Tópico das Casas

Bom, até à próxima..

rhQbMdc.jpg
​​

Parabéns!

Eu continuo é a assustar-me com os MTICs que vejo das simulações que tenho pedido.

Pedir 200k significam pagar ao banco, de acordo com uma boa simulação que tenho aqui, 430k.

É muito €.

E não se resolve com amortizações na fase final do empréstimo, porque aí a % de juros a pagar em cada prestação já é bem baixa.

Na prática está a pagar-se duas casas, com a agravante de já se estar a comprar “em alta”.

Yep.

Por isso é que os ultimos anos de taxas extremamente baixas foram uma mina!

200k a 30 anos com tan de 0,5% dão juros totais de...€15.500,00 - quinze mil e quinhentos euros. Não é a mesma coisa que o mtic mas dá para ter uma ideia. A 4,5% dá juros totais de €164.000,00.

Óbvio que as taxas não se mantêm assim durante o período total do empréstimo a menos que se aproveite esse ambiente mto favorável para amortizar, mas dão uma grande ajuda especialmente a quem teve essas taxas logo no periodo inicial.[:cool:]

O reverso da medalha é que essa "facilidade" resultou em sobrevalorização do mercado, e neste momento estamos na pior fase.

Quem comprou até 2010/2012, foi bom, agora quem comprou em 2019/2020, não me parece nada bom...

Para quem foi à confiança nos últimos anos, caso não se precaveu, neste momento com a subida das taxas pode não conseguir sequer juntar o dinheiro que precisa para fazer amortização.

Para quem já trabalhou com o Dr. Finanças, quanto tempo costumam demorar a enviar simulações CH após o envio da documentação? Enviei tudo na semana passada, ligaram-me na quinta feira a dizer que em 3/4 dias teriam respostas. Não passou muito tempo e vou aguardar mais um pouco.
A CGD continua a dizer que dadas as minhas condições atuais, não consegue uma melhoria. Isto tem trepado mensalmente, no meu caso é de 3 em 3 meses, mas já se começa a sentir bem a subida.
Isto juntando a não ter um emprego fixo (a caminho de 2 anos e meio), não se afigura fácil.

Fiz o mesmo ainda há umas semanas. Tinhamos trocado banheira por base de duche e retirado o bidé. Arranjei um sistema de ligar o duche à zona de onde vai a água para o autoclismo. Fica lá fixo na lateral, nem se dá por ele.

Mas então paga-se imposto por resgatar o valor de IAS de um PPR? 28%? Sobre que valor?
Ok, pensava que era "liquido" (que "apenas" se pagava imposto, 28%, sobre a valorização que pudesse haver entre o dia da ordem de resgate e o dia efectivo da operação).

Ou esse PPR valorizou bastante em pouco tempo?

Last edited:
Normalmente nos PPR's paga-se 8% de IRS sobre a valorização.

Deve ter tido uma valorização/rendimento de 95,61€, portanto tem de pagar 8% disso ou seja 7,65 €

Mas então paga-se imposto por resgatar o valor de IAS de um PPR? 28%? Sobre que valor?
Ok, pensava que era "liquido" (que "apenas" se pagava imposto, 28%, sobre a valorização que pudesse haver entre o dia da ordem de resgate e o dia efectivo da operação).

Ou esse PPR valorizou bastante em pouco tempo?

Em pouco tempo não teve, este PPR deve ter mais de 10 anos.

O que não entendo é haver um DL que indica que se pode fazer o resgate sem pagamentos adicionais e no entanto cá estamos.

A quem fez resgate para pagar prestação da casa ou imposto automóvel aconteceu o mesmo?

Em pouco tempo não teve, este PPR deve ter mais de 10 anos.

O que não entendo é haver um DL que indica que se pode fazer o resgate sem pagamentos adicionais e no entanto cá estamos.

A quem fez resgate para pagar prestação da casa ou imposto automóvel aconteceu o mesmo?

Sem pagamentos adicionais em relação aos beneficios fiscais ganhos.

A valorização que possa ter tido será sempre sujeita a IRS na altura do resgate.

Então, ao resgatar as primeiras unidades de um PPR (feito já há nuns anos atrás, e pelo sistema FIFO, certo), se o PPR tiver uma valorização constante mas mesmo que pequena, isso dá um corte por causa do imposto (é os 28%, certo) que pode ser bastante grande.
Porque conta o valor da unidade quando foi subscrita e o valor da unidade agora no resgate, é isso?

Eu estava a pensar, e tinha ficado com essa ideia após falar com o apoio da Fidelidade para me informar deste procedimento, que seria a valorização entre a ordem de resgate e o momento efectivo do resgate.

Sim, é a valorização que o produto teve desde que foi feito até ao resgate.
E eu escrevi ali 8%, não 28%. Os PPR's benefeciam de taxa reduzida de IRS e quando são resgatados nas situações tipificadas na lei, como é o caso agora deste regime de excepção, é apenas 8% (6,4% na Região Autónoma dos Açores).

Fora destas situações será aplicada a taxa de tributação autónoma de 21,5%, de acordo com as regras aplicáveis aos rendimentos da categoria E do IRS, incluindo as regras de exclusão de tributação dos seguros de vida, ou seja, à taxa de tributação efetiva de: 21,5% (17,2% na Região Autónoma dos Açores) durante os primeiros cinco anos, 17,2% (13,76% na Região Autónoma dos Açores) entre o quinto e o oitavo ano e 8,6% (6,88% na Região Autónoma dos Açores) a partir do oitavo ano.

Para quem já trabalhou com o Dr. Finanças, quanto tempo costumam demorar a enviar simulações CH após o envio da documentação? Enviei tudo na semana passada, ligaram-me na quinta feira a dizer que em 3/4 dias teriam respostas. Não passou muito tempo e vou aguardar mais um pouco.
A CGD continua a dizer que dadas as minhas condições atuais, não consegue uma melhoria. Isto tem trepado mensalmente, no meu caso é de 3 em 3 meses, mas já se começa a sentir bem a subida.
Isto juntando a não ter um emprego fixo (a caminho de 2 anos e meio), não se afigura fácil.

Cerca de 1 semana entre partilhar tudo e receber. Isto realizado agora no final de janeiro. Ainda estou a analisar as propostas mas são boas, ou pelos menos competitivas faço ao que vendo.

Não fiz com essa empresa. Mas o mais demorado ainda vai ser o depois...
Vais ter o abanca e o bankinter como propostas, aposto.
foste é um nadinha tarde, o bankinter já subiu as taxas fixas.

Quando tiveres resposta podes partilhar conosco?
O que o intermediario conseguiu?
Obrigado.

Estou tambem a pensar iniciar esse processo...

Só para dar outra perspetiva sobre a subida da Euribor, ainda na semana passada estive com uma pessoa que contraiu CH em 2000 a 30 anos, (faltam 7 anos para terminar) penso que de 100k que foi a totalidade do valor do imóvel, e referiu que na última subida o valor aumentou10€.

Daí ser muito pior para quem está a comecar.

Back