc.

DL 80-A/2022.

O limite dos 300k não se aplica qto a esta matéria pelo q a isenção aplica-se aos créditos de qq montante.

Li na diagonal, e na verdade como não estou habituado a ler decretos, aquilo é preciso treino para entender..

O artigo 1 manda nos ler o artigo 7..uma estupidez a forma como fazem as coisas, enfim..

Então o artigo 3 fala no "Agravamento significativo e taxa de esforço significativa", parei de ler, afinal é para todos ou só para alguns esta "oferta"?

Li na diagonal, e na verdade como não estou habituado a ler decretos, aquilo é preciso treino para entender..

O artigo 1 manda nos ler o artigo 7..uma estupidez a forma como fazem as coisas, enfim..

Então o artigo 3 fala no "Agravamento significativo e taxa de esforço significativa", parei de ler, afinal é para todos ou só para alguns esta "oferta"?

São coisas autónomas. A isenção da comissão de amortização é universal para quem tem tx variável. É o artigo 7.o só. O número 1 diz q o limite dele -os 300k- não se aplica ao 7.o.

• Gosto
Reações: sat
A grande questão sobre os negócios de imobiliário prende-se sempre no investimento inicial e posterior perda ou lucro.

- Com tanto aviso que iremos passar por tempos financeiros difíceis, vale apena comprar uma casa HOJE???

-
Em 2023, 2024, 2025, 2026 … as casas de HOJE estarão a metade do preço????

Tudo se baseia em opiniões e projeções do futuro …
Quem compra uma casa hoje por 250 M€ vai vender em 2025 por 125 M€????

É isto que todos que querem comprar casa quer saber, mas é algo que ninguém sabe.
Na minha opinião o mercado imobiliário não vai baixar valores, apenas vai reduzir a oferta.

A grande questão sobre os negócios de imobiliário prende-se sempre no investimento inicial e posterior perda ou lucro.

- Com tanto aviso que iremos passar por tempos financeiros difíceis, vale apena comprar uma casa HOJE???

-

É isto que todos que querem comprar casa quer saber, mas é algo que ninguém sabe.
Na minha opinião o mercado imobiliário não vai baixar valores, apenas vai reduzir a oferta.

Não sei o que vai acontecer. Não faço ideia. Mas o mercado imobiliário não tem que estar sempre a crescer. No nosso país entre finais de 2010 e meados de 2012 caiu. Não cresceu menos. Caiu mesmo!

-

Também a esses valores, nao se devem vender muitas casas.
É que 250 milhões de euros, é muito guito [:D][:D][:D]

Não sei o que vai acontecer. Não faço ideia. Mas o mercado imobiliário não tem que estar sempre a crescer. No nosso país entre finais de 2010 e meados de 2012 caiu. Não cresceu menos. Caiu mesmo!

Caiu. mas a malta diz que a crise de hoje é diferente... ainda há credito à habitação, a coisa está mais dificil, mas faz-se.

Depois há o € estrangeiro (ainda hoje um cliente meu comprou um T3 na Ericeira por €450K... é muita fruta, para uma casa com 15 anos....)

Diria que a existirem repercursões a esse nivel só daqui a 2-3 anos, mas para isso era preciso que crise/inflação/guerra se mantivesse..o que acho nao ser sustentável, mas já não digo nada.

Voltar
Superior