Tópico das Casas

Por acaso tocaram num bom tema.

Para apartamentos modernos , qual é a solução para secar a roupa?

Os prédios de há 15/20 anos tinham uma parte da fachada que “escondia” as cordas da roupa junto à varanda.

Assumindo um apartamento moderno com varandas em vidro, onde raio se seca a roupa?

Assumo que o proprietário e talvez também o condomínio não adorem a ideia de ter uma coisa destas na varanda, completamente visível para quem olha para a fachada do prédio:

F4066001-B977-4509-88C3-26F3EF79B5A7.png

Os prédios de há 15/20 anos tinham uma parte da fachada que “escondia” as cordas da roupa junto à varanda.

Assumindo um apartamento moderno com varandas em vidro, onde raio se seca a roupa?

Assumo que o proprietário e talvez também o condomínio não adorem a ideia de ter uma coisa destas na varanda, completamente visível para quem olha para a fachada do prédio:

Eu uso isso, mas no meu caso na varanda não ficam visíveis, mas também não me choca se ficarem.

Depois há as secadoras (máquinas de secar)

Faltou-te a lavandaria. Ou um espaço de tratamento de roupas.

E a garagem fechada é outro tema que dá pano para mangas.... Os novos regulamentos de incêndios deixam muitos técnicos divididos para a possibilidade ou não de haver "boxes" em garagens comuns.
E não sei se por isso ou não, cada vez é menos comum haver garagens fechadas. Aliás diria mesmo que nos últimos 20 ou mais edifícios que vi nenhum tinha garagens em box.
Por acaso tenho reparado nisso. Construção nova tudo apenas com lugares de parqueamento e tudo aberto. E já é uma tendência com alguns anos. Quando comprei casa há uma dúzia de anos já era difícil encontrar garagens fechadas. Hoje não me recordo de ver nenhum.

Quando se usa apenas para o carro, ainda vá. Mas a box permite mais tranquilidade para deixar motas, bicicletas, e afins.

Por acaso tenho reparado nisso. Construção nova tudo apenas com lugares de parqueamento e tudo aberto. E já é uma tendência com alguns anos. Quando comprei casa há uma dúzia de anos já era difícil encontrar garagens fechadas. Hoje não me recordo de ver nenhum.

Quando se usa apenas para o carro, ainda vá. Mas a box permite mais tranquilidade para deixar motas, bicicletas, e afins.

Eu acho que uma das condicionantes é mesmo o regulamento.

Isto e isto, sem tirar nem pôr....
Num apartamento de 400k na Amora, a falta desses 2 pontos é imperdoável.
Vão secar a roupa onde? No meio da sala? Na varanda?
E sim os armários teriam que ser maiores...

Onde será que os Londrinos, os Nova Iorquinos ... enfim.... toda a gente que vive no norte da Europa, em apartamentos sem varandas, e onde não se vê UM (!!!!!) estendal ou uma marquise em lado nenhum....

Será que fazem magia!? [:)][:)][:)]

filedata/fetch?id=14227872&d=1676383052
Sempre usei secadora. Hoje em dia ainda temos a vantagem de, graças às bombas de calor, as secadoras gastarem bem menos do que as de antigamente. A minha de 1987 quase fazia saltar o disco do contador de eletricidade, tal a velocidade a que aquilo girava em consequência do consumo. [:D]

edit: Para os mais jovens, é a estes contadores que me refiro. eheheheh:

de00400-01-thumbnail-1080x1080-70.jpg

Last edited:
Nesse WC vão ficar muito pequenos se dividires apenas esse espaço. A área é um pouco relativa

o que eu faria nesse caso era alargar para o espaço ocupado pelos armários.
Fazia a suíte no quarto com 18m2.
a outra IS terá de ficar aberta para o corredor para servir os dois quarto de ~17m2.

Não vais conseguir grande coisa sem comeres o armário do quarto.
E também não vais poder fugir de teres as duas sanitas perto da corete (aquele rectângulo atrás da sanita).

Nas varandas ? porque não ? ou na cozinha ou sala se chover, ou ainda numa secadora.

As casas são compromíssos é sempre fácil descobrir aspectos a melhorar.

Compromissos numa casa de 400k [:D]

Para mim é claramente uma falha, ainda para mais tratando-se de um apto com áreas bastante generosas para o que se vê.

Parece haver ali um armario destinado à colocação das máquinas, mas metida dentro da cozinha a mim pessoalmente não me agrada.

Onde será que os Londrinos, os Nova Iorquinos ... enfim.... toda a gente que vive no norte da Europa, em apartamentos sem varandas, e onde não se vê UM (!!!!!) estendal ou uma marquise em lado nenhum....

Se não me engano viveste uns anos fora de Portugal, por isso melhor que ninguém deves saber que as soluções utilizadas, a organização do espaço e até o sistema construtivo das habitações estão muito relacionadas com aspectos culturais e de vivência do dia a dia [;)]

Há países onde o tratamento de roupa é feito com máquinas localizadas nas arrecadações de cada fração, sendo estas obrigatórias, por cá não é o caso, tenta-se tirar o máximo partido da exposição solar e vento que felizmente temos em Portugal.

Não vais conseguir grande coisa sem comeres o armário do quarto.
E também não vais poder fugir de teres as duas sanitas perto da corete (aquele rectângulo atrás da sanita).

Foi o que referi, provavelmente se fosse eu comia o espaço dos armários e deslocava-os para a frente

Dividindo aquele espaço em dois já dá para fazer duas muito pequenas, mas pessoalmente não gosto.

Qual o tamanho recomendado para um WC em suite?

Estava aqui a pensar se dava para no futuro partir o WC grandinho para fazer 2 pequenos e fazer então suites para os miúdos. (É um T4 com 3 wcs, 1 deles social).

Como podes ver não é simples.

Screenshot 2023-02-14 at 11.43.14.png - Click image for larger version Name:	Screenshot 2023-02-14 at 11.43.14.png Size:	693.3 KB ID:	14227802

E muito arriscado meter uma sanita ali... Só metendo suspensa, e engrossar a parede.

Partilha aí a tua sapiência sff

Back